RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:14 pm 
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Acho que não dá pra responder com matemática


Um motor .21 tem aprox:
Horsepower: 2.7 @ 38000 RPM

Um motor brushless 4.5 tem aprox:
Power: 528W at 7.2V
RPM: 56,160 U/min

Se você só transformar o horsepower em watt, o glow ganha. Mas como atinge rotação mais alta, entra na conta a relação de engrenagens, onde o elétrico pode usar uma relação mais curta aproveitando o RPM. Sabemos também que um motor glow tem a curva de torque diferente de um elétrico, então é obrigado a ter câmbio. E no cálculo aí em cima, foi usada uma bateria de 7,2v, não uma LiPo de 3 células. É complexo. Também não posso afirmar que o RPM desse brushless está limitado em 56160, talvez com a lipo de 3 células ele exceda em muito isso.

Em resumo, só na pista mesmo. E os glow tomam pau.


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:15 pm 
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Fernando to sabendo que é difícil de medir, por isso perguntei sobre o dino....



Fernando escreveu:
Meu, se você quer discutir mecânica com a gente, então fala que entende, assim não precisamos ficar dando exemplo

Você sabe por exemplo o que é torque, certo? É muito complicado de medir

De qualquer forma daqui a pouco te passo os valores em HP.


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:15 pm 
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Henry,
A eficiência do motor é uma das leituras que dá pra tirar no dinamômetro

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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:16 pm 
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Acho que nem com o Dyno

Porque você vai ter algo que ferra um, algo que ferra o outro.

A curva de torque e potência são totalmente diferentes, digamos que o glow ganhe em 38000 RPM, mas como medir em 50000 RPM se o glow ia explodir?


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:18 pm 
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um dia vou ver o que eu perguntei noutro tópico....

eletrico vs glow (na pista?? não.... na rua!!!!)

quem sabe hj mesmo no pacaembu né....

to falando tudo isso p/ poder juntra argumentos e dizer p/ pessoal de combustão que o eletrico é mais tudo, mais bonito, mais limpo, maisd rápido, mais economico, mais mais mais... hehehehehe

abraços...

vou dar uma saida!!!

t+


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:29 pm 
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a verdade que o topico fugiu do assunnto
que deveria ser
quais motores do eletrico andam junto com combustao ?

um 8t anda junto de um combustao ? 13t

como seria isso um 8t anda junto na mesma vel que um glow de 0.13 .0.23 ?

agora que em acerto em pista o eletrico da coro isso da
mais acho que ñ é o caso aqui

como falaram o oque queremos é
o que precisamos pra um eletrico anda na mesma velocidade media dos combustao ?

pq um combustao mais fulera ja anda mais forte que um motor latinha hehe

por isso vc ver em qual quer lugar combustao dando coro nos eletricos
mais profissionalmente ñ é o caso

mais a maioria que tem combustao ñ é profissional e eletrico tbm ñ

por isso ñ sai da boca do povo eletrico ñ anda mais que combustao
combustao anda mais !!

so vemos combustao andando forte e eletrico ñ :roll:


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:30 pm 
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Caras, acho que já é ponto pacífico que elétrico é mais eficiente que glow.
Não restam dúvidas que um motor elétrico converte melhor energia em trabalho que qualquer motor de combustão interna.
Eu vejo isto na pista, paulatinamente, os "ralos" que os elétricos estão dando nos nitros. O tempo de volta é tudo. Eventualmente, alguém me pegava no fim da reta, mas já freiava em cima da curva em retomava a dianteira. Embora isso vai mudar, estréio amanhã meus motores novos, Orion Revolution (ainda bruxado, bruxa só no futuro), e pelos testes que eu fiz na minha rua, agora nem na reta os nitros vão me passar.

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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:31 pm 
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Lembrei de mais uma coisa...

Na segunda guerra mundial, os aviões (caças) usavam motores com pistões.

O avião que voasse mais rápido teria muitas vantagens em combate, então os motores à pistão evoluíram muito rápido. Só que chegou numa hora que não tinha mais para onde evoluir, já que o movimento oposto que ocorre num motor com cilindros (ou seja, o sobe e desce dos pistões) limita e muito sua evolução.

Que solução eles encontraram? A turbina! Nada mais é do que um motor à combustão que NÃO possui esse problema dos movimentos opostos, ou seja, ela simplesmente gira! Claro que isso criou uma classe totalmente superior de motores de avião....

E o que nossos motores elétricos são? Muito parecidos com uma turbina!

Quero ver um glow com motor de turbina >:)


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:32 pm 
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Eu entendi, alimao, a gente quer fazer uma tabela de equivalência...


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:34 pm 
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Fernando escreveu:
Lembrei de mais uma coisa...

Na segunda guerra mundial, os aviões (caças) usavam motores com pistões.

O avião que voasse mais rápido teria muitas vantagens em combate, então os motores à pistão evoluíram muito rápido. Só que chegou numa hora que não tinha mais para onde evoluir, já que o movimento oposto que ocorre num motor com cilindros (ou seja, o sobe e desce dos pistões) limita e muito sua evolução.

Que solução eles encontraram? A turbina! Nada mais é do que um motor à combustão que NÃO possui esse problema dos movimentos opostos, ou seja, ela simplesmente gira! Claro que isso criou uma classe totalmente superior de motores de avião....

E o que nossos motores elétricos são? Muito parecidos com uma turbina!

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Já vi motor de aero Wankel (rotativo) da OS, será que não rola um de auto?

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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 3:52 pm 
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henry,

Entendo seu pensamento... antes de ver um elétrico top correndo eu tbm não acreditava que eles pudessem andar tanto. Costumamos acreditar naquilo que vemos todos os dias, e o que vemos de melhor todos os dias são os nitro. Isso acontece porque atualmente muito mais gente tem nitro do que elétrico, e dos que tem elétrico pouco são os que tem carros realmente rápidos, a maioria pega os kits RTR com motor latinha ou stock só pra fazer drift ou se divertir.

É tudo uma questão do preço... um nitro rtr básico (que a maioria compra) que chegue nos 70-80km/h vai custar uns 1500, um elétrico rtr básico (que a maioria compra) vai custar metade disso... e consequentemente deverá ter metade do desempenho tbm.

Não existe milagre... pra vc fazer um elétrico correr como um nitro tem que gastar quase como se estivesse gastando com um nitro... não dá pra montar com 800 reais um elétrico que corra mais do que um nitro de 3000.

Pra vc ter uma idéia do desempenho que um elétrico pode ter, saca só esse vídeo (meu vídeo preferido de RC):

http://www.youtube.com/watch?v=lC5ccMXxgjg

A parte mais legal é quando o cara tira um racha com um VW Polo à 130km/h... :D

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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:11 pm 
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Fui, e ja voltei....

Lendo o posto do Gunz, me veio uma ideia muito boa p/ poder coparar de uma vez por todas qual o motor é mais.......

o teste sugerido é mais ou menos como uma "prova" daquele programa O Aprendiz....

O candidato a montar o carro veloz tem direito a gastar R$ 2.000,00 p/ montar seu kit, completo, ou seja, motor, radio, bateria, combustível, esc, pipa, etc...

Essa grana é suficiente p/ comprar um traxxas nitro RTR (Nitro 4-Tec 3.3 RTR / JATO 3.3 RTR / entre outros modelos bastante cobiçado)

ideia????

eu não estou habiliotado a dar ideia pq conheço muito pouco, e devagarinho to juntando informações que recebo de todos vcs... agradeço!!!

Gunz escreveu:
henry,

Entendo seu pensamento... antes de ver um elétrico top correndo eu tbm não acreditava que eles pudessem andar tanto. Costumamos acreditar naquilo que vemos todos os dias, e o que vemos de melhor todos os dias são os nitro. Isso acontece porque atualmente muito mais gente tem nitro do que elétrico, e dos que tem elétrico pouco são os que tem carros realmente rápidos, a maioria pega os kits RTR com motor latinha ou stock só pra fazer drift ou se divertir.

É tudo uma questão do preço... um nitro rtr básico (que a maioria compra) que chegue nos 70-80km/h vai custar uns 1500, um elétrico rtr básico (que a maioria compra) vai custar metade disso... e consequentemente deverá ter metade do desempenho tbm.

Não existe milagre... pra vc fazer um elétrico correr como um nitro tem que gastar quase como se estivesse gastando com um nitro... não dá pra montar com 800 reais um elétrico que corra mais do que um nitro de 3000.

Pra vc ter uma idéia do desempenho que um elétrico pode ter, saca só esse vídeo (meu vídeo preferido de RC):

http://www.youtube.com/watch?v=lC5ccMXxgjg

A parte mais legal é quando o cara tira um racha com um VW Polo à 130km/h... :D


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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:25 pm 
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Ok, vamos lá... o que eu faria com R$2.000:

Tô considerando por comprar tudo NOVO.

Carro: TA-05R R$750
Mamba 7700kv (ESC + Motor): R$550
Bateria 4200Mah: R$140
Carregador Super Brain 977: R$300
Radio Futaba 2PH: R$250

Pronto... essa caranga corre heim? E ainda sobrou R$10,00 pra comer um Big Mac... Huahuahuahauha :wink:

Obs. Alguns preços eu acho que chutei pra cima, talvez saia mais barato do que isso.

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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:37 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Fernando escreveu:
Lembrei de mais uma coisa...

Na segunda guerra mundial, os aviões (caças) usavam motores com pistões.

O avião que voasse mais rápido teria muitas vantagens em combate, então os motores à pistão evoluíram muito rápido. Só que chegou numa hora que não tinha mais para onde evoluir, já que o movimento oposto que ocorre num motor com cilindros (ou seja, o sobe e desce dos pistões) limita e muito sua evolução.

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wankel não é o motor do RX-7??? acho que é sim hein!!

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MensagemEnviado: Qui Set 06, 2007 4:40 pm 
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Com essa configuração você dá um ralo em cima de qualquer nitro numa pista. Principalmente o 4-Tec, que só anda em linha reta. É rápido, mas não freia, não faz curva...
É igual colocar um F-Indy (representando os nitros) X F1 (elétricos, claro): o F1 acelera rápido, tem retomadas rápidas, e o Indy só tem final. Num circuito misto, nem rola pro Indy.

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