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MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 8:54 pm 
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Acho que descobri a zica que estava acontecendo no meu buggy, um MBX6 convertido para elétrico.

Setup elétrico do carro:

Servo SAVOX 1258 (http://www.savoxusa.com/Savox_SC1258TG_ ... 1258tg.htm)
ESC Tekin RX8
Motor Tekin 1900Kv sensored
Receptor é um Hobbyking xing-ling que tinha sobrando aqui...

Descrição do problema:

Ligo o carro, mexo o servo para um lado e para o outro e o receptor perde o bind (fica piscando vermelho).

É exatamente isso daqui:



e como vocês podem perceber, não foi difícil descobrir o problema...

Entendendo o problema

Os servos da Savox, embora baratos e rápidos, são famosos por serem "pouco eficientes". Em outras palavras, consomem muita energia em algumas situações, causando queda de tensão no receptor e a consequente perda de pareamento.

Solução

Da mesma forma que foi fácil descobrir o problema, também não foi difícil descobrir meios de tentar resolver (tentar porque ainda não tive oportunidade de testar).

Solução 1: a mais barata

Compre um capacitor de, pelo menos, 1000 uF e 10V, solde uma extensão de servo e coloque em qualquer canal vago do receptor. A idéia é que o capacitor "engarrafe" alguma energia para suprir o receptor quando o servo sugar mais do que deve.

Solução 2: a menos barata

Instale um BEC externo. Esta solução é mais eficiente porque elimina por completo o "blackout" no receptor (em inglês o termo é brown out).

Existem duas formas básicas de se instalar o BEC:

Forma 2.1) BEC ligado no receptor. Neste caso, o BEC transformará a tensão externa (da bateria) em 5 ou 6V para alimentar o receptor sem usar o BEC do esc. Atenção porque o BEC do esc, neste caso, precisa ser eliminado. A forma mais fácil de fazer isso é removendo o pino vermelho do conector do esc que vai no receptor. Não esqueça de fazer isso!

Forma 2.2) BEC ligado no servo. Desta forma, seu servo "faminto" :), vai sugar energia direto da bateria. Neste caso, basta ligar o positivo (vermelho) e o negativo (preto) do BEC no servo e o cabo branco (cabo do sinal) no receptor.

Bom, quem tiver problema semelhante e queira compartilhar experiência é só postar aí...

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Editado pela última vez por rnelias em Qui Dez 06, 2012 6:06 am, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 8:55 pm 
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O poder de um capacitor

Testezinho São Tomé para mostrar como o servo Savox pode dar uma zica danada. Ainda mais se for com Mamba Max Pro (experimentem buscar no Google MMP Savox).

Esse teste, fui eu mesmo que fiz...



O teste acima foi feito com um MMP conectado ao receiver da Traxxas (TQi) e um servo Savox 1256.

Reparem que o capacitor que usei não consegue eliminar o problema por completo. Este capacitor é de 2600 uF. Com um de 4600 uF acredito que eliminaria o problema.

A intenção aqui não é condenar os servos Savox. Muita gente tem e usa. Eu mesmo uso ele no Short Course (COM CAPACITOR) e funciona que é uma beleza.

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MensagemEnviado: Qua Dez 05, 2012 10:30 pm 
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acontecia isso comigo com os mg995

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 12:12 am 
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Acontecia exatamente isso quando instalei um Savox no meu Vorza!!!

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 12:18 am 
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achei que os savox eram os mais tops... :ohhn:

parabéns pelas dicas! caso alguém precise já tem como ajudar.

Abs

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 12:00 pm 
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Compre este capacitor e não terá mais problemas:

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -Capacitor


valeu

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Seja livre, compre um off road.


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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 12:16 pm 
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Vc disse que o savox é um servo barato? kkk Eu acho ele caro...

Bom tenho um savox num buggy 1/8, sem capacitor nem nada, roda tranquilo, por enquanto foi o melhor servo que já tive...
Eu acho que a zica é nesse sistema do TQI, pois eu já vi muita gente queimando servos da classe MG995/996 com esse rádio aí!

Meu savox uso com o traxxas TQ é tá sussegado!

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 12:32 pm 
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Opa! Blz Galera, estou com problema parecido, porem eu só percebo uam queda da tensão, mas funciona ok até então! vou fazer o lance do capacitor, vou tentar com um de 4000uF +-, o meu servo e´o Savox SC 1232SG de 22kg 0.13sec, o sintoma que percebo é o seguinte!

instalei um cooler para o motor Mamba 2650kv, e quando eu viro a direção, o cooler perde aceleração!!

Dúvida, em quais pontos devo ligar o capacitor, tem 3 pinos! ligo no primeiro e terceiro, ou primeiro e segundo!

Obg..


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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 12:40 pm 
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só olhar no receptor qual dos 3 pinos é positivo (provavelmente é o da direita) e o negativo (provavelmente esquerda) e fazer ligar ali.

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 1:09 pm 
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lucaaas escreveu:
só olhar no receptor qual dos 3 pinos é positivo (provavelmente é o da direita) e o negativo (provavelmente esquerda) e fazer ligar ali.



Fechou Lucas, vou fazer agora atarde!!!

Obg... :wink:


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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 1:20 pm 
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ligaçao padrao do sistema de radio é positivo no centro, laterais negativo e sinal respectivamente, normalmente o negativo é o fio preto, muito facil achar a posiçao, so lembrar que o positivo é SEMPRE no centro( sistema de segurança pra evitar queimas por inversao de polos).

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 1:55 pm 
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Eu já tive um problema parecido com um hitec, eu tive que usar bec externo porque o servo puxava muita energia e o bec interno do esc não conseguia alimentar, dar sobrecarga e cortava o esc, a diferença é que era um servo de 35kg !!

Um amigo meu usa esse servo no crawler dele

http://www.savoxusa.com/Savox_SA1283SG_ ... 1283sg.htm

Eu não gostei nem um pouco desse modelo, ele corta por temperatura, esses dias depois de andar um pouco fui medir a temperatura do servo ele estava em quase 70 graus !!!

Por isso eu gosto muito da hitec, nunca tive problemas com essa marca !!!

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 2:12 pm 
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jefta escreveu:
ligaçao padrao do sistema de radio é positivo no centro, laterais negativo e sinal respectivamente, normalmente o negativo é o fio preto, muito facil achar a posiçao, so lembrar que o positivo é SEMPRE no centro( sistema de segurança pra evitar queimas por inversao de polos).

isso mesmo! agora vi um servo e falei errado... negativo é no lado esquerdo. foi mal galera!

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 2:16 pm 
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thomas_eu escreveu:
Vc disse que o savox é um servo barato? kkk Eu acho ele caro...

Bom tenho um savox num buggy 1/8, sem capacitor nem nada, roda tranquilo, por enquanto foi o melhor servo que já tive...
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Thomas, posso afirmar que o problema não é do TX. Uso o mesmo TX em 4 carros diferentes, com telemetria e tudo funciona perfeitamente.

Esse problema apresenta, principalmente, quando o BEC do esc é de baixa capacidade. O 2o. vídeo mostra um teste que eu fiz usando um Mamba Max Pro que já se sabe de antemão que tem um BEC que não se dá bem com os Savox.

Os servos Savox são sim baratos em comparação com servos de mesma specs.

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MensagemEnviado: Qui Dez 06, 2012 2:18 pm 
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Germano escreveu:
Compre este capacitor e não terá mais problemas:

http://www.amainhobbies.com/product_inf ... -Capacitor
valeu


Germano, menos que isso já resolve o problema...

Basta ir na lojinha de eletrônica mais perto da sua casa, compre um capacitor qualquer de, pelo menos 4000uF e solde-o em um cabinho de receptor. Isso não custa nem 3 Reais.

Basta ligar o capacitor em qualquer canal vago. Como disse no post inicial, a função dele é reservar energia para liberar quando o servo atinge a amplitude máxima.

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