RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 8:38 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Jul 27, 2009 8:41 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

ola pessoal, fui ligar meu esc hoje no carrinho q tinha comprado e ele solto uma fumacinha e nem funcionou, abri ele e olhei dentro e eis q estava rachado e com aparencia de queimada uma pecinha (acho q um transistor) o numero dele é d882 . alguem sabe se o defeito pode ser so nessa peça? se eu troca-la somente fucionara? queria saber tbm o provavel motivo da queima da peça, e tbm onde posso encontrar uma igual pra troca

valeu

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Jul 29, 2009 6:42 pm 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

pedro-bz escreveu:
ola pessoal, fui ligar meu esc hoje no carrinho q tinha comprado e ele solto uma fumacinha e nem funcionou, abri ele e olhei dentro e eis q estava rachado e com aparencia de queimada uma pecinha (acho q um transistor) o numero dele é d882 . alguem sabe se o defeito pode ser so nessa peça? se eu troca-la somente fucionara? queria saber tbm o provavel motivo da queima da peça, e tbm onde posso encontrar uma igual pra troca

valeu

Já vi ESC soltando fumaça enquanto queimava um transistor por problema gerado por um receptor defeituoso.
E depois de trocado os transistor, queimou novamente.
Só uma análise minuciosa de uma técnico eletrônico pra saber com certeza se será uma simples troca deste componente ou de vários.

abraço,

from Santa Barbara d'Oeste - SP

MensagemEnviado: Qua Jul 29, 2009 6:52 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

pedro-bz escreveu:

valeu

Cara possivelmente sim, aconteceu algo parecido comigo, tinha uma Rustler exagerei na relação com um motor escovado Team Birdman 7t, fiquei tão impressionado com a velocidade do carro, que esqueci de medir a temperatura e fumaceou tudo em menos de 2 minutos, fiz a troca do Mosfet e ficou 100%.

O problema é que vai ter que achar o Datasheet do mosfet, consultar uma tabela de equivalencia ... para ver se acha o mesmo ou algum parecido em uma loja de sua cidade.

Longe das pistas. (Pilotando maquinas voadoras)

Imagem
Imagem

MensagemEnviado: Qua Jul 29, 2009 10:28 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

acho q a causa da queima do transistor foi os fios do servo em curto. alguem sabe se eh possivel isso? peguei esse mesmo servo e liguei no receptor com outro esc, umbrushless e nao funcinou nem esc nem servo, o esc so pisco uma luz e nao funcionou, sorte q nao queimo meu esc brushless! depois abri o servo e desencostei os fios q pareciam estar em curto, pois estavam muito proximos e liguei novamente com meu esc bom (o brushless) e funcionou normalmente.

minha pergunta é: alguem ja queimo esc por causa de servo ruim?

valeu

MensagemEnviado: Qui Jul 30, 2009 8:52 am 
Membro Classe 5
Membro Classe 5

pedro-bz escreveu:
acho q a causa da queima do transistor foi os fios do servo em curto. alguem sabe se eh possivel isso? peguei esse mesmo servo e liguei no receptor com outro esc, umbrushless e nao funcinou nem esc nem servo, o esc so pisco uma luz e nao funcionou, sorte q nao queimo meu esc brushless! depois abri o servo e desencostei os fios q pareciam estar em curto, pois estavam muito proximos e liguei novamente com meu esc bom (o brushless) e funcionou normalmente.

minha pergunta é: alguem ja queimo esc por causa de servo ruim?

valeu

Se estiver em curto, é bem possível, sim!

boa sorte aí!

from Santa Barbara d'Oeste - SP

MensagemEnviado: Qui Jul 30, 2009 12:35 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

valeu ferghis e riopretomusic, tenho quase certeza q foi por isso mesmo!

valeu

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas