O rádio é o básico do básico em automodelismo. Como controlar seu modelo sem um rádio???
Mesmo em autorama, o acelerador é um controle remoto, não há como negar. Só que tem fio
Sem o rádio não haveria competição, pois nem prova de arrancada dava pra fazer - a não ser que a largada fosse chutando o modelo.
Vou pegar como exemplo um rádio da Futaba:
http://www2.towerhobbies.com/cgi-bin/wt ... SX3**&P=MLQue é este aqui:
Na descrição do que vem no Kit:
INCLUDES: One 2PH AM Transmitter w/Tx Battery holder
One R122JE AM Receiver
One Crystal Set: (75MHz) or (27MHz)
One Receiver Battery Box w/Red BEC connector
Two S3003 Servo
One Servo Accessory Bag
One Flag Set
One Switch Harness
One TX Antenna
Battery Holder
REQUIRES: Eight AA batteries
Então vamos lá: vem o Transmissor (como na foto), um receptor R122JE, um par de cristais, dois servos comuns, acessórios para os servos, a famosa bandeirinha pra vc indicar sua frequencia, uma chave liga/desliga, a antena do TX e a caixa de bateria (do RX). Ele funciona com 8 pilhas AA.
Numa análise rápida, vamos destrinchar:
AM, FM ou PCM?
Resumidamente, a única diferença é a forma como o sinal é enviado. Na ordem, AM é o mais provável de ter interferência, FM o meio termo e o PCM o mais difícil.
Na prática, estamos falando de automodelos, não de aeromodelos. Uma interferencia de 1 segundo pode fazer um aeromodelo cair e causar sérios danos, principalmente se for à combustão (mais pesado, etc). Neste fórum, tratamos de automodelos, e ainda por cima elétricos - a não ser que vc tenha apostado seu automodelo na corrida, não vai fazer grande diferença um mínimo de interferência. Então, vai pelo $$$ !
Pra fechar o assunto: é mais fácil você bater o carro porque alguém ligou outro transmissor na mesma frequencia do que uma interferencia externa.
2 ou 3 canais?
Um terceiro canal só tem utilidade se você tem um auto a combustão, com ré. Fora isso, o 3º só vai servir pra alguma invenção maluca, como disparar mísseis ou controlar os vidros do automodelos
Falando sério, no automodelismo só é comum usar o terceiro canal para engatar ré nos modelos a combustão.
Servo Reverse: é a habilidade do rádio de reverter os canais. Por exemplo: você montou o modelo e percebou que ele anda em ré quando você acelera pra frente: é só reverter aquele canal. (quem quiser virar pra esquerda quando virar o volante pra direita, fique à vontade)
Trims: ajustes finos. Você percebeu que o carro, com o volante solto, vira um pouco pra um dos lados? Não precisa fazer alinhamento, basta regular o trim respectivo.
As ligações básicas, com e sem ESC:
http://www.inovando.info/rceletrico/eletric.ppt