(estou escrevendo um manual para aquele totalmente iniciante, mas quero a ajuda de todos, vão respondendo que eu vou acrescentando)
Ok, você viu um "carrinho" elétrico correndo no estacionamento do supermercado, está interessado em ter um. Vamos lá:
PASSO 1:
Descubra onde você vai andar. Se você vai andar no estacionamento do tal mercado, vá lá antes e pergunte pro pessoal com que carros eles andam, quanto custa pra andar na pista, etc. Este é um hobby pra ser praticado em grupo, e a não ser que você REALMENTE só queira andar sozinho, é melhor comprar um equipamento parecido com o deles.
PASSO 2:
Combustão ou elétrico? Saiba que os dois têm suas particularidades, é importante escolher um que seja do seu gosto E QUE VOCÊ TENHA PACIÊNCIA PARA ELE:
Combustão (ou "glow", ou "GP"):
Funciona com um motor parecido com um de moto, de 1 cilindro, usa como combustível metanol + nitrometano + óleo lubrificante. O barulho é parecido com um carro de corridas, já que a rotação é bem alta. Por ser um motor 2 tempos, o nível alto de ruído e a fumaça sempre farão parte de seu hobby, então não espere que poderá ficar regulando o motor dentro de sua casa, ou depois das 22:00. Outro ponto importante é a quantidade de regulagens do motor, carburador, embreagem e câmbio, então você precisa ter mais tempo livre, conhecimento e principalmente paciência. Limpeza também dará mais trabalho, devido ao óleo presente no combustível.
Você vai precisar de:
- Chassis (também chamado de "kit")
- Motor (normalmente classificado por sua cilindrada, como .12, .15, etc)
- Recoil ou mesa de partida (starter box) - recoil é uma "cordinha" que você puxa para dar a partida no motor, se você tiver starter box não precisa de recoil
- Aquecedor de velas (ni-start, serve para deixar a vela na temperatura correta quando você for dar a partida)
- Combustível (sempre verifique o preço em sua região, pois o transporte de combustíveis é mais caro devido ao risco de explosão, tem que viajar por transportadoras, o correio não aceita)
- Rádio (transmissor, receptor e dois servos)
- Pneus (isso é meio óbvio)
- Pilhas AA (4 para o receptor do carro, 8 para o controle, normalmente)
- Ferramentas diversas (para velas, rodas, desmontar o carro, etc)
Os praticantes mais avançados recomendariam:
- Termômetro digital (para saber a temperatura do motor)
- Bomba de abastecimento (ou pistola)
Elétrico (ou "EP"):
Pode ser considerado "a base" e o "topo" do automodelismo, ao mesmo tempo. Os elétricos mais básicos perdem em performance para os glows básicos, mas com investimento um elétrico pode ser mais rápido que qualquer glow. Ou seja, se você gostar de elétricos, pode ir da categoria mais básica à mais absurdamente rápida.
Funcionam com motores parecidos com aqueles de "brinquedos" que você já provavelmente desmontou um, mas imagine um daqueles motores maior, com muito mais potência e usando baterias de 7,2v de alta descarga. São bem silenciosos, por isso acabam perdendo em realismo "sonoro" para os GP.
Você vai precisar de:
- Chassis (também chamado de "kit")
- Controlador de velocidade (mecânico, eletrônico ou eletrônico para brushless, dependerá do motor)
- Motor - são separados por:
Voltas: o número de voltas diz a potência do motor, menos voltas mais potente
Tecnologia: Brushed (com escovas) ou brushless (tecnologia mais recente)
- Carregador (quanto mais avançado, mais rápido você vai carregar suas baterias, dentre outras funções, como descarregar, etc)
- Baterias - são separadas em:
Tecnologia: NiCD, NiMH e LiPo - a última é a mais recente, NiMH ainda é a mais comum
Carga: a carga é expressa em mAh (mili-ampéres hora), por exemplo 2000 mAh, 3000 mAh, etc
- Rádio (transmissor, receptor e dois servos, ou somente um servo se o seu controlador de velocidade for eletrônico)
- Pilhas (8 AA para o transmissor, já que o receptor será alimentado pela bateria)
- Pneus (claro!)
- Ferramentas diversas (para rodas, desmontar o carro, etc)
Os praticantes mais avançados recomendariam:
- Torno para induzido: para dar o chamado "passe" no motor a cada troca de carvão (escovas)
- Balanceador de células: para "equalizar" a carga de cada célula de sua bateria, tornando-a melhor aproveitada
- Dinamômetro - para testar a "saúde" de seus motores e conhecer sua real potência no momento
Como é o dia a dia do GP ou EP?
- O cara que escolheu EP (elétrico) coloca a bateria para carregar (demora de acordo com a capacidade da bateria e carregador, podemos chutar entre 10 e 40 minutos), no final instala-a no carro e liga o transmissor. Liga então a chave liga-desliga e sai com o carro. Corre aproximadamente 20 (motores mais simples) a 7 (motores modified) minutos, percebe que o carro perdeu rendimento, e volta para os boxes. É altamente recomendado ter 2, 3 ou mais baterias, já que neste momento a bateria que descarregou vai para o carregador. Não há muito o que regular em termos de motor, alguns permitem regulagem como timing (ângulo de avanço), mas não é toda hora que se mexe nisso. A regulagem mais comum é mudar a relação, trocando duas engrenagens (coroa e pinhã) que é interessante ter de reserva, de diferentes tamanhos. Depois de algumas corridas, você precisará trocar os carvões (escovas) do motor, bastando para isso possuir algumas reservas e limpar o coletor - peça onde a escova dá energia ao motor - com um torno de induzido ou simplesmente com uma borracha ou lixa bem fina. No fim do dia basta jogar o modelo no porta-malas do carro e ir embora.
- O cara que escolheu GP (combustão) abastece o carro, verifica ítens como mangueiras, filtro de ar, etc, coloca o aquecedor de velas e dá partida. Depois de alguns segundos tira o aquecedor e verifica se o motor continua ligado, para saber se tem que regular a marcha lenta, etc. Dá então umas aceleradas, para verificar se o motor está bem regulado na "alta", ou seja, nem com excesso nem falta de combustível na mistura. Vai então para a pista, dá algumas voltas para ver o comportamento do carro, e pára no box para verificar a temperatura (se tiver termômetro, claro). Após fazer a regulagem do motor, pode precisar regular a embreagem (não é comum dar muito problema) e o câmbio, onde ele pode acertar "quando" a segunda marcha vai entrar. Isso é importante, pois depende do tamanho das retas da pista. Se por algum motivo o carro morrer em algum ponto da pista, é preciso "resgatá-lo" e fazer o procedimento novamente (aquecedor de velas, starter box ou recoil). Também é importante usar a vela certa para a temperatura do dia, inclusive é preciso regular o carro para a situação atual, já que a regulagem perfeita muda de acordo com o clima. Quando acabar o tanque, ou próximo disso, basta parar no box e completar, como um carro ou uma moto. No fim do dia é preciso esvaziar o tanque, limpar o carro e colocar óleo "after-run" no motor para não oxidá-lo.
PASSO 3: Qual modelo comprar?
Conforme já falado acima, primeiro veja com quem você vai andar, para ter um equipamento parecido. Entre nos fóruns (rceletrico.inovando.info para elétricos e
http://www.rcmasters.com.br para combustão) e pergunte pro pessoal.
Só não se esqueça: é um hobby caro e os gastos só acabam quando você pára de praticar.
PASSO 4: Onde comprar:
Novo:
http://bigfield.entregaaqui.com.br/
http://www.hobbydelivery.com.br
http://www.towerhobbies.com (internacional)
http://www.rc-mushroom.com (internacional)
http://www.rcmart.com (internacional)
(me ajudem a colocar sites aqui)
Usado:
Aqui no fórum mesmo
http://www.mercadolivre.com.br