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MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2007 11:35 pm 
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eu estou com uma duvida bem grave aqui , comprei um kit ha um tempo e veio com este motor(foto abaixo) na época nem sabia muito de r/c , até então so brincava , agora que estou tentando levar mais a serio este hobby percebi que tinha comprado um 20turn que teoricamente seria bem mais forte que um latinha , mais a teoria não se cumprio !
o latinha deu um pau no 20turn , fiz o teste com o mesmo carro , so mudei o motor e medi o tempo .
mesmo sem cronometro você via que o latinha era bem mais rapido ,
nas curvas era mais dificil de controlar , coisas assim .
agora veio esta duvida , este é mesmo um 20turn ? ou sera um latinha desfarsado , pois desde que tirei da caixa ele ja tinha este adesivo !


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MensagemEnviado: Ter Abr 17, 2007 11:44 pm 
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20turn


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MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2007 12:15 am 
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Cara, a princípio ele deveria andar mais com o de 20 voltas. Contudo, se estiver usando a mesma relação pros dois, pode ser que o latinha acelere mais rápido, pois deve ter mais torque (menos voltas, mais RPM com torque menor; mais voltas, menos RPM com mais torque). Talvez se você colocar um pinhão menor, você obtenha um pouco mais de desempenho do 20t.

Mas sei lá, como estão o carvão e coletor? Talvez se der uma boa limpeza no coletor pode dar uma melhorada. Lubrificação ajuda também.

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MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2007 11:20 am 
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sou meio cru nesta questão de relação, o que exatamente é o pinhão ?
(pode por fotos ?)
não sei se esse 20turns tem como abrir pra trocar o carvão e limpar o coletor. tem como por fotos deste processo pra ficar mais facil pra mim ??

agradeço desde ja !

grato !!


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MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2007 1:03 pm 
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Tive um motor desses da Traxxas 20T e foi o seguinte, esse motor, pelo menos o que eu tive, foi feito pra rodar em carros da traxxas, ele girava no sentido contrário em relação aos outros carros, então em carros que nao eram da traxxas, na época tinha um tamiya, ele era mais lento que um latinha por estar funcionando "ao contrário". Não sei se é o seu caso nem se o seu motor é desses, mas pode ser.


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MensagemEnviado: Qua Abr 18, 2007 2:45 pm 
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tem alguns fatores para a medição correta

1 - estado dos motores, (carvão, coletor)

2 - Pinhão (peça com dentes que fica no motor)

3 - Coroa ( peça com dentes que vai no chassi)

4 - Relação ( relação é o item 1 e 2 juntos )

bom, tendo a mesma relação para os dois motores, vc pode ter fatores diferentes. por exemplo.

com uma relação X o motor stock vai sair mais rapido e fazer curvas mais rapido, porem o motor 20turn vai ter maior final.

como o Helvio disse, o 20t tem mior final. e o 27t tem maior torque. dai vc tem que achar uma relação que fique melhor pra vc. se vc não quiser uma velocidade maior do 20T pegue um pinhão menor, fazendo a relação diminuir para se ter um maior torque.

bom, acho que é isso. se não for alguem me corrija por favor!!!

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MensagemEnviado: Qui Abr 19, 2007 12:08 am 
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agora estou começando a entender mais um pouco ,
vou pelo que o cold falou (ja qui ninguem corrigiu deve estar certo mesmo)
o estado dela não deve ser dos melhores, pois tem um tempo que uso ele ,e por falta de conhecimento, nem lubrificação ele recebeu .
quanto a relação estava usando os nos dois casos a mesma relação, então pode ser isso ,
Qual seria uma boa relação pra eu comprar para tirar o maior proveito deste motor 20turns ? e para um 12turns (que pretendo comprar)??


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MensagemEnviado: Qui Abr 19, 2007 8:54 pm 
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guix_hc escreveu:
agora estou começando a entender mais um pouco ,
vou pelo que o cold falou (ja qui ninguem corrigiu deve estar certo mesmo)
o estado dela não deve ser dos melhores, pois tem um tempo que uso ele ,e por falta de conhecimento, nem lubrificação ele recebeu .
quanto a relação estava usando os nos dois casos a mesma relação, então pode ser isso ,
Qual seria uma boa relação pra eu comprar para tirar o maior proveito deste motor 20turns ? e para um 12turns (que pretendo comprar)??


cara, tirei esse trechinho do Bestcars, pensa no seu motorzinho e no seu pinhão e coroa.

Citação:
Vamos exemplificar com uma marcha em que a engrenagem motora tem 15 dentes (PINHÃO) e a movida 30 dentes(COROA): há aqui uma relação, ou redução, de 2:1. A cada duas voltas da engrenagem motora corresponde uma única volta da engrenagem movida.

Disso se conclui que, quanto mais alta a relação de marcha (mais curta ou reduzida), mais rotações o motor terá de dar para uma mesma volta da roda do veículo. Se a relação for mais longa, ou numericamente menor, o motor vai girar menos para um mesmo número de voltas da roda.


pra ver o texto todo: http://www2.uol.com.br/bestcars/cons-rel.htm

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MensagemEnviado: Qui Abr 19, 2007 9:48 pm 
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Para limpa-lo doloque o rodando (sim rodando!) num copo com água e detergente, depois lubrifique e coloque novamente sem o detergente e lubrifique. Ele estará limpo.

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MensagemEnviado: Qui Abr 19, 2007 11:57 pm 
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basicamente falando , quanto mais proximo forem as engrenagens (se com poucos dentes)melhor o rendimento ?
ou é o contrario ?


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MensagemEnviado: Sex Abr 20, 2007 2:03 pm 
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guix_hc escreveu:
basicamente falando , quanto mais proximo forem as engrenagens (se com poucos dentes)melhor o rendimento ?
ou é o contrario ?


não necessariamente. depende do que vc quer fazer.

quanto menor a relação. maior torque, quanto maior a relação. maior velocidade final.

se a pista for muito cheia de curvas, uma relação menor, se tiver retas grandes. uma relação maior.

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MensagemEnviado: Sex Abr 20, 2007 2:16 pm 
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prcg,

O que vc aconselha usar pra lubrificar o motor depois da limpeza?

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MensagemEnviado: Sex Abr 20, 2007 2:52 pm 
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Eu mesmo uso óleo singer, mas existem óleos feitos para lubrificar buchas e também óleos para coletor.
No coletor as vezes eu coloco com uma siringa aqueles liquidos para limpar contatos, mas não coloco sempre, pois tem dúvida se ele ataca o verniz dos fios de cobre (por isso a seringa também, para não cair o líquido nos fios).

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MensagemEnviado: Sex Abr 20, 2007 11:15 pm 
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Cold Fusion escreveu:
guix_hc escreveu:
basicamente falando , quanto mais proximo forem as engrenagens (se com poucos dentes)melhor o rendimento ?
ou é o contrario ?


não necessariamente. depende do que vc quer fazer.

quanto menor a relação. maior torque, quanto maior a relação. maior velocidade final.

se a pista for muito cheia de curvas, uma relação menor, se tiver retas grandes. uma relação maior.


eu pretendo fazer drift e em ocasiões especiais corridas normais ,
costumo ir durante a semana no carrefour da Salim(não sei se você conhece, mais tem umas retas legais la) .
então para o drift engrenagens pequenas e para corrida normal engrenagens diferentes (uma grande e outra pequena).


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MensagemEnviado: Sex Abr 20, 2007 11:17 pm 
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prcg escreveu:
Para limpa-lo doloque o rodando (sim rodando!) num copo com água e detergente, depois lubrifique e coloque novamente sem o detergente e lubrifique. Ele estará limpo.


rodando pela força da bateria ?
mais não vai dar curto ?


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