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MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 3:42 pm 
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Pessoal,

O controle de temperatura dos nossos motores elétricos, sejam escovados ou brushlles, interfere no rendimento ou na durabilidade do motor??

Um motor Latinha que trabalha 80°C terá o mesmo desempenho que um trabalhando a 50°C ??? falo em RPM e torque ok?? não em velocidade, pois isso depende de outros fatores.

Os nossos engenheiros de plantão podem responder??

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MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 4:47 pm 
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Astronauta escreveu:
Pessoal,

O controle de temperatura dos nossos motores elétricos, sejam escovados ou brushlles, interfere no rendimento ou na durabilidade do motor??

Um motor Latinha que trabalha 80°C terá o mesmo desempenho que um trabalhando a 50°C ??? falo em RPM e torque ok?? não em velocidade, pois isso depende de outros fatores.

Os nossos engenheiros de plantão podem responder??


Com certeza mano.

Interfere, e muito. Quanto mais quente o motor, menor o rendimento, isto é, muito da energia consumida pelo motor é perdida por trabalhar em altas temperaturas.

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MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 4:55 pm 
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Então se eu colocar um cooler num latinha não é desperdicio???

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MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 5:48 pm 
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VinyyTuning escreveu:
Então se eu colocar um cooler num latinha não é desperdicio???


Não, muitos que correm no latinha usam.

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MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 6:49 pm 
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Fabricio escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Então se eu colocar um cooler num latinha não é desperdicio???


Não, muitos que correm no latinha usam.


No latinha, quem não abusar da relação (na pista da AARC) fica beeeem para trás dos outros assim que entrar na reta.

Em um carro de turismo (4x4), tente uma relação de 4:1 ou menor, e verá como seu latinha vai fritar. No final do heat os carros já estão fazendo voltas mais lentas, e em alguns carros chegam a fumaçar e parar (né Astronauta?).

Agora, se não estiver abusando da relação, a diferença por usar um cooler em um latinha, e não usar, vai ser mínima.

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MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 8:05 pm 
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Seanikaido escreveu:
Fabricio escreveu:
VinyyTuning escreveu:
Então se eu colocar um cooler num latinha não é desperdicio???


Não, muitos que correm no latinha usam.


No latinha, quem não abusar da relação (na pista da AARC) fica beeeem para trás dos outros assim que entrar na reta.

Em um carro de turismo (4x4), tente uma relação de 4:1 ou menor, e verá como seu latinha vai fritar. No final do heat os carros já estão fazendo voltas mais lentas, e em alguns carros chegam a fumaçar e parar (né Astronauta?).

Agora, se não estiver abusando da relação, a diferença por usar um cooler em um latinha, e não usar, vai ser mínima.



Kkkkkkkk!!! :mrgreen2: nossa Sea que memória!!!!

Bom, então vamos começar uma discursão até espremer todo o assunto, depois conto a ídeia que tive!!!

Lí numa pesquisa rápida no google que após 80°C ( ou outra especificada pelo fabricante), a cada aumento de 10°C na temperatura do motor elétrico ele perde 50% de sua vida útil.

1° Com isso podemos concluir que o inverso é uma afirmação verdadeira??

2° Dessa forma um motor que trabalhe a temperatura de 0°C constante tem uma vida útil infinita??

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MensagemEnviado: Qua Jan 20, 2010 9:24 pm 
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Astronauta escreveu:
Kkkkkkkk!!! :mrgreen2: nossa Sea que memória!!!!

Bom, então vamos começar uma discursão até espremer todo o assunto, depois conto a ídeia que tive!!!

Lí numa pesquisa rápida no google que após 80°C ( ou outra especificada pelo fabricante), a cada aumento de 10°C na temperatura do motor elétrico ele perde 50% de sua vida útil.

1° Com isso podemos concluir que o inverso é uma afirmação verdadeira??

2° Dessa forma um motor que trabalhe a temperatura de 0°C constante tem uma vida útil infinita??


Vida útil infinita seria um milagre, o consumo dos carvões é necessário e relativamente não muda com a variação da temperatura. O que tem relação direta com o calor, é o rendimento.

Quanto mais quente, menos rende o motor ou seja: O motor consome o mesmo "tanto" de energia da bateria, mas por estar mais quente, gira menos!! Já com um motor a zero graus, você tem o rendimento do motor no máximo (máximo possível do motor, não é 100%), por isso existem aqueles "refrigeradores de motor" que fazem uma casca de gelo nele, antes de por o carro na pista!!

Assim ó:

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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 8:57 am 
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É isso aí Amigão onde Eu queria chegar!!!!

Não sei se Vcs virão um CanCooler que funciona ligado ao USB do computador, ou seja ele deve ser de baixo consumo e voltagem, além de ser pequeno e flexivel. olha imagem:
[img]www.braian.com.br/.../03/41skjzcdrel_aa280_.jpg[img]

Pensei em comprar um e tentar ligar ele sobre o motor para ver no que da, o que VC acha??

Aqui tem um video em que a pecinha que refrigera é mostrada:
http://www.videojug.com/film/how-to-mak ... ini-fridge

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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 9:29 am 
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Tem o detalhe do imã, os latinhas usam imãs comuns e estes quando muito quente perdem uma boa parte da sua capacidade magnética. Uma das vantagens dos imãs de neodimium é que aguentam temperaturas mais altas do que os comuns sem perder o magnetismo.

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Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 9:46 am 
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Seanikaido escreveu:
Astronauta escreveu:
Kkkkkkkk!!! :mrgreen2: nossa Sea que memória!!!!

Bom, então vamos começar uma discursão até espremer todo o assunto, depois conto a ídeia que tive!!!

Lí numa pesquisa rápida no google que após 80°C ( ou outra especificada pelo fabricante), a cada aumento de 10°C na temperatura do motor elétrico ele perde 50% de sua vida útil.

1° Com isso podemos concluir que o inverso é uma afirmação verdadeira??

2° Dessa forma um motor que trabalhe a temperatura de 0°C constante tem uma vida útil infinita??


Vida útil infinita seria um milagre, o consumo dos carvões é necessário e relativamente não muda com a variação da temperatura. O que tem relação direta com o calor, é o rendimento.

Quanto mais quente, menos rende o motor ou seja: O motor consome o mesmo "tanto" de energia da bateria, mas por estar mais quente, gira menos!! Já com um motor a zero graus, você tem o rendimento do motor no máximo (máximo possível do motor, não é 100%), por isso existem aqueles "refrigeradores de motor" que fazem uma casca de gelo nele, antes de por o carro na pista!!
quote]

só discordo de uma coisa..... maior temperatura acarreta em maior consumo de carvão sim

quando eu andava de bruxed e a temperatura do motor ficava alta, eu tinha que trocar o carvão e dar repasse com mais frequêcia

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Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 9:48 am 
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Bom, achei o nome do dispositivo: Pastilhas Termoeletricas, e elas utilizam o efeito chamado " Efeito Peltier".

Para saber mais é só ler aqui: http://www.eletrodomesticosforum.com/efeito_peltier.htm

Hoje é barata uma pastilha dessas, em torno de R$35,00 e pensei em instalar uma entre o dissipador de calor e o cooler no motor latinha, o que VCs acham??

:drinks:

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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 9:55 am 
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Isso já foi discutido aqui e ninguém conseguiu uma solução viável...
viewtopic.php?f=46&t=10218&hilit=Peltier

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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 9:58 am 
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hum bem interessante, mas se que se adapta a curva do motor ? acho q não é flexivel:
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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 10:18 am 
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bolinha10 escreveu:

só discordo de uma coisa..... maior temperatura acarreta em maior consumo de carvão sim

quando eu andava de bruxed e a temperatura do motor ficava alta, eu tinha que trocar o carvão e dar repasse com mais frequêcia


Por isso eu escrevi "relativamente" heheheh

TUDO que é mecânico nesse mundo, perde eficiência quando se trabalha em altas temperaturas.

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MensagemEnviado: Qui Jan 21, 2010 10:20 am 
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Astronauta escreveu:
Bom, achei o nome do dispositivo: Pastilhas Termoeletricas, e elas utilizam o efeito chamado " Efeito Peltier".

Para saber mais é só ler aqui: http://www.eletrodomesticosforum.com/efeito_peltier.htm

Hoje é barata uma pastilha dessas, em torno de R$35,00 e pensei em instalar uma entre o dissipador de calor e o cooler no motor latinha, o que VCs acham??

:drinks:


O problema é que a pastilha trabalha com 12 volts...e talvez, com 8 volts (de nossas baterias) não tenha uma eficiência legal...mas acho que vale a pena tentar.

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