RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

Corally, Hot Bodies, Serpent, Tamiya, Associated, HPI, Kyosho, Schumacher, Traxxas, X-Ray, Losi, Yokomo, Ofna.

Bem-vindo: Seg Abr 29, 2024 2:14 pm

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: BRUSHLESS
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 12:50 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 07, 2005 11:13 pm
Mensagens: 39
Localização: RS
Alguém tem experiência com motores brushless (sem escovas)? Como é a manutenção, quais as vantagens, desvantagens, consumo, custo e durabilidade...

_________________
* CEN GX1 Peak Performance Modified 14T Double c/ ESC Futaba 330
* Tamiya TA03F Motor 540 Johnson c/ ESC Futaba 210
* Kyosho Pureten Alpha GP Motor CX-12 com pipa personalizada
* OFNA F-1 Ferrari Motor .12 stock


Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no MySpace
Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 2:26 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Eu nuca tive, mas o que ouvi falar é que:

O custo inicial é caro porque o motor em si é um pouco mais caro e tambem tem que ter um speed especial que tambem sai caro ( acho que 70 dollares mais caro!!!)

Não tem manutenção dai em diante.

O problema é a durabilidade, depois de um certo tempo ele perde muito o rendimento porque não usa carvão...

Os motores brushless estão ganhando muita qualidade agora em relação a alguns anos atras. Na minha opinião daqui a poucos anos sera uma opção melhor que os motores que usamos.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 2:48 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Citação:

O problema é a durabilidade, depois de um certo tempo ele perde muito o rendimento porque não usa carvão...



Não entendi essa colocação


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 3:00 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Fernando escreveu:
Citação:

O problema é a durabilidade, depois de um certo tempo ele perde muito o rendimento porque não usa carvão...



Não entendi essa colocação


Nos motores convencionais oque gasta bastante são os carvões e as molas.

No caso dos brushless que não usam, com o passar do tempo ele tem um desgaste e por isso perda de performance. Isso acontece nos motores convencionais tambem, mas nesse caso voce troca molas e carvões; no caso dos brushless não da.

Calo que o desgaste dos brushless não acontecem tão rapido como nos motores convendionais ( a cada 5 baterias). Deve durar bem mais, só depois desse tempo é lixo. Não tem carvão pra trocar.

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 4:19 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 2:54 pm
Mensagens: 115
Localização: SP
onde exatamente é esse desgaste?

[]s

Sampaio

_________________
XRAY T2'007 - Frank
LRP Sphere TC / X11
[Kopropo EX-10]


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 5:00 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 24, 2005 3:50 pm
Mensagens: 2738
Acho que em rolamento/bucha


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 5:03 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
sampaio escreveu:
onde exatamente é esse desgaste?

[]s

Sampaio


Não tenho certeza, mas tambem acho que é em rolamento/bucha

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 5:25 pm 
Offline
Membro Classe 2
Membro Classe 2
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jun 01, 2005 2:54 pm
Mensagens: 115
Localização: SP
prcg escreveu:
sampaio escreveu:
onde exatamente é esse desgaste?

[]s

Sampaio


Não tenho certeza, mas tambem acho que é em rolamento/bucha


Opa,

então não é lixo não po, dá p/ trocar......

_________________
XRAY T2'007 - Frank
LRP Sphere TC / X11
[Kopropo EX-10]


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2005 8:08 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Eu não sou perito no assuto. Não sei se é só em rolamento/bucha que tem a perda de performance.
Mas os motores brushless não totalmente fechados??? Com que vai trocar??

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2005 12:01 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jun 23, 2005 7:59 pm
Mensagens: 47
motor brushless so perde rendimento com temperatura e degradaçao de imã.......igualzinho a qualquer motor e qqer imã, independente se for imã de cobalto ou ceramico, como os q tem qm motore brushed, ou de neodimio, q é o caso dos brushless........

até um motor dar zica com rolamentos esteja certo de q haverão uns 10 modelos de motores superiores lançados nesse imenso periodo o qual todo o equipamento já estará fora de epoca......

tem gente usando brushless ha 3~4 anos e com o mesmo motor......

existem motores desmontaveis e motores que são lacrados (colados).......

o q posso dizer sobre estes motores é que os confiaveis não andam nada, e os que andam ainda não são consistentes, principalmente com baterias fortes e em ambientes quentes..........

outra coisa.......ainda são mais lentos que os brushed, e eu acredito e torço pra q as federações que regulamentam os campeonatos mais importantes liberem brushless juntamente com o fim de inumeras restrições feitas aos brushed, pois se os brushed estão ficando pra trás é pq as regras impedem que estes motores evoluem.....

adotando força livre, jamais um brushed vai rneder menos q um brushless........basta liberarem imãs de cobalto, afinal se os brushless sao de neodimio então pq os brushed não podem ser de cobalto?

com a evolução das baterias e a chegada forte das baterias Li-Po poderão abandonar o metal pesado dos rotores dos brushed e usar ligas leves sem perder rendimento.......portanto existem mtas restriçoes fisicas em relaçao aos brushed e no dia q acabarem os brushed vão massacrar brushless...............espero q empresas como orion, checkpoint, trinity, peak, etc, briguem por isso e não entrem no mercado brushless, pois pra mim o certo é ter 2 categorias e jamais juntar brushless com modified, a não ser q libere td, mas ai brushless estará com os dias contados......

_________________
Cesar Salvadori

Yokomo | LRP | Integy | Team Orion | Ko Propo


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2005 12:48 am 
Offline
Novo no Fórum
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 07, 2005 11:13 pm
Mensagens: 39
Localização: RS
Mas porque se agarrar a um tipo de motor? A maioria tem mais de um carro. Não vale à pena experimentar um motor destes? A economia em termos de manutenção é bem tentadora...
Com certeza eu vou pagar para ver! Só não gostei da história do speed especial...
Que tipo de speed seria? Um sem limite de voltas?

_________________
* CEN GX1 Peak Performance Modified 14T Double c/ ESC Futaba 330
* Tamiya TA03F Motor 540 Johnson c/ ESC Futaba 210
* Kyosho Pureten Alpha GP Motor CX-12 com pipa personalizada
* OFNA F-1 Ferrari Motor .12 stock


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2005 7:32 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
Speed pra motor brushless é diferente do speed pra motor brushed. No motor brushless, o enrolamento não fica no induzido, fica na caixa. O speed para o brushless tem que alimentar os 3 enrolamentos independentemente, por isso tem mais fios de saída. No caso dos motores brushed, quem faz a comutação das fases pro motor girar é o coletor do induzido, no caso dos motores brushless é o próprio speed. Por isso, o speed brushless tende a ser um pouco maior e esquentar mais.

O brushless só agora começou a ser regulamentado, e as opções de uso em competições ainda são poucas (LRP/Reedy e em breve Novak). Pelos relatos que eu li e ouvi, o conjunto da LRP/Reedy tem um desempenho semelhante a um motor brushed modified de 9 voltas. Mas pra mim, a grande vantagem dos brushless é não ter mais que dar passe no coletor e trocar carvões. Pra quem compete, tudo bem, faz parte da preparação pras corridas, mas pra quem só brinca, vai ser legal poder andar forte sem ter que ficar revisando o motor a cada 3 a 5 packs andados. Se bem que a nova geração de motores (ex.: Checkpoint) e carvões (Reedy 777, Trinity XXX) está prometendo que poderemos andar de 10 a 30 packs sem ter que abrir o motor!

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2005 4:16 pm 
Offline
Membro Classe 10
Membro Classe 10

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 5:51 pm
Mensagens: 4633
Localização: São Paulo
Christian escreveu:
O brushless só agora começou a ser regulamentado, e as opções de uso em competições ainda são poucas (LRP/Reedy e em breve Novak). Pelos relatos que eu li e ouvi, o conjunto da LRP/Reedy tem um desempenho semelhante a um motor brushed modified de 9 voltas.



Por que??? Os motores brushless da novak não são tão bons??? E o ESC GTB??? Ele é bom???

_________________
Corally RDX PHI'09
MazdaSpeed 6
Speed Passion
Tekin RS Pro
Spektrum DX3R
Intellect


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Ago 12, 2005 6:59 am 
Offline
[Moderador]
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 31, 2005 8:01 am
Mensagens: 1505
Localização: São José dos Campos - SP
prcg escreveu:
Christian escreveu:
O brushless só agora começou a ser regulamentado, e as opções de uso em competições ainda são poucas (LRP/Reedy e em breve Novak). Pelos relatos que eu li e ouvi, o conjunto da LRP/Reedy tem um desempenho semelhante a um motor brushed modified de 9 voltas.



Por que??? Os motores brushless da novak não são tão bons??? E o ESC GTB??? Ele é bom???

Os modelos brushless da Novak que estão à venda, o Super Sport 4300 e 5800, são modelos mais fracos, equivalentes a motores 19 e 12 voltas, respectivamente. O conjunto brushless mais forte da Novak (GTB) deve ser equivalente ao da LRP, mas ainda não está a venda.

_________________
Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5
Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante)
Nitros: Team Associated RC8B3


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Projegido por Anti-Spam ACP
Traduzido por: Suporte phpBB