RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 2:05 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3
Autor Mensagem
 Título: Re: Capacitores
MensagemEnviado: Qua Jul 07, 2010 8:10 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Galerinha, pra ficar claro... O Coelho ta certo!! Trabalho como curioso em enetrônica a mais ou menos uns 18 anos (tenho 29) E a conclusão que eu tiro é:

FATOS
1 - Diferença gritante mesmo, só em baterias mais fracas... Porem, pensem em uma coisa... O flash de uma camera trabalha com capacitores com especificações bem parecidas e a função de um capacitor em um flash é "dar um puch" na no disparo... A energia da bateria não vai para a lampada diretamente... Geralmente trabalham em conjuntos de 2 em cameras normais e em cadeias de 25 em flashs profissionais... A bateria carrega os capacitores e um sistema gerencia a descarga sequenciada... No nosso hobby o que faz essa função parecida, é o ESC. Quando vc freia, a bateria carrega o danado e quando vc acelera o capacitor dá a primeira descarga para o motor e depois a bateria assume a função. Capacitores em ESC servem para reduzir o impacto na bateria e dar aquele empurrão inicial sem degradar a bateria. ESC com 3 capacitores como o Mamba provavelmente pregam uma arrancada igual um coice! Se quiserem tunar um ESC q não tem, meu conselho é estudar como eles são ligados em um Mamba e reproduzir...

MITOS:
1 - Com certeza o capacitor nesta posição não tem função de devolver carga para a bateria...
2 - "Vou ligar um capacitor com especificação 36.000uF por 45v e vai melhorar..." Mito dos mitos... Se este capacitor estiver presente em um ESC, com certeza tem um regulador de voltagem na borda do circuito. Não tentem fazr loucuras sem antes estudar o data sheet dos escs... Já vi alguns artigos de eletronica em sites gringos falando sobre eletro servos e tambem sobre ESC. Lá tem uns data sheets que dar pra ver e elucidar.

PS: Alguem poderia me responder se um motor Mamba com especificação 7700kv se esse "7700kv" seriam 7700 Kilo Volt???

Coelho escreveu:
Eu tb acho que os capacitores não fazem diferença alguma quando se usa baterias de alta descarga. Ele tem a função de suprir energia nos picos de alto consumo redusindo as perdas da bateria, fios e conexões.

Eu uso um ESC Orion ORI65007 que seria um dos TOP eu acho que não usa esse capacitor e nem indica o uso.

Esse assunto já foi bem discutido aqui:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=13&t=3499&hilit=+capacitor

Eu acho que o peso do capacitor é mais prejudicial que seu suposto efeito positivo..rs

[]'s

MensagemEnviado: Qua Jul 07, 2010 11:32 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Acerola, no ESC Manba os capacitores tem outra função, eles estão um em cada fase do motor, e deve ter alguma função derivativa da tenão do chaveamento em cada bobina, na verdade não sei exatamente o que eles fazem, mas ele não servem para dar aqui empurrãozinho na arrancada..rs

Bom os "KV's" de um motor não tem relação a Kilo Volt não, para esses motores eles usam essa nomenclatura doida para dizer que o motor tem 7700 RPM por Volt (não sei pq eles usam o tal "K"), se fosse usar de maneira mais correta em anotação cientifica deveria ser 7,7KV ou alguma coisa perto disso..rs

[]'s
AcerolaCS escreveu:
Galerinha, pra ficar claro... O Coelho ta certo!! Trabalho como curioso em enetrônica a mais ou menos uns 18 anos (tenho 29) E a conclusão que eu tiro é:

FATOS
1 - Diferença gritante mesmo, só em baterias mais fracas... Porem, pensem em uma coisa... O flash de uma camera trabalha com capacitores com especificações bem parecidas e a função de um capacitor em um flash é "dar um puch" na no disparo... A energia da bateria não vai para a lampada diretamente... Geralmente trabalham em conjuntos de 2 em cameras normais e em cadeias de 25 em flashs profissionais... A bateria carrega os capacitores e um sistema gerencia a descarga sequenciada... No nosso hobby o que faz essa função parecida, é o ESC. Quando vc freia, a bateria carrega o danado e quando vc acelera o capacitor dá a primeira descarga para o motor e depois a bateria assume a função. Capacitores em ESC servem para reduzir o impacto na bateria e dar aquele empurrão inicial sem degradar a bateria. ESC com 3 capacitores como o Mamba provavelmente pregam uma arrancada igual um coice! Se quiserem tunar um ESC q não tem, meu conselho é estudar como eles são ligados em um Mamba e reproduzir...

MITOS:
1 - Com certeza o capacitor nesta posição não tem função de devolver carga para a bateria...
2 - "Vou ligar um capacitor com especificação 36.000uF por 45v e vai melhorar..." Mito dos mitos... Se este capacitor estiver presente em um ESC, com certeza tem um regulador de voltagem na borda do circuito. Não tentem fazr loucuras sem antes estudar o data sheet dos escs... Já vi alguns artigos de eletronica em sites gringos falando sobre eletro servos e tambem sobre ESC. Lá tem uns data sheets que dar pra ver e elucidar.

PS: Alguem poderia me responder se um motor Mamba com especificação 7700kv se esse "7700kv" seriam 7700 Kilo Volt???

MensagemEnviado: Sáb Jul 17, 2010 9:32 am 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

isso é complicado... é quase discussao de x é melhor q y sem saber nem do q se trata... obs... nao to dizendo q eu sei ou nao tb...

só acho q , cada esc tem seu diagrama/desenho eletronico e tecnologias diferenciadas , só analizando cada um deles bem a fundo pra poder dizer q um capacitor eletrolitico desses "tunados" faria diferença tipo uma garrafa de nitrometano em um carro, nem teria como isso acontecer no meu ponto de vista...
o capacitor tem varias funçoes dependendo de como é aplicado no circuito , mas pra poder dar esse punch extra q é a polemica em questao , tem varios fatores pra traduzir legal em lingua entendivel...

um piloto q ta brigando por decimos de segundos de diferença na pista, derrepente perceba uma pequena diferença...
um piloto brigando por centezimos percebe uma diferença enorme , mas seria nessa condiçao o resultado de um carro todo afinadissimo , super baterias, motores animais e etc e claro, o esc tem q ter condiçao disso ser possivel.

o capacitor nao tem como abrir um "nitro" virtual no carro e manter isso no retao milagrosamente.... como o outro amigo falou acima é semelhante o funcionamento do flash somente pelo fato de carregar/descarregar em casos onde precisa de uma demanda de corrente onde tá sendo pedido uma potencia q nao pode ser fornecida tao rapido, q é estabilizar a linha , mas é um estalinho de descarga q só um senna dos rc perceberia... pra dar um "coice violento" igual madmax ou velozes e furiosos da vida, teria q ter um capacitor numa carretinha atraz do carro com um capacitor feito em itú pra descarregar alta potencia por tanto tempo, mesmo os mega capacitores de 1farad usados em som automotivos só entram em açao nos subgraves e em picos onde a bateria nao tem como entregar de imediato , mas nao é ele quem faz buuuuuuuuuum continuo no som , mas é ele q evita q desligue a budega do som todo na hora de dar o pancadao do grave em picos extremos evitando aquela variaçao de energia... no esc o capacitorzao evita o pico limite dos mosfets direto na cara deles ...
outra coisa é q capacitor carrega em microsegundos e tb descarrega ultra rapido, por isso é estabilizador de linha nesse caso...

em um flash de makina é lento pra carregar pq está gerando alta votagem no sistema quase sem nenhuma amperagem até, pra poder criar o raio do flash
de 2 pilhas michurucas enche mais de 300volts e dispara perto de 1000volts ou mais dependendo do flash...

no carrinho nao importa onde ele está instalado , o papel dele é dar uma ajudinha no punch mas só os mosfets q sabem disso pq ficando na linha da bateria, ou na linha dos mosfets da no mesmo... , derrepente pensando um cadim aqui, isso tb ajuda a diminuir um pouco o calor das conexoes da bateria pro esc , e tb dependendo de alguns modelos de esc ele tb é usado pra reduzir o apito da frequencia q vai pro motor, tem esc q o capacitor vai ligado no receptor pra evitar q o bec interno fique fraco pra alimentar o servo forte/rapido sem variar a recepçao... e tem esc q usa todos eles ao mesmo tempo como "marketing" pra enfiar a mao no nosso bolso.... no manual do gtb é sugerido capacitor até na porca da roda, kkkkk to zuando...

mas seria uma boa ideia fazer um teste numa savage flux usando um capacitor desses de som de carro num mamba monster com 6s nanotech de 90c pra ver se ela da um backflip duplo sem tocar no chao...

se falei MMMM por favor me corrijam...

E-Revo Brushless / MMM 2200

Criar novo tópico Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3

Todos os horários são GMT - 3 horas