RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 3:38 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Set 02, 2012 12:25 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
Galera to com um problema pra fazer funcionar meu GT3B e meu Combo Brushless da Hobby King.

Antes de começar, vou descrever um pouco o cenario em questão:
Estou ja a algum tempo montando/restaurando um Tamiya TB-01, que é um chassis vintage, considerado o melhor chassis de rally ja produzido, tanto pela qualidade quanto pela perfomance. Quando comprei esse carrinho no Mercado Livre, veio com um radio usado, esse FlySky GT3B. Como eu ja tinha um radio Futaba, o 3PL no qual uso no meu outro RC de Rally, o Tamiya DF-03Ra, nunca me interessei em testar esse GT3B, mesmo pq o processo de restauranção do TB-01 foi mto lento, tive que encomendar varias peças que estavam faltando ou que seriam necessárias, inclusive toda a parte eletrica.

Falando em parte elétrica, escolhi por razões financeiras um combo da Hobby King, o combo brushless XCar HK540 11.5T + Sensored 45A ESC + cartão de programação e uma bateria da Turnigy, a Nano-tech 5.3 50-100C Hard-Case.

Ok, depois de soldado os fios A,B e C do ESC nos respectivos contatos do Motor, escolhi seguir com meu sistema Futaba. Conectei o ESC como de costume no CH2 e o servo da Futaba S3050 High Torque no CH1. Em seguida, depois de haver lido o manual que veio com esse combo brushless, tentei calibrar o CH2 (Throttle) do ESC seguindo as instruções, porem por erro meu, calibrei mal o ESC. O CH1 (Servo) funciona perfeitamente, porem o CH2 não funciona. Procurei no manual uma maneira de resetar essa calibragem, porém não encontrei nada.

Para calibrar o ESC o manual diz:
1- Liguei o controle e sincronize
2- Ligue o ESC enquanto segura o botão vermelho da chave por 4 segundos.
3- Em seguida efetue a calibragem da Aceleração, Brake e Neutro.

Foi então que tive a ideia de usar o aquele radio GT3B, que ainda estava na caixa, encondido no fundo do armario. Liguei ele, mexi um pouco na configuração deixando ele no padrão. Baixei o manual do desse radio na internet e, assim como o manual do combo da Hobby King, tive a impressão que os chineses não dão a mesma atenção que os japoneses quando produzem seus manuais. Em outras palavras, QUE LIXO SÃO OS MANUAIS CHINESES! Mau traduzidos e dificeis de entender!

Primeiramente uzando um video do Youtube[url=Youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BXKC5wffI44[/url] de como realizar o Binding do GT3B ao seu Receiver:
1- Plugo o fio do ESC no primeiro Slot, o VCC e o Match Line no CH3/Bind
2- Ligo o ESC ea luz do receiver pisca. Ligo o Radio enquanto seguro o botão Bind do controle e quase instantaneamente a luz do receiver para de piscar e fica "sólida", informando que o radio está sincronizado.
3- Desconecto o Match Line e o fio do ESC e volto a conecta-lo ao receiver, no CH2. Conecto também o Servo no CH1.
4- Ligo o Radio e em seguida o ESC.

Porém, apesar da luz do receiver estar acesa, não tenho nenhum controle sobre a Aceleração. Ao mesmo tempo escuto um ruido leve e intermitente muito estranho, que acredito que venha do motor ou do ESC, como fosse uma leve interferencia, mesmo que o Servo no CH1 funcione perfeitamente. É como se o ESC não estivesse mandando nenhuma eletricidade pro motor, o mesmo, se encontra totalmente neutro, sendo possivel girar as rodas do RC como se nada.

Minhas perguntas:
1- Existe alguma maneira de resetar a calibraçao desse ESC?
2- Sei que esse GT3B é muito popular entre automodelistas, alguem sabe o que estou fazendo errado e poderia me dar umas dicas?

abs


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Set 02, 2012 1:00 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 31, 2012 8:33 am
Mensagens: 277
Localização: Sao Paulo
CONSEGUI!!!!
ERA A CALIBRAGEM!

Fiz e refiz algumas vezes até entender como funcionava. Tinha que esperar uns bips sonoros até prosseguir.
abs


Obs. Uma coisa bizarra que acontece é toda vez que o Radio está ligado, a internet aqui de casa cai! Potente esse radio hein, ta funcionando como um verdadeiro Jammer!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 16, 2015 8:48 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Ter Jun 16, 2015 8:40 pm
Mensagens: 5
Cara estou com o mesmo problema, sera que voce pode me ajudar estou tentando instalar este esc no ecx stadium motor 20t mas so fica piscando.
Obrigado.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 3 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB