RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Qui Abr 18, 2024 4:32 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 10:15 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Mai 24, 2009 11:21 pm
Mensagens: 122
Estive nesses dias estudando a troca dos TITANS 550 do E-REVO pelo motor de 12v da parafusadeira DeWalt (vou colocar genérico assim porque o motor é genérico para todas as parafusadeiras 12v da Dewalt e Black&Decker a bateria).

Vendo vídeos e estudando em fóruns posso dizer que os resultados são impressionantes, além de trabalharem com um Torque maior que o TITAN 770 eles são mais robustos e trocam as escovas.

No Brasil o custo de um motor desse novo é de R$ 80,00.

Tudo o que eu escrevi até esta frase eu sei que funciona, agora vem alguns quetionamentos

Durante minhas pesquisas eu me deparei com a adaptação de 2 TITANS 770 no E-REVO, o adaptador custa Us$ 12,00, agora vem uma dúvida será que não poderia adaptar 2 Dewalt de 9.6V no EVX-2 do E-Revo, ou até 2 de 7.4V?


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 10:32 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Se tem uma coisa que eu aprendi é fazer adaptações ou "gambiarras" quando não tem outra solução, porque usando a coisa certa feito para aquilo mesmo que no começo saia mais caro a longo prazo sai mais barato.

Vc pode adaptar este motor de furadeira sim, mas com certeza não vai chegar perto da autonomia, potencia e livre de manutenção em comparação com um motor brushless bom, não precisa nem ser um Neo, um EZRun mesmo que já é muito mais forte que dois Titans 550. Ai vc pode achar que com o motor de furadeira já esta bom d+, que ficou como vc queria, mas no dia que vc for na pista e ficar tomando pau de todo mundo com certeza vai querer um brushless, e já gastou uma grana com esses motores de furadeira...

Outra coisa que tem que ser levado em conta é que vc não tem todas as especificações deste motor, ele pode ter um torque absurdo, mas para transformar isso em velocidade vai precisar de uma relação enorme impossível de adaptar no automodelo. Uma coisa pode ter certeza, nenhum motor escovado de R$80 faz milagres. Eu tenho uma furadeira Skil aqui de 9.6V e o motor dele nada mais é que um latinha 550mm com mais voltas para ter mais torque e menor RPM, tem menos watts que um Titan 550.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 11:48 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Mai 24, 2009 11:21 pm
Mensagens: 122
Com certeza um motor brushless vai dar menos manutenção e andar mais, só que gera desgaste excessivo em outros componentes, a opção depende muito de quem vai utilizar e de como o automodelo vai ser utilizado.

O motor em questão já deixou de ser "gambiarra", está sendo utilizado no lugar dos TITANS 770 pelo seu desempenho maior, apesar de ter potência menor, robustez, possibilidade de troca das escovas, etc...

Vou postar algumas referências:

http://monster.traxxas.com/showthread.p ... ght=dewalt

http://monster.traxxas.com/showthread.p ... ght=smoked

http://www.rcuniverse.com/forum/m_81255 ... tm#8125571

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8f7-xGArS7s

Veja se isso parece gambiarra, eu acho que é uma ótima opção para quem não quer sair do escovado. Depois eu posto a adaptação para 2 TITANS 770 no e-revo.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 12:37 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 12, 2008 8:40 pm
Mensagens: 2285
Images: 2
Localização: Porto Alegre - RS
Cara, nesse fórum da traxxas tem MUITA coisa boa mesmo!!!

Te guia por ali q não tem erro.

Na minha opinião, aqui em terras tupiniquins é que não vale tanto. O custo para um motor escovado porrada desses, mais o montante correto, mais a relação pra usar ele, fica muito próximo de um combo brushless mediano, que em tese, te dará o mesmo desempenho com um pouco de menos de manutenção.

Talvez uma garimpagem no ebay, deixe o custo um pouco menor.

Boa sorte e quero ver as fotos heim :drinks:

[]'s
Medina

_________________
HPI Savage XL-E
Dicas para E-Revo reunidas num só lugar!!


Personal album
Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 3:03 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Mai 24, 2009 11:21 pm
Mensagens: 122
Eu na verdade estou em dúvida entre o DeWalt ou o http://204.186.93.64/E-Revo-700-HOConversion.htm mas estou pendendo mesmo para o Dewalt, nos dois casos eu mantenho meu ESC, tenho um ganho enorme de potência em relação aos Titans 550, mas eu acho que com o DeWalt eu não perco tanto em runtime e quando as escovas acabarem eu compro novas por R$10,00.

Tudo isso sem falar do custo, que segundo meus cálculos para conversão DeWalt vão ficar em torno de R$ 160,00.

Este site listado aí em cima eu achei bem interessante, muitos já devem conhecer, tem vários kits para upar o seu auto, desde motores até transformar a E-Maxx em 1/6.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 3:42 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Qui Mai 17, 2007 6:01 pm
Mensagens: 6013
Localização: Vila Mariana - SP
Tem um porém nos motores escovados, a cada troca de escova, na verdade é necessário dar um passe no coletor, e com o tempo, o coletor vai ficar tão fino que não dá mais pra usar.

Agora você vai pensar: "é só não dar passe", quando se usa o motor, o coletor vai carbonizando, ficando preto mesmo, e o acumulo disso vai fazendo ele perder o rendimento, coisa que NUNCA vai acontecer nos brushless se usados com cuidado. (nos BL, se vc deixar o motor aquecer demais, o imã do rotor perde força, diminuindo torque/freio)

_________________
★ ★ ★ ★ ★ Xablau ★ ★ ★ ★ ★


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 3:54 pm 
Offline
Membro Classe 9
Membro Classe 9
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 03, 2007 4:35 pm
Mensagens: 1989
Localização: São Paulo, SP
Sem duvidas um kit brushless seria superior a essa adaptação, mas ela é valida sim e para aplicações mais tranquilas. Para os usuarios de E-Revos brushed, que não são poucos, essa adaptação já gera um ganho considerável e bem legal para que roda junto com as Revos GP.
Há um bom tempo atrás quando eu rodava com minha revo 3.3 um amigo converteu a T-Maxx dele com os motores revolver, e isso fazia com que a T-Maxx dele ficasse com um desempenho melhor que minha revo GP, e isso gerou anos de diversão e pegas bem legais.

Mas se fosse hoje eu iria direto para um brushless, nem tanto pela potencia, mas sim pela eficiência e run-time.

De qualquer forma aqui tem bastante coisa sobre escovado tambem:
http://www.kershawdesigns.com/

[]´s

_________________
PacaLoucos


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 6:12 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Out 15, 2008 11:57 pm
Mensagens: 3522
Localização: São Paulo/SP - ZN - Freguesia do Ó
Se vc já esta decidido então tenta ai e boa sorte, a minha opinião foi dada.

Sobre o vídeo achei que ficou com a final horrível e até o torque não está lá essas coisas, ficou melhor se comparado somente com o Titan, mas muito longe do que a gente vê por ai e do que o chassis agüenta. Resultado exatamente como eu imaginava.


OCoruja escreveu:
Com certeza um motor brushless vai dar menos manutenção e andar mais, só que gera desgaste excessivo em outros componentes, a opção depende muito de quem vai utilizar e de como o automodelo vai ser utilizado.

O motor em questão já deixou de ser "gambiarra", está sendo utilizado no lugar dos TITANS 770 pelo seu desempenho maior, apesar de ter potência menor, robustez, possibilidade de troca das escovas, etc...

Vou postar algumas referências:

http://monster.traxxas.com/showthread.p ... ght=dewalt

http://monster.traxxas.com/showthread.p ... ght=smoked

http://www.rcuniverse.com/forum/m_81255 ... tm#8125571

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=8f7-xGArS7s

Veja se isso parece gambiarra, eu acho que é uma ótima opção para quem não quer sair do escovado. Depois eu posto a adaptação para 2 TITANS 770 no e-revo.

_________________
Vendo motores e ESCs brushless, baterias Lipo, carregadores, servos, conectores, etc.
Consulte o que tenho em estoque clicando aqui!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qua Jul 21, 2010 7:41 pm 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Dom Out 11, 2009 1:04 pm
Mensagens: 1008
Localização: Rio de Janeiro
OCoruja escreveu:
Com certeza um motor brushless vai dar menos manutenção e andar mais, só que gera desgaste excessivo em outros componentes, a opção depende muito de quem vai utilizar e de como o automodelo vai ser utilizado.


Na minha opinião, que tive uma e-revo 1/10 MMM o tal desgaste excessivo que vc diz que terá com o brushless será bem menor do que vc terá usando motor brushed, mesmo esse modelo que vc está falando. E vai encher o saco vc ficar fazendo manutenção do motor toda hora.

A minha era toda original e estava longe de ter que fazer qualquer tipo de manutenção que me levasse a comprar algo, e olha que dava alguns pulinhos com ela, o atual dono dela até hoje usa ela em perfeitas condições e sem quebras. Claro que a velocidade que um MMM alcança será bem maior que qualquer motor brushed, consequentemente uma pessoa com falta de perícia que acidentar a e-revo com o motor brushless não pode dizer que o desgaste/quebra é causado pelo motor. Resumindo, o que vai interferir em desgaste mais excessivo ou não será o piloto ( isso se pelo menos a manutenção do carro se mantiver em dia).

_________________
E-REVO BRUSHLESS - MMM2


"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 12:47 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Mai 24, 2009 11:21 pm
Mensagens: 122
Coelho escreveu:
Sem duvidas um kit brushless seria superior a essa adaptação, mas ela é valida sim e para aplicações mais tranquilas. Para os usuarios de E-Revos brushed, que não são poucos, essa adaptação já gera um ganho considerável e bem legal para que roda junto com as Revos GP.
Mas se fosse hoje eu iria direto para um brushless, nem tanto pela potencia, mas sim pela eficiência e run-time.
[]´s


Quem sabe no futuro eu passe para um brushless, o futuro a Deus pertence, mas no momento estou começando do hobby e acho que este é o melhor caminho, se fosse só pela performance eu ia direto no e-revo brushless, com um tanto mais de grana já tinha a coisa toda montada. Prefiro assim, experimentar, aprender, aqui onde eu moro eu ainda estou sozinho, ninguém tem um RC como esse, se eu não colocar a mão na massa eu nunca vou aprender.

Vou colocar o Dewalt mesmo, vamos ver até onde eu chego com ele.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 9:23 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Mai 24, 2009 11:21 pm
Mensagens: 122
Na opinião de vcs qual seria a melhor relação para esse caso?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 9:45 am 
Offline
Membro Classe 3
Membro Classe 3
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Jan 20, 2009 8:42 pm
Mensagens: 256
Localização: São José dos Campos - SP
OCoruja escreveu:
Na opinião de vcs qual seria a melhor relação para esse caso?



Acho que a 20/68 ia legal.

_________________
HPI VORZA!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 10:02 am 
Offline
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Registrado em: Dom Out 11, 2009 1:04 pm
Mensagens: 1008
Localização: Rio de Janeiro
OCoruja escreveu:
Coelho escreveu:
Sem duvidas um kit brushless seria superior a essa adaptação, mas ela é valida sim e para aplicações mais tranquilas. Para os usuarios de E-Revos brushed, que não são poucos, essa adaptação já gera um ganho considerável e bem legal para que roda junto com as Revos GP.
Mas se fosse hoje eu iria direto para um brushless, nem tanto pela potencia, mas sim pela eficiência e run-time.
[]´s


Quem sabe no futuro eu passe para um brushless, o futuro a Deus pertence, mas no momento estou começando do hobby e acho que este é o melhor caminho, se fosse só pela performance eu ia direto no e-revo brushless, com um tanto mais de grana já tinha a coisa toda montada. Prefiro assim, experimentar, aprender, aqui onde eu moro eu ainda estou sozinho, ninguém tem um RC como esse, se eu não colocar a mão na massa eu nunca vou aprender.

Vou colocar o Dewalt mesmo, vamos ver até onde eu chego com ele.


Então amigo, eu não sou o dono da verdade, mas te garanto que esse caminho não é o melhor e isso já foi dito acima por todos os colegas. Os motores brusheds dão muita manutenção, motores brushless nenhuma. Outra coisa, vc não precisa comprar um MMM, combos como EZrun, XErun etc chegaram para ficar e são bem baratos. Porque vc vai teimar em "aprender" uma coisa que todos estão falando que não vale a pena. Já que vc é novo no hobby, ouça os conselhos que o pessoal aqui está dando, esse motor lhe dará um runtime muito pequeno - consome a bateria em poucos minutos, pouca potência ( apenas terá torque, final quase nenhuma )e manutenção a todo momento, imagina vc ficar todo alegre e depois que começar a andar a brincadeira durar 5 a 10 minutos só pelo baixo runtime que vc terá, que tristesa seria em..... Imagina o tamanho da adaptação que vc terá que fazer e o trampo que dará.... Que relação vc vai usar? Não tem nenhuma especificação pra ele, se vc colocar uma relação errada já era, vai queimar motor e esc e o prejuízo será enorme.... Se vc observar nos links que vc postou, alguns deles já mudaram e estão usando combo brushless, sinal de que não agradou em algum ponto....

É muito raro eu escrever um texto desse, dificilmente vc verá opniões minhas nesse estilo e nem farei isso novamente; elenquei todos os pontos negativos que essa transformação possa causar, algumas até VÃO acontecer certamente. O único ponto positivo que existe, que nem sei se realmente é positivo, seria o valor que vc teria que gastar para fazer essa transformação.

Mas se vc está decidido em fazer, boa sorte. Tenho alguns vídeos da minha ex E-REVO andando, brushless lhe dará muito mais diversão e menos dor de cabeça.

Boa sorte na sua empreitada.

_________________
E-REVO BRUSHLESS - MMM2


"Eu não fui feito para chegar em 3º, 4º ou 5º..... Eu corro para ganhar"
Ayrton Senna


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 10:13 am 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Mai 03, 2009 12:45 am
Mensagens: 2061
Localização: Aracaju, SE
É por isso que de vez em quando tem uns novatos metendo o pau no hobby, dizendo coisas do tipo...

"esse hobby não presta, toda hora o carro quebra"...

"isso é coisa pra gente rica"...

"saindo do hobby, vendo tudo barato"...rsrsrsrsrss



cara mete um Bruxa e seja feliz!!! :D

fui!!! :drinks:

_________________
:drinks:


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: Qui Jul 22, 2010 10:39 am 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2

Registrado em: Dom Mai 24, 2009 11:21 pm
Mensagens: 122
Amigo, por essas e outras que é bom a gente fazer parte dessa comunidade, as vezes a gente que tem muito menos conhecimento tem que dar o braço a torcer em uma discussão.

Gostaria apenas de pedir então a indicação de um combo legal, mas que não seja forte o suficiente para ficar dando backflip no carrinho. Eu vi muitos videos na net e cheguei a conclusão que "potência não é nada sem controle", estou começando e o que eu realmente desejo é algo divertido, com pouca manutenção, bom runtime e que eu possa controlar bem na grama e terra.

As opções são muitas e como na maioria dos esportes as pessoas falam muito sobre os equipos TOP e o que eu desejo é algo que seja um pouco mais "forte" do que o Dewalt.

Qual seria o opção para mim?


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 24 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB