RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sex Abr 19, 2024 8:43 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Sáb Dez 12, 2009 3:41 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
Mensagens: 1029
Localização: Joinville - SC
Essa configuração é importante para que o esc possa reconhecer corretamente o neutro, a aceleração e o freio/ré.
Sem essa configuração o esc pode ficar acelerado ou dando ré, sem que seja mexido no controle.

Essa configuração e padrão para a maioria dos esc da linha Ezrun :wink:

Peguei o procedimento de um video no Youtube, o qual deixa bem explicadinho. A autoria do video acredito que seja do rafaelgrp.

http://www.youtube.com/watch?v=sKJNi2GgY0E

Como gosto de ler os passos, fiz para quem desejar imprimir o passo a passo da configuração:

Pré-requisitos:
Caro sem as rodas ou sem o pinhão no motor.

Passos:
1 :arrow: Ligar o rádio.
2 :arrow: Segurar o botão vermelho acionado e ligar o esc. (já pode soltar o vermelho após ligar.
3 :arrow: Acionar uma vez o botão vermelho sem mexer no rádio (nesse momento vai gravar o neutro) o led vai piscar uma vez, confirmando.
4 :arrow: Acionar o gatilho acelerando tudo e acionar o botão vermelho (vai gravar a aceleração) o led vai piscar duas vezes, confirmando.
5 :arrow: Acionar o gatilho freando tudo e aciona o botão vermelho (vai gravar o freio/ré) o led vai piscar duas vezes, confirmando.
6 :arrow: Desligar o esc.

Nota: Ao ligar o esc já vai estar tudo funcionando.

Espero ter ajudado.

Forte abraço,

_________________
Eder.Holz


Editado pela última vez por Eder.Holz em Qui Jun 10, 2010 8:06 am, em um total de 1 vez.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Dom Dez 13, 2009 12:55 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
No meu XERun 120A esta assim no manual, mas esta errado, primeiro acelera, depois freia e por ultimo neutro. Até descobrir já estava achando que o ESC estava com problema.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Dez 18, 2009 3:25 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Fev 24, 2009 6:38 pm
Mensagens: 230
Localização: Sorocaba/SP
interessante! mesmo pq estou esperando um combo ezrun 60A - 8.5t >> quando chegar vou entrar aqui para fazer direito.

+ eu tenho uma pequena duvida: estou agaurdando tb um pack de 7,4, + ainda tenho um de 11,1 quase novo.
e como tenho a impressao de q por ser 4000kv fica bem melhor com 11,1v, a pergunta é a seguinte: posso usar minha 11,1v - 5000mah - 20C sem medo? :rip:

pra talvez ajudar na resposta aí vai tb a minha relação pois ñ sei se influencia:

- diferencial: 38/13 = 2,92
- coroa / pinhao (26t): 58/26 = 2,23 ___ ou ___ coroa / pinhao (17t): 58/17 = 3,41


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Sex Dez 18, 2009 10:13 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
Mensagens: 1029
Localização: Joinville - SC
lawmarangoni escreveu:
[...] + eu tenho uma pequena duvida: estou agaurdando tb um pack de 7,4, + ainda tenho um de 11,1 quase novo.
e como tenho a impressao de q por ser 4000kv fica bem melhor com 11,1v, a pergunta é a seguinte: posso usar minha 11,1v - 5000mah - 20C sem medo? :rip:

pra talvez ajudar na resposta aí vai tb a minha relação pois ñ sei se influencia:

- diferencial: 38/13 = 2,92
- coroa / pinhao (26t): 58/26 = 2,23 ___ ou ___ coroa / pinhao (17t): 58/17 = 3,41


Amigo Lawmarangoni.

Amigo, acredito que você possa usar sem medo, mas é sempre bom ter cautela em relação a temperatura, principalmente do motor, já que o esc tem proteção.

Eu usei 3S - 8000mah 15C e foi muito bem com o esc de 60A e Motor Mamba 5700Kv, em um Rustler, que é um carro mais pesado que os on-road.

O esc não desligava por aquecimento, na verdade trabalhava morno. Já o motor, é necessário monitorar constantemente. Chegando a 80graus eu dava um tempo, usando outro carro.

A relação influencia muito, mas eu não tenho todo o conhecimento para te ajudar nesse quesito. Espero que alguém com mais conhecimento possa te ajudar.

Espero poder ter ajudado, atenciosamente,

_________________
Eder.Holz


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Dez 22, 2009 10:36 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Fev 24, 2009 6:38 pm
Mensagens: 230
Localização: Sorocaba/SP
valeu meu velho. foi de grande valia. agora eu vou ajeitando aqui ate acertar.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Mai 19, 2010 11:34 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 09, 2009 8:59 pm
Mensagens: 231
Localização: Katuete - Canindeyu - Paraguay / Sete Quedas - MS - Brasil
Consegui aqui parceiro, tava sem ré e agora ta show.
Só uma duvida, qual regulagem que fica depois de configurar desse modo? O percentual de aceleração, frenagem e tals...
[]´s

_________________
Poeira. Ou você faz, ou você come.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 11:07 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 09, 2009 8:59 pm
Mensagens: 231
Localização: Katuete - Canindeyu - Paraguay / Sete Quedas - MS - Brasil
Ninguém pode me tirar essa dúvida??? To sem o cartão de programação.
[]´s

_________________
Poeira. Ou você faz, ou você come.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 11:58 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
Mensagens: 1029
Localização: Joinville - SC
zericardo escreveu:
Ninguém pode me tirar essa dúvida??? To sem o cartão de programação.
[]´s


Acredito que você deva estar na configuração padrão do ESC. Essa configuração que está nos passos desse tópico não mudam a configuração padrão. Essa configuração é para que o ESC saiba com exatidão quais os valores que o rádio envia com aceleração, neutro e freio. Permitindo que o esc trabalhe em sua plenitude.

Se não me engano esse cartão custa $8 na hobbyking.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... mming_Card

Eu quando tinha desse esc usava sempre na configuração padrão.

_________________
Eder.Holz


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 12:03 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 09, 2009 8:59 pm
Mensagens: 231
Localização: Katuete - Canindeyu - Paraguay / Sete Quedas - MS - Brasil
Eder.Holz escreveu:
zericardo escreveu:
Ninguém pode me tirar essa dúvida??? To sem o cartão de programação.
[]´s


Acredito que você deva estar na configuração padrão do ESC. Essa configuração que está nos passos desse tópico não mudam a configuração padrão. Essa configuração é para que o ESC saiba com exatidão quais os valores que o rádio envia com aceleração, neutro e freio. Permitindo que o esc trabalhe em sua plenitude.

Se não me engano esse cartão custa $8 na hobbyking.

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... mming_Card

Eu quando tinha desse esc usava sempre na configuração padrão.


A padrão seria 100% de aceleração, 50% ré e 100% de frenagem?
Valeu, Eder.
[]´s

_________________
Poeira. Ou você faz, ou você come.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 12:11 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
Mensagens: 1029
Localização: Joinville - SC
Pelo que pesquisei o padrão está com destaque em preto:
Imagem

Mais detalhes você consegue direto do site, clicando aqui :wink:.

_________________
Eder.Holz


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jun 03, 2010 2:47 pm 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 09, 2009 8:59 pm
Mensagens: 231
Localização: Katuete - Canindeyu - Paraguay / Sete Quedas - MS - Brasil
Valeu Eder, brigadão...
[]´s

_________________
Poeira. Ou você faz, ou você come.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 02, 2011 12:45 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 07, 2011 2:42 pm
Mensagens: 26
Localização: Fortaleza- Ce.
Eder.Holz escreveu:
Essa configuração é importante para que o esc possa reconhecer corretamente o neutro, a aceleração e o freio/ré.
Sem essa configuração o esc pode ficar acelerado ou dando ré, sem que seja mexido no controle.

Essa configuração e padrão para a maioria dos esc da linha Ezrun :wink:

Peguei o procedimento de um video no Youtube, o qual deixa bem explicadinho. A autoria do video acredito que seja do rafaelgrp.

http://www.youtube.com/watch?v=sKJNi2GgY0E

Como gosto de ler os passos, fiz para quem desejar imprimir o passo a passo da configuração:

Pré-requisitos:
Caro sem as rodas ou sem o pinhão no motor.

Passos:
1 :arrow: Ligar o rádio.
2 :arrow: Segurar o botão vermelho acionado e ligar o esc. (já pode soltar o vermelho após ligar.
3 :arrow: Acionar uma vez o botão vermelho sem mexer no rádio (nesse momento vai gravar o neutro) o led vai piscar uma vez, confirmando.
4 :arrow: Acionar o gatilho acelerando tudo e acionar o botão vermelho (vai gravar a aceleração) o led vai piscar duas vezes, confirmando.
5 :arrow: Acionar o gatilho freando tudo e aciona o botão vermelho (vai gravar o freio/ré) o led vai piscar duas vezes, confirmando.
6 :arrow: Desligar o esc.

Nota: Ao ligar o esc já vai estar tudo funcionando.

Espero ter ajudado.

Forte abraço,



Blz de tópico!!!!

Tem como dar o passo a passo de como colocar o cut-off para cortar com 3.4v nesse ezrun ???

_________________
Volcano EPX PRO 4X4.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 02, 2011 3:12 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
Mensagens: 1029
Localização: Joinville - SC
Oi, amigo, posso ver isso mais a noite.

O manual está disponível em inglês em:
http://www.hobbywing.com/upload/manual/HW-13-V2.pdf

Se você conseguir antes de mim é quiser contribuir colocando o passo a passo ficamos agradecidos.

Agora no expediente eu não consigo.

Forte abraço, Eder


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 02, 2011 3:20 pm 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 07, 2011 2:42 pm
Mensagens: 26
Localização: Fortaleza- Ce.
Eder.Holz escreveu:
Oi, amigo, posso ver isso mais a noite.

O manual está disponível em inglês em:
http://www.hobbywing.com/upload/manual/HW-13-V2.pdf

Se você conseguir antes de mim é quiser contribuir colocando o passo a passo ficamos agradecidos.

Agora no expediente eu não consigo.

Forte abraço, Eder


pô.. Show de bola, fico no aguardo então.

Brigadão.

_________________
Volcano EPX PRO 4X4.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Ter Ago 02, 2011 8:50 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Jul 17, 2009 12:20 am
Mensagens: 1029
Localização: Joinville - SC
Pessoal fiz uma cópia do esquema de configuração do esc sem a utilização do cartão de programação.
Esse esquema foi retirado do próprio manual do esc EZRUN 60A.

Imagem
Fonte da imagem: http://www.hobbywing.com/upload/manual/HW-13-V2.pdf

Primeiro vou dar uma visualização geral, da configuração e depois vou descrever um exemplo prático para configuração do cut-off.

Visão Geral
Nesse esquema podemos observar que inicia com o processo para botar o esc em modo de setup, assim que entra o led vermelho pisca.
Depois que o led vermelho para de piscar, começa a vir as configurações.
Quando o led verde pisca uma vez, permite entrar na definição do modo de andar (frente e freio ou Frente, freio e ré).
Após essa opção, o led verde pisca duas vezes, pemitindo configurar a atuação do drag brack (podendo ir de 0 à 40%)
Depois, vem a última configuração disponível, o famoso Cut-OFF, para essa configuração o led verde vai piscar três, e poderá ser configurado de desligado a 3,4v para corte.
Após a definição de uma dessas configurações é necessário desligar e religar o esc para que a configuração fique gravada.

Exemplo:
Vamos considerar que a única configuração que queremos fazer é configurar o esc para acionar o cut-off com 3,2v por célula.

1 - Desligue o ESC;
2 - Ligue o transmissor;
3 - Segure o botão SET (não soute) e ligue o ESC, repare que o led vermelho ira piscar;
3.1 - O led verde pisca uma vez, não solte o botão SET;
3.2 - Após três segundos, o led verde pisca duas vezes, ainda não solte o botão SET;
4 - Após 3 segundos o led verde vai piscar três vezes, assim que terminar de piscar, solte o botão SET;
5 - Aguarde o led vermelho piscar cinco vezes e acione o botão SET;
6 - Desligue o ESC.
7 - Ligue o ESC.

O mesmo procedimento vale para as outras duas configrações, devendo soltar o botão SET para entrar na configuração desejada e acionar o botão SET para definir o valor desejado.

Agora é só alegia :drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 41 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB