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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 10:23 am 
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Olá!
Ano passado comprei um Tribeshead da HSP.
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_l ... RA%20RODAR

O carro é muito legal, etc. Escovado 540.
Mas sentia falta de mais velocidade. Inicialmente troquei a bateria, deixando de usar a ni-mh que veio nele e colocando uma lipo 2s de 4000mAh 20C. Já mudou da água para o vinho.
Só que, não sei porque, em poucos dias de uso o motor foi pro saco. Acho que queimou um enrolamento, pois passou a andar bem devagarinho.
Então fiz o que já estava pensando em fazer: um upgrade para brushless. Comprei um motor 36-60 de 3500KV, e um ESC EZ-RUN de 60A.
Depois de adaptar o pinhão (furando ele em 5mm), botei a funcionar. Mas na arrancada, sempre começou com um "plec-plec-plec" algumas vezes, até arrancar. Se fosse na subida ou com algum obstáculo, então, ficava só no plec-plec e não arrancava de jeito nenhum. Depois de arrancar, tudo bem, motor muito forte e com muita velocidade.

Tentei de tudo: todas as configurações possíveis no ESC, mudando o punch desde o "soft" até o "very hard", mudei o timing para todas as configurações possíveis, etc. Nada mudou.

Comprei outros pinhões e coroas e experimentei relações diferentes. Não resolveu.

Cheguei a comprar outro motor de menor rotação (pensando que teria mais torque e portanto não ratearia na partida). Um turnigy 36-56 de 1800KV. Não é que piorou o problema? Além, obviamente, de diminuir muito a velocidade final.

Assim, venho aos colegas mais experientes para me ajudarem. Um amigo comprou um Rustler, que com um motor equivalente e uma bateria idem, anda MUITO mais, além de não dar o famigerado plec-plec na arrancada. Notei, porém, que o rustler tem embreagem, o que permite ao motor começar a girar mesmo com as rodas ainda paradas.
Seria esse o problema? Todo carro elétrico com brushless tem que ter embreagem?

Ficarei feliz com qualquer idéia.
Abraços
Rafael

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 1:03 pm 
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Cara, só uma pergunta... esses motores são de avião?
Pq se for tá aí a resposta.

Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 1:39 pm 
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Colega, os dois motores que vc testou são de aeromodelos, por isso não deu certo e por isso vc teve que adaptar o pinhão. Esse ESC é ótimo, compre o YR ou EZRun (mesma coisa) 8.5 4000kv ou 5.5 6000kv e seja feliz.

Uma dica:

Existe uma folga dentro dos seus diferenciais que com motores mais fortes vão fazer as engrenagens de aço pularem e começarem a se destruirem, coloque uma arrumera entre a engrenagem principal do diferencial (aquela maior) e o rolamento que resolve.

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Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 6:58 pm 
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Bom, os motores não são específicos só para avião (pelo menos não diz isso no site da loja), mas também não são para carro :wink:
Qual seria a diferença entre motores específicos para carro e os outros?
Ou seja, dois motores inrunner de mesmo tamanho e mesmos KV não teriam de ter um funcionamento idêntico?
Mas pra vocês matarem a charada tão rápido, deve ser isso mesmo...

Quanto à folga, eu já tentei botar uma arruela (foi isso que vc quis dizer, não?) e só o que consegui foi "segurar" o conjunto, que ficou pesado de girar.
Acho que o negócio é vender meu carro e comprar um rustler...

Valeu galera!

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 7:19 pm 
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só pelo fato de voce descrever que abriu o pinhão em 5mm ja soluciona o problema.....pois o diamentro do eixo de um latinha e de qualquer outro BL para auto padrao 540 tem o mesmo diametro(pelo menos os que eu conheci até hj)
bom agora que furou o pinhão, compra outro! e compra o motor do 5.5t 6000kv......conforme citado acima, como vc andava com o latinha...te garanto que os primeiros 30min vc num vai ter dedo para pilotar seu carro heheheh


coelho72 escreveu:
Bom, os motores não são específicos só para avião (pelo menos não diz isso no site da loja), mas também não são para carro :wink:
Qual seria a diferença entre motores específicos para carro e os outros?
Ou seja, dois motores inrunner de mesmo tamanho e mesmos KV não teriam de ter um funcionamento idêntico?
Mas pra vocês matarem a charada tão rápido, deve ser isso mesmo...

Quanto à folga, eu já tentei botar uma arruela (foi isso que vc quis dizer, não?) e só o que consegui foi "segurar" o conjunto, que ficou pesado de girar.
Acho que o negócio é vender meu carro e comprar um rustler...

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 8:02 pm 
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Acho que essa pergunta deveria ser feita em outro tópico, mas em que loja eu posso comprar esses motores específicos para carro?
Costumo comprar na himodel.com e na hobbycity.com, nesses no máximo tem o motor ez-run, mas não com esse kv.

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 8:45 pm 
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minha preferencia é a RC MART
http://www.rcmart.com


coelho72 escreveu:
Acho que essa pergunta deveria ser feita em outro tópico, mas em que loja eu posso comprar esses motores específicos para carro?
Costumo comprar na himodel.com e na hobbycity.com, nesses no máximo tem o motor ez-run, mas não com esse kv.

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 9:28 pm 
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Calma pessoal , esse motor não é de aero , tem gente que usa ele em conversões de 1/8 para vocês terem uma idéia .
Ele é uma copia do feigao 7l , creio ser este aqui :
http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... s_Inrunner
Esses soquinhos são chamados de cogging , todo motor brushless tem , mas o seu parece meio anormal .Talvez seja por causa da baixa voltagem da bateria , tente usar uma 3s .
Fale com o Aldo , ele é especialista nesses motores .

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 10:33 pm 
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O motor é esse mesmo.
Pelo que li esse cogging é causado por baixa descarga na bateria: quando vai começar a girar, a corrente sobe muito, a tensão cai, e o ESC corta. Ou então, o esc não detecta que o motor começou a girar e corta por segurança.
Mas minha bateria tem uma taxa de descarga de 20C, o que dá 80A, com um burst de mais de 100A. Eu tenho um watts´up, e com ele no carrinho dá uma corrente de pico de pouco mais de 50 A. Depois de alguns minutos correndo, o motor está bem quente e a bateria apenas morna, então acho que não é ela a vilã.

A princípio achei que o ESC não era grande coisa, mas já disseram que é um dos bons. Isso me alivia, porque custou caro...

Além disso, Augusto, não é MUITA coisa, atrapalha apenas quando você vai tentar arrancar numa subida, ou quando o carro corre pro mato e fica no meio do pasto muito alto. Se deixar ele no plano e acelerar ele arranca sem "cogging". Realmente já tinha imaginado que com 3s o torque vai ser maior e o cogging vai diminuir.
Interessante que já vi inclusive motor brushless em aeromodelo fazendo isso, custando a "pegar".
Mas pensando nisso, bem bolado é o sistema do rustler, que tem embreagem, provavelmente deve ser para evitar esse problema.
Obrigado a todos pelas ótimas contribuições, estou aprendendo muito... Por aqui eu sou o único com um auto elétrico, todo o resto do pessoal usa glow.

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 10:36 pm 
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coelho72 escreveu:
O motor é esse mesmo.
Pelo que li esse cogging é causado por baixa descarga na bateria: quando vai começar a girar, a corrente sobe muito, a tensão cai, e o ESC corta. Ou então, o esc não detecta que o motor começou a girar e corta por segurança.
Mas minha bateria tem uma taxa de descarga de 20C, o que dá 80A, com um burst de mais de 100A. Eu tenho um watts´up, e com ele no carrinho dá uma corrente de pico de pouco mais de 50 A. Depois de alguns minutos correndo, o motor está bem quente e a bateria apenas morna, então acho que não é ela a vilã.

A princípio achei que o ESC não era grande coisa, mas já disseram que é um dos bons. Isso me alivia, porque custou caro...

Além disso, Augusto, não é MUITA coisa, atrapalha apenas quando você vai tentar arrancar numa subida, ou quando o carro corre pro mato e fica no meio do pasto muito alto. Se deixar ele no plano e acelerar ele arranca sem "cogging". Realmente já tinha imaginado que com 3s o torque vai ser maior e o cogging vai diminuir.
Interessante que já vi inclusive motor brushless em aeromodelo fazendo isso, custando a "pegar".
Mas pensando nisso, bem bolado é o sistema do rustler, que tem embreagem, provavelmente deve ser para evitar esse problema.
Obrigado a todos pelas ótimas contribuições, estou aprendendo muito... Por aqui eu sou o único com um auto elétrico, todo o resto do pessoal usa glow.


E aí, blz?
Olha, no link que o Augusto passou tem os reviews, todos estão falando de usar 3S, sua bateria é 2S ou 3S?
Só por curiosidade, quais conectores vc está usando entre BATERIA<->ESC e ESC<->Motor??

Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Qui Abr 16, 2009 11:07 pm 
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Estou usando 2s. Realmente parece que com 3s meu carrinho vai ficar igual às organizações tabajara: seus problemas acabaram!
Até comprei uma 3s 4000mAH mas ela não coube no espaço da bateria, passei adiante. Deveria ter ajustado e espaço para ela caber...
Além disso, tem o lance de ter que trocar o fan do ESC se for usar 3s. Procede?

Entre bateria-esc uso deans, entre esc-motor uso aqueles bullet de 4mm. Creio que esses conectores não são o problema.

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MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 9:28 am 
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coelho72 escreveu:
Estou usando 2s. Realmente parece que com 3s meu carrinho vai ficar igual às organizações tabajara: seus problemas acabaram!
Até comprei uma 3s 4000mAH mas ela não coube no espaço da bateria, passei adiante. Deveria ter ajustado e espaço para ela caber...
Além disso, tem o lance de ter que trocar o fan do ESC se for usar 3s. Procede?

Entre bateria-esc uso deans, entre esc-motor uso aqueles bullet de 4mm. Creio que esses conectores não são o problema.


Olha, pelo que vc disse os conectores não são os problemas, é exatamente a mesma configuração que eu uso.

Sobre a bateria, antes de comprar teste com a de um colega, se os coggings pararem tá aí a resposta.

Outra coisa, eu ACHO que nos aviões não dá pau pq a hélice não oferece quase resistência p/ o motor em baixa rotação, já o RC o motor tem que movimentar o chassi com pouca aceleração... mas como já avisaram esse motor é uma cópia do feigão, então não deve ser esse o problema...

É isso.

Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 9:48 am 
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O problema deve ser realmente o conjunto com a bateria 2S, não deveria mais o motor talvez não tenha o torque suficiente com 2S na partida onde o duty-cycle é bem pequeno, eu trocaria por motor desse
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7194&Product_Name=EZ-RUN_Bushless_Motor_10T_3900Kv

Ai vc com certeza não vai mais ter problemas.
Mais tente com 3S que isso deve melhorar bastante.

Com relação a "embreagem" que vc menciona, esquece que essa não é a função dela, e com certeza não é isso que está causando seu problema, veja no link abaixo alguma coisa sobre o assunto:

http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=51&t=10983&start=15

Abraço

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PacaLoucos


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MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 10:32 am 
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Coelho escreveu:
O problema deve ser realmente o conjunto com a bateria 2S, não deveria mais o motor talvez não tenha o torque suficiente com 2S na partida onde o duty-cycle é bem pequeno, eu trocaria por motor desse
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7194&Product_Name=EZ-RUN_Bushless_Motor_10T_3900Kv

Ai vc com certeza não vai mais ter problemas.
Mais tente com 3S que isso deve melhorar bastante.

Com relação a "embreagem" que vc menciona, esquece que essa não é a função dela, e com certeza não é isso que está causando seu problema, veja no link abaixo alguma coisa sobre o assunto:

http://www.rceletrico.net/phpBB3/viewtopic.php?f=51&t=10983&start=15

Abraço


Bom, acho q essa é a resolução do nosso amigo...
Ou vc compra uma 3S ou troca o motor, eu particularmente compraria o 9T (4300kv) ao invés do 10T, mas isso vai da sua vontade.
Veja o que fica mais barato.

Abraço
Rafael

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MensagemEnviado: Sex Abr 17, 2009 11:00 am 
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Pois é, a dúvida justamente está entre qual o melhor, o 9T ou o 10T. Ambos custam o mesmo.
Sei que o 9T ficaria melhor na final, mas na arrancada o 10T teria mais força, correto?
Já a compra de uma bateria 3s já seria uma solução um pouco mais cara.
Abraços
Rafael Coelho

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