RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Sáb Jul 19, 2025 8:42 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: Ter Fev 23, 2010 11:31 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Fui para a pista offroad este final de semana e rodei com este motor Turnigy 8.5T sensored 540mm 4600kv. Estava com outro buggy identico com um motor bem mais simples 11.5T e este Turnigy estava andando igual e consumindo mais, a relação dele estava 9.5:1, muito curta. Agora passei para 8.1:1, melhorou, mas ainda não tem aquele folego que o EZRun 8.5T tem. Já testei timming e punch, mas o motor ainda parece meio manco para sua categoria.
Falta instalar o gerenciador de voltagem, mas antes de instalar gostaria da opinião dos senhores sobre a relação mais usada num buggy 1/10 motor 8.5T. Logo posto resoltados de temperatura.

Abraços.

Editado pela última vez por NATTIS em Qui Mai 20, 2010 12:36 pm, em um total de 2 vezes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace

MensagemEnviado: Qua Fev 24, 2010 10:07 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Fala Nattis, beleza?
Cara, será que essa diferençca nao é por causa do Torque?
Motores Sensorless tem o eixo (magneto) bem mais espessos que motores sensored e por isso tem muito mais torque. A diferença de é 18mm para 12.3~12.5mm.
Acredito, que se vc quiser aproveitar mais de um sensored num off-road, vc tem que deixar a relação um pouco mais curta e avançar um pouco mais o timming (dinâmico se tiver timming dinâmico) ou colocar em perfis mais agrecivos (caso do ESC LRP).
Particularmente, nao gosto de motores com sensor em carros off, pelo menos para o meu uso, que nao é competição, e sim diversão em drag racings, apostar corrida com carros 1:1 ,motos 600cc .. heheh Mas pra competição eu usaria um sensored...

Frase mais ouvida no carro do Kimura: "O sinal do GPS é insuficiente."

MensagemEnviado: Qua Fev 24, 2010 10:45 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Olá Thobias!

Obrigado pela dica colega. Apesar de já ter desmontado vários motores não tinha me ligado nesta diferença do eixo.

Fiz o tente com o timming no máximo no ESC e relação curta, e quase nada de diferença e não desenvolvia, ao toque parecia que não tinha esquentado muito, da para modificar o timming na base do motor, vou ver se mudo na base dele para fazer um teste.

Uma coisa que eu fiquei intrigado, eu tinha vários motores sobre a mesa e todos tem conectores 3.5mm para fácil troca, então eu ficava brincando de ligar um e outro e acelerar com ele fora do automodelo, ao ligar este 8.5T Turnigy parecia que ele não tinha o mesmo giro, era menor, mas isso de ouvido, posso estar enganado, mas foi o único que parecia com o giro fora das especificações.

Thobias escreveu:
Fala Nattis, beleza?
Cara, será que essa diferençca nao é por causa do Torque?
Motores Sensorless tem o eixo (magneto) bem mais espessos que motores sensored e por isso tem muito mais torque. A diferença de é 18mm para 12.3~12.5mm.
Acredito, que se vc quiser aproveitar mais de um sensored num off-road, vc tem que deixar a relação um pouco mais curta e avançar um pouco mais o timming (dinâmico se tiver timming dinâmico) ou colocar em perfis mais agrecivos (caso do ESC LRP).
Particularmente, nao gosto de motores com sensor em carros off, pelo menos para o meu uso, que nao é competição, e sim diversão em drag racings, apostar corrida com carros 1:1 ,motos 600cc .. heheh Mas pra competição eu usaria um sensored...

MensagemEnviado: Qua Fev 24, 2010 10:53 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Importantíssimo se mudar o timming na base, tem que "zerar" o timming no ESC.. a nao ser que vc use os 2 com pacimonia.
Bem, se o motor nao está esquentando tanto, faz um teste em alongar um pouco mais a relação antes de mudar o timming é um pouco contra-mao do que eu tinha dito antes, mas teste é teste, né?. Só conheço os motores da Turnigy pra aero, mas 4600 me parece o KV equivalente a um motor 9.5 sensored (sem o avanço de timming, é claro :) ).

MensagemEnviado: Qua Fev 24, 2010 10:55 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Ah .. só mais uma pergunta, qual o ESC que vc ta usando?

MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 9:43 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Eu testei pela primeira vez num XERun 120A sensored, agora esta instalado num Hobbyking 100A sensorless. A diferença que percebi é que o XERun tem uma saida muito mais agradável por ser sensored, mas desempenho ficou igual nos dois.

Thobias escreveu:
Ah .. só mais uma pergunta, qual o ESC que vc ta usando?

MensagemEnviado: Qui Fev 25, 2010 9:58 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Bem, eu vou falar a respeito do meu ESC, e o que o fabricante dele diz.
A Tekin, nao diz quantos KV tem um motor sensored, diz somente dos sensorless. e eles tem uma boa razao pra isso.
Motores com sensor (dependendo do motor), tem a capacidade de quase "dobrar" o kv no avançar do timming, e por isso um motor 8.5t que sem o avanço dá os seus quatro mil e poucos kv, pode chegar a quase 8000Kv após o avanço do timming (no caso do timming dinâmico). É como se fosse uma segunda marcha, nao tem torque mas tem velocidade. E também deve ser usado com pacimonia, eu já moi um eixo acelerando o carro na mao só pra testar.
Vc pode avançar o timming de um sensorless, mas nao terá resultados tao expressivos quanto o de um motor sensored. Geralmente vc consegue algo em torno de 15 a 20% de kv a mais num sensorless. E o Torque é sempre a melhor coisa que um motor sensorless pode oferecer.

Depois disso tudo, o que eu quero dizer é que se vc está usando um motor sensored em um ESC sem sensor, ele vai ficar parecendo um motor muito mais fraco, nao vai atingir as velocidades que ele consegue. Alem de ficar "meio bobo" nas saidas e nas frenagens. Isso também tem a ver com o tipo de "enrolamento" dos motores (tipo delta e outros que nao vou lembrar agora...)

Outra coisa, tem que ver se o XERun tem essa feature do avanço do timming. Se nao tiver, fique com o sensorless mesmo .. vai dar resultados melhores.

MensagemEnviado: Dom Fev 28, 2010 12:33 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Obrigado pela dica Thobias. O que me deixou intrigado com este motor foi que com o ESC sensored tive o mesmo resultado. Agora tentei fazer outro teste com algus ajustes no ESC sensorless e não deu pq os cogging aumentaram muito. Estou providenciando outro ESC sensored e posto os resultados.

MensagemEnviado: Sex Mar 05, 2010 1:01 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Achei o problema.

Realmente com o sensored era só ajustar a configuração, agora no sensorless não podia instalar os fios de qualquer jeito, ainda não entendi, mas se eu inverter apenas dois para rodar na direção correta dava um cogging animal e não andava muito, tinha que fazer uma troca entre os fios A e C e não entre A e B ou B e C, agora esta forte e mais econômico. Fiz isto com o Turnigy, vou testar outros 2 sensoreds que tenho aqui.

MensagemEnviado: Sáb Mar 06, 2010 11:01 am 
Membro Classe 6
Membro Classe 6

Maravilha!
Motor Sensored tem muito ajuste. Boa essa sua dica do AC ao invéz do BA ou CB. Vou fazer uns testes aqui com os meus sensorless também.Vai postando aí o resoltado dos testes.

MensagemEnviado: Sex Abr 02, 2010 8:54 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Senhores, fiz muitos testes com este Turnigy 8.5T e estou impressionado! Acertei a relação e configuração, o resultado é espetacular!

Fiquei surpreso quando o meu truck com o Turnigy andou EXATAMENTE igual o buggy de meu amigo com um EZRun 5.5T, claro que tinha alguma coisa errada, o meu motor estava muito quente e o dele praticamente frio com punch e timming muito baixo, mesmo assim esses 5.5T são incríveis. Depois disso ele resolver acertar o 5.5 e meu 8.5T ficou para trás, de qualquer forma eu fiquei muito satisfeito com este Turnigy 8.5T, é muito motor para um Truck, o 11.5T estava mais condizente com o tipo de automodelo. Também tem o fato de um buggy ser muito mais estável, ele faz a curva drifando e acelerando, com o truck tem que frear muito antes de entrar na curva se não sai de traseira ou capota. É isso ai então, Turnigy 8.5T sensored testado e aprovado.

Editado pela última vez por NATTIS em Qui Mai 20, 2010 12:37 pm, em um total de 1 vez.

MensagemEnviado: Qua Mai 19, 2010 8:52 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

NATTIS escreveu:
Senhores, fiz muitos testes com este Turnigy 8.5T e estou impressionado! Acertei a relação e configuração, o resultado é espetacular!

Fiquei surpreso quando o meu truck com o Turnigy andou EXATAMENTE igual o buggy de meu amigo com um EZRun 5.5T, claro que tinha alguma coisa errada, o meu motor estava muito quente e o dele praticamente frio com punsh e timming muito baixo, mesmo assim esses 5.5T são incríveis. Depois disso ele resolver acertar o 5.5 e meu 8.5T ficou para trás, de qualquer forma eu fiquei muito satisfeito com este Turnigy 8.5T, é muito motor para um Truck, o 11.5T estava mais condizente com o tipo de automodelo. Também tem o fato de um buggy ser muito mais estável, ele faz a curva drifando e acelerando, com o truck tem que frear muito antes de entrar na curva se não sai de traseira ou capota. É isso ai então, Turnigy 8.5T sensored testado e aprovado.

Olá NATTIS, tudo bem?

Estou pensando em colocar um desses na slash com esc VXL-3S. Recomendado?
Vi alguns comentarios ruins sobre os rolamentos desse motor lá nos EUA...você observou algo?

Grande abraço.

STRC caster+knuckles+hub+plate
Imagem

MensagemEnviado: Qua Mai 19, 2010 6:11 pm 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Oi colega. Eu já abri este motor, muito simples de trocar os rolamentos. No meu eu cheguei a abrir depois de rodar muito e os rolamentos estavam como novos, bem "lisos" e nenhum sinal de folga. Os motores Turnigy que eu verifiquei alguns problemas são os outrunner que são para aeromodelos, na verdade não é bem um problema, é que nos modelos maiores tem espaço para dois rolamentos na base a e Turnigy fez a cagada de economizar usando apenas 1, só que com o uso e trepidação o rolamento pode sair do lugar e estragar tudo. Nada que $3 não resolva.

dougcwb escreveu:
NATTIS escreveu:

Fiquei surpreso quando o meu truck com o Turnigy andou EXATAMENTE igual o buggy de meu amigo com um EZRun 5.5T, claro que tinha alguma coisa errada, o meu motor estava muito quente e o dele praticamente frio com punsh e timming muito baixo, mesmo assim esses 5.5T são incríveis. Depois disso ele resolver acertar o 5.5 e meu 8.5T ficou para trás, de qualquer forma eu fiquei muito satisfeito com este Turnigy 8.5T, é muito motor para um Truck, o 11.5T estava mais condizente com o tipo de automodelo. Também tem o fato de um buggy ser muito mais estável, ele faz a curva drifando e acelerando, com o truck tem que frear muito antes de entrar na curva se não sai de traseira ou capota. É isso ai então, Turnigy 8.5T sensored testado e aprovado.

Olá NATTIS, tudo bem?

Estou pensando em colocar um desses na slash com esc VXL-3S. Recomendado?
Vi alguns comentarios ruins sobre os rolamentos desse motor lá nos EUA...você observou algo?

Grande abraço.

MensagemEnviado: Qui Mai 20, 2010 9:20 am 
Membro Classe 4
Membro Classe 4

Legal! Obrigado!!

E no VXL-3S dá para usar junto com o cabo...só não sei como ajustar o motor para o melhor desempenho.
Nunca rodei com um motor sensored...somente com o sensorless da revinho (que por sinal tem o problema de cogging em baixa aceleração).

STRC caster+knuckles+hub+plate
Imagem

MensagemEnviado: Qui Mai 20, 2010 10:46 am 
Membro Classe 10
Membro Classe 10

O VXL-3S é um ESC robusto e deve ser compatível com o motor, mas tem um limite de RPM que deve ser em torno de 38.000RPM, então usando um motor de 4600kv fica bem no limite de RPM que o ESC consegue girar.

Abraços

dougcwb escreveu:
Legal! Obrigado!!

E no VXL-3S dá para usar junto com o cabo...só não sei como ajustar o motor para o melhor desempenho.
Nunca rodei com um motor sensored...somente com o sensorless da revinho (que por sinal tem o problema de cogging em baixa aceleração).

Criar novo tópico Responder  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas