RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Seg Mai 30, 2005 2:30 pm 
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Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
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Um rádio básico vem com:
- transmissor
- receptor
- 2 servos

Quando você aperta o "gatilho" do acelerador, o transmissor converte isso em um sinal e envia via rádio. O receptor recebe o sinal de todos os canais (no caso, um canal para a direção e outro para aceleração/frenagem/ré) e "envia" para cada controlador, que podem ser servos ou ESC´s.

Deixemos de lado o servo da direção: você vira o volante, o servo vira a direção, pronto!

Voltando ao acelerador: como pegar o sinal e movimentar o motor?

A idéia inicial remete ao autorama: o canal do acelerador também é controlado por um servo (igual à direção!), que aciona um CONTROLADOR DE VELOCIDADE, que nada mais é do que uma espécie de "potênciômetro" parecido com o controle de volume do seu rádio mais antigo.

Só que normalmente não tem todas as variações igual ao volume do seu rádio. É comum um controlador de velocidade mecânico ter 4 velocidades - algo como 3 velocidades para a frente, e a ré - o que o faz ficar mais parecido com seu liquidificador. É feito assim porque uma resistência igual à do autorama desperdiça muita energia - problema que o autorama não tem, já que não usa baterias!

Então alguém percebeu que o controlador mecânico desperdiça muita energia, porque ocorre um caminho tortuoso: o sinal chega no receptor eletronicamente, é convertido em energia mecânica pelo servo, que aciona o controlador de velocidade, para liberar a energia elétrica pro motor, que vai pegar essa energia e transformar em rotação - energia mecânica! UFA!

Imagem

Inventaram então o ESC - Electronic Speed Control

Na teoria, tudo o que ele faz é pegar o sinal PWM do receptor e converte isso na quantidade de energia que é liberada para o motor, usando um transistor do tipo MOSFET.

Então não há a mudança eletrônica - mecânica - eletrônica descrita acima - Muito mais inteligente, então todos os componentes saem ganhando.

Claro, tem um preço... um Speed Control mecânico normalmente vem junto com seu kit, já um ESC custa a partir de uns R$ 150....

Imagem

Os ESC´s (não se esqueça que ESC é só o eletrônico!) são categorizados pelos motores que eles suportam, por exemplo:
1 - 20T ou superior
2 - 10T ou superior
3 - Sem limite de voltas

Lembrando que quanto menor o número de voltas do motor, mais "forte" ele é, logo precisa de um ESC mais animal. (e mais caro)

Os ESCs ainda podem te ajudar com:

- BEC - Battery Eliminator Circuit - permite que você alimente o receptor através do próprio ESC, eliminando uma bateria à parte pra ele (nota: alguns receptores têm BEC, então isso tanto faz)
- Freio - sim, alguns ESCs possuem freio - não é milagre, simplesmente eles usam a energia que o motor gera quando o carro está no "embalo" para freiar ele mesmo, uma solução muito inteligente.

E outras coisinhas mais, alguns ESC´s permitem até programar seu comportamento! Mas este é o básico:

- Sem ESC, você precisa de um controlador mecânico e um servo
- Com ESC, elimina-se um servo e seu carro agradece




Electronic Speed Control (ESC) - Electronic speed controls replace the mechanical speed control and servo providing enhanced power efficiency and precision in an electric R/C car or boat. In addition, they are lighter which improves the performance of some electric models.


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 Título: speed eletronico
MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 12:48 am 
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Registrado em: Sex Mai 25, 2007 11:53 pm
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E verdade? Q speed sem limites d voltas Pode colocar qualquer pinhão?Tenho um TEKIN G12cIII,sem limite d volta,eo motor e um aurora 9x3 o corro e um TA 03 PRO F,e pinhão e 25T pit 6,4???Sera q roda ou e melhor colocar um menor???


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MensagemEnviado: Sáb Jun 02, 2007 8:57 pm 
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Não importa se o seu speed é o pior ou o melhor, relação tem limite. Não deixe seu motor passar do 90°C. Tente manter nos 70°C!

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MensagemEnviado: Ter Set 11, 2007 10:19 am 
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Eu estava vendo alguns speeds, eles posseum normalmente 3 saidas ( uma para o receptor, e as outras duas? para onde vão?)

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MensagemEnviado: Ter Set 11, 2007 10:28 am 
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MensagemEnviado: Ter Set 11, 2007 6:03 pm 
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Rcorrea escreveu:
Eu estava vendo alguns speeds, eles posseum normalmente 3 saidas ( uma para o receptor, e as outras duas? para onde vão?)


sao somente tres fios, dois negativos e um positivo:
no positivo voce tem que soldar mais um fio dai fica com 2 positivos e 2 negativo , como dito acima , para o motor e a bateria.


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MensagemEnviado: Dom Mar 02, 2008 6:29 pm 
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Galera....nós colocamos o 10T zero pra rodar(depois de amaciado) e encontramos um problema cabuloso.......cremos que seja ruído....
Acontece o seguinte.......conforme o Luan acelera ...os links de direção vão que nem doido ...pra esquerda e direita......
Ou seja.....está interfirindo no RX/Servo....sei la........ Subindo a rotação....aumenta o problema.......
Isso só aconteceu com o 10T......com 27T,13T....rolou na boa.......
Levamos em consideração tbem que o motor é violento.....e com isso gera mais atrito....trepidação giga......rsrsrsrs´mas o lance está na eletronica........

Agradecemos as sugestões......heheheheh thanks....

Salada/Luan.......

Ahhhhhhhh temos um capacitor que sobrou do outro LRP, o QC2....será que é isso que falta?.........

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MensagemEnviado: Dom Mar 02, 2008 7:44 pm 
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Primeiro cheque a disposição dos fios, organize tudo, não deixe fios passando por cima do ESC, por exemplo.
Se persistir a interferência, parte pro capacitor.

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MensagemEnviado: Dom Mar 02, 2008 9:34 pm 
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Registrado em: Seg Fev 11, 2008 6:54 pm
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Talvez seja interferencia, porque a corrente do motor é alta, MAS vc testou se a bateria está aguentando o motor?? Pode ser que a tensão esteja caindo, devido ao consumo do motor.

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Diego


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MensagemEnviado: Seg Mar 03, 2008 2:26 pm 
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Helvio Lagares escreveu:
Primeiro cheque a disposição dos fios, organize tudo, não deixe fios passando por cima do ESC, por exemplo.
Se persistir a interferência, parte pro capacitor.


Exatamente.

Primeiro organize os fios, aconselho também a não deixar fio "sobrando", muito comprimento de fio, pode gerar campos magnéticos e etc.

No meu caso, tive que partir para os capacitores. Procure no fórum, tem tópico específico sobre isso! :D

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MensagemEnviado: Qui Mar 06, 2008 11:31 am 
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Registrado em: Dom Nov 18, 2007 10:41 pm
Mensagens: 339
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owwww galera..valeu os toques ai............
Vamos tentar com os fios primeiro........se não resolver.....da-lhe capacitor..........rsrsrs
brigadaum mesmo.........

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MensagemEnviado: Qui Out 30, 2008 1:38 pm 
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Registrado em: Qui Out 30, 2008 10:00 am
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olá turma, tenho um lazer off road da kyosho e o uso do cooler no speed control é necessário?
tudo de bom!

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*INFERNO GT1 CONVERTIDO p/ eletrico, bolha Alpha R3 (ferrari), Motor mamba 2200 kV e esc MMM
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MensagemEnviado: Qui Jun 25, 2009 11:41 pm 
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Tenho um Minit da Team Losi que a unidade receive/ESC não está funcionando bem, gostaria de saber se posso colocar outra de outra marca por exemplo a duratrax tem um modelo o DTXM1095 - speed control auto sporte forward reverse esc, ele serviria no meu minit? a dúvida é se este speed control também controla o servo de direção.


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MensagemEnviado: Seg Jul 13, 2009 4:32 pm 
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Mensagens: 15
Localização: Guarujá/SP
Olá amigos tenho um truggy hsp e acho que queimou meu Speed control, onde consigo por um preço bom? Qual o valor médio e justo para ser pago.
Motor RC 540

Comprado na Hobby Delivery.

Valeu

Marcelo


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MensagemEnviado: Seg Jul 13, 2009 5:42 pm 
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Registrado em: Seg Jul 13, 2009 4:57 pm
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E aí marcongou, blz???

Seguinte: liguei na TwoHobbies http://www.twohobbies.com.br/produtos.php?cat=31 que fica em Moema, e eles disseram que um speed control pra esse modelo deve sair por uns R$ 100,00.
Procure o Walter. Ele disse que é necessário dar uma olhada pra ter certeza que é o speed control.

Tem essa tb: http://www.aoficinadohobby.com.br/

Abração,

mcello.

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