RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Abr 28, 2024 8:08 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Out 12, 2012 8:34 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Set 07, 2010 3:43 pm
Mensagens: 1424
Images: 18
Localização: Vila Velha - ES
matheus08 escreveu:
Thiago H.F. escreveu:
Não corre-se risco de danificar/queimar algo ?
E essa classificação uF, qual é o melhor para colocar ?

tenho a mesma duvida

Sinceramente eu não aprendi sobre dimensionamento de capacitores eletroliticos no Curso de Mecânica que eu fiz na escola técnica... :lol:
Eu peguei essa informação de 4700uF em um tópico do fórum savage-central, agora só não me lembro qual...mas vai aparecer alguém técnico pra responder já já... :drinks:

_________________
HPI SAVAGE XL FLUX 2350
***Automodelismo Elétrico Brasil - Add no Facebook!!!***
Minhas Qualificações
#SAUDADES# - HPI Sprint 2 Drift - Traxxas Stampede VXL


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 12, 2012 9:43 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Pessoal, o calculo e simples e o delta de tensão sobe o delta de tempo. Porém como nao sabemos com clareza a corrente que o servo "puxa" na hora da movimentação, devido aos diversos tipos de servo. Podemos usar um valor qualquer, pois segundo a relação citada acima quanto maior o valor em uF menor vai ser a queda de tensão na hora da necessidade de corrente...
Como disse qualquer valor acima de 1000uF e o suficiente para essa aplicação...

Abs

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 12, 2012 11:00 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 10, 2009 5:45 pm
Mensagens: 2428
Localização: SP - Parque Maria Domitila
Vou ver se faço isso, mais uma coisa, tem algum polo o capacitor ?Ou posso soldar o fio positivo e negativo em qualquer um dos lados ?
Vou ver se faço isso pois o 3ch do meu receiver fica sobrando.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 12, 2012 11:23 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Thiago H.F. escreveu:
Vou ver se faço isso, mais uma coisa, tem algum polo o capacitor ?Ou posso soldar o fio positivo e negativo em qualquer um dos lados ?
Vou ver se faço isso pois o 3ch do meu receiver fica sobrando.

Tem capacitores qe nao tem polaridade, mas esse modelo que chamamos de eletrolitico a grande maioria tem tem sim, portanto tome cuidado....
Mas é bem fácil de identificar o polo negativo, é bem indicado...

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Out 13, 2012 8:03 am 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Set 07, 2010 3:43 pm
Mensagens: 1424
Images: 18
Localização: Vila Velha - ES
Thiago H.F. escreveu:
Vou ver se faço isso, mais uma coisa, tem algum polo o capacitor ?Ou posso soldar o fio positivo e negativo em qualquer um dos lados ?
Vou ver se faço isso pois o 3ch do meu receiver fica sobrando.

Tá vendo a marcação cinza do lado? ela indica o negativo.

Imagem

_________________
HPI SAVAGE XL FLUX 2350
***Automodelismo Elétrico Brasil - Add no Facebook!!!***
Minhas Qualificações
#SAUDADES# - HPI Sprint 2 Drift - Traxxas Stampede VXL


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 19, 2012 9:37 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Abr 17, 2011 11:37 am
Mensagens: 497
Localização: Catanduva, SP
Tenho um esc aeolian de 100 amperes e as vezes quando dou varias aceleradas seguidas quando estou fazendo drift pro exemplo, tem vez que o motor não responde em uma acelerada ou outra. Ja testei o motor em outro esc e essas falhas não acontecem.
Até então imaginei que o defeito seria no esc. Mas depois que li aqui neste tópico que um sevo barato pode puxar muita energia e dar algumas falhas no esc (como disse nosso amigo Furieri) logo imaginei que fosse esse problema do servo.
No meu caso estou usando um servo hextronik hx5010.
Se eu colocar um capacitor de 4700uf 16v resolveria meu problema?

_________________
-Thunder Tiger EB4 S2 [CONVERTIDO] -5S
-Thunder Tiger EB4 S3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Out 19, 2012 11:10 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Set 07, 2010 3:43 pm
Mensagens: 1424
Images: 18
Localização: Vila Velha - ES
iagobmxer escreveu:
Tenho um esc aeolian de 100 amperes e as vezes quando dou varias aceleradas seguidas quando estou fazendo drift pro exemplo, tem vez que o motor não responde em uma acelerada ou outra. Ja testei o motor em outro esc e essas falhas não acontecem.
Até então imaginei que o defeito seria no esc. Mas depois que li aqui neste tópico que um sevo barato pode puxar muita energia e dar algumas falhas no esc (como disse nosso amigo Furieri) logo imaginei que fosse esse problema do servo.
No meu caso estou usando um servo hextronik hx5010.
Se eu colocar um capacitor de 4700uf 16v resolveria meu problema?

Pode ser que sim amigão...como vc não vai gastar praticamente nada pra fazer um plug/capacitor desse, vale fazer um teste, ai depois conta se deu certo!!! :drinks:

_________________
HPI SAVAGE XL FLUX 2350
***Automodelismo Elétrico Brasil - Add no Facebook!!!***
Minhas Qualificações
#SAUDADES# - HPI Sprint 2 Drift - Traxxas Stampede VXL


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 12, 2013 12:21 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:43 am
Mensagens: 2825
Images: 0
Localização: Joinville SC
Olá pessoal!! desenterrando :D mas é por uma justa causa .....tbm tenho tido problemas com esse servo MG995 e um Watterproof da Traxxas (com o da Traxxas o scx10 Honcho tinha mais velocidade do que com o MG995) eles entraram em curto e deixavam o carro sem controle e ontem um MG995 travou,desmontei o bicho mas não achei o problema......agora preciso saber se posso instalar esse capacitor no canal vcc ou BAT,pois os meus RX são de 3 canais e uso o terceiro pros leds ou guincho (crawlers) e aí sobra esse canal BAT,meus receptores são o da axial e o da HK para o GT2 e GT3B.

Valeu!

_________________
Beto Rocha

BRCrawlers
https://www.google.com/+BRCrawlers

FS GT3B 3ch 2.4Ghz
Stampede 4x2 XL-5 Titan 21T ups de aluminio
Venom Band Scale-Crawler - em transformação
Axial SCX10 Honcho


Editado pela última vez por Beto Rocha em Seg Fev 24, 2014 6:11 pm, em um total de 1 vez.

Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 12, 2013 1:31 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Beto Rocha escreveu:
Olá pessoal!! desenterrando :D mas é por uma justa causa .....tbm tenho tido problemas com esse servo MG995 e um Watterproof da Traxxas (com o da Traxxas o scx10 Honcho tinha mais velocidade do que com o MG995) eles entraram em curto e deixavam o carro sem controle e ontem um MG995 travou,desmontei o bicho mas não achei o problema......agora preciso saber se posso instalar esse capacitor no canal vcc ou BAT,pois os meus RX são de 3 canais e uso o terceiro pros leds ou guincho (crawlers) e aí sobra esse canal BAT,meus ESC's são o da axial e o da HK para o GT2 e GT3B.

Valeu!


O capacitor vc pode usar em qualquer canal ou a própria entrada de bateria, pois o negativo e o positivos são todos comuns, internamente ligados.
Só não da para usar as entradas de telemetria, caso elas existam.

[]´s

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 12, 2013 2:20 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Eu não to com nenhum problema de alimentação, mas ouvi dizer que o esc Mamba Max Pro tem-tinha alguns glitches-falhas na alimentação e como mais pra frente vou colocar outro motor, estou querendo prevenir algum problema futuro. Tenho em mãos um capacitor aqui de 25v e 2200uf, será que posso usa-lo para fazer esse "Arranjo técnico*? :mrgreen2: :drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 12, 2013 2:42 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Felipenotdead escreveu:
Eu não to com nenhum problema de alimentação, mas ouvi dizer que o esc Mamba Max Pro tem-tinha alguns glitches-falhas na alimentação e como mais pra frente vou colocar outro motor, estou querendo prevenir algum problema futuro. Tenho em mãos um capacitor aqui de 25v e 2200uf, será que posso usa-lo para fazer esse "Arranjo técnico*? :mrgreen2: :drinks:

Pode sim.
O ponto mais importante é a tensão ser maior que os 6V do BEC interno do ESC, de preferencia 20% maior.... Mas sem limite superior.

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 12, 2013 6:08 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Nov 15, 2011 12:43 am
Mensagens: 2825
Images: 0
Localização: Joinville SC
Coelho escreveu:
Felipenotdead escreveu:
Eu não to com nenhum problema de alimentação, mas ouvi dizer que o esc Mamba Max Pro tem-tinha alguns glitches-falhas na alimentação e como mais pra frente vou colocar outro motor, estou querendo prevenir algum problema futuro. Tenho em mãos um capacitor aqui de 25v e 2200uf, será que posso usa-lo para fazer esse "Arranjo técnico*? :mrgreen2: :drinks:

Pode sim.
O ponto mais importante é a tensão ser maior que os 6V do BEC interno do ESC, de preferencia 20% maior.... Mas sem limite superior.



Poxa Coelho,muito obrigado cara!!!! vou encomendar aquele de 16v 3300uf que vc indicou na outra página:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16223

Mas vou ver se acho numa eletrônica tambem :D

Valeu :drinks:

_________________
Beto Rocha

BRCrawlers
https://www.google.com/+BRCrawlers

FS GT3B 3ch 2.4Ghz
Stampede 4x2 XL-5 Titan 21T ups de aluminio
Venom Band Scale-Crawler - em transformação
Axial SCX10 Honcho


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 12, 2013 6:59 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Beto Rocha escreveu:
Coelho escreveu:
Felipenotdead escreveu:
Eu não to com nenhum problema de alimentação, mas ouvi dizer que o esc Mamba Max Pro tem-tinha alguns glitches-falhas na alimentação e como mais pra frente vou colocar outro motor, estou querendo prevenir algum problema futuro. Tenho em mãos um capacitor aqui de 25v e 2200uf, será que posso usa-lo para fazer esse "Arranjo técnico*? :mrgreen2: :drinks:

Pode sim.
O ponto mais importante é a tensão ser maior que os 6V do BEC interno do ESC, de preferencia 20% maior.... Mas sem limite superior.



Poxa Coelho,muito obrigado cara!!!! vou encomendar aquele de 16v 3300uf que vc indicou na outra página:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=16223


Mas vou ver se acho numa eletrônica tambem :D

Valeu :drinks:

NAo precisa ser igual pode ser algo parecido... Com certeza vc vai achar algo similar, vc so vai ter o trabalho de soldar o conector.

Abs

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Ago 12, 2013 10:44 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jan 03, 2011 8:01 pm
Mensagens: 1915
Localização: São José dos Campos - SP
Coelho escreveu:
Felipenotdead escreveu:
Eu não to com nenhum problema de alimentação, mas ouvi dizer que o esc Mamba Max Pro tem-tinha alguns glitches-falhas na alimentação e como mais pra frente vou colocar outro motor, estou querendo prevenir algum problema futuro. Tenho em mãos um capacitor aqui de 25v e 2200uf, será que posso usa-lo para fazer esse "Arranjo técnico*? :mrgreen2: :drinks:

Pode sim.
O ponto mais importante é a tensão ser maior que os 6V do BEC interno do ESC, de preferencia 20% maior.... Mas sem limite superior.



Está feito, ficou belezinha, obrigado pela ajuda! :drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Fev 27, 2014 11:16 am 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Fev 26, 2013 11:02 pm
Mensagens: 408
Localização: Florianópolis - SC
Pessoal, realizei várias pesquisas sobre o assunto e como achei muito interessante e pouco difundido vou repassar minha interpretação das pesquisas.

Quando você tem glitches que é falha na alimentação do componente é porque a BEC embutida do ESC não é muito eficiente e não consegue fornecer corrente suficiente para os componentes ligado a ele como por exemplo servos, essas falhas fazem o receptor reiniciar ou não dar o comando correto e o servo também fica maluco, em alguns casos o servo acaba indo para o espaço e na pior das hipóteses levar o ESC consigo, outro fator agravante são servos muito fortes ou que simplesmente consomem muita corrente.

Quem nota muito esse problema é o pessoal do helimodelismo e etc, pois um servo falhando, um receptor falhando, é queda! então foram eles os maiores descobridores disso.

1ª solução: Uma solução citada aqui e em muitos outros fóruns do exterior é a utilização de um capacitor (com mais de 6V e 2000 uF) ligado em qualquer canal no receptor, pois um capacitor armazena energia e quando "falta" energia no sistema ele solta essa energia, suprindo uma curta falta de energia no sistema, mas ele não faz milagres, em alguns casos a falta de energia é muito grande ou por muito tempo que o capacitor não da conta (tem gente que usa esse capacitor em paralelo em cada ligação do receptor). Então está é uma solução para alguns problemas mas nem todos.

2ª Solução: Pessoas que usam servos potentes e consumistas e/ou multiplos servos não utilizam a BEC do ESC pois é muita corrente e o ESC não suporta, então o que eles fazem? Compram uma UBEC ou SBEC externa (diferença entre eles são minimas), conectam em paralelo na mesma bateria ou adicionam uma lipo pequena conectado a ela, pois a UBEC/SBEC vai fornecer a energia direto da bateria sem interferências, existem UBEC/SBEC de vários amperes, 3A, 5A ou mais, sendo assim vai deixar seu ESC mais frio e vai ser possível fornecer toda corrente exigida pelos servos, equipamentos e etc.

abaixo segue um diagrama de como se deve conectar uma BEC externa, DEVE REMOVER O FIO VERMELHO OBRIGATÓRIAMENTE.

Imagem

espero ter ajudado e se aprovarem e gostarem eu faço um tópico específico para isso ou então troquem o título deste tópico e coloquem na primeira página.

_________________
Saindo do hobby.

Link da planilha com preços e peças do que sobrou:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 44 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB