RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Jun 18, 2010 7:04 pm 
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Nattis, PRCG, Coelho, Galera informada:

O motor 2.5T da Tekin, por exemplo, trabalha com 730watts segundo o fabricante.

A bateria Lipo 5600MAh 50C da Venon fornece em watts 2.072watts de potência, pois 7,4v X 280A = 2.072 watts.

1. Se o motor só consegue ter eficiência, aproveitar 730 watts, é errado dizer que estamos jogando dinheiro fora comprando uma bateria com uma descarga tão grande?

2. Porque se o motor só consegue aproveitar 730 watts, poderia trabalhar com uma bateria 3.600Mah 30C de 7,4, pois ela descarregaria em potência para o motor 799watts = 7,4v X 108A, e teria a mesmo rendimento?

3. Li num artigo gringo que a potência que o motor não aproveita da bateria é convertida em calor, consequentemente, uma bateria como no exemplo da Venom acima seria desperdício de dinheiro e de descarga num motor que só funcione até 730 watts?

Se houver algum equívoco de cálculo ou fórmula, por favor avisem.

Aguardo informações técnicas.

Abraço.

Clóvis

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MensagemEnviado: Dom Jun 20, 2010 7:53 pm 
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Clóvis,
Não seria disperdício..
Eu uso baterias de 5600 50C e quando uso o cut off para LiPo do meu ESC, o carro para quando de 0km/h eu acelero tudo...isso mesmo usando motor 10,5 que não é nada tão ignorante.
Isso acontece porque a descarga é tão forte que a tensão da bateria cai (mesmo que por milésimos de segundo), acionando o cutoff...

Essa situação já comprova que nem mesmo uma 5600 50C "garante" um motor 10,5.... Ou seja, ainda tem o que evoluir...
A diferença de performance não tão gritante, pois essa queda de tensão é muito rápida, mas acontece sim!


Sobre a segunda pergunta....não nada haver. Se o motor não pede tudo que a bateria pode entregar, ela simplesmente vai durar mais. Não tem nada de perder energia em forma de calor..

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MensagemEnviado: Seg Jun 21, 2010 6:44 pm 
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ou Seja, a bateria mandaria os Amperes exigidos pelo motor/Esc, e não sua capacidade de descarga, correto ?

Ai então, um bateria de maior amperagem garantiria uma melhor performace na hipotese de uma no limite da amperagem exigida poder "faltar" em algum momento .

é isso ?

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Seg Jun 21, 2010 10:52 pm 
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BlackSh33p escreveu:
ou Seja, a bateria mandaria os Amperes exigidos pelo motor/Esc, e não sua capacidade de descarga, correto ?

Ai então, um bateria de maior amperagem garantiria uma melhor performace na hipotese de uma no limite da amperagem exigida poder "faltar" em algum momento .

é isso ?

É isso ai!
As baterias que ficam no limite esquentam mais, porque nos momentos de pico, como em arrancadas, se exige mais da bateria do que ela pode entregar... O que resulta instantaneamente em queda de performance.

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MensagemEnviado: Seg Jun 21, 2010 11:20 pm 
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[quote="Masiato"]Pessoal, andei pesquisando porque tive uma dificuldade tremenda em encontrar a equivalência de kV
que os fabricantes ainda não padronizaram na nomeclatura de seus modelos.

E pra facilitar a vida de todo mundo, aqui está o resultado:

Obs: Quem for encontrando mais, vá postando que eu atualizo. Assim como fizemos com a tabela de ratios
dos carros que conhecemos.


LRP Vector X11:

[color=#
LRP Vector X12

[
4.5HV = 5.000kV
5.5HV = 3.700kV
6.5HV = 3.400kV
7.5HV = 3.000kV
TEKIN



Masiato,

Atualiza a lista com os dados da Orion. Enviei um e-mail para eles e fui respondido com um arquivo com informações técnicas dos motores 2.5T a 4.0T. Contudo, não consigo postar para vocês por conta do tamanho.
De qualquer forma, quem quiser me manda um e-mail ou MP que envio o arquivo.

Seguem as informações enviadas pela Orion:

2.5T - 12.780KV
3.0T - 10.650KV
3.5T - 9.130KV
4.0T - 7.990KV

Abraço

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MensagemEnviado: Qui Jan 27, 2011 5:11 pm 
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clóvis escreveu:
Masiato,

Atualiza a lista com os dados da Orion. Enviei um e-mail para eles e fui respondido com um arquivo com informações técnicas dos motores 2.5T a 4.0T. Contudo, não consigo postar para vocês por conta do tamanho.
De qualquer forma, quem quiser me manda um e-mail ou MP que envio o arquivo.

Seguem as informações enviadas pela Orion:

2.5T - 12.780KV
3.0T - 10.650KV
3.5T - 9.130KV
4.0T - 7.990KV

Abraço


opa!! atualizado!! Valeu!!

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MensagemEnviado: Sáb Mai 14, 2011 6:11 am 
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olá pessoal do fórum...como faz tempo que não posto nada :oops: , resolvi ser útil ao menos uma vez...
por isso, peço que atualizem a tabela pois, consegui arranjar os valores pro BRUSHLESS ZERO da yokomo:

6.5T - 7400kv - 45A
7.5T - 6100 - 40A
8.5T - 5600 - 38A
9.5T - 5208 - 37A
10.5T - 4500 - 36A
11.5T - 4291 - 34A
12.5T - 4013 - 31A
13.5T - 3500 - 27A
14.5T - 3416 - 25A
15.5T - 3100 - 24A
17.5T - 2700 - 20A
21.5T - 2200 - 17A

* o terceiro valor, pelo que eu entendi, me parece a amperagem que a bateria tem que disponibilizar... ( o papel tá em japonês... :? )

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Motor brushless novak velocity 5.5T e yokomo zero 6.5T
Bateria LiPo Orion 4000mAh 2S 100C+


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MensagemEnviado: Ter Mai 24, 2011 2:08 pm 
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Qual destes motores é o mais forte para por em uma Slash?

Abraços.


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MensagemEnviado: Seg Ago 08, 2011 1:58 pm 
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Gostei muito da referencia de kv dos mototres, agora uma duvida pois de brushless ainda estou no comeco, como saber se um esc vai suportar legal um motor?

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Traxxas Slash 2WD (Blue SCT e Beetle Baja),RC8 2e, Savage Flux 2350


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MensagemEnviado: Sex Out 05, 2012 10:29 pm 
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Qual seria um bom ESC para usar com o Speed Passion 3.5R Ver 2.0 Brushless Motor (12100kv) ? Ou seria melhor comprar um combo: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__22595__Hobbyking_X_Car_Brushless_Power_System_6100KV_100A_.html ?

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MensagemEnviado: Sex Out 05, 2012 11:59 pm 
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Veja quantos amperes esse motor puxa, pra comprar um esc que o suporte.

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viewtopic.php?f=3&t=1742

http://www.facebook.com/pages/Rc-off-ro ... 7160442006

skype fabiokot@outlook.com

A inveja chega longe meu povo, tenham cuidado!


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MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 2:42 pm 
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Amigos, desculpe se estiver perguntando no lugar errado.

Estou com uma dúvida.

Tenho um traxxas 1/16 com motor Original Velineon e Turnigy TrackStar 1/10th Scale 60A Car ESC Version 2.

Pois bem, verifiquei que o Esc suporta 3s e o motor também. Minha dúvida é quanto as baterias. Quero comprar 3S. Se eu colocar uma bateria 3S com 35˜70c vai dar problema no meu ESC ?

Especificacao do motor
Specifications:
Input Voltage.............................................................................................6 to 12 cells NiMH, 2S to 3S LiPo
Motors..................................................................................................................................Sensorless Brushless
Motor Limit.........................................................................................................................................................None
Continuous Current..........................................................................................................................................52A
Peak Current...................................................................................................................................................... 326A
BEC Voltage..........................................................................................................................................6.0 volts DC
Transistor Type...........................................................................................................................................MOSFET
On-Resistance............................................................................................................................................ 0.0005Ω
PWM Frequency ......................................................................................................................................12,000Hz
Battery Connector..................................................................................Traxxas High-Current Connector
Motor Connectors.......................................................................................TRX 3.5mm Bullet Connectors
Motor / Battery Wiring.........................................................................................................................16-Gauge
Thermal Protection....................................................................................Two-Stage Thermal shutdown
Weight..................................................................................................................................................38g (1.34 oz)

Especificacao do ESC
Cont. Current: 60A
Burst Current: 90A
Car Size: 1/10th
Battery: 2-3 Cell Lipo
BEC: 5V / 2A Output
Motor Type: Sensorless Brushless
Size: 51.6 x 30 x 27.4mm
Weight: 78g
Battery Plug: XT-60
On/Off Switch: Yes
Reverse: Yes
Thermal Overload Protection: Yes
Motor Terminals: 3.5mm bullet

A conta que fiz ( corrijam se estiver errado )

3S 2200 - 35˜70C (2200 x 70=154A)

Pelo que entendi vai passar 65A a mais pelo ESC na corrente de PICO ? ( uma vez que o motor suporta 326A )

_________________
Obrigado Senhor meu Deus por mais um dia de vida.


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MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 5:39 pm 
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cara não é essa a conta.. os mais experts vão elucidar melhor.
Mas a bateria pode sobrar, o que não pode é motor puxar mais que o esc aguenta.
No seu caso só consome da bateria o necessário, e ainda esquenta menos ela por trabalhar dentro do limite.

A conta é outra, quantos Amperes vai puxar seu conjunto (esc x motor) com 3S??? Isso é difícil saber...

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Marcelo Borges


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MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 6:52 pm 
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Quem manda num sistema elétrico é o MOTOR.

Partindo daí:
Esses 70C da lipo é o que ela PODE fornecer, se usar um combo que puxe mais que isso estará prejudicando a lipo..
Os 60A~90A do ESC é que ele PODE fornecer ao motor, se pegar um motor que puxe mais que isso, vai torrar o ESC
Essas especificações que vc postou são do velineon 3500 que a Traxxas usa em seus 1/10, para os 1/16 a Traxxas usa o Velineon 380 no qual possui o consumo de 25A~50A

Resumindo, só ter umas lipos que suprem esses 50A de pico do motor que vc estará sossegado.. Claro que, sempre superdimencione as baterias..

_________________
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MensagemEnviado: Ter Out 16, 2012 10:59 pm 
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mach escreveu:
Quem manda num sistema elétrico é o MOTOR.

Partindo daí:
Esses 70C da lipo é o que ela PODE fornecer, se usar um combo que puxe mais que isso estará prejudicando a lipo..
Os 60A~90A do ESC é que ele PODE fornecer ao motor, se pegar um motor que puxe mais que isso, vai torrar o ESC
Essas especificações que vc postou são do velineon 3500 que a Traxxas usa em seus 1/10, para os 1/16 a Traxxas usa o Velineon 380 no qual possui o consumo de 25A~50A

Resumindo, só ter umas lipos que suprem esses 50A de pico do motor que vc estará sossegado.. Claro que, sempre superdimencione as baterias..


Obrigado Mach esclareceu minhas duvidas. E quanto ao motor desculpe peguei as especificações erradas. Valeu mesmo

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Obrigado Senhor meu Deus por mais um dia de vida.


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