Sabia que nas minhas leituras, já tinha visto algo.

Destaquei em vermenho.
Realmente, de Mod 0.8 (pith 32) para Mod 1 a diferença é pequena. Mas o velineon foi consebido para mod 0.6 (pith 48) e pular de 0.6 para 1 ai já se torna uma diferença bem grande.
O único automodelo que vem com Velineon e usa pith 32 é a Slash 4x4, isso porque ela foi feita para usar opcionalmente o combo Mamba Max Monster 2650kv.
De acordo com o Masiato, quanto maior o angulo de abertura entre os dentes, maior o atrito, o que confirma o que falei, que é mais difícil de rodar, nesse caso devido ao maior atrito provocado pelos dentes maiores. E como são maiores, são mais brutos, aguentando um esforço maior.
Masiato escreveu:
Pessoal,
Aqui neste tópico quase todos têm um pouco de razão...
Vou juntar as informação corretas, excluir as incorretas e acrescentar alguma coisa de acordo com o que aprendi:
Os pitchs mais conhecidos/utilizados por nós são 32P, 48P e 64P.
Quanto menor o pitch, maior o ângulo de abertura entre os dentes... maior atrito, maior barulho.
O 64P é o mais silencioso por ajustarem-se mais dentes do pinhão em contato com os dentes da coroa ao mesmo tempo, movimentando assim menos ar... fazendo menos atrito.
O 64P também tem uma infinidade muito maior de opções e os valores finais de ratio são mais precisos... Podem ser trabalhados com muito mais minúscia, em casas centésimais...milésimais...
Agora o outro lado do 64P, é que, pelo fato dos dentes serem menores e em maior quantidade, o risco de sujeira, pedrinhas, borracha de pneu etc se instalar entre os dentes é muito maior e ocorre com mais frequência que nos pitches de dentes maiores. Por isso dizem que as coroas 48P "duram" mais que as 64P... Mas se fizer a matutenção e limpeza do carro com especial atenção a este detalhe, as peças 64P durarão tanto quanto, ou mais, que as dos outros pitches.
Tanto pinhões quanto coroas sofrem SIM desgaste. São duas peças que estão em constante atrito... Não tem como não haver desgaste! Às vezes ele é imperceptível, mas está lá, diminuindo o rendimento do motor e do carro. O desgaste das coroas é visível e facilmente identificável. Já o do pinhão, nem tanto. Os pinhões ficam com os dentes "afiados" quando se desgastam. O que acontece: Diminui a área de contato entre os dentes dele e os da coroa contribuindo, assim, para o desgaste prematuro da coroa. Resultado: Você troca mais coroas do que deveria e o pinhão continua lá "atrapalhando" (comendo as coroas, no bom sentido). Vai da experiência de cada um para saber a hora certa de trocá-lo.
Agora vamos à questão que "deu asas" a este tópico:
Não existem Pitch 48 .4 e .6.
Existem sim o "Pitch 48 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.6 Métrico" e o "Pitch 64 Tamiya", que é também conhecido por "Pitch 0.4 Métrico" que são medidas ESPECIAIS utilizadas no RC única e exclusivamente, pela Tamiya.
Observem que o 48P da Tamiya é o 0.6 Métrico. E o 64P da Tamiya é o 0.4 Métrico e não o contrário.
Estes pitches utilizados pela Tamiya são ESPECIAIS dela e, embora muito parecidos, não "casam" com os pitches 48 e 64 convencionais por serem diferentes na escala. Ou seja: Pitch Tamiya, só com Pitch Tamiya. Pinhões Tamiya, só com coroas Tamiya e vice-versa.
Espero ter ajudado.
Grande abraço!!!