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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 11:04 am 
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Vi aqui no fórum o pessoal falando que deixa o motor e esc com temperaturas inferiores a 80º, mas sábado testei meu carro com bateria lipo e o motor ficou com 80º, até ai beleza, mas o esc chegou a 115º.
A relação esta em 9:1, estou usando coroa 72 e pinhão 20 em um TC4.
Andei somente uns 3 minutos no quintal, acelerando forte e parando em aprox. 20 metros.
As configurações do esc estão todas padrão, exceto o lipo auto cutoff.
Será que se eu reduzir a relação pra 10 ou 10.5 eu reduzo a temperatura?
Lembro que mesmo com essa relação ele está extremamente forte de arranque.
Ah, o motor eh um CM36 7700.

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RenatoTM
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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 3:16 pm 
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Se com 6 celulas NiMH o limite é perto de 9:1, acho bom você usar com LiPo pelo menos 9,5:1 pra cima...

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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 3:38 pm 
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Vou ver se compro um pinhão 18 e um 19 pra testar.
Só achei estranho o esc esquentar mais que o motor!
Meu carro já está o verdadeiro "carro enceradeira" se acelerar o bixo roda mais que liquidificador :lol:

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RenatoTM
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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 3:48 pm 
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renatotm escreveu:
Vou ver se compro um pinhão 18 e um 19 pra testar.
Só achei estranho o esc esquentar mais que o motor!
Meu carro já está o verdadeiro "carro enceradeira" se acelerar o bixo roda mais que liquidificador :lol:

Claro que esquentou pouco, andou 3 minutos hehehe, andando 5 minutos direto em ritmo de corrida, o motor deve ficar nessa temperatura...

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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 6:16 pm 
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Esquentou pois vc deveter acelerado muito na reta e pra parar freiou muito forte várias vezes seguidas, o que esquenta o sistema é o freio, força muito pra inverter a voltagem pra parar o carro.
Tente andar num circuito normal, usando menos o freio, aí sim vc testa.
De qualquer maneira, pra corridas com 7700 e baterias 4200, normais, uso por volta de 10/1 de relação, dependendo da temperatura ambiente e do circuito.

Edu

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MensagemEnviado: Seg Jun 09, 2008 6:20 pm 
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edured1 escreveu:
Esquentou pois vc deveter acelerado muito na reta e pra parar freiou muito forte várias vezes seguidas, o que esquenta o sistema é o freio, força muito pra inverter a voltagem pra parar o carro.
Tente andar num circuito normal, usando menos o freio, aí sim vc testa.
De qualquer maneira, pra corridas com 7700 e baterias 4200, normais, uso por volta de 10/1 de relação, dependendo da temperatura ambiente e do circuito.

Edu

É, realmente, freiar usa bastante corrente né, tanto é que quanto mais freio se usa, menos tempo dura a bateria hehehe
Esquentou bastante pois como a relação está longa, o conjunto fez ainda mais força para parar o carro

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 8:13 am 
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Beleza pessoal, obrigado pelas dicas!
Em breve vou testar na pista com essa mesma relação e se ainda estiver muito quente vou encurtá-la um pouco mais.

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MensagemEnviado: Ter Jun 10, 2008 8:59 pm 
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renatotm escreveu:
Beleza pessoal, obrigado pelas dicas!
Em breve vou testar na pista com essa mesma relação e se ainda estiver muito quente vou encurtá-la um pouco mais.

Ok, mas pelo que você contou, era bom encurtar já, pois em condição de pista, pode até sofrer mais que no seu primeiro teste.

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MensagemEnviado: Qua Abr 29, 2009 10:49 am 
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Só para informação, a castle informa que os seus ESC possuem proteção contra alta temperatura.

Quando chega no limite ele desliga o ESC para protegê-lo.

Desta forma, eu nem checo mais a temperatura do ESC, só do motor. hehehehe...

Mas como sou meio medroso para essas coisas, eu dou uma olhadinha as vezes e dificilmente passa de 95º na E-maxx.

Eu deixo o freio na faixa de 75%, já ajuda a baixar a temperatura.

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MensagemEnviado: Qua Abr 29, 2009 2:02 pm 
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Calma ai! A regra nao eh: ESC quente e motor frio relacao curta demais?
ESC frio e motor quente relacao longa demais?


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MensagemEnviado: Qua Abr 29, 2009 2:18 pm 
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MensagemEnviado: Qua Abr 29, 2009 4:22 pm 
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sabongi escreveu:
Calma ai! A regra nao eh: ESC quente e motor frio relacao curta demais?
ESC frio e motor quente relacao longa demais?



Está aí sabongi, você me deixou na dúvida agora quanto a relação curta: ESC quente!!

Alguém pode esclarecer aí pessoal!?!?

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MensagemEnviado: Qui Abr 30, 2009 4:04 pm 
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pabulinho escreveu:
sabongi escreveu:
Calma ai! A regra nao eh: ESC quente e motor frio relacao curta demais?
ESC frio e motor quente relacao longa demais?



Está aí sabongi, você me deixou na dúvida agora quanto a relação curta: ESC quente!!

Alguém pode esclarecer aí pessoal!?!?



Uma vez eu li em um forum gringo o seguinte:

ESC frio e motor quente - relação curta
ESC quente e motor quente - relação longa
ESC morno e motor morno - relação OK

Com relação ao freio, eu acho que o ESC não inverte a polarizaçlão do motor não, o que ele faz é por em curto as fazes do motor, mas isso de qualquer forma esquenta tanto motor quanto o ESC.
O Lutach que constroi ESC's pode nos dar exatamente como o ESC trabalha...Luciano help us????

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MensagemEnviado: Sex Mai 01, 2009 1:39 pm 
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Meu ESC tem esquentado mais que o motor...
Pouca coisa mas tem, mas não me preocupo pois acho a temperatura normal, mas fiquei curioso quanto a relação curta esquentar o ESC mais que o motor.

Gostaria de ler mais coisas sobre isso.

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MensagemEnviado: Sex Mai 01, 2009 4:06 pm 
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O esc do mamba tem proteção para temperatura e a 115º não era pra ter cortado?

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