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MensagemEnviado: Seg Set 26, 2011 1:15 pm 
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Senhores, estou fazendo algumas modificações em minha Stampede, e me vieram algumas dúvidas:
1- Motores brushless tem sentido de rotação, ou tanto faz girar para um lado ou para ou outro? Claro que quando dá ré gira ao contrário (antes que venham de gracinhas :putz: ). Mas se ficar ao contrario sempre, irá estragar algo?

2- Posso inverter os polos de um motor brushless para fazê-lo girar ao contrario?
Encontrei pouca informação a respeito.

Abraços,

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MensagemEnviado: Seg Set 26, 2011 4:15 pm 
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Cara se o motor for sem sensor "sensorless" ele pode girar para qualquer lado sem problema algum.
Para inverter a roração vc tem duas opções, uma é ir na programação do ESC caso tenha ou, a mais simples, que é inverter apenas dois dos tres fio que vai para o motor.

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MensagemEnviado: Seg Set 26, 2011 6:16 pm 
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Obrigado Coelho, já imaginava isso, mas é sempre melhor perguntar... :mrgreen:

Abraços

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MensagemEnviado: Seg Set 26, 2011 7:25 pm 
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Pode sem problema algum inverter
So nao pode ligar os cabos errados o do meio que e do sensor de posiçao do rotor sempre tem de ficar no meio
Algums motoes escovados e que nao pode inverter devido algums terem em seus polos positivos resistores que trabalam com corrente positiva

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MensagemEnviado: Ter Set 27, 2011 11:18 am 
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FMB07 escreveu:
Pode sem problema algum inverter
So nao pode ligar os cabos errados o do meio que e do sensor de posiçao do rotor sempre tem de ficar no meio
Algums motoes escovados e que nao pode inverter devido algums terem em seus polos positivos resistores que trabalam com corrente positiva


Não existe ligar cabos errados em motor sensorless, essa historia de cabo do meio tem que ficar sempre no meio não é verdade, uma vez que os enrolamentos do motor são simetricos.

Nos motores escovados que vc se refere não é resistores e sim diodo de refeito rapido, que serve para diminuir o faiscamento no coletor e se ligado invertido ele vai por em curto o ESC e bateria.

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MensagemEnviado: Ter Set 27, 2011 11:37 am 
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Não existe ligar cabos errados em motor sensorless, essa historia de cabo do meio tem que ficar sempre no meio não é verdade, uma vez que os enrolamentos do motor são simetricos.

Cara tenta pegar um motor mamba e ligar o cabo do meui no lugar do positivo ele vai funcionar mais vai esquentar pra kct ja fiz o teste com um orion vortex que tinha e quase queimei o motor o cabo do meio e o sensor de posiçao do rotor ele nao pode ser ligado errado dai o motivo dos cabos serem de cores diferentes se nao era tudo da mesma cor podia ligar de qualquer jeito

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MensagemEnviado: Ter Set 27, 2011 11:57 am 
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Coelho escreveu:
FMB07 escreveu:
Pode sem problema algum inverter
So nao pode ligar os cabos errados o do meio que e do sensor de posiçao do rotor sempre tem de ficar no meio
Algums motoes escovados e que nao pode inverter devido algums terem em seus polos positivos resistores que trabalam com corrente positiva


Não existe ligar cabos errados em motor sensorless, essa historia de cabo do meio tem que ficar sempre no meio não é verdade, uma vez que os enrolamentos do motor são simetricos.

Nos motores escovados que vc se refere não é resistores e sim diodo de refeito rapido, que serve para diminuir o faiscamento no coletor e se ligado invertido ele vai por em curto o ESC e bateria.


Assino embaixo da resposta do Coelho, FMB07 o termo esquentando pra caramba é muito relativo, tipo esquentando quanto? Qual temperatura ambiente, qual o tipo de uso, bateria, esc, configuração de esc, relação ... Ou seja muita coisa para levar em consideração

Nao existe posição de sensor nos sensorless, o esc só identifica a posição do motor quando se joga corrente e inicia a rotação, isso acontece independente do posicionamento dos cabos

Sei que é chato ser corrigido, mais nao tente justificar uma resposta equivocada, fica pior e vira briga com o tempo.

Só uma dica de amigo :drinks:

Abraços

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MensagemEnviado: Ter Set 27, 2011 7:24 pm 
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So relatei oque aconteceu comigo :ohhn:

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MensagemEnviado: Ter Set 27, 2011 7:36 pm 
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Sem stress senhores, inverti dois fios e funcionou beleza.
Agora vou inverter a traseira da Pede no novo chassi e ver como se comporta com o peso mais centralizado.
Depois de pronto posto como o motor se comporta...

Valeu pelas respostas galera.

Abraços,

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