RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 2:13 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Out 21, 2008 9:30 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Ola Amigos do fórum, a cerca de 10 anos parei de mexer com carros rc 1:10 eletricos ou qualquer outro tipo ... mas sempre matava a saudades pela internet ou pesquisando uma oportunidade no mercado livre e vendo videos no youtube.

A cerca de 15 dias tenho entrado diariamente no site e pesquisando muito sobre baterias nicd, esc e motores.... e oque mas me chamou a atenção é a possibilidade de poder participar de alguma etapa do Latinha Racing (vi varios videos no youtube e fiquei bem animado com o equilibrio entre os carros)

Acabei de Comprar um carro completo bem conservado. é uma chassi TA03f Pro 4wd, ja estou pesquisando tb compra de bandejas de suspenção, correia etc ...
---------------------------------------------------------------------
Minha Primeira duvida sobre o Chassi, andei pesquisando muito sobre varias marcas atuais e não se fabrica mais chassi com motor na dianteira... teria como comprensar o chassi usando uma bolha c/ mais aerodinamica e forçar a asa traseira para conseguir um melhor Grip de traseira ??
----------------------------------------------------------------------
Minha Segunda duvida agora sobre motor: este chassi veio com um motor modifield 7 voltas ...hoje pelo que li a respeito a grande maioria esta partindo para o brusheless (futuro investimento futuro junto com chassi novo para aguentar o torque desses motores) eu queria ter duas opções de motores uma Latinha para participar do Latinha Racing e pelo que pesquisei o motor que da maior autonomia e velocidade com baterias nicd seria um motor Stock 19 voltas correto ?? qual motor Stock o pessoal esta usando ???
-----------------------------------------------------------------------
Minha Terceira duvia: meu speed control é uma novak cyclone com regulagem, alguem ja usou o data link( é via Software mesmo) deste speed control ?? quero adaptar um cooler nele sera que vira ?? pelo que vi este speed control não tem limites de voltas .... + no caso de ligar ele em um motor latinha que não tem regulagem de run-time (é este o termo para falar daquela regulagem de ajuste que tem no motor???)
--------------------------------------------------------------------------
Quarta e ultima duvida: Como meu objetivo principal é Participar de algumas etapas do Latinha Racing não queria fazer um investimento alto com baterias lipo e carregadores!

Tenho um carregador da hobbico 900 a cada 15 minutos ele carrega 900mha, eu quero tirar o timer regressivo dele e colocar uma chave liga/desliga e carregar por calculo.. ex: bateria de 1800mha 30 minutos (iria colcoar um despertador para lembrar a hora de retirar a bateria quando carregado em pista ou aqueles timer 110v digitais que tem como programar o corte de corrente... desta maneira eu acho que eu não iria gerar o tal efeito memoria pelo fato de não fazer 15m+15m .... correto ? e no caso de carregar bateria de 3600mha poderia deixar por uma hora na carga .... e não iria gerar 4 cargas de 15 minutos aumentando a vida ultil da bateria ......

Ja Peguei aqui no forum um esquema para descarregar a bateria nicd com lampadas ligadas em seria 21w de farol traseiro de carro ligado a um diodo para a corrente não voltar .....

minha duvida é a seguinte uma bateria zerada de nicd 3600mha da para correr na categoria stock e Latinha ???

estou bolando uma montante de madeira para o pack de bateria, ir descarregando (pelo esquema de lampada 21wts 12V c/ diodo) e ao mesmo tempo sendo refrigerado por 3 grandes Coolers de fonte de computador um do lado do outro .... sera que isso adianta ???

E por ultimo, eu não tenho carregador de carga lenta eu posso carregar a primeira carga neste esquema do carregador acima ????

Muito obrigado des de ja

Alexandre


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 8:07 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Na Stock usamos motores Brushless 10,5 e no Latinha, claro, motores latinha (30T)

Sobre a Bolha:
Não acho que precise uma bolha com mais downforce na traseira, só com setup já da pra ter resultado bom... Sobre a fabricação de chassis com motor na dianteira, Se não me engano, a Team Losi tem um chassi com motor na dianteira, JRXS type-F eu acho...

O Cyclone só serve para anda no latinha, e no latinha não vai precisar de cooler, o motor não puxa quase nada de corrente... nem vai esquentar o ESC (ainda mais este que é um dos melhores), sobre a pergunta de "run-time", o certo seria Timming, e não, o latinha não tem timming regulavel.

Para andar no Latinha, as packs NiCd servem, porém eu acredito que uma pack 3600 seja NiMH,e não NiCd, para carregar uma NiMH no Hobbico eu acho que estaria matando a pack, mesmo usando calculos, se for pra carregar assim, vai precisar deixar uma boa margem (para menos) da capacidade total, logo, não vai ter o mesmo rendimento. Eu recomendo comprar um Piranha DC baratinho mesmo, é um bom carregador e o principal, é feito para carregar NiMH.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 8:31 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
riopretomusic escreveu:

Acabei de Comprar um carro completo bem conservado. é uma chassi TA03f Pro 4wd, ja estou pesquisando tb compra de bandejas de suspenção, correia etc ...

R= Se vc for de São Paulo mesmo, na New Power tem, é uma loja que fica em Santana. bem proximo ao metrô. qualquer coisa da um toque que passamos o endereço. (não tenho ele aqui)

---------------------------------------------------------------------

riopretomusic escreveu:
Minha Primeira duvida sobre o Chassi, andei pesquisando muito sobre varias marcas atuais e não se fabrica mais chassi com motor na dianteira... teria como comprensar o chassi usando uma bolha c/ mais aerodinamica e forçar a asa traseira para conseguir um melhor Grip de traseira ??


R=dizem que a bolha Stratus é feita para um amior downforce trazeiro. agora não sei se no latinha vai fazer diferença.

----------------------------------------------------------------------

riopretomusic escreveu:
Minha Segunda duvida agora sobre motor: este chassi veio com um motor modifield 7 voltas ...hoje pelo que li a respeito a grande maioria esta partindo para o brusheless (futuro investimento futuro junto com chassi novo para aguentar o torque desses motores) eu queria ter duas opções de motores uma Latinha para participar do Latinha Racing e pelo que pesquisei o motor que da maior autonomia e velocidade com baterias nicd seria um motor Stock 19 voltas correto ?? qual motor Stock o pessoal esta usando ???


R= Nenhum motor Brushed da maior autonomia do que um Brushless. e quanto menor o numero de "T" mais ele consome bateria, ou seja. um Latinha 30T vc tem quase o dobro de autonomia que o 19T Stock.
-----------------------------------------------------------------------

riopretomusic escreveu:
Minha Terceira duvia: meu speed control é uma novak cyclone com regulagem, alguem ja usou o data link( é via Software mesmo) deste speed control ?? quero adaptar um cooler nele sera que vira ?? pelo que vi este speed control não tem limites de voltas .... + no caso de ligar ele em um motor latinha que não tem regulagem de run-time (é este o termo para falar daquela regulagem de ajuste que tem no motor???)


R= Como o ale falou, o squema é Timming, acho que se vc arrumar ums discipadores, ja adianta. mesmo pq com o latinha esse ESC não vai nem esquentar. outra coisa é que, no Latinha racing, é proibido mecher no motor, no dia da corrida a uma vistoria onde eles dão uma olhada para ver se o latinha não foi violado e não esta tendo maior amperagem que um horiginal.

--------------------------------------------------------------------------
riopretomusic escreveu:
Quarta e ultima duvida: Como meu objetivo principal é Participar de algumas etapas do Latinha Racing não queria fazer um investimento alto com baterias lipo e carregadores!


R= Ainda bem!! rsss, no LRC (como chamamos o Latinha Racing) não são permitidos Lipos! apenas são permitidas as NiMh e NiCd

riopretomusic escreveu:
Tenho um carregador da hobbico 900 a cada 15 minutos ele carrega 900mha, eu quero tirar o timer regressivo dele e colocar uma chave liga/desliga e carregar por calculo.. ex: bateria de 1800mha 30 minutos (iria colcoar um despertador para lembrar a hora de retirar a bateria quando carregado em pista ou aqueles timer 110v digitais que tem como programar o corte de corrente... desta maneira eu acho que eu não iria gerar o tal efeito memoria pelo fato de não fazer 15m+15m .... correto ? e no caso de carregar bateria de 3600mha poderia deixar por uma hora na carga .... e não iria gerar 4 cargas de 15 minutos aumentando a vida ultil da bateria ......


bom, eu faria como o ale disse, vendia esse carregador e comprava um Piranha, ou outro que fosse mais atual, pois esses antigos detonam as baterias mais novas.

riopretomusic escreveu:
Ja Peguei aqui no forum um esquema para descarregar a bateria nicd com lampadas ligadas em seria 21w de farol traseiro de carro ligado a um diodo para a corrente não voltar .....


isso, ajuda tanto que chega a estragar o pack.

riopretomusic escreveu:
minha duvida é a seguinte uma bateria zerada de nicd 3600mha da para correr na categoria stock e Latinha ???



Sim, mas procure as baterias de NiMh são mais novas, e não tem problemas com o efeito memória.

riopretomusic escreveu:
estou bolando uma montante de madeira para o pack de bateria, ir descarregando (pelo esquema de lampada 21wts 12V c/ diodo) e ao mesmo tempo sendo refrigerado por 3 grandes Coolers de fonte de computador um do lado do outro .... sera que isso adianta ???

E por ultimo, eu não tenho carregador de carga lenta eu posso carregar a primeira carga neste esquema do carregador acima ????



compre um carregador usado aqui no forum. acho mais garantido. esses que descarregam e carregam ajudam muito o pack.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 12:59 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Cold Fusion escreveu:

riopretomusic escreveu:
Minha Primeira duvida sobre o Chassi, andei pesquisando muito sobre varias marcas atuais e não se fabrica mais chassi com motor na dianteira... teria como comprensar o chassi usando uma bolha c/ mais aerodinamica e forçar a asa traseira para conseguir um melhor Grip de traseira ??


R=dizem que a bolha Stratus é feita para um amior downforce trazeiro. agora não sei se no latinha vai fazer diferença.


Stratus dá frente pro carro, e como eu disse, melhor coisa é setup mesmo.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 1:54 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
alekimura escreveu:
Cold Fusion escreveu:

riopretomusic escreveu:
Minha Primeira duvida sobre o Chassi, andei pesquisando muito sobre varias marcas atuais e não se fabrica mais chassi com motor na dianteira... teria como comprensar o chassi usando uma bolha c/ mais aerodinamica e forçar a asa traseira para conseguir um melhor Grip de traseira ??


R=dizem que a bolha Stratus é feita para um amior downforce trazeiro. agora não sei se no latinha vai fazer diferença.


Stratus dá frente pro carro, e como eu disse, melhor coisa é setup mesmo.


então é o mazda 6 que da traseira. ow, setup no TA03??? que tipo de setup seria esse? meter mais toe-in na traseira? sei que o TA03 é bem limitado para essas coisas de setup.

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 3:45 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
amortecedores e molas, fazer testes né... claro que não dá pra fazer nenhuma milagra, pois o carro é antigo e com geometria de suspensão já ultrapassada...

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 3:48 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qua Nov 15, 2006 2:02 pm
Mensagens: 9056
Localização: São Paulo - SP - Tucuruvi
mas foi isso que falei, alem do setup, uma bolha que de o downforce na parte traseira ja ajuda muito o setup imperfeito do TA03.

alekimura escreveu:
amortecedores e molas, fazer testes né... claro que não dá pra fazer nenhuma milagra, pois o carro é antigo e com geometria de suspensão já ultrapassada...

_________________
Futaba 3PM Fasst - Cyclone TCX
HotBodies team Driver - Winner LRC 2008
twitter: @adalbertoneri


Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 11:13 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Aproveitando o Topico, e meu Speed é um Novak cyclone99, qual motor Stock que ficaria legal neste Speed ? Estou pensando bem e acho que vou acabar comprando um carregador e bateria lipo ... Este Ta03f pro com motor 19t com este speed Novak cyclone99 e bateria lipo 4000mha ficaria legal para começar a treinar ????

Este motor que veio no carro teambirdman 7x2T é fria andar com ele (quando acelero parece que tem um led no motor isso é normal) ?? tem perigo de queimar o Speed ????

obrigado des de ja


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Out 22, 2008 11:27 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
O Amigo blz, você acha que este motor é fria ? http://teambirdman.com/Merchant2/mercha ... y_Code=MM0
éo motor que esta junto com o carro ligado no Speed Novak cyclone99

obrigado

alekimura escreveu:
Na Stock usamos motores Brushless 10,5 e no Latinha, claro, motores latinha (30T)

Sobre a Bolha:
Não acho que precise uma bolha com mais downforce na traseira, só com setup já da pra ter resultado bom... Sobre a fabricação de chassis com motor na dianteira, Se não me engano, a Team Losi tem um chassi com motor na dianteira, JRXS type-F eu acho...

O Cyclone só serve para anda no latinha, e no latinha não vai precisar de cooler, o motor não puxa quase nada de corrente... nem vai esquentar o ESC (ainda mais este que é um dos melhores), sobre a pergunta de "run-time", o certo seria Timming, e não, o latinha não tem timming regulavel.

Para andar no Latinha, as packs NiCd servem, porém eu acredito que uma pack 3600 seja NiMH,e não NiCd, para carregar uma NiMH no Hobbico eu acho que estaria matando a pack, mesmo usando calculos, se for pra carregar assim, vai precisar deixar uma boa margem (para menos) da capacidade total, logo, não vai ter o mesmo rendimento. Eu recomendo comprar um Piranha DC baratinho mesmo, é um bom carregador e o principal, é feito para carregar NiMH.

_________________
Imagem Alexandre

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 12:10 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Normal até é, não tem problema nisso não, o ESC é muito bom, não vai precisar de Cooler como já havia dito, seu ESC não veio dissipador Roxo? o meu veio na caixa dele mesmo, mas nunca uso, como não ando com motores FORTES os Fets nem esquentam...
Sobre LiPo, pode até comprar, mas competir com essa baterias ainda vai demorar um pouco, nossos regulamentos ainda não permitem (isso em SP, em outras regiões já está sendo liberado)

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Out 23, 2008 12:21 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:35 pm
Mensagens: 812
Localização: São José do Rio Preto- Sp
Este speed não veio dissipador não :| é igual a este http://www.advancehobbies.com/images_fi ... yclone.jpg
Moro em são josé do rio preto-sp, na cidade vizinha tem uma pista bem legal, por este motivo quero ja comprar baterias lipo, porque de qualquer forma vou ter que comprar outro carregador mesmo ... ja aproveiro e troco tudo, você tem uma idéia de um motor que posso colocar para ja começar com uma velocidade legal, boa autonomia ??? O Chassi éo Ta03f pro ea bolha é uma Protoform nemesis, em elétrico se sua pneu de espuma ???

obrigado

alekimura escreveu:
Normal até é, não tem problema nisso não, o ESC é muito bom, não vai precisar de Cooler como já havia dito, seu ESC não veio dissipador Roxo? o meu veio na caixa dele mesmo, mas nunca uso, como não ando com motores FORTES os Fets nem esquentam...
Sobre LiPo, pode até comprar, mas competir com essa baterias ainda vai demorar um pouco, nossos regulamentos ainda não permitem (isso em SP, em outras regiões já está sendo liberado)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB