RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 6:02 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Out 30, 2007 8:49 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Comecei a escrever este post para os iniciantes; me ajudem a completar ou a corrigir; lembrem-se, a idéia é um post pra iniciantes, não uma enciclipédia, então achei melhor não falar em detalhes de chassis, regulagens, etc...


Iniciando no automodelismo

Inicialmente, você precisa decidir se vai participar de corridas ou não. Caso positivo, a primeira coisa a fazer é:

1 - Procure a pista mais perto de sua casa. Lá você saberá com que carro o pessoal anda, que carro é permitido nas competições, etc. Para achar o pessoal, entre nos fóruns:

http://www.rcmasters.com.br -> mais voltado ao automodelismo à combustão (GP)
http://www.rceletrico.net -> nosso site, que é mais voltado ao automodelismo elétrico (EP).

Se você não sabe ainda se prefere GP ou EP, pergunte nos dois fóruns os prós e contras de cada um, etc. Este tutorial fala mais sobre EP !

CUIDADO! O carros dos outros sempre é o melhor carro do mundo; desconfie se alguém desmerecer uma outra opção, como por exemplo te indicarem um carro GP porque é "profissional", ou um carro EP porque chega a "180 km/h". É mil vezes melhor você comprar um automodelo simples para ir aprendendo do que destruir R$ 2000 num fim de semana e abandonar o hobby. Lembre-se: se não quer andar sozinho, ache os hobbistas mais próximos! Converse! Pergunte!

Se você não pretende participar de corridas (por exemplo, você mora num apartamento e quer só dar umas voltas na sala mesmo) então qualquer automodelo é diversão garantida; porém, é importante dizer o que diferencia um automodelo de brinquedo:

Brinquedo: normalmente movido à pilhas, sua direção é o famoso "total", ou seja, frente, ré, esquerda e direita. Você não pode, por exemplo, virar metade do voltante (da roda) para um dos lados, são apenas três posições: direita, centro, esquerda. Isso normalmente é também aplicado à aceleração: normalmente você tem uma ou duas velocidades, não pode por exemplo acelerar aos poucos, como 30%, 50%, 70%, etc. Normalmente não há um mercado de peças de reposição, tampouco de opcionais, para aumentar a performance, etc.

Automodelo: direção proporcional (você pode virar o volante/as rodas gradualmente para os lados); aceleração proporcional* (você pode acelerar gradualmente), alimentado por baterias recarregáveis**, você pode instalar vários tipos de carrocerias (bolhas), existem várias regulagens, opcionais (hop-ups), etc.

2 - Compre um chassis (kit)

Você pode comprar um chassis usado ou novo; lembre-se que ao comprar um usado, você paga bem menos, mas pode ser que precise trocar uma peça ou outra. Se levarmos em contra que um automodelo é um "carro" em miniatura, isso é normal, e várias pessoas vendem modelos usados junto com várias peças de reserva. DICA IMPORTANTE: NÃO ACHE QUE O GASTO NA COMPRA DO KIT É SEU GASTO FINAL, O MODELO SOFRE DESGASTE E/OU PODE DANIFICAR EM CASO DE BATIDAS. Tenha isso em mente, veja se encontra fácil peças de reposição para o modelo, etc.

Cada chassis é feito para um tipo de pista/ocasião, podemos citar por exemplo:

Pan-car, traseirão ou formulinha: São carros cujo eixo traseiro não é articulado, ou seja, é um eixo "reto" de uma roda à outra (na traseira). Apesar da simplicidade da suspensão traseira, que acaba afetando a dirigibilidade em pistas não muito perfeitas, são considerados os mais rápidos automodelos em velocidade final, batendo inclusive os GP (o principal motivo é serem 4x2). Existem os modelos tipo "oval" (para correr em pistas ovais, comuns nos EUA) e os "comuns", para qualquer pista. Se você pretende correr em pistas bem planas, quase ou sem nenhuma imperfeição, é uma ótima opção, certamente vai se surpreender com a velocidade desse capetinha. Em pistas "esburacadas" vai ser difícil domá-lo.

4x2: São chassis mais parecidos com nossos carros de passeio, onde a tração está em só um eixo, pode ser o dianteiro ou o traseiro. Se levam vantagem na tração mais aperfeiçoada, perdem em agilidade na saída das curvas, pois podem tracionar em falso (patinar) ou mesmo provocar uma rodada.

4x4: sua tração em todas as rodas pode fazer-nos pensar que é um carro mais para rally ou algo assim, mas esqueça: pensou em competição de alto nível e tempos de volta bem baixos, falou 4x4. Como é mais fácil de ser controlado, suas respostas são mais precisas, e a tocada do piloto pode ser bem mais arrojada, atacando as curvas e já acelerando no meio delas, com pouca (ou quase nenhuma) tendência a rodar.

Além dessas categorias, não esqueça que você pode comprar um carro para andar na pista (on-road), ou fora dela (off-road ou o "rally", um offroad mais "light"). Carros para off-road normalmente se parecem mais com buggies, caminhonetes ou caminhões.

Mais um detalhe importante: você vai encontrar carros para "brincar" e para "competir" dentro de uma mesma categoria. Por exemplo, você pode comprar um 4x4 cujas peças são na maioria de plástico injetado, sem nenhum opcional, etc, ou pode comprar o que chamamos de chassis "pró", com peças de fibra de carbono, titânio, alumínio, etc. Vai do bolso de cada um, mas principalmente do motor que queremos usar:

3 - Motor

Calma! Não vá escolher um motor "animal" logo de cara. Você precisa treinar antes, é difícil já começar com o reflexo necessário para pilotar um chassis pró equipado com um motor modified/brushless. Já que os citei, vamos diferenciar:

Motor latinha: é o motor mais "básico", bem junto com muitos kits iniciantes. Por ser o motor mais fraco, suas corridas podem ser muito divertidas, já que o desempenho dos carros fica nivelado gerando disputas a cada curva. Este motor não pode*** ser aberto nem tem manutenção, normalmente dura bastante e basta trocá-lo, seu custo é baixo.
Motor stock: de performance superior ao latinha, é o primeiro nível de motores com manutenção, ou seja, você pode trocar o carvão e dar passe no coletor com equipamento especial. (veja no fórum o que significa carvão e coletor)
Motor modified: são motores de alta performance e - é claro - baixa durabilidade. Depois de pouco tempo, já é necessário abrir o motor e fazer a troca da escova / passe no coletor. Outra característica interessante no modified é que você pode ajustar o timing - o ângulo do coletor, podendo obter mais performance. Pergunte aos gurus do fórum.

Nos últimos tempos, uma nova família de motores veio para tirar o sono: os motores sem carvão (ou escovas), chamados de brushless; os motores com escova são chamados de brushed.

A evolução é fácil de explicar: no motor brushed, a escova fica em constante atrito com o coletor, provocando desgaste e consequentemente uma certa limitação de desempenho. Já no brushless, não existe nem coletor, nem escova, a rotação é comandada por um controlador que "alterna" as polaridades os eletro-ímãs, sem a necessidade de contato: performance absurda, manutenção praticamente ZERO!. É o futuro do RC.

Já que falamos de motor, vamos direto ao:

4 - Controlador de velocidade/controlador de velocidade eletrônico (ESC)

Muitos kits vêm com um controlador de velocidade (do motor) mecânico: um servo (veja mais adiante o que é um servo) movimenta um braço e controla a velocidade do carro alternando entre um "estado" e outro. Normalmente um controlador mecânico tem poucas variações de aceleração: imagine como só sendo possível acelerar seu carro em 30%, 50%, 70% e 100%, ou seja, você não tem as acelerações intermediárias como 10%, 85%, etc.

Outro ponto fraco do controlador mecânico é que parte da energia é desperdiçada em forma de calor. Isso significa que a carga da bateria é pior aproveitada e dura menos.

Para resolver isso, inventaram o controlador de velocidade eletrônico (ESC- electronic speed control). Ele funciona mandando energia para o motor em pulsos muito rápidos, desperdiçando o mínimo possível de energia. Como pouca parte é transformada em calor, pode ser usado com motores muito mais fortes.

O controlador mecânica é bem mais barato que um eletrônico; por esse motivo, pode ser uma boa opção começar com eles e depois ir melhorando seu carro. Costuma-se usar speeds mecânicos apenas com motores latinha, e no máximo motores stock.

5 - Sistema de rádio

O sistema de rádio do automodelo é composto das seguintes partes:

A) Transmissor ou TX: normalmente no formato de pistola, possui um pequeno "volante" que controla o carro; e um gatilho, que controla a aceleração e frenagem****.
B) Receptor ou RX: essa peça vai no carro, é ela que recebe seus comandos e manda os sinais para os:
C) Servos: são pequenos componentes que se movimentam mecânicamente, para virar as rodas do carro na direção que você deseja, por exemplo. São como "músculos" eletrônicos, recebem os sinais do TX e transformam em movimento. O carro sempre tem um servo para a direção, mas o servo do controle de velocidade é opcional (depende se você tem um controlador mecânico ou um ESC, neste ultimo caso, não precisa do segundo servo)
D) Cristais: são eles que permitem que vários carros andem ao mesmo tempo: cada um em uma frequencia diferente, para os sinais não se misturarem. Um cristal vai no TX, outro no RX. Você pode trocar os cristais para sair da frequencia de um outro colega, por exemplo.

Os rádios possuem várias classificações, como a banda (AM ou FM) e sistemas digitais e analógicos. Com um sistema AM você já pode começar no hobby; apesar de mais sucetíveis à interferência, não chega a ser um grande problema, já que estamos falando de carros e não de aviões.

Observe que a banda e a frequencia são coisas diferentes: um TX AM na frequencia 75 mhz não funciona com um RX FM na mesma frequencia!

6 - Baterias

O carro elétrico depende da energia armazenada em baterias para andar. Os tipos mais comuns são:

NiCd: são baterias que, apesar de mais antigas, são comuns ainda; não possuem carga muito alta, mas provavelmente já será suficiente para você participar de corridas. Ainda são bastante usadas em rádios.
NiMh: são as mais comuns atualmente para uso em rádios, embora tem no mercado para uso nos carros, normalmente seguram mais carga que as NiCd, e outro fator positivo: têm menos change de acontecer o famoso efeito memória, ou seja, obrigar você a descarregar totalmente antes de carregas (lembra dos antigos celulares?)
LiPo: uma nova tecnologia de baterias, hoje já podem ser consideradas como padrão no hobby, com preços bastante acessíveis.

A carga da bateria indica quanto tempo você poderá andar com seu carro. Por exemplo, uma bateria de 3000 mah teoricamente permite que você ande o dobro do tempo de uma bateria de 1500 mah. Também é claro que vai demorar um pouco mais para carregar:

7 - Carregadores

Para abastecer seu carro, ou seja, para carregar as baterias, é preciso um carregador. Normalmente são aparelhos que são ligados em 12volts, ou seja, você poderá ligar numa bateria de carro (carro mesmo) ou em uma fonte. Existem versões para se ligar diretamente na tomada.

Você vai precisar de carregador específico para sua bateria: se tiver baterias LiPo, não pode usar carregadores feitos só para NiCd. Carregadores mais avançados normalmente carregam todos os tipos de baterias.

Dê preferência aos carregadores com detecção de pico (peak detection) para uso em NiCd e em NiMh: eles páram de carregar automaticamente quando a bateria está "cheia". Carregadores com timer exigem que você calcule o tempo necessário para não "transbordar", ou seja, não exceder a carga máxima da bateria.

Existem bons carregadores universais (para todos os tipos de baterias existentes no mercado), a ótimos preços.

8 - Mas afinal, quanto custa?

Neste tópico discutimos preços, que podem variar bastante:
http://rceletrico.net/forum/viewtopic.php?t=3100&start=15

9 - Ligações eletricas

Entenda como é feita a ligação da parte elétrica aqui:

Imagem

Aproveite e baixe este arquivo para entender a diferença da ligação do Speed Mecânico e Eletrônico:
http://www.rceletrico.net/forum/eletric.ppt



* com exceção dos modelos equipados com controlador de velocidade mecânico (speed control)
** com exceção dos modelos em escala bem reduzida, onde alguns aceitam pilhas comuns e recarregáveis
*** claro que é possível abrir um motor latinha, mas normalmente isso não é permitido em competições: se houver sinais de violação, o motor é desconsiderado. Alguns "gurus" do RC já mexeram tanto nos motores latinha que já é possível transformá-los em super-latinhas.
**** também controla a ré em carros que possuem essa função


Editado pela última vez por Fernando em Dom Nov 04, 2007 8:42 pm, em um total de 5 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 30, 2007 9:44 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jun 03, 2007 5:30 pm
Mensagens: 1570
Localização: Ottawa, ON
Bravo!

Fala simplesmente tudo!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 30, 2007 10:39 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 9:41 am
Mensagens: 3762
Localização: Diadema - SP
Gostei quando citou "gurus" que mexem em latinhas...

E aí, Helvio, o que vc me diz? uhahuauah

_________________
== T.O.P. Rebel F1 ==
== DX3R ==
== Lipo! ==


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Out 30, 2007 11:21 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
seanikaido escreveu:
Gostei quando citou "gurus" que mexem em latinhas...

E aí, Helvio, o que vc me diz? uhahuauah


Hahaha, guru...
Então eu sou o guru Sri Latinhah Futhukaduh!

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 31, 2007 7:48 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
Fernando escreveu:
É mil vezes melhor você comprar um automodelo simples para ir aprendendo do que destruir R$ 2000 num fim de semana e abandonar o hobby.


nossa. temos um exemplo vivo disso. aqui mesmo no forum. que triste.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 31, 2007 8:50 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Ter Jun 19, 2007 4:23 pm
Mensagens: 113
Localização: RIO DE JANEIRO
ficou bem explicado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 31, 2007 9:09 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
acho que pode aumentar ainda, por exemplo, a parte de custos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 31, 2007 2:38 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
Fernando escreveu:
acho que pode aumentar ainda, por exemplo, a parte de custos


Uai,
Acrescente aqueles dois orçamentos que fiz na enquete de custos:
Um PRO e outro Iniciante

_________________
Êhhh Saudade!!!
XRAY / HUDY / LRP / ORION
HYPERION / Futaba / SPEKTRUM
Clique aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 31, 2007 3:23 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
pronto, coloquei só um atalho. assim já vai fuçando no fórum.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Out 31, 2007 8:03 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Out 28, 2007 9:34 am
Mensagens: 1238
Localização: São Paulo
Prabéns pelo tuto!
Parabéns mesmo

tirou um monte de duvidas que eu tinha,entes mesmo de eu perguntar! :D


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Nov 01, 2007 7:00 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
se alguem puder tirar uma foto dos eletrônicos sem o carro, ou seja, uma bateria ligada num esc ligado num receptor ligado no servo etc...

eu agradeceria


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Nov 01, 2007 10:12 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Seg Abr 02, 2007 2:53 am
Mensagens: 2008
Localização: Brasília - DF
Fernando escreveu:
se alguem puder tirar uma foto dos eletrônicos sem o carro, ou seja, uma bateria ligada num esc ligado num receptor ligado no servo etc...

eu agradeceria


Aí está, Fernando.

Melhor, impossível!

Querendo editar para o 1º post, é só pegar o link da foto:

Imagem

_________________
Êhhh Saudade!!!
XRAY / HUDY / LRP / ORION
HYPERION / Futaba / SPEKTRUM
Clique aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Nov 04, 2007 8:37 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Muito bom! Favor fixar


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Nov 04, 2007 8:41 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
com legenda


Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jan 03, 2008 12:39 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 10:15 pm
Mensagens: 3269
Localização: São Paulo, SP
Este tópico deveria ser fixado... É muito esclarecedor para os iniciantes de plantão.
Além desse, aqueles outros de comparativo sobre EP e GP e custos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 49 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB