Olá!
Ano passado comprei um Tribeshead da HSP.
http://www.hobbydelivery.com.br/hobby_l ... RA%20RODARO carro é muito legal, etc. Escovado 540.
Mas sentia falta de mais velocidade. Inicialmente troquei a bateria, deixando de usar a ni-mh que veio nele e colocando uma lipo 2s de 4000mAh 20C. Já mudou da água para o vinho.
Só que, não sei porque, em poucos dias de uso o motor foi pro saco. Acho que queimou um enrolamento, pois passou a andar bem devagarinho.
Então fiz o que já estava pensando em fazer: um upgrade para brushless. Comprei um motor 36-60 de 3500KV, e um ESC EZ-RUN de 60A.
Depois de adaptar o pinhão (furando ele em 5mm), botei a funcionar. Mas na arrancada, sempre começou com um "plec-plec-plec" algumas vezes, até arrancar. Se fosse na subida ou com algum obstáculo, então, ficava só no plec-plec e não arrancava de jeito nenhum. Depois de arrancar, tudo bem, motor muito forte e com muita velocidade.
Tentei de tudo: todas as configurações possíveis no ESC, mudando o punch desde o "soft" até o "very hard", mudei o timing para todas as configurações possíveis, etc. Nada mudou.
Comprei outros pinhões e coroas e experimentei relações diferentes. Não resolveu.
Cheguei a comprar outro motor de menor rotação (pensando que teria mais torque e portanto não ratearia na partida). Um turnigy 36-56 de 1800KV. Não é que piorou o problema? Além, obviamente, de diminuir muito a velocidade final.
Assim, venho aos colegas mais experientes para me ajudarem. Um amigo comprou um Rustler, que com um motor equivalente e uma bateria idem, anda MUITO mais, além de não dar o famigerado plec-plec na arrancada. Notei, porém, que o rustler tem embreagem, o que permite ao motor começar a girar mesmo com as rodas ainda paradas.
Seria esse o problema? Todo carro elétrico com brushless tem que ter embreagem?
Ficarei feliz com qualquer idéia.
Abraços
Rafael