RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Jul 10, 2025 2:39 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Out 02, 2006 9:30 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olá nobres visitantes do fórum,

Como sabe, o RCEletrico.com já tem aproximadamente 1 ano e meio de existência.

Quando criei, em maio/2005, meu principal objetivo era ajudar a divulgar este hobby, que julgo interessante, pra não dizer fantástico.

Embora finalmente conseguimos atingir a marca de 200 membros, um misto de alegria e frustração me atinge.

A alegria é por motivos óbvios, afinal nunca imaginei que os membros passariam de 50 em um ano. E são membros de qualidade, gente que, com a ajuda fundamental do Tuba, conheceram e entraram no fórum para enriquecer com seu conhecimento.

Quanto à frustração, é simples: quantos, neste fórum, realmente estão praticando o hobby? Este é um hobby muito caro, e só se popularizaria com o apoio de lojas, pistas, etc.

Mas o que se vê são dezenas de entusiastas que entram no rcelétrico, se cadastram, fazem algumas perguntas ou simplesmente lêem o fórum, e se desanimam.

Também pudera! Comparando com outro hobby, com R$ 650 se compra um Playstation II em 10x e não tem mais gastos mensais (a não ser com jogos piratas), mas dá pra competir no automodelismo com esse valor?

E quando vai comprar um ESC? "Tem que importar", é o que normalmente indicamos pro novato. Pronto, dá-lhe cartão de crédito internacional, e 60% de impostos na alfândega.

Então fica óbvio que muitos acabam desistindo muito antes de começar.

Os lojistas? Carros à combustão são mais indicados. Mais legais. Mais profissionais. Elétrico é pra criança. Elétrico é mais caro. E por aí vai. Como se autos à combustão custassem 10 reais por mês pra manter...

Claro, não tiro a razão deles, afinal tem que vender... vai na Volkswagen perguntar se eles recomendam o Gol ou o Corsa....

Sem a intenção de apontar culpados, o fato é que estamos estagnados, parados no tempo, se o cara evoluir comprando kits novos gasta uma fortuna e sai da realidade, se quiser comprar um kit mais antigo tem que comprar usado e ficar procurando peças no fórum, Mercado Livre, Ebay...

Eu mesmo já ofereci o site pra anunciantes, gratuitamente... Até hoje só o prcg anuncionou suas baterias, e a Thunder seus modelos. Pergunto: quem comprou um auto Thunder?

Encerro aqui este "desabafo" e peço, a quem ler isto até o fim, que dê sua opinião, o que podemos fazer, o que podemos mudar, porque do jeito que está, fico com a sensação de que o RCEletrico.com e o hobby em geral vai ter eternamente a dura tarefa de nadar contra a correnteza... sem saber ao certo para onde está indo. E eu espero estar errado.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Título:
MensagemEnviado: Seg Out 02, 2006 10:24 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Realmente eu achava de que com o Forum o Hobby iria ter um crescimento mais significativo, mas não podemos descartar de que houve sim um crescimento no Hobby.

O Rio tem campeonato. Em 2007 São Paulo terá um campeonato em altissimo nivel de Stock E modified em Santo Andre, aos poucos as coisas estão crescendo. Espirto Santo e Goiania já está em desenvolvimento consideravel. Quem sabe não chegaremos no nivel que tinhamos em 97?
Acho que estamos chegando lá.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 03, 2006 8:46 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Images: 4
No Brasil, o automodelismo já não é uma parada tão popular. E no universo do automodelismo os carros à combustão simplesmente dominam. Mas não são eles q são o problema. O problema é a fraca economia brasileira.
As coisas aqui no brasil não andam, engatinham. E com isso, a gente fica atrasado em relação ao resto do mundo. Uma parada q é novidade aqui lá fora já é banal. Enquanto o Brasil não for mais desenvolvido economicamente as coisas serão assim. Sempre demorando a melhorar, mas melhora. Enquanto isso a gente vai lutando pelo no espaço, popularizar cada vez mais o hobby. É isso aí cupadi. Tem q ser muito guerreiro pra andar de eletrico pq a gente não vive mas sobrevive nesse país!
valeu

4Pk

Seja livre, compre um off road.

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 03, 2006 8:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Germano escreveu:
No Brasil, o automodelismo já não é uma parada tão popular. E no universo do automodelismo os carros à combustão simplesmente dominam. Mas não são eles q são o problema. O problema é a fraca economia brasileira.
valeu

No mundo inteiro Eletrico é mais forte que combustão.
Não concordo com "no universo do automodelismo os carros à combustão simplesmente dominam."
Isso só se aplica no Brasil.

Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect

Título:
MensagemEnviado: Ter Out 03, 2006 10:48 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

eu quis dizer no universo do automodelismo em nosso país

4Pk

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 04, 2006 7:33 am 
[Moderador]

Germano escreveu:
O problema é a fraca economia brasileira.

Concordo plenamente. Infelizmente, um hobby caro como o RC nunca vai ser popular num país pobre como o nosso...
- Primeiro, pq a grande maioria da população não pode nem pensar em gastar algumas centenas (ou milhares) de reais em lazer.
- Segundo, porque para os poucos que dispõe deste dinheiro para o lazer, existem várias outras opções de lazer mais populares e/ou baratas que o RC.
Não é coincidência o fato dos países em que o hobby é mais desenvolvido serem justamente os países mais ricos (EUA, Japão, etc)...

E não adianta tentar culpar importadores, lojistas, hobbystas nem ninguém, essa situação do hobby no Brasil é reflexo direto da economia nacional.

Já com relação à maioria do modelos a combustão, acho que tem mesmo a ver com o gosto do brasileiro e com as condições para a prática. Muitos dos que se interessam pelo hobby preferem o barulho e a fumaça dos combustão, e a maioria das nossas pistas é a céu aberto. Lá fora o cenário é diferente, acredito que a maioria ainda deve ser de carros elétricos. Mas lá eles têm limitações, como invernos longos, que deixam a prática do hobby restrita às pistas indoor, e leis de emissão de ruído, que também favorecem os elétricos.

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 04, 2006 12:29 pm 
[Moderador]

Esse sonho de ter "apoio" de importadores e lojistas para o RC elétrico se difundir é algo que eu sempre vejo aparecer de tempos em tempos nos fóruns...

Isso é algo irreal. Precisamos lembrar que os importadores e lojistas vivem de vender itens de modelismo, e obviamente vão dar preferência para aqueles itens que vendem mais. E hoje, são os "pro12" e os monster trucks a combustão. Não se pode esperar que o comerciante vá se arriscar num mercado incerto, só para satisfazer as nossas expectativas. Eu gostaria de entrar numa loja de RC e ver todas as peças que preciso pro meu carro, além de baterias, speeds, carregadores, etc. A última loja que vi assim, fechou. :cry:

A diferença entre o número de usuários e acessos neste fórum, dedicado ao RC elétrico, e de fórums mais dedicados ao RC nitro, dá bem a dimensão dos mercados...

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 04, 2006 12:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Christian escreveu:
A diferença entre o número de usuários e acessos neste fórum, dedicado ao RC elétrico, e de fórums mais dedicados ao RC nitro, dá bem a dimensão dos mercados...

E me parece que não há nada a se fazer :cry:

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 04, 2006 1:20 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

O lance é não desistir do hobby, galera!

4Pk

Personal album

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 04, 2006 5:04 pm 
[Moderador]

Fernando escreveu:
Christian escreveu:

E me parece que não há nada a se fazer :cry:

Não tem mesmo... Temos que aceitar a realidade, e nos adaptarmos à situação...

Título:
MensagemEnviado: Qua Out 04, 2006 5:35 pm 
[Moderador]

Germano escreveu:
O lance é não desistir do hobby, galera!

Desistir a gente não vai (somos bem teimosos), mas o sonho de ver um grande número de praticantes de rc elétrico, lojas cheias de kits e peças (a preços justos), mais opções de pistas, campeonatos lotados e disputados, vai ter que esperar até o cenário nacional melhorar. Um dia, quem sabe...

Espero também que a indústria de RC elétrico pise um pouco no freio para interromper essa escalada dos preços dos equipamentos, com novos lançamentos todos os meses e preços cada vez mais elevados... Essa história de cada marca lançar um kit novo por ano e uma bateria nova a cada 6 meses dificulta muito pra gente que tem menos $$$ acompanhar a evolução dos equipamentos, e desestimula os importadores e lojistas a investirem no mercado (pois em 6 meses todo seu estoque pode ficar obsoleto!).

Título:
MensagemEnviado: Qui Out 05, 2006 7:09 am 
[Moderador]

Espero que com esse aumento geral de preços na categoria 1/10 turismo, o pessoal menos abonado lá de fora vá para categorias mais baratas, como os pan-cars 1/12 ou mesmo os F-103GT da Tamiya. Se be que no exterior o mercado é grande o suficiente para várias categorias coexistirem....

E também torço para que as novas tecnologias (baterias LiPo e motores brushless) se estabilizem em termos de performance e confiabilidade e se popularizem (= baixem de preço), pois vejo nelas o futuro do RC elétrico.

Mas acho que acabei saindo um pouco do assunto do tópico...

Título:
MensagemEnviado: Sáb Out 14, 2006 7:47 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Todos estão certos, mas como já disseram, já foi ainda mais difícil e por pior que tenha ficado o hobby não acabou. Acho que cada um pode e deve fazer sua parte para praticar e divulgar o hobby. Aí poderemos, pelo menos, andar com nossos carros e desestressar. Mesmo sendo uma minoria temos muito assunto, basta ver o rceletrico.

Um abraço

MensagemEnviado: Qui Nov 16, 2006 8:53 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fernando escreveu:
Olá nobres visitantes do fórum,

Como sabe, o RCEletrico.com já tem aproximadamente 1 ano e meio de existência.

Quando criei, em maio/2005, meu principal objetivo era ajudar a divulgar este hobby, que julgo interessante, pra não dizer fantástico.

Embora finalmente conseguimos atingir a marca de 200 membros, um misto de alegria e frustração me atinge.

A alegria é por motivos óbvios, afinal nunca imaginei que os membros passariam de 50 em um ano. E são membros de qualidade, gente que, com a ajuda fundamental do Tuba, conheceram e entraram no fórum para enriquecer com seu conhecimento.

Quanto à frustração, é simples: quantos, neste fórum, realmente estão praticando o hobby? Este é um hobby muito caro, e só se popularizaria com o apoio de lojas, pistas, etc.

Mas o que se vê são dezenas de entusiastas que entram no rcelétrico, se cadastram, fazem algumas perguntas ou simplesmente lêem o fórum, e se desanimam.

Também pudera! Comparando com outro hobby, com R$ 650 se compra um Playstation II em 10x e não tem mais gastos mensais (a não ser com jogos piratas), mas dá pra competir no automodelismo com esse valor?

E quando vai comprar um ESC? "Tem que importar", é o que normalmente indicamos pro novato. Pronto, dá-lhe cartão de crédito internacional, e 60% de impostos na alfândega.

Então fica óbvio que muitos acabam desistindo muito antes de começar.

Os lojistas? Carros à combustão são mais indicados. Mais legais. Mais profissionais. Elétrico é pra criança. Elétrico é mais caro. E por aí vai. Como se autos à combustão custassem 10 reais por mês pra manter...

Claro, não tiro a razão deles, afinal tem que vender... vai na Volkswagen perguntar se eles recomendam o Gol ou o Corsa....

Sem a intenção de apontar culpados, o fato é que estamos estagnados, parados no tempo, se o cara evoluir comprando kits novos gasta uma fortuna e sai da realidade, se quiser comprar um kit mais antigo tem que comprar usado e ficar procurando peças no fórum, Mercado Livre, Ebay...

Eu mesmo já ofereci o site pra anunciantes, gratuitamente... Até hoje só o prcg anuncionou suas baterias, e a Thunder seus modelos. Pergunto: quem comprou um auto Thunder?

Encerro aqui este "desabafo" e peço, a quem ler isto até o fim, que dê sua opinião, o que podemos fazer, o que podemos mudar, porque do jeito que está, fico com a sensação de que o RCEletrico.com e o hobby em geral vai ter eternamente a dura tarefa de nadar contra a correnteza... sem saber ao certo para onde está indo. E eu espero estar errado.

Ola!! muito boa sua iniciativa. estou querendo brincar com automodelismo, mas ta dificil. encontro muitas barreiras, a principal delas é aonde achar carros bons por um preço justo.

Imagem

Título:
MensagemEnviado: Sáb Dez 09, 2006 2:46 pm 
Novo no Fórum

O problema do elétrico x combustão é simples, o elétrico é mais lento.

Não importa galera, podem perguntar pra alguem q n tenha lido sobre os 2, ele vai achar q o a combustão é melhor porq anda mais.

Comentei outro dia com um amigo q estava querendo comprar meu primeiro automodelo, falei que queria um elétrico e tal... ele riu falando "vai comprar uma daquelas ferraris paraguaias é?".. dai expliquei sobre autos elétricos, ele não conhecia, só conhecia os combustão...
E msmo explicando as vantagens do elétrico (e ele concordando), ele preferiu o combustão, porq anda mais...

Enquanto não houver demanda para os elétricos, não teremos apoio de ninguém.

Abraços,
Saulo Barbosa

Criar novo tópico Este tópico está trancado. Você não pode responder ou editar mensagens.  [ 25 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas