RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Abr 28, 2024 4:17 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 7:12 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Como lazer, acho que automodelismo pode ser pra todos que tenham um dinheirinho extra pro lazer. Tem TV em casa? Videogame? Computador? Se tem dinheiro extra pra essas e outras coisas, pode muito bem comprar um RC pra brincar, disputar "rachas" com os amigos, fazer drift, etc, onde o que importa é a diversão.

Agora pra disputar campeonato paulista, brasileiro, etc, aí tem que ter uma boa grana sobrando pra torrar em equipamento, se quiser ser competitivo...

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Mai 14, 2008 8:57 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Um dos problemas do automodelismo é que ele é um hobby de competiçao.

No aeromodelismo, um aviao minúsculo e um giant scale se completam, ou seja, o dono de um vai babar no outro. É contemplativo;

Já no hobby, um carro 1 segundo mais lento é uma pulga atrás da orelha pra qualquer hobbista. Evidentemente que está mais rápido nao quer diminuir, entao só resta pro mais lento abrir a carteira e providenciar um motor novo, uma bateria mais potente, pneus mais macios (e que gastam mais rápido, etc);

É um círculo vicioso-virtuoso, mas ao mesmo tempo é cruel: quem tem mais grana vai invariavelmente ter uma vantagem. Alguns exemplos:

- Comprar vários motores e um dinamometro, pra descobrir qual tem mais potencia
- Usar pneus mais macios, sem se importar em usar um jogo a cada x minutos
- Pelo mesmo motivo acima, treinar muito mais
- Usar aquecedor de pneus pra conseguir uma pequena vantagem na largada
- Trocar a bolha toda vez que ela trincar ou algo assim (pentelhésimos)
- Mesa de set-up
- Aparelho de telemetria
- ESC com dezenas de opções
- Baterias matched usadas poucas vezes (se perde 0,5% de potencia a cada carga, usar só uma vez, que tal?)
- Comprar várias baterias pra descobrir qual é a melhor
- Usar balanceador, ciclador e outras tecnologias pra explorar ao máximo a bateria
- Trocar peças ao menor sinal de desgaste e folgas

Enfim, eu podia escrever a noite toda, mas já ilustrei.

Entao, pra quem nao faz questao de ser o melhor, relaxa e goza. Ou brinca numa categoria sem tanta necessidade de milésimos de segundo, como drifting ou algo assim.

Ufa!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2008 12:19 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Esse é um assunto sempre complicado... assim como em TODAS as competições esportivas ou até mesmo nas "competições da vida" o dinheiro é uma vantagem com certeza, isso é o "capitalismo" não tem jeito... até na F1 e no futebol acontece, não tem como ir contra.

Sobre gastar ou não demais com o hobby, vai de cada um... cada um tem suas prioridades e possibilidades. Se tem gente que deixa de sair pra comer uma pizza no final de semana ou deixa de guardar dinheiro pensando em morar num lugar melhor, só pra economizar pro hobby... problema do cara. Eu não faço isso, mas se é isso que deixa o cara feliz, deixa ele.

Como já foi falado aí, pra brincar dá pra gastar relativamente pouco... competir custa caro. O negócio é ter "categorias de entrada" mais baratas como o latinha pra incentivar a galera.

Além do automodelismo, tem muitos outros hobbys que custam caro tbm... vai de gosto, é que gastar dinheiro com carrinhos é mais incomum do que tunar um carro, jogar videogame, etc. Por isso existe um pouco de discrinação.

Quanto à vontade de ter um carro cada vez mais rápido que o do outro... acho que isso vai um pouco de nossa mentalidade de afirmação masculina através dos carros (tanto 1/1 quanto 1/10). Traduzindo para o popular, o cara se sente mais "macho" tendo um carro melhor.

Quem nunca conheceu um caso assim com carros 1/1? Hehehe..

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2008 8:43 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
É por isso que a F1 tem só 20 carros. Ainda assim eles tentam:

- Limitar testes
- Limitar desenvolvimento de motores
- Limitar central eletrônica


Conseguem? Quase nada....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2008 9:57 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Ago 22, 2006 10:41 pm
Mensagens: 3066
Images: 119
Localização: São José dos Campos - SP
Fernando escreveu:
É por isso que a F1 tem só 20 carros. Ainda assim eles tentam:

- Limitar testes
- Limitar desenvolvimento de motores
- Limitar central eletrônica

Conseguem? Quase nada....


Se for pensar bem, a tarefa dos caras da FIA é pra lá de complicada... como é possível equilibrar a disputa das equipes ricas com as equipes pobre na categoria de automobilismo que mais movimenta dinheiro no mundo?

Salvo as devidas proporções, isso é a mesma coisa da FIFA querer achar um jeito de equilibrar o futebol de forma que o XV de Piracicaba possa ser campeão brasileiro.

_________________

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2008 10:21 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
Jonatas escreveu:
Não é para pobre, certeza. Porque você vai gastar uma grana ducaraleo. Eu entrei nessa pensando "ah, compro isso aqui agora, depois compro outra coisa", acabei gastando mais do que devia. Eu acho que se você não tem dinheiro pra investir(é uma puta grana) fica com o RC um bom tempo parado.


Ah, mas esse tipo de comentário é inútil.

Claro que não é pra pobre. Se você pensar desse jeito, carro 1:1 não é pra pobre, shopping não é pra pobre, restaurante não é pra pobre, cinema não é pra pobre e por aí vai...

E quanto ao gastar mais do que devia, vai do auto-controle de cada um. Todo mês gasto um pouco com R/C. E se gasto um pouco mais nesse mês, não gasto quase nada no outro. Tem que se controlar né galera. uhauhauh Vício é foda! uhauhauhauh

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2008 10:44 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Seanikaido escreveu:
Jonatas escreveu:
Não é para pobre, certeza. Porque você vai gastar uma grana ducaraleo. Eu entrei nessa pensando "ah, compro isso aqui agora, depois compro outra coisa", acabei gastando mais do que devia. Eu acho que se você não tem dinheiro pra investir(é uma puta grana) fica com o RC um bom tempo parado.


Ah, mas esse tipo de comentário é inútil.

Claro que não é pra pobre. Se você pensar desse jeito, carro 1:1 não é pra pobre, shopping não é pra pobre, restaurante não é pra pobre, cinema não é pra pobre e por aí vai...

E quanto ao gastar mais do que devia, vai do auto-controle de cada um. Todo mês gasto um pouco com R/C. E se gasto um pouco mais nesse mês, não gasto quase nada no outro. Tem que se controlar né galera. uhauhauh Vício é foda! uhauhauhauh


concordo, eu por exemplo gasto só o valor de inscrição para o LRC, isso pq não é todo mês. e to de boa. não saio por ai comprando o que não precisa. compro o nescessario.

claro que tem mês que agente estrapola um pouco, mas no outro eu me controlo. por exemplo esse mês não gastei um real com o carrinho.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2008 1:50 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Qua Jan 09, 2008 4:23 pm
Mensagens: 349
Localização: valparaiso de goias GO
eu cold o que aconteceu com o avatar do Senna? :rip:

_________________
Voltando ao Hobby!!!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Mai 15, 2008 1:52 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
:rip: morreu!! rsss..

preciso fazer uma propaganda de min mesmo.rsss depois o senna volta.

ayrton escreveu:
eu cold o que aconteceu com o avatar do Senna? :rip:

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Mai 20, 2008 10:03 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 10:15 pm
Mensagens: 3269
Localização: São Paulo, SP
Pelo mesmo é piloto da Toro Rosso...já pensou se fosse da Ferrari? (de novo) :mrgreen:

Enfim, sou um pé rapado mas ainda tenho meu RC :D
Vendi várias coisas (nem tão úteis) pra ter a grana pro RC mas não me arrependo. Praticamente saí de um hobby e fui pra outro (esse).


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 12:26 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 12:06 am
Mensagens: 2305
Localização: São José dos Campos - SP
isso vai de cada um controlar os gastos no r/c....

passei dos limites uns meses atrás comprando motor, chassi, carregador....bolha e e por ai vai, no próximo num gastei 1 centavo, economizei até, mas acabei gastando na minha bike :mrgreen2:

isso vai de cada um, se for só pra brincar, quase num vai ter gasto, disse QUASE....

_________________
Minhas qualificações: http://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=3&t=3315
Tamiya CC-01 - Pajero 1993
Kyosho FW06 - Maverick 1974
Kyosho Mini-Z MR-01 Racer - Shelby Cobra 1961
Kyosho Mini-Z MR-01 - BMW Z8


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 09, 2008 9:04 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jun 15, 2008 4:01 pm
Mensagens: 391
Localização: Maringá PR
Um hobbie vai até onde o cara pode independente de ser rico ou pobre. Lógico q sempre vamos querer o melhor mais veja meu exemplo: Ganhei um rc do meu irmão, não comprei um pneu sequer e to feliz no HOBBIE!!!
Seja feliz e aproveite o hobbie!!!

_________________
Imagem
Ta05v2 Exotek full carbon. (montando)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Sáb Set 13, 2008 11:14 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mar 31, 2008 10:56 am
Mensagens: 2805
Localização: Campo Grande - MS
Fernando escreveu:
O nosso problema, é o velho problema....

O cara pergunta: quanto custa pra começar?

Então respondem:


EP: Ah, se você vai começar, já compra um chassis PRÓ, ....... Dá pra começar legal com uns R$ 3000, depois te passo um esquema da hora.




Concordo. Hobby é para quem gosta, não para quem tem ou não dinheiro.

Se for ver os trilheiros e adeptos ao motocross, vai perceber que a maioria são pessoas bem humildes, muitas vezes os mecânicas das próprias motos que compraram por pouco mais de 800 reais e a reforma inteira.

Com certeza virá alguém com muito mais dinheiro e comprará logo uma moto nova por 20, 30 mil reias para fazer a mesma coisa, só que com uma moto muito superior.

Hobby nenhum pode dizer que tem Rico ou Pobre e sim apaixonado ou aventureiro.

Tenho um amigo que não tem carro e é fanático por fotografia e tem uma lente de 8 mil dolares e uma câmera de 5 mil reais.

_________________
Abraços. Pabulinho.

L-8IGHT - RC8-BE - E-PLATINUM
All Controled by Futaba 3PM FASST
Membro Clube 3D - 127 km/h. - RC-Walker - Keep playing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 14, 2008 10:40 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 10:15 pm
Mensagens: 3269
Localização: São Paulo, SP
Se o cara quer começar no EP eu passo o preço do TF5
Se quer começar de GP passo o preço do FW-06

Mais barato que isso só usado ou tranqueira. Aí fica da pessoa decidir. Mas geralmente só se convençem depois de darem umas voltinhas numa pista.

Veja bem, eu não saio pra baladas todo final de semana, não consumo drogas, estudo bastante e trabalho também. Sobrou os automodelos pra eu não ficar maluco :D
Creio eu que muitos daqui também são assim; deixam de fazer outras coisas porque automodelo (mesmo dos básicos) andando em pista, não é pra todos.
É claro que gostar (muito) disso ajuda :wink:
Afinal, tem gente que acha que estamos desperdiçando dinheiro (geralmente as mesmas que vão gastar, sei lá, 500 pila num fds saindo e coisas assim)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB