RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 12:32 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 10:33 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Site do fabricante: http://www.hobbywing.com/english/Articl ... icleID=447

Estou com este ESC já um tempo e muita gente ainda tem algumas dúvidas. Segue abaixo o que eu estou achando do XERun 120A.

Eu sou daquelas pessoas que querem logo de cara o melhor ESC para ter total flexibilidade de escolha de um motor, mesmo que seja um motor 3000kv, já que depois eu possa querer um motor de 9000kv e não quero me preocupar com trocar o ESC.

Tive um Mamba Max, o esquema de ser obrigado a levar um laptop para a pista só para configurá-lo era um saco, mas o que fez com que eu me desfaze-se dele foi que eu estava obcecado por motores sensored.

Minha escolha pelo XERun foi porque eu já tinha dois EZRuns 60A e estava achando eles o máximo, extremamente funcionais, resistente e fácil de programar. O XERun é o irmão maior e sensored da marca.

Quando foi ver o XERun até a caixa é parecida com dos EZRuns, mas o ESC é ligeiramente maior, comprei somente o ESC e não o combo, portanto não veio o cartão de programação. Com o manual consegui configurar tudo através do botão dele, muito fácil. Também pude aproveitar o cartão de programação dos EZRuns, são todos compatíveis.

O motor testado logo de cara foi um LRP 4T já meio baleado, testei “no talo” sem dó, o dissipador do ESC ficou no máximo morno, não entrou em proteção nenhuma vez, já o motor tive problemas com o derretimento das soldas dos fios, diminuindo o timming resolveu o problema.

Também testei o motor EZRun sensorless 5.5T, o motor teve um comportamento de largada bem manso se comparado com o ESC EZRun, mesmo o XERun funcionando no modo sensorless este ESC consegue minimizar o cogging e fazer o motor largar bem suave. Certamente um ESC com um controlador superior aos EZRuns.

Testei o ESC na pista offroad debaixo de chuva, não deu outra, entrou água dentro do ESC e resetou, lavei tudo e no dia seguinte com a ajuda de cola EPoxy o ESC agora é totalmente “WaterPro”. Segue o link do tópico no qual fiz o serviço... viewtopic.php?f=13&t=14664&st=0&sk=t&sd=a&start=15

Como já tive o Mamba Max que é um ESC conhecido e agora o XERun 120A muita gente me pergunta qual o melhor, o que achei é que o XERun só tem uma desvantagem que para muitos é insignificante, ele não é compatível com motores brushed, do resto o ZERun é MUITO superior, apesar de ser um ESC Chinês ele realmente é superior até no acabamento, mas não é porque é Chinês que é barato, o XERun 120A é bem mais caro que seus irmãos menores, esta lá fora em torno de $130,00, ainda assim mais barato que a concorrência.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 10:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

NATTIS escreveu:
...
Como já tive o Mamba Max que é um ESC conhecido e agora o XERun 120A muita gente me pergunta qual o melhor, o que achei é que o XERun só tem uma desvantagem que para muitos é insignificante, ele não é compatível com motores brushed, do resto o ZERun é MUITO superior, apesar de ser um ESC Chinês ele realmente é superior até no acabamento, mas não é porque é Chinês que é barato, o XERun 120A é bem mais caro que seus irmãos menores, esta lá fora em torno de $130,00, ainda assim mais barato que a concorrência.

Mais barato que a concorrência?
Esse é o preço de um Mamba Max Pro, que além de fazer tudo que o Xerun faz, ainda tem timming dinâmico, CHEAT e aguenta 6s, out of the box!
Aí você vai falar que tem a desvantagem de ter que usar o computador pra programar, mas convenhamos que a quantidade de ajustes e a precisão dos mesmos é infinitamente superior no MMP.
Não estou dizendo que o Xerun é ruim, mas se o preço são 130 doletas, o MMP é muito melhor.

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 11:28 am 
[Moderador]

Images: 119
rpompeu escreveu:
Esse é o preço de um Mamba Max Pro, que além de fazer tudo que o Xerun faz, ainda tem timming dinâmico, CHEAT e aguenta 6s, out of the box!
Aí você vai falar que tem a desvantagem de ter que usar o computador pra programar, mas convenhamos que a quantidade de ajustes e a precisão dos mesmos é infinitamente superior no MMP.
Não estou dizendo que o Xerun é ruim, mas se o preço são 130 doletas, o MMP é muito melhor.

Nesse ponto eu concordo com o rpompeu... já estive MUITO próximo de comprar um desses Xerun 120A, mas desisti porque custa o mesmo que o Mamba Max Pro. Acho que a única vantagem do Xerun 120A sobre o MMP é a facilidade maior de configurar o esc... tirando isso acho que perde em todo o resto.

== Team Associated B64D ==
== Team Associated B3.1E ==
== Team Associated B3 ==

Personal album

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 11:55 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Coloquei o preço cheio comprado em lojas “caras”. No eBay esta $103,00 já com o frete. O XErun aguenta até 6S com UBEC externo assim como o MM, porem não faz sentido usar ele se existe o XERun 150A justamente para 1/8 que é exatamente o mesmo valor.
A comparação de melhor ou pior foi com o MM e não com o MMP.

rpompeu escreveu:
NATTIS escreveu:
...

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 11:57 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Da uma procurada no eBay, na RCmart esta muito caro. Já achei até por $95 o XERun de 120A com frete grátis, hoje dei uma procurada e eachei por $103 com o frete.

Gunz escreveu:
rpompeu escreveu:

Nesse ponto eu concordo com o rpompeu... já estive MUITO próximo de comprar um desses Xerun 120A, mas desisti porque custa o mesmo que o Mamba Max Pro. Acho que a única vantagem do Xerun 120A sobre o MMP é a facilidade maior de configurar o esc... tirando isso acho que perde em todo o resto.

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 1:04 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Aí tudo bem, o preço fica um pouco abaixo. Na bpp o MMP está $124.95, deve ser mais uns 20 de frete, já é uma diferencinha.
O Xerun aguenta 6s? é coisa heim! o MM não aguenta nem com BEC externo, que eu saiba aguenta até 4s. O MMP que aguenta direto da caixa.
Não vale mais comparar com o MM já que esse ESC saiu de linha, se quiser comparar agora é com o MMP que é um pouco mais caro mas acho que a diferença compense a configuração mais bacana dele.

MensagemEnviado: Qui Jan 14, 2010 2:08 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu fiquei com receio de testar acima de 3S, mas estava com uma Lipo 5000 4S, outra 50000 2S e um cabo para ligação em série. Primeiro testei com 4S e por segurança usei UBEC de aeromodelo, usei um motor de 5.5T e não acelerei tudo com medo de quebrar o motor, depois testei um 11.5T que ficou muito legal, depois usei o cabo Y e mais uma bateria 2S dando 6S, só testei o 11.5T que era o que eu tinha e que não fosse destruir fácilmente, ficou muito forte e "sinistramente" pesado, quase a metade do peso do auto era de bateria, totalmente desbalanceado. Sei que estava fazendo arte e que a qualquer momento ia dar alguma merda, por sorte não deu. Num 1:10 não achei uma boa, muito pesado, o esquema é mesmo 2S e para 1:8 tem o XERun 150A justamente para 1:8 e pode usar o UBEC interno sem problemas. Referente ao timmig dinamico eu não duvido já temos no mercado a algum tempo ESC que fazem isto, é algo tão simples que gostaria de comparar um MMP e um XERun, acredito que futuramente possa ser configurado com a atualização do firmware via USB. Até agora o fabricante do XERun infoma a possibilidade de atualização, tem o software que até parece o da Castle, mas não se mostrou mais útil do que o cartão de probramação normal, fazem a mesma coisa até agora.

rpompeu escreveu:
Aí tudo bem, o preço fica um pouco abaixo. Na bpp o MMP está $124.95, deve ser mais uns 20 de frete, já é uma diferencinha.
O Xerun aguenta 6s? é coisa heim! o MM não aguenta nem com BEC externo, que eu saiba aguenta até 4s. O MMP que aguenta direto da caixa.
Não vale mais comparar com o MM já que esse ESC saiu de linha, se quiser comparar agora é com o MMP que é um pouco mais caro mas acho que a diferença compense a configuração mais bacana dele.

MensagemEnviado: Sex Jan 15, 2010 8:02 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

amigos, me tirem uma dúvida, o que é o UBEC que vcs tanto comentam?? To usando o MMM, posso usar 2x3S sem problemas?

Eu vi no sft sobre timing, o que seria isso ao certo??

"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna

MensagemEnviado: Sex Jan 15, 2010 11:32 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

UBEC é o dispositivo de gerar voltagem para o RX, praticamente todos os ESC tem ele internamente, mas ESC para 1/10 tem o UBEC configurado para suportar de 2 a 3S, acima disspo pode gerar voltagem maior e queimar o RX ou aumentar a temperatura do ESC, neste caso a gente usa UBEC externo.

Rebelde escreveu:
amigos, me tirem uma dúvida, o que é o UBEC que vcs tanto comentam?? To usando o MMM, posso usar 2x3S sem problemas?

MensagemEnviado: Sáb Jan 16, 2010 12:59 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Images: 8
Só uma comentário, eu já tive mesmo por pouco tempo um combo 8.5T que hoje está com o Luis Damário.

Gostei muito do acabamento e da qualidade, a funcionalidade também me agradou muito, confesso que não sou muito adepto de ficar fazendo testes ou de me apegar se ele aceitas 5S, 6S, aceitou 2S pra min que ando de TC tá ótimo.

Só pra constar, algumas marcas do mercado usam a Hobbywing como OEM, ou seja, especifica, comprar pronto e põe a marca.

Pode ser que não seja páreo pros tops mas que quiser brincar mais sério pode considerar SIM este esc.

Personal album

MensagemEnviado: Sáb Jan 16, 2010 2:07 pm 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Rebelde escreveu:

Amigo, sobre o UBEC já foi bem respondido acima pelo Nattis... já sobre as 2 lipo 3S eu recomendo usar buzzers para te avisar se as baterias baixarem de 3V.
O MMM já tem cut-off, mas como são duas baterias elas podem ter uma descarga diferente da outra, ou vc pode ter carregado mais uma e menos outra ai pode ocorrer que uma bateria pode ficar com 9,5v e outra com 8,5v (que seria menos de 3V por célula.
Para baterias diferentes, o buzzer seria obrigatório.
Timing eu não conheco muito, o pouco que sei é que vc consegue almentar com ele o torque/rotação, almentando ou reduzindo o timing. Eu deixo sempre no valor padrão.

valeu,

Criar novo tópico Responder  [ 11 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas