RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 3:40 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Jun 13, 2017 11:28 am 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Bom dia,
Tenho tido ajuda do João para alguns pontos...e tenho mais alguns...

Meu ESC é de 60a e tem BEC (acho que tem, é aquilo parecido com duas pilhazinhas encapadas presas em dois fios no ESC?), meu rádio é um Kyosho Perfex KT6 (penso que é de 27Mhz com um cristal com o número 3) e o Receptor é um Kyosho Perfex KR-1 (também com um cristal de número 3)...esse ESC é novo e o carro andou bem uns 30 minutos...depois começou a engasgar e foi engasgando até não responder mais a nenhum comando do rádio.

Dúvidas:
- o BEC do ESC pode ter queimado e não estar mais passando energia para o receptor? Como testar isso?
- consegui um ESC antigo, que já funcionou nesse carro, de 45a, um EZ-Run S10-RTR, qdo coloco ele fica uma luz verde acesa direto, ele não acelera o carro mas o rádio consegue esterçar as rodas, o que me leva a pensar que o receptor esteja ok...procede? Ele não apaga e nem muda a luz verde mesmo usando o botão de setup.
- se o problema for o receptor posso trocar por um receptor de qq marca desde que seja 27Mhz? Inclusive Traxxas?

O carro tem um motor Vortex de 2800KV brushless e uma bateria lipo 2S 5000mAh 50C.

Conto com a experiência de todos.
Obrigado mais uma vez.
Abs,
Alessandro


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Jun 13, 2017 11:01 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Se o BEC estiver ruim, as luzes do receptor não acenderão. Aquelas 2 'pilhas' não são o BEC, são apenas capacitores.

Pode ser configuração do cutoff, veja se você consegue restaurar as configurações padrões do ESC e veja se o automodelo funcionará normalmente...

Se o receptor funciona com um ESC mas com o outro não, acho que o problema não está nele, tudo leva a crer que seja o ESC, que pode estar desconfigurado, descalibrado ou realmente defeituoso...

Sobre trocar o receptor, acho que não precisará, mas sim, qualquer receptor AM funcionaria, você só precisaria colocar nele e no seu rádio dois cristais de mesma frequência.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 14, 2017 6:53 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Boa noite,

Obrigado mais uma vez João.

O ESC velho de 45a que, a princípio, não acelera e nem funciona o setup, fica somente com uma luz verde e não muda por nada, com ele o controle consegue esterçar as rodas, e quando ligamos todo o sistema as rodas dão sinal de vida, já com o ESC novo de 60a quando ligamos o sistema não temos sinal de nada, nem nas rodas e o rádio tb não responde nada.

Mas o processo de segurar o botão e passar por toda a configuração do ESC funciona normalmente no novo, muito estranho.

Vou testar mais um pouco tudo que você falou e se tiver mais alguma ideia serei grato.

Abs,
Alessandro


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 14, 2017 9:27 pm 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
A luz do receptor está acendendo? Acho que pode ser o BEC ruim.

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jun 21, 2017 8:33 pm 
Offline
Novo no Fórum

Registrado em: Qua Out 22, 2014 4:43 pm
Mensagens: 8
Localização: Campinas/SP
Boa noite João,

Obrigado pela resposta mais uma vez, e pelas dicas.
Esse receptor não tem led que acende, mas fiz o que li em alguma postagem no fórum, deixei o motor desligado do ESC e inverti os canais do ESC e do servo, isso usando o ESC velho que fica com uma luz verde acesa e não acelera, para testar os canais do receptor e funcionaram normalmente.
Com esse ESC velho os canais funcionam e as rodas viram, mas ele não acelera, só que esse ESC que é um EZRun-S10 RTR fica com a luz verde acesa direta, não apaga em segurando o botão de configuração apertado desde antes de ligar. E não acende a luz vermelha.
Já com o ESC novo ele funciona as luzes de configuração mas não recebe nenhum sinal, o que me leva a crer que o cabo que alimenta o receptor não está alimentando.

Se você ou alguém tiver alguma dica sobre a luz verde do ESC antigo eu agradeço.

O ESC novo vou devolver para o vendedor.

Do mais vou procurar um outro ESC para testar.

Obrigado,
Alessandro


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 22, 2017 2:14 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 19, 2011 8:24 pm
Mensagens: 7188
Images: 0
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Eu também acho que o BEC do ESC queimou, se trocar com certeza o problema vai parar...

Valeu!

_________________
Revinho 17/12 =)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB