RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Dom Jul 20, 2025 2:14 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Seg Ago 02, 2010 8:43 pm 
Novo no Fórum

Pessoal, estou com, é seguro usar um cutoff de 6V no ESC, usando lipo de 7,4v (2s) ?

Pergunto isso porque a minha dúvida é a seguinte, se na descarga da bateria, uma célula ficar muito diferente da outra pode estragar uma delas, ou seja, vamos supor que uma célula esteja com 3,1v e a outra com 2,9v, no total da 6v, mas uma delas está abaixo de 3v. Será que acontece uma diferença tão grande ?

Obrigado,
Cláudio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Ter Ago 03, 2010 10:19 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O limite seguro de baixa voltagem de uma Lipo não é 3v, é na verdade 2,7v por célula. O correto é deixar cutoff em 3v pelo motivo informado. Lembrando que tem que balancear a bateria periodicamente e sendo esta modelos "baratos" o balanceamento torna-se necessário mais frequentemente.

Cláudio escreveu:
Pessoal, estou com, é seguro usar um cutoff de 6V no ESC, usando lipo de 7,4v (2s) ?

Pergunto isso porque a minha dúvida é a seguinte, se na descarga da bateria, uma célula ficar muito diferente da outra pode estragar uma delas, ou seja, vamos supor que uma célula esteja com 3,1v e a outra com 2,9v, no total da 6v, mas uma delas está abaixo de 3v. Será que acontece uma diferença tão grande ?

Obrigado,
Cláudio

MensagemEnviado: Sáb Out 23, 2010 5:01 pm 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

Fala grande NATTIS,
cara, não leve a mau , mas a pergunta q vou fazer sinceramente não sei. O balanceamento dessa lipo é feito com ela carregada o descarregada?

Valeu ...

Tamiya TRF201
Sanwa M11x

MensagemEnviado: Sáb Out 23, 2010 5:48 pm 
Membro Classe 3
Membro Classe 3

O balanceamento se faz durante a carga. Não existe lipo descarregada, se estiver descarregada, ja foi, matou a célula. Quando o cutoff ou o buzzer acusar, ja bota pra carregar, sempre que possivel, com o cabo de balanceamento ligado e o carregador no modo balance.

MensagemEnviado: Dom Out 24, 2010 10:42 am 
Membro Classe 1
Membro Classe 1

edu_figueira escreveu:
O balanceamento se faz durante a carga. Não existe lipo descarregada, se estiver descarregada, ja foi, matou a célula. Quando o cutoff ou o buzzer acusar, ja bota pra carregar, sempre que possivel, com o cabo de balanceamento ligado e o carregador no modo balance.

Boa Edu,
veja se eu entendi. Carregar sempre no modo balance e com o cabo de balanceamento ligado?

Valeu.... Primeira vez que lido com lipo, por isso essas perguntas .... Abraços ....

Tamiya TRF201
Sanwa M11x

MensagemEnviado: Dom Out 24, 2010 11:25 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Balancear sempre carregando, o bom é balancear sempre qu for carregar, mas aquele fio e o plug de balancear é frágil, se fazer isso vai estrabar rapidamente, então o negócio é balancelar + ou - a cada 5 cargas normais.

mugenmtx escreveu:
Fala grande NATTIS,
cara, não leve a mau , mas a pergunta q vou fazer sinceramente não sei. O balanceamento dessa lipo é feito com ela carregada o descarregada?

Valeu ...

Criar novo tópico Responder  [ 6 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas