Christian escreveu:
Eu concordo com o seanikaido, não acho necessário um "sistema de qualificação de vendedores", pois também acho indispensável o contato direto, seja por e-mail, telefone, ou pessoalmente (se possível). O fórum seria apenas uma "vitrine" pra expor os itens que se quer vender, pra facilitar o contato das pessoas, mas a partir daí a responsabilidade é de cada um.
E um sistema de "avaliação de vendedores" só funciona se o volume de vendas for grande, como no e-bay, mercadolivre, etc. Como são relativamente poucos os negócios feitos pelo fórum, ficaria algo muito pouco informativo e que mais atrapalha do que ajuda. Por ex, vc vende 2 produtos, 1 comprador fica satisfeito, e o outro não (talvez por falta de conhecimento dele mesmo). Aí vc pode ficar com 50% de classificação negativa, mesmo sem merecer, e dificilmente alguém vai comprar outra coisa de vc, apesar de vc ser um vendedor honesto. Sem falar que a maioria das pessoas só lembra de dar algum retorno qdo teve problemas, dificilmente vc vê alguém escrever para dizer que a negociação foi bem-sucedida.
não cara. ninguem ta pedindo um sistema de classificação de vendedor. num forum seria acho que impossivel.
o que acho que seria legal é o pessoal apenas comentar sobre o vendedor. tipo:
olha, comprei com o vendedor tal!! putz!! gente bonicima!! o cara me tratou super bem!! podem comprar que eu garanto!!
só isso, tanto pro vendedor quanto para o comprador, da um up legal!! pois aqui, ninguem conhece ninguem, e vc amigo do forum falando que o cara que acabou de entrar no forum é legal. quem vai comprar ja se sente mais seguro, mas é lógico que tem que fazer todo o tipo de comunicação antes de comprar. ligar. mandar fax, sinal de fumaça!! seja la o que for.
Isso já pode ser feito, é só vc abrir um tópico comentando, como vc fez. Mas acho que é o tipo de assunto que é melhor se for resolvido pelas partes envolvidas, e só em último caso, se não se conseguir chegar num acordo, levar à público. Acho que a maioria dos participantes do fórum concorda com isso. Já vi vários problemas (e algumas vezes estive envolvido neles) por mensagens postadas por gente de cabeça quente, por isso acho que uma área só pra "reclamações", em pouco tempo ia virar bagunça e exigir mta intervenção do administrador do fórum... Bom, é só minha opinião...