RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 4:23 am

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 9:57 am 
Membro Classe 9
Membro Classe 9

Mag18 escreveu:
Esse forum não e de automodelos eletricos ?

falou

Se o post não acrescenta nada para os seus conhecimentos, simplesmente o ignore e deixe o post livre para comentários úteis e para quem tem interesse.

Moderadores, apaguem essa mensagem, para deixar o post limpo....

MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 10:43 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Bom, o fato é que todos os coolers tem duas setinhas na lateral: Pra que lado ele gira, e pra que lado ele sopra.

Como os coolers têm um lado aberto, e o outro com os suportes que seguram a hélice e passa os fios, então só tem um sentido certo!

Se tem coolers que sopram e puxam, eu não sei, só sei que todos os coolers de processador que eu vi até hoje sopravam (empurravam) o ar na direção do processador. Isso inclui Pentium 1, 2, 3, 4, os 586, Athlon, Duron, Semprom, etc

Motivo: EU ACHO que forçar o ar em direção à coisa que se quer resfriar é mais eficiente que sugar o ar que está na coisa. Ainda mais se o ar que se está jogando é mais frio que o ar que "vai entrar no lugar" do que seria sugado.

Mais um motivo pra eu achar isso: imagina que temos que esfriar um componente que está a 10 cm de distância do cooler: vocês vão soprar na direção dele ou contra?

MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 11:29 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Mais uma vez, eu afirmo com propriedade, NÃO TEM DIFERENÇA NO SENTIDO EM QUE O AR PASSA RESFRIANDO QUALQUER COISA.

Agora, se na condição SOPRAR, o ar for mais frio do que na condição EXAURIR (e vice-versa), vai ser mais eficiente sim, mas pelo fator de diferença de temperatura, e não na direção do ar.

É claro que a uma distância maior, sem contato com nenhum dissipador de calor, soprar é mais eficiente, por uma questão física de deslocamento de massa... mas aí o resfriamento é praticamente ambiente, não vai ter grandes alterações, pois vai contar apenas com a convecção (troca de calor sem contato físico) que é muito menos eficiente que a troca de calor por condução (com contato físico!)

Fernando, o que vc observou em todos esses computadores, é verdade e é aplicável sim...para computadores! Não quer dizer que seja uma regra geral a ser usada!

MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 11:43 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Seanikaido escreveu:
Mais uma vez, eu afirmo com propriedade, NÃO TEM DIFERENÇA NO SENTIDO EM QUE O AR PASSA RESFRIANDO QUALQUER COISA.

Agora, se na condição SOPRAR, o ar for mais frio do que na condição EXAURIR (e vice-versa), vai ser mais eficiente sim, mas pelo fator de diferença de temperatura, e não na direção do ar.

É claro que a uma distância maior, sem contato com nenhum dissipador de calor, soprar é mais eficiente, por uma questão física de deslocamento de massa... mas aí o resfriamento é praticamente ambiente, não vai ter grandes alterações, pois vai contar apenas com a convecção (troca de calor sem contato físico) que é muito menos eficiente que a troca de calor por condução (com contato físico!)

Fernando, o que vc observou em todos esses computadores, é verdade e é aplicável sim...para computadores! Não quer dizer que seja uma regra geral a ser usada!

ufa, até que enfim alguem com propriedade para confirmar !!!.. esse assunto ja deu o que tinha que dar!

MensagemEnviado: Qua Jul 23, 2008 1:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Realmente, não faz diferença se o ar está indo ou vindo!

Mas, nesse caso, eu acho que faz diferença sim, pois as aberturas dos heatsinks não seguem o padrão de "tubo" do corpo do cooler.

Segue trecho de site:

Citação:
What direction should I point the air flow of my case fan or cpu cooler fan?
In regards to CPU Coolers, for most circumstances you want to direct the flow of air in a downward direction into your cpu coolers heatsink.

http://www.heatsinkfactory.com/air-cool ... -sp-5.html

Vejam o esquema abaixo, resfriar um objeto dentro de um "tubo" eu até concordo que não faz diferença se o ar está indo ou vindo, mas no caso de um dissipador, eu acredito que SOPRAR acaba "enchendo" com mais eficiência um dissipador de calor do que "SUGAR":

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

MensagemEnviado: Qui Jul 24, 2008 12:10 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Tem outro ponto que uma vez (faz algum tempo) me falaram na pista, depende se tua bolha tiver furo no para-brisa ou vidro lateral, o sentido da corrente de ar que vai passar por dentro da bolha, se tu colocar o dissipado virado para frente com o cooler jogando ar pra cima não vai adiantar nada, o contrario também, colocar o dissipado voltado para tras com o cooler jogando ar para o dissipador...
Eu quando quero inverter o cooler, tiro os parafusos e viro do contrario, pra que proteção? não é pra nenhum intrometido colocar a mão mesmo...

MensagemEnviado: Qua Set 30, 2009 3:11 pm 
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Pessoal, eu comprei um combo brushless da hobbywing. Onde eu ligo o fio do cooler do esc?

Vorza
SCX10 Honcho
Imagem
Referênciashttp://www.rceletrico.com.br/forum/viewtopic.php?f=31&t=15947

MensagemEnviado: Qui Out 01, 2009 3:28 pm 
Membro Classe 8
Membro Classe 8

Images: 0
Tanto o cooler do processador, quanto a ventoinha do radiador do carro sugam o ar e não sopram. Se colocar pra soprar, junta pó e entope totalmente o dissipador. O cooler funciona como um aspirador, ele joga o ar quente para fora, e automaticamente a atmosfera repõe ar frio no lugar, isso garante limpeza e eficiência no resfriamento, mesmo porque a tendência do ar quente é subir em relação ao ar frio, se vc empurra ele pra baixo quebra o ciclo físico.

Espero ter ajudado.

LRT - Lazza Racing Team
http://www.aarcjun.com

Personal album

Criar novo tópico Responder  [ 53 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4

Todos os horários são GMT - 3 horas