RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 8:37 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Dez 03, 2009 9:17 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

VXL-3 nunca mais, não gostei deste ESC, não tem configuração nenhuma e não suporta nada acima de 4000RPM por causa da frequencia de pulso.

sergipe escreveu:
Esse foi o principal motivo que me levou a comprar o combo VXL,o fato de ser "waterproof"

Imagem
Imagem
VXL-3s (WATERPROOF) ESC SPECIFICATIONS:

Input voltage: NiCad/NiMH 4-9 Cells(4.8 to 10.8 Volts DC)
Input voltage: LiPo 2-3 Cells (7.4 to 11.1 Volts DC)
Case Size: 39mmW x 55mmD x 33mmH
Weight: 90 grams
Motor Limit: Brushed/Brushless: No motor limit.

On Resistance Forward: 0.00075 Ohms
On Resistance Reverse: 0.00075 Ohms
Peak Current - Forward: 320A
Peak Current - Reverse: 320A
Braking Current: 320A
Continuous Current: 200A
BEC Voltage: 6.0V
BEC Current: 2.5A (with 6-cell NiMH)
Power Wire: 12-Gauge Maxx® Cable
Input Harness Wire: 26 Gauge / 100mm
Transistor Type: MOSFET
Low Voltage Detection: 2-Stage indicators, switchable (on or off)
Thermal Protection: 2-Stage thermal shutdown
Profile selection:
Sport Mode:
100% fwd, 100% brakes, 100% rev

Race Mode:
100% fwd, 100% brakes, no rev.

Training Mode:
50% fwd, 100% brakes, 50% rev.

Single-button setup: Yes, Traxxas EZ-Set®
Battery Input Connector: Traxxas High-Current Connector
Motor Types (Autodetect) Brushed, brushless, sensored brushless
Ports: RX Input, motor sensor, auxiliary fan

MensagemEnviado: Qui Dez 03, 2009 9:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Bexiga fica feio, tem o problema com os fios e com o tempo rasga. Queria algo definitivo. Eu abri o ESC e somente os transistores que estão em contato com o dissipador esquenta, então acredito que cobrindo todo o resto não tem problema.

Seanikaido escreveu:
Nattis,

Porque a bexiga, seria menos "profissional"?

Resinando ou cobrindo teu ESC com qualquer coisa, você estará ao mesmo tempo piorando a troca de calor dos componentes. Não existe milagre, se fechar para água não entrar, fecha ao mesmo tempo para o ar quente, não sair.

O esquema desenhado é uma espécie de labirinto, teoricamente funcionaria. Massss levando em consideração de que o ar quente "sobe" teríamos um acúmulo dentro da caixa e o ar quente ficaria aprisionado ali.

Resumindo, ainda acho que a bexiga seria uma solução descartável e eficiente (ou ineficiente) igual a qualquer dispostivo montado.

Claro, se você estiver pensando em desenvolver um dispositivo, gastar uma grana, com cooler e tal, dá pra chegar em algo legal...

MensagemEnviado: Qui Dez 03, 2009 9:27 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acho que achei o que preciso. Isolante liquido. A idéia é preencher completamente a caixa do ESC, existem duas placas, uma em cada tampa da caixa conectadas por um encaixe, vou selar por volta do dissipador por dentro, colocar a placa e preencher os dois lados. Os transistores não continuar tento contato direto com o alumínio.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 7:35 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

NATTIS escreveu:
Acho que achei o que preciso. Isolante liquido. A idéia é preencher completamente a caixa do ESC, existem duas placas, uma em cada tampa da caixa conectadas por um encaixe, vou selar por volta do dissipador por dentro, colocar a placa e preencher os dois lados. Os transistores não continuar tento contato direto com o alumínio.

Isso não vai funcionar, eu já usei essa fita isolante liquida e para essa sua aplicação não vai servir.

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 8:24 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O que aconteceu?

Coelho escreveu:
NATTIS escreveu:

Isso não vai funcionar, eu já usei essa fita isolante liquida e para essa sua aplicação não vai servir.

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 9:05 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

NATTIS escreveu:
VXL-3 nunca mais, não gostei deste ESC, não tem configuração nenhuma e não suporta nada acima de 4000RPM por causa da frequencia de pulso.

Não entendi, 4.000 RPM só? Acho que vc está enganado.

Até concordo que as configurações são pouquíssimas, mas para mim, ter a liberdade de andar debaixo de um temporal, em uma estrada cheia de lama, passar por poças de água não tem ESC super configurável que me faça trocar o VXL.

Sobre o WP, eu já usei fita isolante líquida no meu trabalho antigo e funcionava perfeitamente para vedar contra água, esquentava um pouco mas não ao ponto dos nossos motores. Coelho, pq não daria certo?

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 9:10 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 2
Rebelde escreveu:
Sobre o WP, eu já usei fita isolante líquida no meu trabalho antigo e funcionava perfeitamente para vedar contra água, esquentava um pouco mas não ao ponto dos nossos motores.

é 40.000rpm ele esqueceu um zero :mrgreen2: na verdade, pelo manual é 50.000rpm, mas há relatos de problemas a partir dos 45.000rpm.

Cara, a fita liquida, não seria para o motor e sim para o ESC, nesse eu acho q seria bemmm interessante....

Personal album

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 9:21 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

NATTIS escreveu:
Até concordo que as configurações são pouquíssimas, mas para mim, ter a liberdade de andar debaixo de um temporal, em uma estrada cheia de lama, passar por poças de água não tem ESC super configurável que me faça trocar o VXL.

Mamba MAX!

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 9:34 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

rpompeu escreveu:
NATTIS escreveu:

Mamba MAX!

Sim, mas ou está com algum tipo de proteção no ESC ( diga-se gambiarra pra não entrar água) ou está correndo um risco enorme de queimar o ESC ( que por sinal é carinho não!!!! ) por pura displicência.

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 9:49 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Rebelde escreveu:
Sim, mas ou está com algum tipo de proteção no ESC ( diga-se gambiarra pra não entrar água) ou está correndo um risco enorme de queimar o ESC ( que por sinal é carinho não!!!! ) por pura displicência.

Eu não seria doido o suficiente para fazer isso sem saber que não tem problema, até porque o meu dnheiro não nasce em árvore!
Coloquei apenas uma fita isolando o USB, o resto é sim WP.
Olha o que Shawn Palmer o responsável pelo marketing e desenvolvimento de produtos da Castle Creations postou em um forum gringo (fórum da RCCarAction).
Citação:
- Is it waterproof?
- The circuitry is silicone conformal coated just like the Mamba 25's. Legally we can't say "waterproof", but the Mamba 25 was video tested by a forum user a while back while fully submerged without any problems whatsoever. The same process is done to the Max. From my own testing and driving (poorly) I've never had an ESC have issues with puddles or snow. Receivers however are a different story.... we've soaked, splashed and submerged more than our share and most of them never "come back to life". The Max and 25 ESC's in those same vehicles were always A-OK.

Ou seja, por motivos legais eles não podem dizer que é WP, mas ele tem um revestimento de silicone nos circuitos e já submergeu um outro ESC deles com esse mesmo tratamento de silicone e não teve problemas. Diz que ele anda na neve e em poças d'água e nunca teve problemas.

http://forums.radiocontrolzone.com/show ... p?t=223182

MensagemEnviado: Sex Dez 04, 2009 4:32 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Rebelde escreveu:
NATTIS escreveu:

Sobre o WP, eu já usei fita isolante líquida no meu trabalho antigo e funcionava perfeitamente para vedar contra água, esquentava um pouco mas não ao ponto dos nossos motores. Coelho, pq não daria certo?

Sim, testei um M7700 e um LRP 4T, o VXL-3 não acompanha giro acima de 40000~50000RPM, não medi com aparelho, mas rodei com estes motores e não chegaram perto da máxima, eles começam a oscilar e travam numa RPM baixa. O suporte da Traxxas informa que não e compatível com motores de alto kv. Fora este motivo os ajustes para mim são fundamentais para rodar direito, o VXL não tem nada as funções basicas de ajuste.

Editado pela última vez por NATTIS em Seg Dez 07, 2009 12:29 am, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Dom Dez 06, 2009 7:48 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

rpompeu escreveu:
Rebelde escreveu:

Eu não seria doido o suficiente para fazer isso sem saber que não tem problema, até porque o meu dnheiro não nasce em árvore!
Coloquei apenas uma fita isolando o USB, o resto é sim WP.
Olha o que Shawn Palmer o responsável pelo marketing e desenvolvimento de produtos da Castle Creations postou em um forum gringo (fórum da RCCarAction).
Citação:
- Is it waterproof?
- The circuitry is silicone conformal coated just like the Mamba 25's. Legally we can't say "waterproof", but the Mamba 25 was video tested by a forum user a while back while fully submerged without any problems whatsoever. The same process is done to the Max. From my own testing and driving (poorly) I've never had an ESC have issues with puddles or snow. Receivers however are a different story.... we've soaked, splashed and submerged more than our share and most of them never "come back to life". The Max and 25 ESC's in those same vehicles were always A-OK.

Ou seja, por motivos legais eles não podem dizer que é WP, mas ele tem um revestimento de silicone nos circuitos e já submergeu um outro ESC deles com esse mesmo tratamento de silicone e não teve problemas. Diz que ele anda na neve e em poças d'água e nunca teve problemas.

http://forums.radiocontrolzone.com/show ... p?t=223182

Já andei de mamba max na chuva e nao deu problema algum ... ESC mto bom e com boa regulagem. Se for escolher um WP que não vá pro fundo de um lago :roll: escolha mamba sem medo algum ... aguenta chuva facil ...

abraço

MensagemEnviado: Seg Dez 07, 2009 12:18 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Boas novas pessoal!

Cobri totalmente o receptor com epoxy, ficou apenas os pinos dos canais de fora e o buraco do cristal, o resto tudo ficou debaixo do epoxy. Coloquei a tampa e testei, funcionou perfeitamente.

Sobre o ESC é bem mais complicado pq são duas camadas de placas conectadas, o dissipador e a caixa, então é um sanduiche de 5 camadas. Não deu tempo de finalizar, mas já selei o dissipador, preenchi o centro das duas placas e a parte inferior da ultima, fiz tudo testando e esta tudo funcionando até agora.

Estou empolgado pq existe uma grande chance de funcionar até debaido d'água! Depois de pronto farei este teste :D

Não da para perceber direito, mas esta primeira foto ai logo abaixo já esta quase pronta, cheio de epoxy entre as duas placas e com a parte inferior coberta. Por incrível que pareça o acabamento ficou muito bom.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Ter Dez 08, 2009 9:23 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Funcionou!!

Mergulhei debaixo do tanque, molhei receptor e ESC, depois andei duas baterias na chuva e tudo 100%! Esta ai a dica, epoxy funciona.

MensagemEnviado: Ter Dez 08, 2009 10:20 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Nattis, que bom que funcionou.

Eu ia sugerir pasta térmica. Encheria o esc com essa pasta. Só não sei se essa pasta é condutora de energia ou não. Mas é muito utilizada em amplificadores de som automotivo e em processadores de computador para ajudar na tranferencia de temperatura.

Ela tem a vantagem de ser fléxivel em altas temperatura e ajudaria a dissipar o calor.

No meu Rustler eu não vou fazer isso, como tem espaço vou fazer uma caixinha só para proteger de pedriscos, lama e gotas.

No meu caso pretendo utilizar ventuinha no Mamba Max para garantir a circulação, e terá saida de ar na parte traseira, de cima à baixo.

O material para fazer a caixa será uma latinha de cerveja... material leve, fácil de trabalhar, e já vem praticamente toda lacrada, é só cortar no meio, e fazer uns cortes a mais para poder dobrar e parafusar.

Ai já fica pronta minha gambiarra...

Na verdade tudo isso é só mais uma desculpa para abrir outra latinha :drinks:

Criar novo tópico Responder  [ 37 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas