NATTIS escreveu:
O motor KB-45 que esta a venda no site da Hobbyking e tem preços bem convidativos são modelos "parrudos" para turbinas elétricas (EDF) enormes e automodelos 1:8, pelo menos é o recomendado pelo site...
Comprei o motor KB-45 1400KV para instalar numa EDF de 102mm. Durou acho que umas 4 aceleradas para fritar, o motor realmente não presta e vou postar abaixo os principais motivos:
1 - Baixíssima eficiencia sobre carga constante e que o transforma quase numa resistencia de chuveiro de tão quente;
2 - O KV despenca sobre carga constante, é 1400kv, mas na minha EDF deve ter despencado mais de 20%;
3 - Os plugs deveriam ser banhados, mas já vieram meio oxidados;
4 - O rolamento da tampa já veio com problema, ao acelerar a tampa chegava a 120 graus! Era o rolamento que estava gerando absurdos de atrito;
5 - A tampa assim como nos Feigao são porcamente fixadas com cola, muito fácil de escapar e destruir tudo.
6 - o motor é enorme e pesado, são 440g contra 340g de um Neu 1515 que gera a mesma quantidades de watts e que tem uma eficiencia muito superior.
Então fica ai o meu aviso para quem faz conversão e esta de olho nestes motores mais baratos. Se for para escolher motores mais em conta procurem os XEruns para até 4S, acho que dos que prestam são os mais baratos, tem os novos Feigao, mas são bem carinhos e não sei se prestam.
Vc ainda tem o motor? ainda ta funcionando? eu estraguei 3 motores pra saber o q ta errado...
de todos os itens q vc citou eu realmente concordo q a tampa é mau fixada por ser colada somente...
mas tudo q vc falou deixou claro q vc pegou um motor recondicionado , rolamento esquentando , tampa saindo , conector oxidado....
eu ja tive alguns kb45 iguais , todos 8xl de 1600kv , tirando a temp ser dificil de saber com precisao , o q dificulta saber quando ele realmente ta quente...
1-minha primeira impressao foi igual a sua , pq desmagnetizei ele na primeira vez q usei...
2-ele aqueceu bem mais q o seu , chegou a 180 graus e ficou nessa media de temp mais de 20 segundos
3-ele realmente é bem pesado , tive q melhorar toda a estrutura
mesmo assim eu comprei mais 2 pq era bem em conta e mesmo ele torrando bem rapido a potencia dele com 6s é incrivel...
o q eu fiz...
1- o mais importante pra reduzir temp de tudo , esc/motor/bateria é usar plugs bullets de boa qualidade... deans nao existe nesse caso...
2- retirar os plugs q vem no motor e soldar direto no esc , todos os motores decentes usam fios direto no esc ou bullets de 6mm ou mais , igual o neu/mamba
3- usar um pack ao invez de 2 packs em série... o numero de conexoes diminui e a resistencia tb pq mesmo o melhor conector tem resistencia consideravel
4- usar baterias com o dobro de amperagem contínua q o motor consome , isso faz com q o esc nao tenha q suar fazer o motor rodar forte...
depois disso , q sao coisas faceis de resolver... deu pra rodar com 6S 5000ma 40c/50c MMM e sem cooler no motor por mais de 45 minutos pregando o dedo sem pena...
e vc comparou ele com um motor q tem melhor eficiencia sim , mesma potencia em watts até... mas o torque do KB45 é muuuito mais ignorante q outros motores menores q ele devido ao diametro maior do rotor e maior campo externo tb... pode nao ser uma comparaçao agradável de se ouvir pra quem tem o neu e pra quem é fã dele , mas com o precinho humilde do neu , eu acho q vale a pena fazer essas modificaçoes q sao simples e economizar um bom dinheiro no caso de pessoas q estejam querendo curtir uma performance legal com pouco dinheiro no bolso...
mesma receita tb se aplica aos motores baixa-renda de mesma classe...
valeu, e desculpe se falei alguma besteira...