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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 2:54 pm 
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Perguntas de iniciante... hehehe

Qual é o melhor motor stock que existe?

Qual o mínimo de voltas que um stock tem? Existe um stock 9T por exemplo?

O motor elétrico mais forte (com excessão dos brushless e modified) é o stock?

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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 3:18 pm 
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Stock, creio eu, são os de 27t, nem mais nem menos. Tem muitas marcas boas, com pequenas diferenças entre elas, contudo é mais uma questão de gosto pessoal.
Existem outras categorias, que, a princípio, não correm juntas pois os desempenhos variam muito entre categorias. São muitas, vou colocar as que eu conheço:
Abaixo do Stock tem a SuperStock, com motores de 23t; em seguida viria a StreetSpec com 21t; creio que existam mais categorias intermediárias, mas a princípio em seguida viriam os Modified e SuperModified, (os motores brushed mais fortes, creio eu), que são motores de baixo enrolamento, tipo 16t pra baixo. Eu já vi motor de 6t, deve ser para dragster, pois a batera não deve durar quase nada.
Alguém tem por aí uma tabela de categorias de motores para colocar aqui no fórum? Eu tenho uma tabela mas é só de motores da Tamiya, vou postar num tópico à parte, é uma boa fonte de consulta.

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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 3:38 pm 
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Opa... é bom saber! valeu!

Os motores stock dão tanta manutenção quanto os modified?

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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 3:48 pm 
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A princípio, todos os motores requerem manutenção. Quanto mais forte, mais frequente é a manutenção, pois maior é o desgaste. Normalmente, os Stocks são "lacrados", então sua manutenção limita-se a troca de carvão, lubrificação das buchas (alguém sabe se existe stock roletado?) e limpeza com ar comprimido.
Mas nada impede de abrir o motor e dar passe no coletor, só é mais difícil de abrir pois não tem parafuso de fixação do cabeçote, o que segura o cabeçote são duas linguetas da carcaça. Mas é totalmente possível.
Eu mesmo abro os meus motores raramente, normalmente só limpo com ar comprimido ou pincel, lubrifico e troco os carvões quando desgastados.

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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 4:18 pm 
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é isso aí

+ voltas, - manutenção
- voltas, + manutenção

é uma simples questão de desgaste....

claro que os brushless é totalmente diferente (alguém sabe quanto tempo vai durar os rolamentos de um brushless????)


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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 6:22 pm 
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Os motores stock mais populares (usados nos EUA) possuem obrigatoriamente 27 voltas com um fio de diâmetro padrão. No Japão existe uma categoria stock que usa motores de 23 voltas. Já nos EUA criaram uma categoria intermediária com motores de 19 voltas. Abaixo disso, na prática já seria da categoria modified (em teoria, qquer motor abaixo do stock já seria modified.

Inicialmente os motores stock eram realmente lacrados, e precisavam de um torno especial para dar passe no coletor sem desmontar o motor. Hoje em dia, os motores stock são desmontáveis para facilitar a manutenção...

Pra brincar, os motores stock dão bem menos manutenção que os modified. Com um modified forte (7-8 voltas), a cada 5 packs vc provavelmente vai precisar dar passe no coletor (a não ser que vc use caríssimos carvões de longa duração), já o stock pode andar muito mais sem precisar de passe. Mas quem compete a sério de stock, tb dá passe no coletor toda hora, pois sem dar passe o acúmulo de carvão e as irregularidades causadas pelo desgaste do coletor diminuem o desempenho do motor...

Já qto aos rolamentos do motor brushless, acho que bem antes deles acabarem, vc já deve ter comprado outros motores mais novos e mais fortes... (a não ser que vc ande em ambientes que sujem muito os rolamentos, como off-road,)


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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 9:26 pm 
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Rolamento é um dos itens mais resistentes.
Eu tenho um Maxtec Shockwave 12T Double, uso ele desde 2000 em um Truck, ele fica sujo mas é só isso, o rolamento não altera nada.
Um amigo trabalhou muito anos na SKF (um dos melhores rolamentos que existe) e disse que as especificações de durabilidade são bem menores do que eles realmente aguentam, ele disse que a segurança é exagerada nesse sentido.
Isso é válido em uso normal, claro que um rolamento que vai no HUB de um off dura menos, pq leva pancada toda hora, mas mesmo assim atende as especificações.

Abraço
Rafael


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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 9:53 pm 
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Fernando escreveu:
é isso aí

+ voltas, - manutenção
- voltas, + manutenção

é uma simples questão de desgaste....

claro que os brushless é totalmente diferente (alguém sabe quanto tempo vai durar os rolamentos de um brushless????)


Me disseram para trocar uma vez por ano...assim nem da graça né? Fazer manutenção uma vez por ano :(

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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 10:09 pm 
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prcg escreveu:
Fernando escreveu:
é isso aí

+ voltas, - manutenção
- voltas, + manutenção

é uma simples questão de desgaste....

claro que os brushless é totalmente diferente (alguém sabe quanto tempo vai durar os rolamentos de um brushless????)


Me disseram para trocar uma vez por ano...assim nem da graça né? Fazer manutenção uma vez por ano :(


Pois é, se usar bastante o motor, no final do ano nem vai existir mais o coletor de tanto passe que já deu...heheeh

Abraço
Rafael


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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 10:13 pm 
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Gunz escreveu:
Perguntas de iniciante... hehehe

Qual é o melhor motor stock que existe?

Qual o mínimo de voltas que um stock tem? Existe um stock 9T por exemplo?

O motor elétrico mais forte (com excessão dos brushless e modified) é o stock?


O melhor em pista de alta é o EPIC X e para pista com muita aceleração é o Co27.

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MensagemEnviado: Qua Fev 28, 2007 10:48 pm 
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Ah! Saquei...

Eu tava achando que os motores stock podiam ter o mesmo número de voltas que um modified mas que eram "menos potentes".

Tipo... achei que existia stock 9T e modified 9T... duh!!!

Esse EPIC X são quantas voltas? 27T?

Mas agora entendi...:)

valeu galera! Vocês são 10!

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MensagemEnviado: Qui Mar 01, 2007 9:11 pm 
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Sim 27. Entre os Stock o melhor para a maioria das pistas que temos é o Co27 e para drift também.

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MensagemEnviado: Qui Mar 01, 2007 11:48 pm 
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e aproveitando o momento tem um CO27 pro à venda lá no classificados... heheheh :lol:


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