Helvio Lagares escreveu:
Pela ordem:
1º: Lubrifique APENAS as buchas ou rolamentos com um pouco (uma gotinha) de óleo fino ("óleo de máquina", por exemplo); não lubrifique o carvão!!! Vou tentar trocar em miúdos: o carvão é uma peça preta feita de carbono(!) que fica no cabeçote do motor, dê uma pesquisada que você vai descobrir...
No carvão e coletor (vide Dicionário do fórum) use apenas "Comm Drops" (que acha em lojas de RC) ou spray limpa-contatos (que acha em lojas de componentes eletrônicos, base de R$12,00).
2º: Se você nos passar exatamente qual motor (ou colocar uma foto dele) nós talvez poderíamos dizer qual RPM (com carga, que é o que importa) ele atinge. Se você tiver um dinamômetro para motores RC (tem por aí, mas é coisa de sequelado em RC elétrico, até mais que eu...) você pode descobrir com total precisão.
3º: Se colocar 9,6v no motor ele vai girar mais rápido e mais forte, contudo terá sua vida útil reduzida um tanto. Mas (quase) todo mundo usa 7,2v, que é o padrão de baterias.
4º: De cara, é melhor não fazer nada no motor. Com o tempo e experiência, talvez você pode tentar algo mais louco (meu caso, mas sou doido de pedra, daqueles que jogam pedra na lua...).
5º: Para aumentar o RPM e o torque existem dois caminhos fáceis e um meio que difícil: trocar por um motor mais forte, usar uma bateria mais forte (maior amperagem, bem explicado) ou ser doido (como eu) e mexer no induzido (balancear, reenrolar e outras coisas...), mas isso recomendo SE você tiver motor sobrando e não tiver medo de eventualmente inutilizar completamente um motor...
Dê uma checada no Dicionário do fórum, vai ajudar um pouco, OK?
Para aumentar a a rpm (com perda de torque), pode também adiantar o ponto (timing), isso se o motor tiver essa regulagem.
Hélvio, eu tenho um Motor Performance da Team Orion e não sou tão sequelado...eeheheh
Abraço
Rafael