RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 7:34 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qui Abr 29, 2010 10:25 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Graças ao desenvolvimento constante e a boa demanda do hobby a poucos meses foi lançado no mercado turbinas elétricas conhecidas como EDF (Electric Ducted Fan) com potências jamais vistas. As EDF estavam no mercado já alguns anos, mas todas para aeromodelos elétricos pequenos e leves, mas agora foram lançados EDF enormes com empuxos acima de 3kg!!

Bom, e o que isso tem haver com automodelismo? Ontem comprei um Jato enorme para mim, é o meu primeiro aeromodelo EDF, ao comprar a turbina tinha que comprar o motor separadamente e pasmem, tinha que ser entre 35 e 45mm de diâmetro, o indicado era nada menos que um Feigao muito conhecido no mundo dos 1/8. Pesquisando pela net achei turbinas EDF equipadas com até motor Neu, o cara instalou o Combo MMM no aeromodelo!

Os EDF ainda são uma novidade e temos que fazer vários testes e entre eles esta a potência real que o motor aguenta, sua real eficiência e durabilidade. Com um medidor de potência (v x A) e uma balança de pendurar de precisão para calcular o empuxo eu consigo saber a potência e a eficiência do conjunto na hora, algo impossível nos automodelos. O único problema é que testar estes motores nas turbinas EDF da para saber apenas a potencia máxima constante e não a de pico, já que o momento de inércia do motor será apenas das hélices, no automodelos temos todo o peso dele.

Então para quem deseja mais informações dos motores 1/8 pode procurar por EDF normalmente acima de 100mm.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

Criar novo tópico Responder  [ 1 mensagem ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas