RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Jul 15, 2011 4:53 pm 
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bom amigos como ja queimei um motor e um esc agora comprei um termometro mais não lembro a qual temperatura pode chegar o motor e o esc o motor é um ezrun 5.5 e um velineon e o esc é um velineon e um track star .
obrigado pela ajuda . desde já .


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MensagemEnviado: Sex Jul 15, 2011 5:01 pm 
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Meu motor da Slash 4x4 na pista com 2s trabalha sempre com 70ºC, com relação 14/52 80ºC, isso com motor Fan, se não me engano motores Brushless podem trabalhar até 90ºC sem problemas.

Os da minha E-Maxx Brushed chegaram a Bater 117ºC e não queimaram e ja vi slash na pista com 3s e pneus 2.8 bater 130ºC e tambem não queimar o motor, agora com uma temperatura dessas e certeza que a vida útil deve ter sido reduzida a metade.

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MensagemEnviado: Sex Jul 15, 2011 5:15 pm 
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90ºC é o MÁXIMO suportados pelos imãs de neodímio dos motores.

Qualquer coisa acimas dos 90ºC já acarretará danos aos imãs.

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MensagemEnviado: Sex Jul 15, 2011 9:37 pm 
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Como disse o colega acima, o máximo é 90C, isso andando bem forte num dia bem quente, tipo 30C debaixo do sol. Se vc acertar a temperatura a 90C num dia de 15C, quando fizer calor o motor pode torrar, normalmente o imã desmagnetiza. Então leve sempre em consideração a temperatura ambiente.

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MensagemEnviado: Sáb Jul 16, 2011 1:33 pm 
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muito obrigado a todos . abraços .


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MensagemEnviado: Sáb Jul 16, 2011 9:47 pm 
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Ja tive escovado dando 120º e pasmen ja bati na casa dos 130º com minha slash 3s e pneus talon neste dia estava correndo comtar buggy combustao

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MensagemEnviado: Dom Jul 17, 2011 12:00 pm 
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FMB07 escreveu:
Ja tive escovado dando 120º e pasmen ja bati na casa dos 130º com minha slash 3s e pneus talon neste dia estava correndo comtar buggy combustao



ai não da né
da pra ganhar até andando de ré kkkkkkk.


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MensagemEnviado: Sex Jul 22, 2011 2:24 am 
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Todos os meus escovados que chegaram perto dos 100C na carcaça já começavam a derreter o suporte das escovas, e os motores que eu usava eram todos Pro.

FMB07 escreveu:
Ja tive escovado dando 120º e pasmen ja bati na casa dos 130º com minha slash 3s e pneus talon neste dia estava correndo comtar buggy combustao

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MensagemEnviado: Sex Jul 22, 2011 12:52 pm 
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Mas o escovado que deu 120º era um 775 com 6s e nao dereteu nao ta rodando ate hoje so que agora com 4s

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MensagemEnviado: Seg Jul 25, 2011 12:57 pm 
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Se eu medir direto na escova deve dar uns 150C ou mais, mas nos brushed é bom regenciar a carcaça por causa dos imãs e na tampa para ver se os soportes não vão derreter.


FMB07 escreveu:
Mas o escovado que deu 120º era um 775 com 6s e nao dereteu nao ta rodando ate hoje so que agora com 4s

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Editado pela última vez por NATTIS em Seg Jul 25, 2011 6:47 pm, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: Seg Jul 25, 2011 1:21 pm 
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Semana passada medi no truggy de um amigo 137 graus em um 2200kv
De 100 a 115 graus já medi varias vzs no carros dos outros, o meu chegou uma vez em 108 graus, ai acertei a relação e nunca mais passou dos 90 graus.
Nenhum dos motores q medi estragou ainda.
Mas a temperatura correta é ate 90 graus mesmo.

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MensagemEnviado: Seg Jul 25, 2011 2:06 pm 
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Junior3976 escreveu:
Semana passada medi no truggy de um amigo 137 graus em um 2200kv
De 100 a 115 graus já medi varias vzs no carros dos outros, o meu chegou uma vez em 108 graus, ai acertei a relação e nunca mais passou dos 90 graus.
Nenhum dos motores q medi estragou ainda.
Mas a temperatura correta é ate 90 graus mesmo.


Só de curiosidade o amigo sou eu !!! Acho q bati o record de temperatura !!!

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MensagemEnviado: Seg Jul 25, 2011 6:55 pm 
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Po cara vc tirou meu 1º lugar achei que tinha sido eu com 130° :putz:

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MensagemEnviado: Seg Jul 25, 2011 6:59 pm 
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Dados importantes:

Imã neodímio desmagnetiza 20% já a 80C, desmagnetiza totalmente a 110C;
Imã de ferrite desmagnetiza a 650C;

Neodímio é 6 x mais potente que imã de ferrite. Evidente que motores com imã de neodímio é mais eficiente e potente, porem extremamente fácil de desmagnetizar. Os imãs podem ser combinados, desta forma com pouco de ferrite é possível elevar a temperatura máxima de trabalho com pouca perca de potência. A sacada dos bons motores é compensar esta perca de potencia por causa do ferrite usando cobres puros, rolamentos que prestam, eixo balanceado.

Os primeiros bons motores brushless tinham teto de trabalho sem comprometer os imãs a 110C, a temperatura declarada de trabalho máximo da carcaça é 90C, hoje estão saindo motores novos com capacidade de suportar 215C no eixo, deve dar uns 150C na carcaça, porem não existe milagre, estes motores devem ter mais ferrite e a eficiência máxima ainda deve continuar até uns 80C.

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MensagemEnviado: Sex Out 07, 2011 10:13 pm 
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Tem q fazer o seguinte , se você não tem termometro faça como eu mete uma saliva no motor se a saliva começar a burbulhar é pq ta berando os 100 graus , não tem erro , mete ali burbulho ta feia a coisa não burbulho dedo no gatilho e pau e pau .


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