RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 5:52 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 2:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

LucasPaschoareli escreveu:
e ai galera, blz?
como eu sei se a relação do meu auto é longa ou curta? hehe
eu vou dar uma olhada nos classificados agora pra ver se acho algum brushless.
obrigado mais uma vez, falow!

Cara, qts dentes tem o pinhão e qts dentes tem a coroa?
Daí alguma boa alma deve saber a redução interna do TT01 e bingo, calculamos a relação final dele.

Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 2:20 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

e ai galera, valeu pelas dicas!!!
pode cre, vocês estão certos, realmente vale mais a pena comprar um brushless, os brushed dão mto manutenção apesar de que não ando tão no limite e nem vira ficar gastando em manutenção de motor só pra andar na rua de casa hehe, mas vou aguardar um pouco e depois partir pro brushless.
mas o chassis do tt01 aguenta a potência de um brushless ou isso não tem nada haver?
se alguém souber de algum motor e esc brushless bom passa aí o link fazendo favor.
falow!

O TT01 é um bom chassis e permite muitas melhorias. Para aguentar um brushless 6000kv como eu havia informado, só precisa de um jogo de rolamentos. Lembrando que se as buchas derreterem o prejuízo vai ser bem maior, então não fique rodando com brushless com buchas no lugar de rolamentos. Também não esqueça de verificar o diferencial.

Outra coisa que vc vai precisar é adaptar a relação, a coroa do TT-01 se não me engano é de 58 dentes e o pior, pith 42, então não da para usar uma relação adequada, com um pinhão pequeno o motor já encosta no eixo. Para resolver compre o suporte de coroa do TB-03 e uma coroa de 74 dentes pith 48 junto com pinhões pith 48, assim o motor fica longe para vc acertar qualquer relação.

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 2:35 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

os rolamentos ja foram providenciados, agora vou providenciar a nova coroa e pinhão e o brushless tbm hehehe.
posso usar bateria de NiMH ou tenho que usar de Lipo?
falow

Team Associated B44.1
Combo mamba 4600kv
Rádio Futaba 4PLS

RB E One 1/8
Combo Tekin 2050kv
Servo Futava 9352HV
Rádio Futaba 4PLS

Lancha Traxxas Villain EX
Motores Brushed 23T

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 2:43 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

os rolamentos ja foram providenciados, agora vou providenciar a nova coroa e pinhão e o brushless tbm hehehe.
falow

Cara, o Nattis matou a minha próxima dúvida que seria sobre como trocar as coroas e pinhões originais por pitch 48.
Então é só fazer o que ele falou.
Já q vc já encomendou os rolamentos não tem mais o que falar sobre isso.
Sobre a bateria vc pode usar NiMh tranquilamente se já tiver, se não tiver e for comprar NOVA, aconselho comprar Lipo, se for comprar usada tem umas baterias NiMh bem boas nos classificados, o coca tava vendendo baratinho as dele.
Vc sabe que Lipo precisa de um carregador especial né? Não pode ser o comum de NiMh, NiCd.

valeu
Abraço
Rafael

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 2:49 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

falow

Pode usar até MiCd... rsrsrsrs tenho boa capacidade tipo 3000mah para cima fica legal o runtime.

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 3:12 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

bom saber pq eu tenho 3 NiCD de 1500 e 1 NiMH de 3000, vou ter que comprar mais uma de 3000 mah mas ta blz hehe.
falow

Team Associated B44.1
Combo mamba 4600kv
Rádio Futaba 4PLS

RB E One 1/8
Combo Tekin 2050kv
Servo Futava 9352HV
Rádio Futaba 4PLS

Motores Brushed 23T

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 3:15 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

bom saber pq eu tenho 3 NiCD de 1500 e 1 NiMH de 3000, vou ter que comprar mais uma de 3000 mah mas ta blz hehe.
falow

Com a NiCD cuidado redobrado. Descarrege próximo de zero antes de cada carga, mas nunca zere. Carrege a apenas 1/4 da carga que ela costuma durar muito.

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 4:18 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

isso mesmo bateria de nicd tem que ter mais cuidado

uma bateria de 3000 mah dá uns 20 min de runtime?
falow

Team Associated B44.1
Combo mamba 4600kv
Rádio Futaba 4PLS

RB E One 1/8
Combo Tekin 2050kv
Servo Futava 9352HV
Rádio Futaba 4PLS

Motores Brushed 23T

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 4:50 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Acredito que andando forte com o 6000kv deve dar a metade disso, uns 10 ou 15 minutos no máximo. Consumo semelhante ao Mamba 5700kv.

isso mesmo bateria de nicd tem que ter mais cuidado

uma bateria de 3000 mah dá uns 20 min de runtime?
falow

MensagemEnviado: Seg Mar 30, 2009 10:07 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

Nattis, só pra esclarecer, no TT01 a coroa possível é de 55 a 61 e pinhão de 29 a 25, ratio de 8,35 a 5,72.
Com essa adaptação da para chegar em que relação ? É fácil isso ? Pq o problema do TT01 é essa relação limitada é que não serve nenhuma coroa e pinhão, só os próprios (pich 42)!!!.

Cara é possível essa adaptação do TB 03 da coroa / pinhão, é fácil ??

Isso:
http://www.rcmart.com/catalog/rc-tb03-3 ... 5_744_1229

NATTIS escreveu:

Outra coisa que vc vai precisar é adaptar a relação, a coroa do TT-01 se não me engano é de 58 dentes e o pior, pith 42, então não da para usar uma relação adequada, com um pinhão pequeno o motor já encosta no eixo. Para resolver compre o suporte de coroa do TB-03 e uma coroa de 74 dentes pith 48 junto com pinhões pith 48, assim o motor fica longe para vc acertar qualquer relação.

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 1:49 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

vai dar pra deixar o tt01 bem ajeitado, nem sabia que dava pra fazer essas alterãções, vai ficar bem legal hehehe.
valeu.

Team Associated B44.1
Combo mamba 4600kv
Rádio Futaba 4PLS

RB E One 1/8
Combo Tekin 2050kv
Servo Futava 9352HV
Rádio Futaba 4PLS

Motores Brushed 23T

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 1:58 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

BlackSh33p , o adaptador é este mesmo, fácil de instalar. O meu HSP usa coroa de 64 dentes pith42 "chupado" dos TT01, esta coroa tem o tamanho de uma pith48 de 74 dentes, então acredito que no TT01 de para usar com o adaptador coroa de até 74 dentes pith48. Assim vc pode usar pinhão de até 18 dentes sem esbarrar no eixo.

O seu diff tem radio de 2.6, então levando em conta que será pith 48 vc tem a possibilidade:

Coroa 68T / pinhão 26 x 2.6 = 6,8 (4000kv~5000kv)
Coroa 68T / pinhão 22 x 2.6 = 8,03 (6000kv~7000kv)
Coroa 74T / pinhão 26 x 2.6 = 7,4 (5000kv~6000kv)
Coroa 74T / pinhão 18 x 2.6 = 10,68 (7000kv~9000kv)

Não da para usar coroa menor que 68T com pinhão menor que 22T pq chega no eixo principal.
Não da para usar coroa maior que 74T pq raspa no chassis. Talvez de para adaptar uma 76T raspando o chassis.

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 2:27 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Ainda da para fazer as seguintes alterações que eu recomendo:

• Mesa superior, deck – deixa o chassis muito mais firme, pode ser o original de plástico dos TT01D. + ou - $8
• Eixo principal em alumínio – caso já não seja é fundamental, hoje todos TT01 estão vindo. + ou - $ 7
• Sextavado das rodas em alumínio – Com 6000kv os de plástico não duram muito. + ou - $10
• Kit ajuste TOE – Modelo TT-01R já vem original. (acho que é esse que o normal não tem) + ou - $8

Depois de tudo pronto o problema vai ser o diferencial, este é de esfera e com corpo/engrenagem principal de plástico, vai dar manutenção constante, não tem de outro material. Para não dar manutenção vai ter que apertar bastante e com isso o auto vai sair fácil de traseira e/ou de frente, mas na reta fica uma bala. Esse é o calcanhar de Aquiles de muitos elétricos, até de muitos tops.

Tenho a impressão que o diff dos HSP (genéricos) servem nos TT01, eles custam só $9 completo e são de engrenagem de aço! Só vai precisar de algumas arruelas para tirar qualquer folga (sim, original com folga) e fica com um diff perfeito. Com óleo especial da para dar a pressão desejada.

Com tudo isso mais o ajuste correto de TOE, cambagem, óleo dos amortecedores e diff para maior pressão seu auto vai ser um espetáculo e andar junto com TB-03 que custa mais que o dobro. O difícil vai ser acertar o ajuste... rs

Editado pela última vez por NATTIS em Ter Mar 31, 2009 11:01 am, em um total de 2 vezes.

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 10:40 am 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

mto massa todas essas regulagens, da pra deixar o auto quase um pro hehehehehe
eu não entendo todas as regulagens ainda mas jaja aprendo tudo rsrs
vou providenciando as peças devagar e deixar o auto mto massa.
o meu tt01 veio o kit desmontado, dai quando montei veio uma graxa da tamiya de 10g, alguem sabe onde compro graxa igual aquela pra quando for fazer uma revisão no carrinho??
valeu mais uma vez, falow!!

Team Associated B44.1
Combo mamba 4600kv
Rádio Futaba 4PLS

RB E One 1/8
Combo Tekin 2050kv
Servo Futava 9352HV
Rádio Futaba 4PLS

Motores Brushed 23T

MensagemEnviado: Ter Mar 31, 2009 10:22 pm 
Membro Classe 7
Membro Classe 7

NATTIS escreveu:
Ainda da para fazer as seguintes alterações que eu recomendo:

• Mesa superior, deck – deixa o chassis muito mais firme, pode ser o original de plástico dos TT01D. + ou - $8
• Eixo principal em alumínio – caso já não seja é fundamental, hoje todos TT01 estão vindo. + ou - $ 7
• Sextavado das rodas em alumínio – Com 6000kv os de plástico não duram muito. + ou - $10
• Kit ajuste TOE – Modelo TT-01R já vem original. (acho que é esse que o normal não tem) + ou - $8

Depois de tudo pronto o problema vai ser o diferencial, este é de esfera e com corpo/engrenagem principal de plástico, vai dar manutenção constante, não tem de outro material. Para não dar manutenção vai ter que apertar bastante e com isso o auto vai sair fácil de traseira e/ou de frente, mas na reta fica uma bala. Esse é o calcanhar de Aquiles de muitos elétricos, até de muitos tops.

Tenho a impressão que o diff dos HSP (genéricos) servem nos TT01, eles custam só $9 completo e são de engrenagem de aço! Só vai precisar de algumas arruelas para tirar qualquer folga (sim, original com folga) e fica com um diff perfeito. Com óleo especial da para dar a pressão desejada.

Com tudo isso mais o ajuste correto de TOE, cambagem, óleo dos amortecedores e diff para maior pressão seu auto vai ser um espetáculo e andar junto com TB-03 que custa mais que o dobro. O difícil vai ser acertar o ajuste... rs

Então, meu TT01 tem vários hops, como rolamentos, eixo alumínio, kit da regulagem da supensão, braços de direção de alumínio...
Para mim, ele é bem simples, mas suficiente, ando em pista uma vez por mês, olha lá, no mais as vez uns 2 packs na rua, por isso acho muito complicado investir em um RC melhor, ...
Invistirei em bateria e um motorzinho forte (atual um 21T). por isso to de olho nesse tópico, para ver até onde é possível chegar, mas sem muito exagero, ok?

valeu as dicas !!!

Criar novo tópico Responder  [ 68 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas