RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qua Dez 08, 2010 3:44 pm 
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Pesquisei muito sobre esse assunto, mas não encontrei muita informação, tanto aqui quanto no Rcmasters. Só achei informação que podia danificar o Rádio quanto a sua performance, e que para evitar isso teria que fazer umas adaptações no rádio.

Bom acredito que muita gente não queira fazer modificações mirabolantes em seus radios, com medo de danificar mais ainda o pobre coitado.

Eis que surge uma luz no fim do tunel..

Citação:
Oficida do Wurs
Como usar uma bateria de LiPo no DX7 com segurança

Estou usando uma bateria de Polímero de Lítio ao invés da bateria Original do controle Spektrum, com isso fiquei um pouco na dúvida se realmente não teria problema usá-la no controle. E quando a bateria estiver acabando, será que o controle avisaria antes de chegar ao nível crítico em que as Lipos não carregam mais?


Para solucionar estas perguntas dei uma boa olhada na Net e entre outros artigos encontrei um ótimo no site UK Hile Log. Outra boa fonte de informações é o Fórum do Site E-Voo.
Imagem

Em suma a bateria original do DX7 de Ni-Mh quando carregada no máximo chega próximo de 11,6V. Porém uma de LiPo de 3 células carregada atinge 12,6V. Embora o controle suporte esta sobre tensão de 1,0V ela não é recomendada, pois o regulador do controle pode aquecer demais e acabar queimando. Mesmo analisando a tensão base de cada bateria já é possível ver a sobre tensão.
1Ni-Mh tem 1,25V, vezes um Pack de 8 temos um total de 10V
1LiPo tem 3,7V, vezes um Pack de 3 temos um total de 11,1V


Agora, qual a tensão mínima na qual a bateria de lítio deve ser corta-da para que não estrague?
Segundo o Fabricante 3,0V por célula, e em casos limites 2,5V, mas não recomendo algo tão baixo. Assim temo que a tensão de corte de um Pack de LiPo de 3S seja 9,0V.
Como a tensão mínima de funcionamento do controle (TX) é por volta de 8,5V, quando o controle alarmar avisando que a bateria está baixa pode já ser o Fim da LiPo pois pode ocorrer alguma diferença no balanceamento do Pack e alguma célula morrer abaixo dos 2,5V. Para evitar que a bateria descarregue demais e também que ao ficar totalmente carregada ela tenha uma sobre tensão, vamos usar um Diodo. O diodo provoca uma queda de tensão que é proporcional a corrente. Logo nada de acreditar nesta Lenda de que todo Diodo dá 0,7V de queda, isso varia com o equipamento.
Para conferir o que estou falando vejam o DataSheet da família 1N4001
Embora alguns sites digam para colocar 2 diodos em série, que é uma atitude mais conservadora, optei por um único mesmo, explicarei porque.
Usar 2 diodos daria uma queda de 1,4V(ou mais) na bateria e quando o controle apita-se com 8,5V na verdade a bateria ainda teria 9,9V e estaria apta a ser usada mais um pouco.
Porém com 1 diodo ficamos com 9,2V ou mais. O que garante pelo menos os 3,0V mínimos nas células e ainda teria uma sobra para erros de balanceamento. Lembrando que ela pode chegar até 2,5V(crítico).
Este diodo também auxiliaria na queda de tensão da bateria quando carregada no máximo para que não force o regulador de tensão.
Imagem

Para tanto se coloca um diodo em série com o sistema para promover a queda de tensão. Mas é importante salientar que caso o cabo que liga no controle seja modificado com o diodo ele NÃO poderá ser mais usado para carregar a bateria. Somente drená-la.
Logo, deixe separado outro conector para carga, que neste caso será o padrão Futaba.

Imagem

Corte o fio que receberá o diodo, porém antes de soldá-lo teste o diodo para garantir que está na posição certa. Se o mesmo for colocado invertido irá funcionar como uma válvula, impedindo que o circuito seja fechado. Para testar isso você pode usar desde um multímetro, até um simples LED com um resistor (meu caso! Heheh), acendeu OK não acendeu, inverte o diodo, simples.

Imagem.Imagem

Agora é só soldar o diodo. Cuidado pra não esquentar demais!

Imagem

Só não se esqueça de adicionar o "termo retratil" antes de soldar a ultima perna.

Imagem

Bateria Pronta para uso!

Imagem

Depois de tudo montado, medi a bateria com um multímetro e obtive o valor de 11,73V
Coloquei a bateria no Controle e liguei para que o diodo desse seu valor real, proporcional a corrente consumida pelo controle (TX). Medindo direto no plugue conectado ao rádio obtive 10,94V o mesmo valor que pode ser lido no visor acima, 10,9V
Assim temos que o diodo provocou uma queda de 0,8V.
Lendo este valor na tabela referente do DataSheet encontramos um consumo de aproximadamente 0,2A, desta forma podemos até calcular a duração desta bateria no rádio.
Se a bateria possui 2,5Ah significa que poderemos usar este equipamento interruptamente por 12 horas e meia! Acho que agora a brincadeira não corre o risco de acabar por falta de baterias, hehehe.


Obs1.: Usei o diodo 1N4002 porque tinha aqui, mas é possível usar qualquer um entre 1N4001 e 1N4007 ou mesmo um 1N5404.
Obs2.: Caso siga as instruções propostas neste tópico saiba que a responsabilidade da adaptação é sua.


Créditos

Oficina do Wurs

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MensagemEnviado: Qua Dez 08, 2010 4:21 pm 
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Jason escreveu:
Pesquisei muito sobre esse assunto, mas não encontrei muita informação, tanto aqui quanto no Rcmasters. Só achei informação que podia danificar o Rádio quanto a sua performance, e que para evitar isso teria que fazer umas adaptações no rádio.

Bom acredito que muita gente não queira fazer modificações mirabolantes em seus radios, com medo de danificar mais ainda o pobre coitado.

Eis que surge uma luz no fim do tunel..

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Como usar uma bateria de LiPo no DX7 com segurança

Estou usando uma bateria de Polímero de Lítio ao invés da bateria Original do controle Spektrum, com isso fiquei um pouco na dúvida se realmente não teria problema usá-la no controle. E quando a bateria estiver acabando, será que o controle avisaria antes de chegar ao nível crítico em que as Lipos não carregam mais?


Para solucionar estas perguntas dei uma boa olhada na Net e entre outros artigos encontrei um ótimo no site UK Hile Log. Outra boa fonte de informações é o Fórum do Site E-Voo.
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Em suma a bateria original do DX7 de Ni-Mh quando carregada no máximo chega próximo de 11,6V. Porém uma de LiPo de 3 células carregada atinge 12,6V. Embora o controle suporte esta sobre tensão de 1,0V ela não é recomendada, pois o regulador do controle pode aquecer demais e acabar queimando. Mesmo analisando a tensão base de cada bateria já é possível ver a sobre tensão.
1Ni-Mh tem 1,25V, vezes um Pack de 8 temos um total de 10V
1LiPo tem 3,7V, vezes um Pack de 3 temos um total de 11,1V


Agora, qual a tensão mínima na qual a bateria de lítio deve ser corta-da para que não estrague?
Segundo o Fabricante 3,0V por célula, e em casos limites 2,5V, mas não recomendo algo tão baixo. Assim temo que a tensão de corte de um Pack de LiPo de 3S seja 9,0V.
Como a tensão mínima de funcionamento do controle (TX) é por volta de 8,5V, quando o controle alarmar avisando que a bateria está baixa pode já ser o Fim da LiPo pois pode ocorrer alguma diferença no balanceamento do Pack e alguma célula morrer abaixo dos 2,5V. Para evitar que a bateria descarregue demais e também que ao ficar totalmente carregada ela tenha uma sobre tensão, vamos usar um Diodo. O diodo provoca uma queda de tensão que é proporcional a corrente. Logo nada de acreditar nesta Lenda de que todo Diodo dá 0,7V de queda, isso varia com o equipamento.
Para conferir o que estou falando vejam o DataSheet da família 1N4001
Embora alguns sites digam para colocar 2 diodos em série, que é uma atitude mais conservadora, optei por um único mesmo, explicarei porque.
Usar 2 diodos daria uma queda de 1,4V(ou mais) na bateria e quando o controle apita-se com 8,5V na verdade a bateria ainda teria 9,9V e estaria apta a ser usada mais um pouco.
Porém com 1 diodo ficamos com 9,2V ou mais. O que garante pelo menos os 3,0V mínimos nas células e ainda teria uma sobra para erros de balanceamento. Lembrando que ela pode chegar até 2,5V(crítico).
Este diodo também auxiliaria na queda de tensão da bateria quando carregada no máximo para que não force o regulador de tensão.
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Para tanto se coloca um diodo em série com o sistema para promover a queda de tensão. Mas é importante salientar que caso o cabo que liga no controle seja modificado com o diodo ele NÃO poderá ser mais usado para carregar a bateria. Somente drená-la.
Logo, deixe separado outro conector para carga, que neste caso será o padrão Futaba.

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Corte o fio que receberá o diodo, porém antes de soldá-lo teste o diodo para garantir que está na posição certa. Se o mesmo for colocado invertido irá funcionar como uma válvula, impedindo que o circuito seja fechado. Para testar isso você pode usar desde um multímetro, até um simples LED com um resistor (meu caso! Heheh), acendeu OK não acendeu, inverte o diodo, simples.

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Agora é só soldar o diodo. Cuidado pra não esquentar demais!

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Só não se esqueça de adicionar o "termo retratil" antes de soldar a ultima perna.

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Bateria Pronta para uso!

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Depois de tudo montado, medi a bateria com um multímetro e obtive o valor de 11,73V
Coloquei a bateria no Controle e liguei para que o diodo desse seu valor real, proporcional a corrente consumida pelo controle (TX). Medindo direto no plugue conectado ao rádio obtive 10,94V o mesmo valor que pode ser lido no visor acima, 10,9V
Assim temos que o diodo provocou uma queda de 0,8V.
Lendo este valor na tabela referente do DataSheet encontramos um consumo de aproximadamente 0,2A, desta forma podemos até calcular a duração desta bateria no rádio.
Se a bateria possui 2,5Ah significa que poderemos usar este equipamento interruptamente por 12 horas e meia! Acho que agora a brincadeira não corre o risco de acabar por falta de baterias, hehehe.


Obs1.: Usei o diodo 1N4002 porque tinha aqui, mas é possível usar qualquer um entre 1N4001 e 1N4007 ou mesmo um 1N5404.
Obs2.: Caso siga as instruções propostas neste tópico saiba que a responsabilidade da adaptação é sua.


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Bacana hem, não sabia que era necessario fazer isso, muito bom topico

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MensagemEnviado: Qua Dez 08, 2010 5:19 pm 
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Muito bom mesmo. Para quem tem rádio Spektrum então melhor ainda.

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"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna


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MensagemEnviado: Qua Dez 08, 2010 6:27 pm 
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Rebelde escreveu:
Muito bom mesmo. Para quem tem rádio Spektrum então melhor ainda.


Na verdade o contexto empregado - "voltagem da bateria" é valido pra todos os radios que utiliza 8 pilhas (12v) pra sua utilização.

e não somente nesse DX7.. :mrgreen:

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MensagemEnviado: Qua Dez 08, 2010 7:55 pm 
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Jason escreveu:
Rebelde escreveu:
Muito bom mesmo. Para quem tem rádio Spektrum então melhor ainda.


Na verdade o contexto empregado - "voltagem da bateria" é valido pra todos os radios que utiliza 8 pilhas (12v) pra sua utilização.

e não somente nesse DX7.. :mrgreen:


Eu disse isso com relação a todos os rádios Spektrum, pois eles são muito mais sensíveis a essa voltagem maior do que outros rádios de outras marcas.

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MensagemEnviado: Qua Dez 08, 2010 8:10 pm 
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Rebelde escreveu:
Jason escreveu:
Rebelde escreveu:
Muito bom mesmo. Para quem tem rádio Spektrum então melhor ainda.


Na verdade o contexto empregado - "voltagem da bateria" é valido pra todos os radios que utiliza 8 pilhas (12v) pra sua utilização.

e não somente nesse DX7.. :mrgreen:


Eu disse isso com relação a todos os rádios Spektrum, pois eles são muito mais sensíveis a essa voltagem maior do que outros rádios de outras marcas.


atá.. interpretei errado :mrgreen2:

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MensagemEnviado: Qui Dez 09, 2010 3:17 pm 
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Muito útil !
Para fazer , tem ter muita atenção .
Principalmente para aqueles que não entendem de eletrônica .

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MensagemEnviado: Seg Dez 13, 2010 10:00 pm 
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Eu nunca carreguei a lipo do rádio 100%, carrego ela uns 95%(11.7v +ou-) não deixo ela chegar a 12v.

minha lipinho totalmente carregada chega a 12.4v. (meu rádio é um Sanwa/Airtronics MX-Sport)

fico monitorando a tensão da batera pelo display do rádio, quando chega em 10v coloco pra carregar.

:drinks:

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:drinks:


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MensagemEnviado: Seg Dez 13, 2010 11:49 pm 
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Uma duvida, e possivel instalar lipo, ou life em um radio de 4 pilhas?

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MensagemEnviado: Ter Dez 14, 2010 8:44 am 
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esanti escreveu:
Uma duvida, e possivel instalar lipo, ou life em um radio de 4 pilhas?


a lipo eu sei que é possivel, mas tem que colocar 1 regulador pra deixar só 6v... pessoal dos nitro usa muito isso pra Alimentação dos servos..

Agora life, acho que é só plugar, não tenho certeza. :ohhn:

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MensagemEnviado: Ter Dez 14, 2010 11:28 am 
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Dale Jason..passei la no centro ja pra garantir meu diodo hehe fica falando no msn q meu radio vai
pro saco kk,melhor não arriscar,não é mesmo?! :mrgreen:

Falow até!

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Ofna Hyper 7 1/8
HK-GT2 | 100a | 1900KV | Lipo 4S? 3S?

Automodelismo é um vício maldito...
Tô de volta!!! (Outra vez)..


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MensagemEnviado: Ter Dez 14, 2010 1:13 pm 
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AllanRP escreveu:
Dale Jason..passei la no centro ja pra garantir meu diodo hehe fica falando no msn q meu radio vai
pro saco kk,melhor não arriscar,não é mesmo?! :mrgreen:

Falow até!



Fico te amolando mais pra te zuar kkkkkkkkk

então cara... 100% de certeza que danifica eu não sei, pelo menos o que eu tenho lido pessoal não recomenda passar dos 12,4v... .... já que as lipos chegam em 12,6v... preferi previnir.. vai que o radio começa a ficar com sinal fraco, ehuehu :bleh:

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