RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 06, 2025 12:03 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Jan 26, 2013 10:01 pm 
Novo no Fórum

Estou com uma grande dúvida. Limpei o motor da minha Stampede XL-5 aplicando esse produto de um lado esperando escorrer pelo outro. Depois virei o motor e realizei o mesmo procedimento. Não consegui tirar todo o excesso de dentro do motor.
Imagem
Após limpar, lubrifiquei com esse produto:
Imagem
Após isso observei umas faíscas saindo pelas aberturas do motor quando acelerei, fiquei com receio e parei o carrinho. Essas faíscas são normais nesse motor? Eu podia ter aplicado esse produto da Three Bond ou cometi um erro fatal (na loja fui informado que é um desengripante semelhante ao WD40)? Sou novo no automodelismo elétrico então não conheço bem o comportamento do motor.
O carrinho é novo, foi a primeira manutenção.
Alguém poderia me dar umas dicas sobre como limpá-lo? O que eu fiz foi errado?
Ele é RTR, estou usando a bateria original de 7 células, 8.4V, NiMH. Também estou usando o pinhão padrão de 19T, não usei o opcional de 23T.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2013 11:20 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

amigo esse motor queima fácil cuidado com o seu uso
eu não sei se precisa aplicar estes produtos dentro do motor, nunca ouvi falar disso
alguém disse pra você colocar estes produtos no motor?

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2013 11:24 am 
Novo no Fórum

fkot2006 escreveu:
amigo esse motor queima fácil cuidado com o seu uso
eu não sei se precisa aplicar estes produtos dentro do motor, nunca ouvi falar disso
alguém disse pra você colocar estes produtos no motor?

No manual mandava limpar e lubrificar a cada 10-15 runs. Meu carrinho completou 10, eu quis limpar pra garantir bom funcionamento. Só estou na dúvida se poderia ter mesmo aplicado esse produto...

MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2013 11:49 am 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Images: 0
Pelo que andai lendo o WD40 não é condutor de eletricidade, ele pode ser usado em equipamentos elétricos de boa, não sei se esse desengripante tem essas características, mais acredito que sim..

Sera que essas faíscas que vc via não são das escovas? O motor titam 12T é escovado !! Em um motor escovado ele solta muitas faíscas na parte de trás dentro dele, isso é normal

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2013 12:11 pm 
[Moderador]

Essas faíscas são normais cara, não tem o porque de se preocupar, pode andar tranquilamente... todo motor brushed solta elas, é só você prestar atenção.

MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2013 6:49 pm 
Novo no Fórum

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

O motor ficou muito mais leve depois que lubrifiquei, só estou com muito receio porque sou iniciante. Pesquisei em dois fóruns diferentes pra ter certeza. Essas faíscas me deram um susto legal...

Posso ficar usando esse produto ou é recomendável comprar um produto específico? Preciso de uma dica de spray pra limpar e uma de lubrificante.

Essas faíscas saem pelas aberturas de resfriamento do motor.

MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2013 10:14 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

MastterD escreveu:

O motor ficou muito mais leve depois que lubrifiquei, só estou com muito receio porque sou iniciante. Pesquisei em dois fóruns diferentes pra ter certeza. Essas faíscas me deram um susto legal...

Posso ficar usando esse produto ou é recomendável comprar um produto específico? Preciso de uma dica de spray pra limpar e uma de lubrificante.

Cara WD40 para limpar e 1 pingo de oleo singer nos rolamentos !! Faça isso de vez em quando e sempre que andar na água

Nessa parte fica as escovas do motor, se vc olhar na parte de baixo de um liqüidificador ligado vc vai ver as faíscas das escovas !! Normal em motores escovado

Personal album

MensagemEnviado: Dom Jan 27, 2013 11:10 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

aprendi mais uma
pena que agora não uso mais escovados

viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!

MensagemEnviado: Seg Jan 28, 2013 8:28 am 
Novo no Fórum

esanti escreveu:
MastterD escreveu:

Cara WD40 para limpar e 1 pingo de oleo singer nos rolamentos !! Faça isso de vez em quando e sempre que andar na água

Nessa parte fica as escovas do motor, se vc olhar na parte de baixo de um liqüidificador ligado vc vai ver as faíscas das escovas !! Normal em motores escovado

Eu fiz isso foi porque, além de completar 10 runs, ele foi em uma bela poça d'água e entrou uma boa água no motor.

Não tem problema ter ficado um excesso de desengripante ou óleo no motor?

Tô adorando esse carrinho, não sei porque acho mais gostoso de pilotar, talvez por ser 2wd. Vou começar de baixo e ir fazendo os upgrades. A peça que eu acho vital é o wheelie bar pra começar.

Pode usar esses óleos então? Não preciso comprar óleos específicos?

Obrigado pela resposta.

MensagemEnviado: Dom Mai 26, 2013 8:10 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Na verdade é sempre bom evitar usar líquidos nas escovas, tenha em mente que o material usado ali é semelhante ao grafite de um lápis, quando molhado ele costuma se desgastar mais rápido, além de formar depósitos entre um contato e outro do rotor do motor, em casos extremos o grafite pode desgastar a parte metálica do rotor....

Personal album

MensagemEnviado: Qua Jul 10, 2013 10:07 am 
Novo no Fórum

Bom dia Amigos,

Tenho o mesmo carrinho que vocês, Stampede XL-5, to gostando bastante dele mas ontem tive uma surpresa desagradável...
Estava brincando e o motor parou sozinho, quando peguei o carrinho, ele tava com o motor fervendo, a ponto de não conseguir colocar a mão perto...
Deixei esfriar e quando olhei dentro, uma das escovas havia quebrado, tenho ele a pouco tempo (3 meses) e o motor já deu problema? achei que durou muito pouco, apesar de não ter dado muita atenção a manutenção do mesmo...
Eu sei que posso ter feito errado, mas agora já era, e eu não gostaria de gastar muito dinheiro com um motor novo, pois esse ainda está praticamente novo e só precisa de novas escovas...

Perguntas:
Voces conhecem algum lugar ou algum site de vende somente as escovas?
Se eu não encontrar, quero comprar um brushless pra não ter mais esse problema, qual brushless eu devo comprar?
O que significa as siglas 12T e 550? (torque? potencia? tamanho? rotação?) acredito que essa seria a chave para encontrar um motor brushless equivalente...

Agradeço antecipadamente qualquer informação.

Abraços

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas