Galerinha, pra ficar claro... O Coelho ta certo!! Trabalho como curioso em enetrônica a mais ou menos uns 18 anos (tenho 29) E a conclusão que eu tiro é:
FATOS
1 - Diferença gritante mesmo, só em baterias mais fracas... Porem, pensem em uma coisa... O flash de uma camera trabalha com capacitores com especificações bem parecidas e a função de um capacitor em um flash é "dar um puch" na no disparo... A energia da bateria não vai para a lampada diretamente... Geralmente trabalham em conjuntos de 2 em cameras normais e em cadeias de 25 em flashs profissionais... A bateria carrega os capacitores e um sistema gerencia a descarga sequenciada... No nosso hobby o que faz essa função parecida, é o ESC. Quando vc freia, a bateria carrega o danado e quando vc acelera o capacitor dá a primeira descarga para o motor e depois a bateria assume a função. Capacitores em ESC servem para reduzir o impacto na bateria e dar aquele empurrão inicial sem degradar a bateria. ESC com 3 capacitores como o Mamba provavelmente pregam uma arrancada igual um coice! Se quiserem tunar um ESC q não tem, meu conselho é estudar como eles são ligados em um Mamba e reproduzir...
MITOS:
1 - Com certeza o capacitor nesta posição não tem função de devolver carga para a bateria...
2 - "Vou ligar um capacitor com especificação 36.000uF por 45v e vai melhorar..." Mito dos mitos... Se este capacitor estiver presente em um ESC, com certeza tem um regulador de voltagem na borda do circuito. Não tentem fazr loucuras sem antes estudar o data sheet dos escs... Já vi alguns artigos de eletronica em sites gringos falando sobre eletro servos e tambem sobre ESC. Lá tem uns data sheets que dar pra ver e elucidar.
PS: Alguem poderia me responder se um motor Mamba com especificação 7700kv se esse "7700kv" seriam 7700 Kilo Volt???
Coelho escreveu:
Eu tb acho que os capacitores não fazem diferença alguma quando se usa baterias de alta descarga. Ele tem a função de suprir energia nos picos de alto consumo redusindo as perdas da bateria, fios e conexões.
Eu uso um ESC Orion ORI65007 que seria um dos TOP eu acho que não usa esse capacitor e nem indica o uso.
Esse assunto já foi bem discutido aqui:
http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=13&t=3499&hilit=+capacitorEu acho que o peso do capacitor é mais prejudicial que seu suposto efeito positivo..rs
[]'s