RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Dom Set 26, 2010 4:25 pm 
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Registrado em: Sex Jul 02, 2010 2:04 pm
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Seanikaido escreveu:
Isao_TKR escreveu:
Este tópico deveria ser fixado... É muito esclarecedor para os iniciantes de plantão.
Além desse, aqueles outros de comparativo sobre EP e GP e custos.


Ué, e já não é?

?


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MensagemEnviado: Dom Out 03, 2010 1:29 pm 
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Good!! Good!! Very Good!!! heehhehe :wink:


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MensagemEnviado: Ter Nov 09, 2010 8:48 pm 
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Nossa muito bom mesmo !!!!

Parabéns :D


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MensagemEnviado: Ter Nov 09, 2010 9:28 pm 
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Só passei para dar os parabéns pelo tópico, muito show!!! Simples e esclarecedor.

_________________
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...... __@
...._ \ >_
...(_)/ (_)


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MensagemEnviado: Dom Nov 14, 2010 12:46 pm 
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falou exatamente tudo


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MensagemEnviado: Seg Dez 06, 2010 4:06 pm 
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Muito bom... principalmente para mim que estou iniciando agora. :D


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MensagemEnviado: Qui Dez 09, 2010 4:03 pm 
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Gostei muito das explicações.
Estou começando agora, e gostaria que me explicasse como funciona o servo. Já entendi que ele é o "músculo" do carro, mas onde fica e como é ligado?

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Cinho


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MensagemEnviado: Sex Fev 04, 2011 2:25 pm 
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Valeu.... para iniciante como eu.... é extremamente esclarecedor..


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MensagemEnviado: Qui Set 22, 2011 7:21 am 
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Excelente tópico, parabéns pelas explicações Fernando. Como a galera já vem pedindo faz algum tempo, vou pedir novamente para corrigir os link que estão Off.

[]'s


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MensagemEnviado: Dom Jan 22, 2012 10:47 am 
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para bens meu caro amigo fernando ! topico muito bom ajudo bastante !
:drinks: :drinks:


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MensagemEnviado: Qua Jan 25, 2012 3:35 pm 
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mto esclarecedor

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Fernando
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OFNA LX2E MAMBA,6S CLUBE 3D(185KM/H)
sakura xi sport,sakura xi sport cs drift,tt02 drift

QUALIFICAÇÕES
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MensagemEnviado: Seg Mar 12, 2012 9:18 pm 
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Registrado em: Sáb Mar 10, 2012 9:36 am
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Sou novo aqui no RC Elétrico !!!
Depois dos RCs "de brinquedo", passei para os GPs ... mas vi q Glow não é a minha.
Estou com um HPI Sprint 2 Flux (5700Kv) ... e esperando um HPI Sprint 2 Flux novo (5900Kv).
Gostei muito do Tutorial ... mesmo pra mim, q não sou tão novo no hobby, foi muito esclarecedor !!!
Abrs.
Geceler ELVIS (sou o GZMR do RCMasters)

_________________
HPI SPRINT 2 FLUX
HPI VORZA FLUX HP
HPI APACHE SC FLUX
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MensagemEnviado: Qua Abr 11, 2012 9:32 pm 
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Fernando escreveu:
Comecei a escrever este post para os iniciantes; me ajudem a completar ou a corrigir; lembrem-se, a idéia é um post pra iniciantes, não uma enciclipédia, então achei melhor não falar em detalhes de chassis, regulagens, etc...


Iniciando no automodelismo

Inicialmente, você precisa decidir se vai participar de corridas ou não. Caso positivo, a primeira coisa a fazer é:

1 - Procure a pista mais perto de sua casa. Lá você saberá com que carro o pessoal anda, que carro é permitido nas competições, etc. Para achar o pessoal, entre nos fóruns:

http://www.rcmasters.com.br -> mais voltado ao automodelismo à combustão (GP)
http://www.rceletrico.net -> nosso site, que é mais voltado ao automodelismo elétrico (EP).

Se você não sabe ainda se prefere GP ou EP, pergunte nos dois fóruns os prós e contras de cada um, etc. Este tutorial fala mais sobre EP !

CUIDADO! O carros dos outros sempre é o melhor carro do mundo; desconfie se alguém desmerecer uma outra opção, como por exemplo te indicarem um carro GP porque é "profissional", ou um carro EP porque chega a "180 km/h". É mil vezes melhor você comprar um automodelo simples para ir aprendendo do que destruir R$ 2000 num fim de semana e abandonar o hobby. Lembre-se: se não quer andar sozinho, ache os hobbistas mais próximos! Converse! Pergunte!

Se você não pretende participar de corridas (por exemplo, você mora num apartamento e quer só dar umas voltas na sala mesmo) então qualquer automodelo é diversão garantida; porém, é importante dizer o que diferencia um automodelo de brinquedo:

Brinquedo: normalmente movido à pilhas, sua direção é o famoso "total", ou seja, frente, ré, esquerda e direita. Você não pode, por exemplo, virar metade do voltante (da roda) para um dos lados, são apenas três posições: direita, centro, esquerda. Isso normalmente é também aplicado à aceleração: normalmente você tem uma ou duas velocidades, não pode por exemplo acelerar aos poucos, como 30%, 50%, 70%, etc. Normalmente não há um mercado de peças de reposição, tampouco de opcionais, para aumentar a performance, etc.

Automodelo: direção proporcional (você pode virar o volante/as rodas gradualmente para os lados); aceleração proporcional* (você pode acelerar gradualmente), alimentado por baterias recarregáveis**, você pode instalar vários tipos de carrocerias (bolhas), existem várias regulagens, opcionais (hop-ups), etc.

2 - Compre um chassis (kit)

Você pode comprar um chassis usado ou novo; lembre-se que ao comprar um usado, você paga bem menos, mas pode ser que precise trocar uma peça ou outra. Se levarmos em contra que um automodelo é um "carro" em miniatura, isso é normal, e várias pessoas vendem modelos usados junto com várias peças de reserva. DICA IMPORTANTE: NÃO ACHE QUE O GASTO NA COMPRA DO KIT É SEU GASTO FINAL, O MODELO SOFRE DESGASTE E/OU PODE DANIFICAR EM CASO DE BATIDAS. Tenha isso em mente, veja se encontra fácil peças de reposição para o modelo, etc.

Cada chassis é feito para um tipo de pista/ocasião, podemos citar por exemplo:

Pan-car, traseirão ou formulinha: São carros cujo eixo traseiro não é articulado, ou seja, é um eixo "reto" de uma roda à outra (na traseira). Apesar da simplicidade da suspensão traseira, que acaba afetando a dirigibilidade em pistas não muito perfeitas, são considerados os mais rápidos automodelos em velocidade final, batendo inclusive os GP (o principal motivo é serem 4x2). Existem os modelos tipo "oval" (para correr em pistas ovais, comuns nos EUA) e os "comuns", para qualquer pista. Se você pretende correr em pistas bem planas, quase ou sem nenhuma imperfeição, é uma ótima opção, certamente vai se surpreender com a velocidade desse capetinha. Em pistas "esburacadas" vai ser difícil domá-lo.

4x2: São chassis mais parecidos com nossos carros de passeio, onde a tração está em só um eixo, pode ser o dianteiro ou o traseiro. Se levam vantagem na tração mais aperfeiçoada, perdem em agilidade na saída das curvas, pois podem tracionar em falso (patinar) ou mesmo provocar uma rodada.

4x4: sua tração em todas as rodas pode fazer-nos pensar que é um carro mais para rally ou algo assim, mas esqueça: pensou em competição de alto nível e tempos de volta bem baixos, falou 4x4. Como é mais fácil de ser controlado, suas respostas são mais precisas, e a tocada do piloto pode ser bem mais arrojada, atacando as curvas e já acelerando no meio delas, com pouca (ou quase nenhuma) tendência a rodar.

Além dessas categorias, não esqueça que você pode comprar um carro para andar na pista (on-road), ou fora dela (off-road ou o "rally", um offroad mais "light"). Carros para off-road normalmente se parecem mais com buggies, caminhonetes ou caminhões.

Mais um detalhe importante: você vai encontrar carros para "brincar" e para "competir" dentro de uma mesma categoria. Por exemplo, você pode comprar um 4x4 cujas peças são na maioria de plástico injetado, sem nenhum opcional, etc, ou pode comprar o que chamamos de chassis "pró", com peças de fibra de carbono, titânio, alumínio, etc. Vai do bolso de cada um, mas principalmente do motor que queremos usar:

3 - Motor

Calma! Não vá escolher um motor "animal" logo de cara. Você precisa treinar antes, é difícil já começar com o reflexo necessário para pilotar um chassis pró equipado com um motor modified/brushless. Já que os citei, vamos diferenciar:

Motor latinha: é o motor mais "básico", bem junto com muitos kits iniciantes. Por ser o motor mais fraco, suas corridas podem ser muito divertidas, já que o desempenho dos carros fica nivelado gerando disputas a cada curva. Este motor não pode*** ser aberto nem tem manutenção, normalmente dura bastante e basta trocá-lo, seu custo é baixo.
Motor stock: de performance superior ao latinha, é o primeiro nível de motores com manutenção, ou seja, você pode trocar o carvão e dar passe no coletor com equipamento especial. (veja no fórum o que significa carvão e coletor)
Motor modified: são motores de alta performance e - é claro - baixa durabilidade. Depois de pouco tempo, já é necessário abrir o motor e fazer a troca da escova / passe no coletor. Outra característica interessante no modified é que você pode ajustar o timing - o ângulo do coletor, podendo obter mais performance. Pergunte aos gurus do fórum.

Nos últimos tempos, uma nova família de motores veio para tirar o sono: os motores sem carvão (ou escovas), chamados de brushless; os motores com escova são chamados de brushed.

A evolução é fácil de explicar: no motor brushed, a escova fica em constante atrito com o coletor, provocando desgaste e consequentemente uma certa limitação de desempenho. Já no brushless, não existe nem coletor, nem escova, a rotação é comandada por um controlador que "alterna" as polaridades os eletro-ímãs, sem a necessidade de contato: performance absurda, manutenção praticamente ZERO!. É o futuro do RC.

Já que falamos de motor, vamos direto ao:

4 - Controlador de velocidade/controlador de velocidade eletrônico (ESC)

Muitos kits vêm com um controlador de velocidade (do motor) mecânico: um servo (veja mais adiante o que é um servo) movimenta um braço e controla a velocidade do carro alternando entre um "estado" e outro. Normalmente um controlador mecânico tem poucas variações de aceleração: imagine como só sendo possível acelerar seu carro em 30%, 50%, 70% e 100%, ou seja, você não tem as acelerações intermediárias como 10%, 85%, etc.

Outro ponto fraco do controlador mecânico é que parte da energia é desperdiçada em forma de calor. Isso significa que a carga da bateria é pior aproveitada e dura menos.

Para resolver isso, inventaram o controlador de velocidade eletrônico (ESC- electronic speed control). Ele funciona mandando energia para o motor em pulsos muito rápidos, desperdiçando o mínimo possível de energia. Como pouca parte é transformada em calor, pode ser usado com motores muito mais fortes.

O controlador mecânica é bem mais barato que um eletrônico; por esse motivo, pode ser uma boa opção começar com eles e depois ir melhorando seu carro. Costuma-se usar speeds mecânicos apenas com motores latinha, e no máximo motores stock.

5 - Sistema de rádio

O sistema de rádio do automodelo é composto das seguintes partes:

A) Transmissor ou TX: normalmente no formato de pistola, possui um pequeno "volante" que controla o carro; e um gatilho, que controla a aceleração e frenagem****.
B) Receptor ou RX: essa peça vai no carro, é ela que recebe seus comandos e manda os sinais para os:
C) Servos: são pequenos componentes que se movimentam mecânicamente, para virar as rodas do carro na direção que você deseja, por exemplo. São como "músculos" eletrônicos, recebem os sinais do TX e transformam em movimento. O carro sempre tem um servo para a direção, mas o servo do controle de velocidade é opcional (depende se você tem um controlador mecânico ou um ESC, neste ultimo caso, não precisa do segundo servo)
D) Cristais: são eles que permitem que vários carros andem ao mesmo tempo: cada um em uma frequencia diferente, para os sinais não se misturarem. Um cristal vai no TX, outro no RX. Você pode trocar os cristais para sair da frequencia de um outro colega, por exemplo.

Os rádios possuem várias classificações, como a banda (AM ou FM) e sistemas digitais e analógicos. Com um sistema AM você já pode começar no hobby; apesar de mais sucetíveis à interferência, não chega a ser um grande problema, já que estamos falando de carros e não de aviões.

Observe que a banda e a frequencia são coisas diferentes: um TX AM na frequencia 75 mhz não funciona com um RX FM na mesma frequencia!

6 - Baterias

O carro elétrico depende da energia armazenada em baterias para andar. Os tipos mais comuns são:

NiCd: são baterias que, apesar de mais antigas, são comuns ainda; não possuem carga muito alta, mas provavelmente já será suficiente para você participar de corridas. Ainda são bastante usadas em rádios.
NiMh: são as mais comuns atualmente para uso em rádios, embora tem no mercado para uso nos carros, normalmente seguram mais carga que as NiCd, e outro fator positivo: têm menos change de acontecer o famoso efeito memória, ou seja, obrigar você a descarregar totalmente antes de carregas (lembra dos antigos celulares?)
LiPo: uma nova tecnologia de baterias, hoje já podem ser consideradas como padrão no hobby, com preços bastante acessíveis.

A carga da bateria indica quanto tempo você poderá andar com seu carro. Por exemplo, uma bateria de 3000 mah teoricamente permite que você ande o dobro do tempo de uma bateria de 1500 mah. Também é claro que vai demorar um pouco mais para carregar:

7 - Carregadores

Para abastecer seu carro, ou seja, para carregar as baterias, é preciso um carregador. Normalmente são aparelhos que são ligados em 12volts, ou seja, você poderá ligar numa bateria de carro (carro mesmo) ou em uma fonte. Existem versões para se ligar diretamente na tomada.

Você vai precisar de carregador específico para sua bateria: se tiver baterias LiPo, não pode usar carregadores feitos só para NiCd. Carregadores mais avançados normalmente carregam todos os tipos de baterias.

Dê preferência aos carregadores com detecção de pico (peak detection) para uso em NiCd e em NiMh: eles páram de carregar automaticamente quando a bateria está "cheia". Carregadores com timer exigem que você calcule o tempo necessário para não "transbordar", ou seja, não exceder a carga máxima da bateria.

Existem bons carregadores universais (para todos os tipos de baterias existentes no mercado), a ótimos preços.

8 - Mas afinal, quanto custa?

Neste tópico discutimos preços, que podem variar bastante:
http://rceletrico.net/forum/viewtopic.php?t=3100&start=15

9 - Ligações eletricas

Entenda como é feita a ligação da parte elétrica aqui:

Imagem

Aproveite e baixe este arquivo para entender a diferença da ligação do Speed Mecânico e Eletrônico:
http://www.rceletrico.net/forum/eletric.ppt



* com exceção dos modelos equipados com controlador de velocidade mecânico (speed control)
** com exceção dos modelos em escala bem reduzida, onde alguns aceitam pilhas comuns e recarregáveis
*** claro que é possível abrir um motor latinha, mas normalmente isso não é permitido em competições: se houver sinais de violação, o motor é desconsiderado. Alguns "gurus" do RC já mexeram tanto nos motores latinha que já é possível transformá-los em super-latinhas.
**** também controla a ré em carros que possuem essa função


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MensagemEnviado: Seg Abr 16, 2012 2:35 pm 
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Registrado em: Seg Abr 16, 2012 2:22 pm
Mensagens: 1
Bom amigo. Boa tarde a todos do RC queria saber qual e o melhor (rc elétrico) para drift
sou iniciante mais gosto só de drift, e fazer alguns pegas me indiquem um bom carro com o preço acessível.
Obrigado


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MensagemEnviado: Qui Mai 24, 2012 4:32 pm 
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Membro Classe 1

Registrado em: Qua Fev 29, 2012 9:47 am
Mensagens: 88
Pessoal,

Alguém precisa escrever livros sobre o assunto.
É uma área que tem pouca coisa escrita formalmente. É um grande filão ai para se ganhar uma grana!!!
Uma coisa importantíssima também é sobre sintomas de problemas (throubleshooting) isso sim era o ideial!!!
Eu seria o primeiro a comprar esses livros!!!

_________________
R_L_C

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HPI SAVAGE XS FLUX


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