RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 2:05 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 6:13 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 30, 2008 10:00 am
Mensagens: 264
Localização: salvador
Olá turma, bom dia.

Fiz uma revisão em meu automodelo 1/10 heng long e o motor foi colocado do outro lado do chassis.
Com isso, é necessario mudar o sentido de giro do meu motor mamba 7.700 KV.

Estou com uma duvida: de qual maneira, devo inverter a rotação do motor?

- inverter dois dos tres fios do motor?
- configurar, no esc mamba, o set sentido de giro (normal ou inverso)?
- mudar apenas no controle? (no caso o spektrum).

valeu, obrigado, tudo de bom! 8)

_________________
*INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM
* INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor TURNING 2560 KV E ESC MMM.


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 7:22 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 27, 2006 11:34 pm
Mensagens: 2696
Localização: Praia Grande - SP
O correto seria no setup dp ESC.

_________________
* Team Associated TC5R, ESC SpeedPassion GT2.0 Pro, Motor Novak Ballistic 10,5, servo Futaba S9550

* Rádio JR R1 & módulo Spektrum


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 8:54 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
Mensagens: 699
Localização: Japão-Osaka
como assim "do outro lado" ? ? ?

se foi mudado da direita pra esquerda não muda a rotação

se for da trazeira pra dianteira vc pode mudar no ESC ou no rádio

_________________
Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 9:17 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 17, 2007 8:07 am
Mensagens: 2783
Localização: Florianópolis - SC
se vc acelera e o carro da a ré, no radio vc pode inverter, qual o seu radio?
vi que é spektrum, no radio tem uma opcao de REVERSO
veja no visor nas config vai ter um REV e um NORM
veja se isso te ajuda

_________________
Imagem
Tópico de referências.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 9:31 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 14, 2010 3:18 pm
Mensagens: 149
Localização: Curitiba - PR
Eu alteraria no ESC, já que o rádio pode ser compartilhado com outros carros.
A não ser que seu rádio tenha como gravar um perfil pra cada carro.

_________________
-------
...... __@
...._ \ >_
...(_)/ (_)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 9:51 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 30, 2008 10:00 am
Mensagens: 264
Localização: salvador
O meu radio é o spektrum dx3.0 e o motor na verdade, dei um 180° nele e a coroa apenas mudei do fundo para o centro do chassis.

Estou com essa duvida porque no meu caso, percebo que a ré (mesmo estando em 100%) gira menos que a frente. Não sei se a relação ou numeros de giro é a mesma no motor tanto indo para frente ou para traz (motor girando no sentido horario e anti horario).

_________________
*INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM
* INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor TURNING 2560 KV E ESC MMM.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 10:27 am 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
Mensagens: 699
Localização: Japão-Osaka
anru escreveu:
O meu radio é o spektrum dx3.0 e o motor na verdade, dei um 180° nele e a coroa apenas mudei do fundo para o centro do chassis.

Estou com essa duvida porque no meu caso, percebo que a ré (mesmo estando em 100%) gira menos que a frente. Não sei se a relação ou numeros de giro é a mesma no motor tanto indo para frente ou para traz (motor girando no sentido horario e anti horario).


o normal é este mesmo.... a ré girar menos mesmo

_________________
Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 11:46 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 30, 2008 10:00 am
Mensagens: 264
Localização: salvador
Beleza, é por isso que estou com receio de quando inverter o giro, meu automodelo andar para frente mas, para o motor, está dando de ré.

_________________
*INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM
* INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor TURNING 2560 KV E ESC MMM.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 12:17 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Abr 14, 2010 3:18 pm
Mensagens: 149
Localização: Curitiba - PR
Estamos falando de motor elétrico e não à combustão, creio que não haja diferença na relação de giro entre um sentido e outro.
O princípio básico de funcionamento dele é: as bobinas estimuladas pela energia da bateria criarem um campo elétrico que estimula o movimento do rotor, esqueçamos dos detalhes de se ter ou não escovas. Então se o campo magnético for de mesma intensidade (horário ou anti-horário) o giro do eixo será o mesmo.
O ESC pode sim limitar o envio de energia para geração deste campo em um dos casos (horário ou anti-horário) e daí a diferença no resultado da ré.

Resumindo, falando-se só do motor: horário ou anti-horário eu acho que o rendimento deve ser o mesmo. Falando-se do conjunto todo: pode haver diferenças de rendimento.

_________________
-------
...... __@
...._ \ >_
...(_)/ (_)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jul 31, 2010 10:44 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Out 30, 2008 10:00 am
Mensagens: 264
Localização: salvador
Ok, beleza.

Fiz o seguinte:
1° invertei dois dos tres fios no motor
obs: com isso, ao acionar o gatinho para acelerar para frente, o meu automodelo rodava para traz.

2° inverti o sentido no radio.
obs: com isso, ao acionar o gatinho para acelerar para frente, tudo certo.

Também acredito que tanto faz o motor girar no sentido horario ou anti horario, a potencia desenvolvida será a mesma mas na pratica, percebo que na ré, o automodelo desenvolme menos, acho que é por causa do conjunto.

valeu, tudo de bom.

_________________
*INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM
* INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor TURNING 2560 KV E ESC MMM.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sáb Jul 31, 2010 7:48 pm 
Offline
Membro Classe 5
Membro Classe 5
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 15, 2008 10:02 am
Mensagens: 699
Localização: Japão-Osaka
Motor elétrico tambem tem adianto e atrazo ( no caso dos brushed modifield pode ser mudado e nos latinha e brushless fixo )

os brushless já vem fixo o adianto pra rotação expecífica ( no caso anti horário )

não tendo como mudar.....no sentido horário vai rodar menos ( perdendo giro )

_________________
Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB