Chegou para mim este motor que pelo valor lá fora de $16,00 acredito que vale um review.
Dados: TP540-11.5T 3350kv Brushless R/C Car Motor w/sensor Dimension: 60mm x 36mm(41mm w/Batt-terminal) , 74mm(with shaft) Weight: 180g Diameter of shaft: 3.17mm Length of front shaft: 15mm Kv: 3350rpm/v No load current: 2.2A Watts: 220W Cells: 2-4S Lipoly
É um brushless sensored, desmontei ele e achei tudo muito simples e caprichado, a plaquetinha com os 3 sensores fica parafusada na base e não solta como nos LRP X11, o esquema de montagem é muito simples e funcional.
Equipamentos para o teste: ESC EZRun 60A sensorless e XERun 120A sensored; Timming 11.25 graus; Automodelo Buggy genérico Exceed; Baterias Lipo 2S Zippy 5000mah 20C;
O teste: O EZRun é um ESC bruto, ele tem a largada meio abrupta mesmo tentando sair de leve, quanto mais potente o motor mais abrupta é a largada, coisa que não acontece com o XERun mesmo sem usar o sensored. Usando o TP540-11.5T (cabo sensored desconectado) a saída foi bem mais mansa, cogging praticamente inexistentes. O desempenho quase o dobro de um latinha que deve ter seus 140W, este brushless tem 200W e uma eficiência maior, o resultado bateu com os números. A autonomia também ficou muito parecida com um latinha, o motor é mais forte e a eficiência também é maior, fiz dois testes e durou em torno de 45 minutos. Como estou acostumado com motores fortes com este 11,5T chegou a ser entediante, já estava cansado e a bateria não acabava... Apesar de ter apenas 11.5T achei que o motor esquenta bem, a carcaça é fina e não dissipa muito bem, existem entradas de ar que estavam tampadas pelo adesivo original. A temperatura checada com o sensor do multímetro teve picos de 90 graus. Com o ESC XERun o motor que já era manso de saída ficou mais manso ainda, saída muito suave igual um latinha, como estava com o cabo sensored conectado cogging inexistente. O resto dos resultados foram iguais do ESC EZRun. Fiz o teste com o timming em 22.5 graus, o motor parecia ter acordado, respostas mais rápidas e maior velocidade, porem como não tinha sensor de temperatura onboard o motor pifou. O que aconteceu foi que dentro do motor do lado do pino externo tem uma plaquinha de ferro onde vão soldada as pontas dos fios das bobinas que é colada na carcaça, a temperatura aumentou tanto que a solda derreteu e soltou os fios, seria fácil a manutenção se as bobinas não fossem coladas na carcaça, tentei de tudo para descolar e realmente não tem como, perdi o motor.
Apesar do número 3350kv não ser muito distante do 4000kv o motor EZRun 9T 4000kv é muito mais forte. Não tenho um conta-giros e não sei se este motor chegou nos 3350kvs, mas os resultados foram compatíveis com seu preço e proposta. Achei ideal para trucks 1/10 pela saída manda podendo brincar de passar por cima das coisas com precisão e para quem esta acostumado com latinha vai achar este motor muito bom. Não testei na pista, mas talvez para um Truck acertado para pista e com um piloto experiente pode faltar motor mesmo para pistas mais travadas. Acredito que seja o motor ideal para iniciantes que frequentam pista.
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