RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 13, 2025 11:37 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Dom Dez 04, 2011 4:09 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
Como alguns aqui sabem eu estava a procura de comprar um Esc GM, pois bem a procura chegou ao fim, finalmente chegou.
Eu havia comprado no Ebay porem pedi pro vendedor em enviar utilizando um serviço onde havia a possibilidade de rastrear o pacote, infelizmente o vendedor não fez e fiquei receoso de não chegar então resolvi comprar outro, resumindo chegou um e o outro acabou de aparecer no rastreamento do brasil, se alguem se interessar por um é so falar hahah.


Vamos ao que interessa, não tirei fotos dele antes de montar no carro somente depois de montar:


Imagem

Imagem

Imagem


Achei os capacitores um pouco grande e fixei na lateral do esc:


Imagem


pra ter uma noção melhor:


Imagem


Esse é o primeiro esc que eu utilizo que eu não vejo a "necessidade" de trocar a fiação



Software de Configuração:



O esc tem o software chamado "Genius Tool", ja esta na versão 1.6.5, Gostei muito do software tem um leque bastante amplo de configurações, como:

Aceleração:

Imagem



Frenagem:

Imagem



Tipo de motor/ Cut-off

Imagem



Resposta do Radio/ Modo

Imagem



Telemetria

Imagem



Configurações Basicas

Imagem




Primeiras voltas da pista da AARC:

Essa final de semana eu estava pré-determinado a testar esse esc na pista, o unico dia disponivel foi hoje, domingo, pois no sabado surgiu um imprevisto e tive que ir trabalhar.
Como não era de se esperar so tinha eu andando de eletrico junto com o pessoal de nitro, foi super tranquilo, andamos no mesmo traçado.
Depois de um bom tempo parado resolvi "desenterrar" meu motor LRP X11 9.5T, esta a mais de 2 anos parado se não me engano, foi utilizado no campeonato brasileiro de 2009, o ponto do motor ainda possui o lacre feito no dia hahaha

Imagem



Primeiro pack do dia, achei tudo normal, a pista ainda não estava muito boa, eu ainda estava acertando o freio

Segundo pack do dia, a pista ainda não estava tão boa, consegui acertar o freio

Terceiro pack, com a pista mais quente o grip melhorou bastante, comecei a fazer alterações partindo de um "modo" base, era possivel perceber tranquilamente as alterações feitas.

Depois do quarto pack do dia em diante,e mais algumas alterações feitas no esc posso dizer "WOOW", fiquei impressionado com esse esc.
Tentei andar em ritmo de corrida (ainda estou me adaptando haha) não consegui perceber o "fade" e o motor e o esc se manteve em uma temperatura muito boa de trabalho. A relação utilizada nos primeiros packs foi de 6.8 e o motor não passou de 70 graus, alonguei a relação para 6.1 e o maximo que atingiu foi 96 graus.

Ainda estou conhecendo melhor então terei um feedback melhor conforme for utilizando a configurando, mas a primeira impressão é a que fica e pra mim foi muito boa! :D


Valeu!! :wink:

_________________
Imagem


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2011 8:20 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 3:00 pm
Mensagens: 1341
Images: 0
Localização: Campo Grande - MS
Nossa quantas configurações !!! Sempre ouvi falar muito bem desse esc, o único defeito dele é na minha opinião uma qualidade que é a dificuldade de configurar o esc por causa das muitas possibilidades de configurações

Parabéns pela compra :drinks:

_________________
Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2011 9:00 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
esanti escreveu:
Nossa quantas configurações !!! Sempre ouvi falar muito bem desse esc, o único defeito dele é na minha opinião uma qualidade que é a dificuldade de configurar o esc por causa das muitas possibilidades de configurações

Parabéns pela compra :drinks:


Opa obrigado!

isso é verdade tem muitas configurações porem o help do esc ajuda bastante, tem tambem alguns modos "pre-configurados" de fabrica.

Optei por esse esc principalmente pela quantidade de configurações, eu trabalho com automação e muitas dessas configurações conheço devido a programação de inversores hehe

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2011 9:04 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
acabei saindo da trilha pegou poeira e olha o resultado no final do dia

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2011 9:17 pm 
Offline
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Registrado em: Dom Abr 17, 2011 2:20 am
Mensagens: 481
Localização: Estancia Velha/Novo Hamburgo - RS
iiih cara,que sorte que você tem, imagina se o estrago fosse maior?

_________________
Slash 4x4 VXL
Slash 4x4 VXL
Slash 4x2 SideWinder SC
Axial Wraith
Axial Wraith
Troller 35"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Dez 05, 2011 9:25 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
com certeza!! perdeu aderencia e pegou bem numa barra de ferro :rip:

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 07, 2011 10:13 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Como eu já tinha te falado, eu acho esse ESC o melhor do mercado...

O Lincoln tem um desse, e anda muito.

Outra coisa, com esses esquemas de Timming Dinamico, o sistema pede uma relação mais curta, pois gira MUITO.

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Dez 07, 2011 10:22 am 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
alekimura escreveu:
Como eu já tinha te falado, eu acho esse ESC o melhor do mercado...

O Lincoln tem um desse, e anda muito.

Outra coisa, com esses esquemas de Timming Dinamico, o sistema pede uma relação mais curta, pois gira MUITO.


o lincoln tinha um, eu entrei em contato com ele no intuito de comprar o dele mais ja tinha vendido hahaha

muito show de bola "brincar" com esse timming, tem muita possibilidades :D

Esta valendo cada centavo investido hehehe

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 18, 2011 6:55 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 3:00 pm
Mensagens: 1341
Images: 0
Localização: Campo Grande - MS
E ai Jonny chegou a testar ele melhor na pista? Outra duvida andei lendo que não é possível atualizar o firmware dos esc gm, isso é verdade?

_________________
Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 18, 2011 8:52 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
esanti escreveu:
E ai Jonny chegou a testar ele melhor na pista? Outra duvida andei lendo que não é possível atualizar o firmware dos esc gm, isso é verdade?


Fala esanti beleza?

digamos que ainda estou testando ele heheh conhecendo melhor as configurações, o que proporciona, enfim como eu costumo dizer "debugando" o esc hehehe

Se não me engano somente os esc GM90 pra baixo não é possivel mesmo fazer a atualização de firmware, os esc´s GM 120 não tem esse problema pode ser atualizado quando houver firmware disponivel no caso é o 13.1

sobre o motor, eu estava ate escrevendo pra poder postar a "parte 2" do review, estou esperando o gerbelli postar um video que ele fez do campeorrasco e completar a materia... o motor se portou muito bem, se manteve frio durante boa parte do hit, chegou a um pico de 105 graus, o esc tem um campo "telemetria" onde mostra a temperatura do motor e outras funções...

O esc tem uma função bem interessante onde voce configura um valor de temperatura para o motor e o esc pra evitar a queima do esc ou motor... configurei ele um pouco abaixo do valor "recomendado" para motores GM... quando a temperatura esta chegando proximo a valor configurado, no caso 15 graus antes do valor o esc "segura" o motor ate chegar uma temperatura mais segura e volta a andar normalmente... evitando o desgaste prematuro dos componentes... fora isso manteve o desempenho em todo hit

:drinks:

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 18, 2011 9:21 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 3:00 pm
Mensagens: 1341
Images: 0
Localização: Campo Grande - MS
Jonnydb escreveu:
esanti escreveu:
E ai Jonny chegou a testar ele melhor na pista? Outra duvida andei lendo que não é possível atualizar o firmware dos esc gm, isso é verdade?


Fala esanti beleza?

digamos que ainda estou testando ele heheh conhecendo melhor as configurações, o que proporciona, enfim como eu costumo dizer "debugando" o esc hehehe

Se não me engano somente os esc GM90 pra baixo não é possivel mesmo fazer a atualização de firmware, os esc´s GM 120 não tem esse problema pode ser atualizado quando houver firmware disponivel no caso é o 13.1

sobre o motor, eu estava ate escrevendo pra poder postar a "parte 2" do review, estou esperando o gerbelli postar um video que ele fez do campeorrasco e completar a materia... o motor se portou muito bem, se manteve frio durante boa parte do hit, chegou a um pico de 105 graus, o esc tem um campo "telemetria" onde mostra a temperatura do motor e outras funções...

O esc tem uma função bem interessante onde voce configura um valor de temperatura para o motor e o esc pra evitar a queima do esc ou motor... configurei ele um pouco abaixo do valor "recomendado" para motores GM... quando a temperatura esta chegando proximo a valor configurado, no caso 15 graus antes do valor o esc "segura" o motor ate chegar uma temperatura mais segura e volta a andar normalmente... evitando o desgaste prematuro dos componentes... fora isso manteve o desempenho em todo hit

:drinks:


Uma duvida os 105C° foi medido por termômetro ou pela telemetria do esc? Essa telemetria funciona com outros motores? Ou só no combo ESC + Motor GM

_________________
Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 18, 2011 9:33 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
esanti escreveu:
Uma duvida os 105C° foi medido por termômetro ou pela telemetria do esc? Essa telemetria funciona com outros motores? Ou só no combo ESC + Motor GM


Os Graus foram medidos pela telemetria do ESC, usando um termometro externo, um Exergen, cheguei a medir no maximo 92 graus, no treino livre, em torno de meio dia.

A função de "checagem de temperatura" so funciona nos motores GM, Graupner, Novak, LRP X12 e Corally.

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Jan 20, 2012 7:01 pm 
Offline
Membro Classe 7
Membro Classe 7
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 26, 2009 3:00 pm
Mensagens: 1341
Images: 0
Localização: Campo Grande - MS
Hoje resolvi postar as minhas impressões do esc GM, eu comprei o outro esc do Jonnydb para ver qual se o esc era tudo que falavam !!

Bem minha primeira impressão foi a pior possível, eu não estava conseguindo instalar o software no meu computador, depois de fuçar muito, descobri no site da GM que é todo em alemão !! um driver para windows 7, com isso consegui instalar o software !! :D

Depois de instalado agora era a hora de ligar o esc no computador, para isso os esc GM precisam dessa peça

Imagem

Peça instalada no esc, programa funcionando e... nada de funcionar :putz:

Depois de muito pesquisar, descobri isso " Batterie abklemmen, um PC-Nutzung" que traduzindo sigifica que a bateria não pode estar conectada quando se usa o pc

Problema resolvido :D , até que enfim consegui receber os dados do esc para poder configurar as funções

Agora só faltava mexer e ver os resultados

Como da para ver na figura abaixo, cada função tem um help

Imagem

Mais o help é extremamente confuso, tipo com relação ao cutoff no campo Voltage Cut off olha o que diz o help

"This enables you to adjust the low voltage power-down setting in very fine increments, which is useful for NiMH batteries, but especially important with Lithium packs.
Setting Range : 30 - 249 is equivalent to 2.1V-17.5V
Setting the programmed value to 250 disables this function; the controller then adopts automatic battery detection."


Mais dai veio a primeira duvida, esse cut off calcula a voltagem por celula ou voltagem geral?

Descobri que ele calcula a voltagem total da bateria, tipo se quizer o corte em 3,2V tenho que programar o esc em 6,4V

Assim fui entendendo a logica do software, pelo que andei vendo tudo nesse esc é muito mais avançado que qualquer outro esc, chega a ser perigoso o tanto de possibilidades inclusive sobre proteções térmicas

Pelo que vi esse esc é muito poderoso e seguro de usar, pois muita coisa se define para evitar quebras, coisas como limite de RPM, Amperes, Temperatura tanto do motor quanto do esc, ou seja muito bom !! To muito impressionado com a qualidade do esc

Como principal qualidade posso dizer que esse esc te da muitas possibilidades, realmente muitas !! hehehe

Como defeito acho que a falta de informação sobre os GM, tem muita informação em alemão e ingles ou seja um bom google tradutor é fundamental !!!

_________________
Imagem


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Seg Jan 30, 2012 4:46 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Mar 29, 2007 5:24 am
Mensagens: 1800
Localização: São Bernardo do Campo
Show de bola Esanti,

legal que esta gostando do esc, pelo que eu entendi algumas coisas o esc ainda le como numeros decimais e binarios, não foram convertidos para uma string para melhor visualização.

eu estou sem tempo de testar mais algumas configurações, o trabalho neste começo de ano esta complicado heheh

Valeu!

_________________
Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB