RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 8:20 am

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Para iniciantes
MensagemEnviado: Ter Jan 03, 2006 12:15 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Queria ajuda de vocês pra montar um mini-tutorial, para iniciantes que acabaram de ver um "carrinho" correndo num supermercado e estão doidos pra comprar um.

Algo bem completo, desde explicando se ele deve escolher entre elétrico ou combustão (lembrando que o cara não tem a mínima idéia, e provavelmente ele deve ter visto um combustão na mão de um veterano), locais onde comprar, etc

Mas sendo realista, não adianta escrever "compra logo um kit brushless que vai durar muuuuuuuito" ou "compra logo um Power Mega Master chassis de fibra de carbono com peças em grafite polonês" porque a idéia é ajudar, não assustar. Motor latinha e speed mecânico nunca mataram ninguém, e funcionam.

Por exemplo: o cara pode comprar um auto usado, tipo um TA-alguma coisa, e um rádio AM parcelado, a Big Field por exemplo faz um rádio completo por 6 x de R$ 39,38 (!)

E explicar as diferenças, por exemplo na mesma Big Field tem um rádio por R$ 1.718,04 ou 6 x de R$ 286,34 , isso enfarta qualquer um :D


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jan 05, 2006 10:22 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Calma, gente, um de cada vez


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Jan 05, 2006 3:23 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 06, 2005 2:39 pm
Mensagens: 399
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Fala Fernando que tipo de informações vc quer? quer linguagem bem para iniciantes mesmo? Acho isso legal, estamos sempre aprendendo por mais que já estejamos há muito tempo no hobby, mas se puder ajudar é bom.

Um abraço

_________________
http://www.tartararc.com


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Mar 06, 2006 11:24 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Dom Mar 05, 2006 7:44 pm
Mensagens: 29
Localização: Rondonópolis MT
eu agradeceria mto!!

a anos q tenho vontade de comprar um (desde uma reportagem na 4 rodas em 97 ou 98 (ainda tenho a revista hehe)), mas nunca criei coragem, agora, dps de ter visto o rc para drift do tuba no fórum d lfs, tomei coragem e quero pesquisar a fundo para saber o básico sobre rcs.

penso em algo bem básico msmo, n tenho muita verba para isso hehe

Abraços,
Saulo Barbosa


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 07, 2007 6:51 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Set 07, 2007 6:46 pm
Mensagens: 263
eu comecei agora .. no rc jah tive um rc a combustão mais não gostei muito ... custo alto

troquei ele por um rc elétrico
e gostaria de saber um motor bom com speed
e outro coisa este carro q eu peguei ele é meio lenta para responder os comandos de frenagem ??? isso tem alguma coisa a ver com o sistema de radio ou só uma regulagem melhora ?

obrigado e parabems pelo forum ..

_________________
yokomo yr4 II /X-RAY EVO2/motor peak /ORION13t/speed hitec hfx/FUTABA MC330 /futaba 2pc /3pj/bolha: mustang 78 , skyline ,calibra,alfa


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 07, 2007 7:20 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 29, 2005 7:51 pm
Mensagens: 995
Localização: Santos-SP
Eu estava "matutando" aqui em fazer algo como um infográfico de um chassi 4x4 padrão, e mostrando as variáveis de motor, speed, etc... Acho que algo gráfico vai facilitar muito o entendimento.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Set 07, 2007 10:01 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Ago 27, 2007 10:20 am
Mensagens: 405
Localização: São Paulo
opa.....

assim começou minha história.... hehehehehe

Fernando escreveu:
Queria ajuda de vocês pra montar um mini-tutorial, para iniciantes que acabaram de ver um "carrinho" correndo num supermercado e estão doidos pra comprar um.

Algo bem completo, desde explicando se ele deve escolher entre elétrico ou combustão (lembrando que o cara não tem a mínima idéia, e provavelmente ele deve ter visto um combustão na mão de um veterano), locais onde comprar, etc

Mas sendo realista, não adianta escrever "compra logo um kit brushless que vai durar muuuuuuuito" ou "compra logo um Power Mega Master chassis de fibra de carbono com peças em grafite polonês" porque a idéia é ajudar, não assustar. Motor latinha e speed mecânico nunca mataram ninguém, e funcionam.

Por exemplo: o cara pode comprar um auto usado, tipo um TA-alguma coisa, e um rádio AM parcelado, a Big Field por exemplo faz um rádio completo por 6 x de R$ 39,38 (!)

E explicar as diferenças, por exemplo na mesma Big Field tem um rádio por R$ 1.718,04 ou 6 x de R$ 286,34 , isso enfarta qualquer um :D


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 07, 2007 11:03 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Ago 27, 2007 10:20 am
Mensagens: 405
Localização: São Paulo
acho que o mais importante e mostrar o que são as customizações possíveis.... por ex um TA03 original vs um TA03 todo de carbono e aluminio....

contar das diferenças dos motores.... dos esc.... dos carregadores... e por ai vai....


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 07, 2007 11:58 pm 
Offline
Membro Classe 8
Membro Classe 8
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Jun 03, 2007 5:30 pm
Mensagens: 1571
Localização: Ottawa, ON
Bom, na minha opinião, eu acho que todo mundo deveria começar por baixo.

Quando a Riverside era realidade, eu comecei com um TA03R, e aos poucos fui comprando hop-ups. Ele vem até sem rolamentos. Montei ele todo errado, e aos poucos fui aprendendo como as coisas deveriam ser, o porque de comprar um tal hop-up e como fazer o carro rodar da melhor maneira possivel...

É lógico que é indispensável a ajuda de pessoas mais experientes...

Não adianta nada o cara pegar um baita carro, feito com fibra de pó lunar que secou à luz da lua de júpiter se o cara não sabe nem pra que serve um diferencial e o que fazer pra deixar o carro fluir melhor só em regular a tensão das correias, por exemplo...

Eu sou totalmente a favor dos carros secos.

Eu acho errado as pessoas que tem como visão quase única o competir, ganhar, gastar, ser o melhor (o que é tudo muito saudável) mas esquecer o principal objetivo do hobby: Se divertir pacas e fazer novos amigos!

Eu mesmo tava pensando em pegar um desses TT01, gostei do carrinho, é troncudão e é muito melhor do que um TA03, pra começar no hobby. Vejo ele como o carro ideal, tem a mecânica simples, e ver as engrenagens girando é uma escola. Sim, pra quem quer começar, compre um kit desses, desmontado, e divirta-se em dobro: montando e BRINCANDO. Na hora que aparecer a vontade de competir, vá se aprofundando no assunto.

E não dá pra esquecer o que eu ouço todos os dias no trabalho: "Rome wasn't build in a day" (Roma não foi construída em um dia)

Abraços!

PS: Concordo com o digníssimo, latinha e speed mecânico nunca mataram ninguém! Era até engraçado sair atrás do carrinho quando ele travava o speed! Hehehehe


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Set 08, 2007 1:15 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mar 08, 2007 12:55 am
Mensagens: 2009
concordo com o rafa, TT01 é um carro bom para iniciante , por que o carro nao tem nenhum tipo de ajuste mais complicado, é so montar e sair andando.
dai com o tempo e conhecimento sobre a coisa voce vai pegando um carro melhor, mais caro e mais equipado, ninguem aprende a dirigir em um Formula 1!!(acho que essa frase fica melhor que a de roma , nao desmerecendo-a)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Set 08, 2007 10:17 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Seg Ago 27, 2007 10:20 am
Mensagens: 405
Localização: São Paulo
Condordo com tudo o que foi dito.... contudo, pensando na grana que é sempre curta, gastar R$ 650 ~ %$ 900, p/ aprender e depois gastar outro tanto desses ou mais p/ comprar um carro melhor pode ser uma exagero.... contudo, posso estar errado, principalmente de o tal TT01, não for assim tão frágil qto ouvi dizer aqui mesmo que ele é....

+ a ideia é ainda melhor, se considerarmos algumas coisas (falo pensando no que me fez entrar no hobby, imagino que seja igual a todos iniciantes)

1- não sabemos o que é o carro;
2- gostamos de ve-lo correr;
3- gostamos de bolhas bonitas, sem saber o que tem embaixo;
4- diferencial, cambagem, toe, que que é isso hein???? rsrsrsrs novatos sabem que tem carrinho e controle.
5- outros tantos que encantam crianças, que nào tem a menor ideia do que é de verdade....

Pensando nisso, carros simples, baratos e pricipalmente bonitos, com certeza vão trazer mais alegria a qq iniciante, contudo, nÀo pode ser um carro frágil nem muito lerdo... pode até ser péssimo de curva... mais na reta precisa correr um pouqim... rsrsrsrs

feito isso, o iniciante vai amar.... no mais, talves fosse importante deixar claro p/ quem vai iniciar quais limitações de um modelo e de outro...

outra coisa que dá prazer tbm, é poder entrar numa loja e comprar peças p/ modelo, afinal, que "menino" nào fi`ca feliz dentro de uma loja de acessórios.... então é importante indicar marcas onde é possível encontrar peças... e nesse sentido, até p/ TA03 é mais fácil de encontrar peças do que p/ um corally!!!!


acho que daqui uns dias esse post vai ter uma boa receita p/ iniciantes...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Set 08, 2007 9:22 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Abr 20, 2007 1:01 pm
Mensagens: 158
Localização: São Paulo - SP
Uma vez estava procurando materias na net sobre RC e acabei lendo uma materia de uma revista gringa que estava fazendo um comparativo entre os dois modelos...materia muito boa e gratificante para quem anda de eletrico....vou procurar esta materia novamente e quem sabe colocar ela em português para que todos tirem suas conclusões....

Alias , o logo do Rc esta muito louco e poderiamos transformar isto em camisetas e bones...aguem conhece alguem que trabalha com isso ?

Pode ser a maneira tambem de ajudar o site não só com uma contribuição em dinheiro..mas pode ser uma opção de dar e receber....

o que acha ??


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Set 09, 2007 8:13 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Mai 02, 2007 11:48 am
Mensagens: 413
Localização: Japão- Toyokawa
Bem dentro do fórum ja está razoavelmente bem explicado o que é cada coisa. Por exemplo. Meu primeiro RC foi uma Tamiya TNS GP. Peguei um GP, pois queria brincar logo, mas já arrebentei no primeiro dia. Dai peguei um Kyosho TR15 Off Road. Esse não arrebentei no primeiro dia, mas passava tanta raiva e canseira tentando acertar a carburação. Daí cheguei a conclusão que deveria fazer não o mais fácil, mas sim o certo. Decidi mudar para EP. Mas, antes... Pesquisei muito na net, o que é o EP, o que precisa, etc. Comprei um chassis Tamiya TA05R para montar. E desde então continuo na luta.
Conclusão, acho bem legal a intensão de fazer um manual, mas fico com receio de uma coisa, como a história de cada um dentro do RC é meio diferente, muitas vezes acho que muito particular de cada um.
Mas mesmo assim necessitando de algo, acho eu, estamos todos a disposição, apesar da distância. Principalmente precisando saber algo sobre as marcas japonesas.

_________________
XRay T4 2014 Stock
XRay T4 2014 Mod


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Set 09, 2007 11:12 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mar 08, 2007 12:55 am
Mensagens: 2009
tambem acho que é dificil fazer isso pelo fato das historias e motivos de cada um no hobby.
eu por exemplo nunca tinha ouvido falar nisso, dai meu pai volta dos EUA e me tras um Super Hornet , eu tinha apenas 9 anos, mais apartir dai naoparei mais (ta bom , teve alguns intervalos entre EP e GP , mais mesmo assim sempre voltava pro EP).


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Dom Set 09, 2007 11:31 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mar 08, 2007 12:55 am
Mensagens: 2009
acabei de entrar no groovy style (forum de rc drift gringo)
la eles tem um topico que acho que serviria para isso que estamos querendo aqui :
http://www.groovydrift.com/phpBB2/viewtopic.php?t=4083
explica todas as peças que voce precisa comprar pra por seu carrinho pra andar! muito legal !!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 35 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB