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MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 12:30 am 
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Tenho um motor Novak 3.5R e ganhei um chassi de Top Fuel e gostaria de usar a eletrica? seria possivel?


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MensagemEnviado: Dom Nov 22, 2009 6:23 am 
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Ana_julia escreveu:
Tenho um motor Novak 3.5R e ganhei um chassi de Top Fuel e gostaria de usar a eletrica? seria possivel?

seria apenas o motor ? ? ?

se for vc vai ter que comprar o ESC próprio pra brushless

agora se for o combo pode usar sem problemas

mas se for pra usar com Lipo 4-S....acredito que não aguenta....

pois os motores e ESC's da Novak são pra 7.4v se não me engano...


Fui ! ! !

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Yokomo in side e out side tbm....kkkkk

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MensagemEnviado: Seg Nov 23, 2009 10:53 am 
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Até onde fui informado nenhum eixo de motor aguenta fácil acima de 100.000RPM, a inércia destrói o imã, os mais fortes tem um enrolamento de kevlar para “segurar” o imã e mesmo assim não é 100%. Um 3.5T com 4S vai dar mais que 130.000RPM.

Na minha opinião já que é para exagerar coloca um motor 550mm de 1/8 com uma relação bem longa. Vai ajudar até a balancear o chassis e tem pelo menos o dobro de potência sem forçar o motor.

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MensagemEnviado: Qui Dez 10, 2009 11:50 pm 
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NATTIS escreveu:
Até onde fui informado nenhum eixo de motor aguenta fácil acima de 100.000RPM, a inércia destrói o imã, os mais fortes tem um enrolamento de kevlar para “segurar” o imã e mesmo assim não é 100%. Um 3.5T com 4S vai dar mais que 130.000RPM.

Na minha opinião já que é para exagerar coloca um motor 550mm de 1/8 com uma relação bem longa. Vai ajudar até a balancear o chassis e tem pelo menos o dobro de potência sem forçar o motor.


Um motor 550mm não tem mais potência que um 540 3,5 nas mesmas condições nunca...
A diferença é que ele aguenta até 6S e o 3,5 até 2S..

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MensagemEnviado: Sex Dez 11, 2009 10:56 am 
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PRCG escreveu:
NATTIS escreveu:
Até onde fui informado nenhum eixo de motor aguenta fácil acima de 100.000RPM, a inércia destrói o imã, os mais fortes tem um enrolamento de kevlar para “segurar” o imã e mesmo assim não é 100%. Um 3.5T com 4S vai dar mais que 130.000RPM.

Na minha opinião já que é para exagerar coloca um motor 550mm de 1/8 com uma relação bem longa. Vai ajudar até a balancear o chassis e tem pelo menos o dobro de potência sem forçar o motor.


Um motor 550mm não tem mais potência que um 540 3,5 nas mesmas condições nunca...
A diferença é que ele aguenta até 6S e o 3,5 até 2S..


E tem outra, mesmo que o 3.5 aguentasse uma 4s ia ficar incontrolável, estou certo?

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MensagemEnviado: Sáb Dez 12, 2009 10:45 am 
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Usando Lipo 4S

550mm 2650kV – 1776Watts
540mm 3,5T – 1400Watts

Potencia próximas, o que o 550mm não tem de RPM tem de torque e potencia é RPM x torque. O problema é que nenhum 3.5T aguenta 4S, por este motivo não tem como colocar os dois na mesma situação.


PRCG escreveu:
NATTIS escreveu:
Até onde fui informado nenhum eixo de motor aguenta fácil acima de 100.000RPM, a inércia destrói o imã, os mais fortes tem um enrolamento de kevlar para “segurar” o imã e mesmo assim não é 100%. Um 3.5T com 4S vai dar mais que 130.000RPM.

Na minha opinião já que é para exagerar coloca um motor 550mm de 1/8 com uma relação bem longa. Vai ajudar até a balancear o chassis e tem pelo menos o dobro de potência sem forçar o motor.


Um motor 550mm não tem mais potência que um 540 3,5 nas mesmas condições nunca...
A diferença é que ele aguenta até 6S e o 3,5 até 2S..

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MensagemEnviado: Dom Dez 13, 2009 9:38 pm 
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NATTIS escreveu:
Usando Lipo 4S

550mm 2650kV – 1776Watts
540mm 3,5T – 1400Watts

Potencia próximas, o que o 550mm não tem de RPM tem de torque e potencia é RPM x torque. O problema é que nenhum 3.5T aguenta 4S, por este motivo não tem como colocar os dois na mesma situação.


Um motor 550mm não tem mais potência que um 540 3,5 nas mesmas condições nunca...
A diferença é que ele aguenta até 6S e o 3,5 até 2S..
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Onde você viu que potencia é rpm x torque?

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MensagemEnviado: Dom Dez 13, 2009 9:55 pm 
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Dados do fabricante. são 620W a 7,2V
Dados do livro de Física: Potência = corrente x tensão. e 1ª Lei de Ohm U=RI

Logo, 620W = 7,2 x XAmperes = 86A.
Então a resistencia é 0,08372, pois U/i = R e 7,2V/86A = 0,08372 (estou arredondando, mas no resultado final está certinho)

Aplicando a tensão de 14,8 (4S), temos o resultado abaixo.
U/R = I (14,8V / 0,08372 = 176,8A)
E a potência é de 2616W, pois 176,8A x 14,8V é 2616...

Conclusão.
Se o motor Novak 3,5R fosse submetido a tensão de 14,8V a potência gerada seria de 2616W e o consumo constante de 176,8A.

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MensagemEnviado: Seg Dez 14, 2009 12:09 am 
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Pensa, em plena meia noite lendo isso....,me senti um completo ignorante nessa aula de física...hehehe
pra quem entende deve ter cido uma bela de uma explicação...
Boa sorte pra quem tentar traduzir....rs


PRCG escreveu:
Dados do fabricante. são 620W a 7,2V
Dados do livro de Física: Potência = corrente x tensão. e 1ª Lei de Ohm U=RI

Logo, 620W = 7,2 x XAmperes = 86A.
Então a resistencia é 0,08372, pois U/i = R e 7,2V/86A = 0,08372 (estou arredondando, mas no resultado final está certinho)

Aplicando a tensão de 14,8 (4S), temos o resultado abaixo.
U/R = I (14,8V / 0,08372 = 176,8A)
E a potência é de 2616W, pois 176,8A x 14,8V é 2616...

Conclusão.
Se o motor Novak 3,5R fosse submetido a tensão de 14,8V a potência gerada seria de 2616W e o consumo constante de 176,8A.

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MensagemEnviado: Seg Dez 14, 2009 12:29 am 
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Hahaha...esses dados são do Novak Ballistic hein!!

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MensagemEnviado: Seg Dez 14, 2009 2:03 am 
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conclusao: se o motor 3.5 fosse submetido a 14.8v o rotor quebraria no meio!!!!!!
logo o motor 550 teria mais potencia q ele

melhor nao tentarmos comparar motores de tamanhos diferentes.....


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MensagemEnviado: Seg Dez 14, 2009 5:49 am 
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como dizia o grande Franguin.....

só sei que nada sei..... perepepei perepepei......


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MensagemEnviado: Seg Dez 14, 2009 11:04 pm 
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pedro-bz escreveu:
conclusao: se o motor 3.5 fosse submetido a 14.8v o rotor quebraria no meio!!!!!!
logo o motor 550 teria mais potencia q ele

melhor nao tentarmos comparar motores de tamanhos diferentes.....

É bem por ai mesmo!!!

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MensagemEnviado: Qua Dez 16, 2009 8:49 pm 
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Potencia = Torque x RPM

Esta é a formula básica para calculo de qualquer potencia sendo ela Watts, CV, etc... É fácil entender, basta ir em qualquer oficina com dinamômetro. Também na internet tem vários artigos sobre isto, só um exemplo: http://forum.streetsampa.com.br/viewtopic.php?t=42104


PRCG escreveu:
NATTIS escreveu:
Usando Lipo 4S

550mm 2650kV – 1776Watts
540mm 3,5T – 1400Watts

Potencia próximas, o que o 550mm não tem de RPM tem de torque e potencia é RPM x torque. O problema é que nenhum 3.5T aguenta 4S, por este motivo não tem como colocar os dois na mesma situação.


Um motor 550mm não tem mais potência que um 540 3,5 nas mesmas condições nunca...
A diferença é que ele aguenta até 6S e o 3,5 até 2S..

Onde você viu que potencia é rpm x torque?[/quote]

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MensagemEnviado: Qua Dez 16, 2009 8:52 pm 
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Tem que subtrair a perca de energia, eficiência não é 100%, com isso da para ter um valor mais próximo e exatamente quantos watts de calor o motor vai dispersar.

PRCG escreveu:
Dados do fabricante. são 620W a 7,2V
Dados do livro de Física: Potência = corrente x tensão. e 1ª Lei de Ohm U=RI

Logo, 620W = 7,2 x XAmperes = 86A.
Então a resistencia é 0,08372, pois U/i = R e 7,2V/86A = 0,08372 (estou arredondando, mas no resultado final está certinho)

Aplicando a tensão de 14,8 (4S), temos o resultado abaixo.
U/R = I (14,8V / 0,08372 = 176,8A)
E a potência é de 2616W, pois 176,8A x 14,8V é 2616...

Conclusão.
Se o motor Novak 3,5R fosse submetido a tensão de 14,8V a potência gerada seria de 2616W e o consumo constante de 176,8A.

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