RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 1:27 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 3:58 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

Deividfei escreveu:
iai galera.. ja entrei numa briga dessa uma vez la no clubedoharware.. qum tiver curiosidade vai lá que tem tantos topicos sobre isso quanto aqui tem sobre carda ou correia. hahahaha...

sou tec em informatica tb... aprendi que retirava o calor...... maaaassssssss.... ja vi maquinas originais dos dois jeitos...

e cheguei a uma conclusão.... o importante é formar um fluxo de ar para remover o calor. não importa se sopre ou se suga, se tiver como escoar o ar quente tá otimo....

o que vc´s acham?

exatamente... mas como eu nao tenho como testar dos 2 jeitos, eu trabalho com o que tenho... ehhehehe

Imagem

como a minha exausta, coloquei esse cooler lateral jogando o ar quente do cooler do processador pra fora, na frente embaixo do gabinete tem um cooler igual o de cima soprando pra dentro do pc

Tamiya TL01-LA Full Bearing #5

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:24 pm 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Faz que nem eu... meu processador e minha placa de vídeo não tem cooler!
A placa de vídeo vem original com um dissipador enorme (cooler passivo) e eu comprei um outro dissipador para colocar no processador.
Meu gabinete é grande, então coloquei um cooler (ventilando) na frente do gabinete de 120mm e outro na parte de trás do gabinete (exaustor) também de 120mm.
Coloquei um cooler de 80mm na lateral do gabinete e o duto dele vai direto para o dissipador do processador, com isso jogo ar de fora do gabinete direto para o dissipador.

Virgílio,

Esse cooler maior é exaustor ou ventilador? Faz um teste e inverte o cooler do processador e roda o everest...

Falow,

Fernando - PaNeTo

** MM CTX-C - Novak Smart Tray SE **
** Tekin Batery Doctor 8.0 - Futaba 3PM FASST **

Joguinho legalzinho!!

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:31 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

o maior é exaustor, e o do processador nao tem posição inversa... ele só entra de um jeito...

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:40 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Deividfei escreveu:
iai galera.. ja entrei numa briga dessa uma vez la no clubedoharware.. qum tiver curiosidade vai lá que tem tantos topicos sobre isso quanto aqui tem sobre carda ou correia. hahahaha...

sou tec em informatica tb... aprendi que retirava o calor...... maaaassssssss.... ja vi maquinas originais dos dois jeitos...

e cheguei a uma conclusão.... o importante é formar um fluxo de ar para remover o calor. não importa se sopre ou se suga, se tiver como escoar o ar quente tá otimo....

o que vc´s acham?

Exatamente!!

Já trabalhei com ventilação e ar condicionado, gostaria que alguém me explicasse a diferença entre o ar, passar no dissipador de calor, da esquerda para direita, ou da direita para esquerda, ou de cima para baixo ou de baixo para cima...

ahahaha Nenhuma! O dissipador só precisa de ar "lambendo" ele, para que a troca de calor por convecção e condução ocorram... e só!

O que vai influenciar é em QUANTO ar passar por ali, em função do tempo!

Resumindo, não tem direção de fluxo melhor, ele só tem que existir, e acabou!

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:42 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu parto do princípio que o ar de dentro do gabinete sempre é mais quente que o ar de fora (a não ser que você ligue o micro do lado de uma caldeira ou no deserto do sahara)

Então, faz mais sentido pegar o ar mais frio e jogar no dissipador de calor, concordam?

Então o ar é captado de fora (hoje em dia tem os dutos) e jogado diretamente em cima do dissipador de calor do processador. O ar esquenta (mas nem tanto), circula pelo gabinete e sai pela fonte ou outro cooler de exaustão.

Concordam que o ar de dentro do gabinete é mais quente?

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:46 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fernando escreveu:
Eu parto do princípio que o ar de dentro do gabinete sempre é mais quente que o ar de fora (a não ser que você ligue o micro do lado de uma caldeira ou no deserto do sahara)

Então, faz mais sentido pegar o ar mais frio e jogar no dissipador de calor, concordam?

Então o ar é captado de fora (hoje em dia tem os dutos) e jogado diretamente em cima do dissipador de calor do processador. O ar esquenta (mas nem tanto), circula pelo gabinete e sai pela fonte ou outro cooler de exaustão.

Concordam que o ar de dentro do gabinete é mais quente?

Concordo!

Mas aí não tem nada a ver com, soprar ou exaurir.

Tanto faz soprar ou exaurir, se a fonte de ar for a mesma!

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:48 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

a minha fonte nao tem como jogar ar do pc pra fora, nao tem fluxo, ela joga o ar dela pra fora, por isso q coloquei o cooler na traseira do pc pra fazer isso, e um na frente jogando ar de fora pra dentro do pc, como ar quente sobe, é sempre bom exaustar na parte de cima do pc

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:48 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Não não

Se o ar de fora é mais frio, eu acho que a prioridade é esfriar o processador. Então, o ar passar nele primeiro!

Se você for pegar o ar do dissipador e jogar pra fora, como vai fazer o ar frio chegar nele primeiro?

Colocando outro cooler que joga ar "perto" do dissipador? Não é tão eficiente.

Colocando outro duto que joga ar frio do dissipador? Então beleza, mas aí é o que eu falei, olhando por outro lado!

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:54 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

a meu ver, como o dissipador nao é uma coisa sólida, o ar frio entra nele pelas 4 laterais e sai por cima, como o pc tem fluxo de ar dentro dele, o ar entra por baixo e sai por cima...

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:57 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Minha última tentativa:

Se o ar dentro do gabinete está a 30ºC e o ar de fora a 25ºC, o ar que passar pelo dissipador estará em qual temperatura nas duas condições:

A) Puxando ar de fora e jogando sobre o dissipador
B) Puxando ar de dentro e jogando pra fora do micro

:?:

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 4:58 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

cara... como diria meu irmao, isso é discussão pra 3 grades de cerveja no minimo, e nao vai chegar a lugar nenhum... aeuhuaehuahuaheuae

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 5:13 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Virgilio escreveu:
cara... como diria meu irmao, isso é discussão pra 3 grades de cerveja no minimo, e nao vai chegar a lugar nenhum... aeuhuaehuahuaheuae

um dos fatores mais importantes para qualificar uma conversa como uma discução é
que ambas as partes devem estar de mente aberta para os argumentos do outro,
nao importa de é de dentro para fora ou de fora para dentro, ambos vao resfriar,
mais o argumento que o Fernando usou é plausivel de que esfrie mais o processador, é como voce soprar
em cima de uma pedra de gelo um vento a 0grauCe em cima de outra um ar de 90grausC,
qual pedra de gelo ira se tornar liquida primeiro ? (ambos em mesmas condições externas , de velocidade do ventor e
qualquer outro fator que iria influenciar).
Foi assim que eu entendi essa "discução".

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 5:21 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O melhor é montar o computador dentro de um aquário com óleo mineral e colocar uma bombinha de aquario dentro e pronto!
Imagem

Quanto ao ESC e Motor, acho que tanto faz, a não ser que você abra um buraco na bolha e faça um duto até o cooler. mas aí tb vai depender onde fica o buraco, na frente, atras, no teto...

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 5:23 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Virgilio escreveu:

exatamente... mas como eu nao tenho como testar dos 2 jeitos, eu trabalho com o que tenho... ehhehehe

Imagem

como a minha exausta, coloquei esse cooler lateral jogando o ar quente do cooler do processador pra fora, na frente embaixo do gabinete tem um cooler igual o de cima soprando pra dentro do pc

pelo que to vendo na foto, a concha do cooler refere-se a empurrar ar pra dentro e não expulsar. acho que seu cooler ta girando do lado errado da configuração como ele foi fabricado.....

Imagem

MensagemEnviado: Sex Jul 18, 2008 5:24 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Tá faltando conceito em transmissão de calor pro pessoal...

Qualquer coisa em contato com outra, com diferentes temperaturas, tendem a entrar em equilíbrio térmico.

Agora, a diferença entre essas temperaturas, é que vai definir, a velocidade a qual se chegará no equilíbrio térmico e a temperatura final do sistema.

Logo, colocar um cooler soprando ar, em cima do processador sem que o ar do gabinete seja trocado (por outro cooler), não adianta em nada.

E por aí vai.

Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas