Christian escreveu:
Não tenho certeza, pois nunca experimentei... Mas acho que depende do ESC e da diferença entre a capacidade dele e o motor ligado. O tão falado "limite de voltas" nada mais é que o limite de corrente que o ESC aguenta, e quanto menos voltas o motor tem, menor a resistência dele e, consequentemente, maior a corrente que ele "puxa".
Se o limite de corrente do ESC for muito baixo e vc colocar um motor que puxe muita corrente (ex.: ESC p/ 23 voltas com motor de 7 voltas), a corrente vai subir rapidamente acima do limite do ESC. Se ele não tiver um bom circuito de proteção, pode queimar. É quase como se vc desse um "curto" no ESC.
Já se o motor puxar uma corrente apenas um pouco acima da capacidade do ESC (ex.: ESC p/ 15 voltas, com um motor de 14 voltas), ele vai esquentar. Pode ser que até funcione sem problemas, se a ventilação sobre o ESC for boa, ou se esquentar demais o circuito de proteção dele vai atuar e desligar o motor.
Não acelere o carro com um speed que não aguenta o motor sem o auto estar em movimento. É importante ele estar em movimento para resfriar o speed. Se não ele queima mesmo se não tiver bom circuito