Olá Pessoal
Ultimamente eu tenho lido muito sobre configurações de esc, resolvi me aprofundar nas configurações do esc, dando sequencia hoje eu estou fazendo um tutorial sobre os castle link, que é o software da castle para confugurações avancadas do esc, muitas configurações são igual no Mamba Max, Mamba Max Pro e Mamba Monster.
Espero ajudar a todos
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Bem vamos as configurações
Tela de inicioEssa tela mostra o tipo de esc a ser configurado, nesse caso o esc Mamba Max Pro
Basic - Cutoff Voltage O corte de tensão é definido para proteger as baterias de LIPO, esse corte existe porque nas lipos não se pode baixar a tensão para menos de 3v por célula. Se você estiver usando NiMh ou NiCd você não precisa de um corte de tensão para proteger as baterias.
Nesse campo se define se tem ou não corte de tensão
** Caso use Lipo, sempre deixe esse campo em Auto-Lipo
- Auto-Lipo Volt/CellDefine a voltagem de corte das células das baterias Lipos
** Dica para proteger as baterias é recomendável definir esse valor para 3,4V por célula, fazendo isso, diminui bastante a tendência das baterias incharem
- Reverse TypeWithout Reverse - Ré desabilitada
Crawler Reverse - Ré Direta, nesse caso o motor fica sem freio, a ré entra direto
** Nunca use essa configurações em pistas ou em velocidade pq pode queimar o motor e quebrar a transmissão do RC
With Reverse - Ré ativada
Motor DirectionUsado para reverter a direção do motor, util para quem esta utilizando o modo sensored, nesse modo não se pode inverter os fios sob o risco de queimar o motor
Normal - Sentido normal
Reverse - Sentido Reverso
Power-on Warning BeepEsta configuração ativa o sinal sonoro de aviso. O sinal sonoro de advertência faz o esc apitar a cada 20 segundos se o seu ESC é deixado na posição neutra. Isto irá alertar o usuário se acidentalmente deixar a o RC ligado.
Brake AmountPercentual de freio, quanto maior o percentual maior o poder de frenagem
Drag BrakeFreia automaticamente quando se posiciona o acelerador em neutro. Isso é muito util em pistas, uma opção interessante é o 213% muito usado em crawlers.
PowerMax Forward PowerDetermina o percentual de energia a ser mandado para o motor, é um limitador de potencia
Max Reverse PowerDetermina a velocidade da ré
Punch ControlAnti-Drag, é como se fosse um controle de tração, limita a potencia na arrancada.
Torque LimitLimita o torque ou a força do motor
** Muita gente tem duvida sobre essa função, na realidade essa função tem como fidelidade limitar a quantidade de força que o motor produz sem reduzir a rotação maxima do motor, essa função pode ser muito util em situações de quebra do rc por excesso de força do motor, pode ser muito util para evitar quebras de diferenciais e cardans (DICA PARA E-REVO)
Para ativar é simples
- marque essa opção,
- clique em update
- Feche o castle link
- Retire o pinhão do motor
- Ligue o esc e o controle
- Acelere o motor no maximo por 3 segundos, o próprio esc vai dar um aviso sonoro
- Ligue novamente o esc no castle link
- Defina os valores
- Pronto !!!
AdvancedBec VoltageDefine a voltagem que o esc vai mandar para o receptor, quanto maior a voltagem mais rapido vai ser o servo, mais cuidado acima de 6V muitos servos e coolers queimam !! Por isso cuidado
Arming TimeDefine um tempo de espera com o controle em neutro para o sistema armar ou ligar
Throltle Dead BandAjusta uma faixa morta proximo ao neutro. Valores mais baixos de dar uma resposta gatilho mais sensível e valores mais elevados de dar uma resposta gatilho menos sensíveis. A redução do valor demasiado pode causar problemas com alguns receptores e seu ESC pode não acionar o motor. Isso ocorre porque o ESC está à procura de um sinal muito específico neutro e se o rádio não está morto na com o sinal (como quase nenhum deles é com essa resolução de alta) não aceitará o que vê como neutro, ou seja não mexa aqui ... hehehe
Start PowerEsta configuração controla o quanto de energia o ESC enviar para o motor do carro a partir do carro parado. Altos valores dependem de boas baterias
Sensorless Motor TimmingAjusta a quantidade de timming ou avanço a ser aplicada ao motor. Valores mais elevados aumentar a produção global de RPM, porem provocam sobre aquecimento do motor
Motor Type -
Brushed High-PowerUse essa configuração em motores escovados de alta potencia, nessa opção o motor fica sem ré
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Brushed ReversingUse essa configuração para motores escovados com a opção de ré.
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Smart Sense ™ BrushlessEsta configuração permitirá que o ESC usar os sensores para ligar o motor sem cooging Uma vez que o motor está funcionando, o ESC vai mudar para o modo sensorless e usar um sincronismo do motor mais eficiente sensorless. Este é o cenário ideal para a execução de seu motor com a máxima eficiência.
-
Sensored Only (Sensors Required)Nessa configuração o esc sempre efetua a leitura do sensor, nessa opção pode ser ativado o C.H.E.A.T (Castle High Energy Advanced Timing), que é o timming dinamico.
C.H.E.A.T MODE ___________________________________________________________ C.H.E.A.T Timming Boost AmountEste é exatamente o que diz, Boost. Ajusta a quantidade de Boost Timing (em graus) a ser aplicada a seu motor na faixa de RPM escolhida. Valores mais elevados aumentam o poder de impulsionar toda a gama do motor e aumenta a saída de RPM. Esta definição tem de ser ajustada com cuidado, pois é fácil de causar danos irreversíveis ao rotor / estator
C.H.E.A.T Activation RangeAjusta o intervalo de tempo em que o timming definido será aplicado. Tipicamente entre 5,000-20,000 RPM é um bom ponto de partida para a maioria dos motores e setups.
** Colocando na pratica **
Para entender melhor o boost ou timming dinamico suponhamos que coloque 50º de avanço de timming entre a faixa de RPM 5443-20,016 RPM. Isto significa que quando o motor atinge 5.443 rpm, o ESC irá começar a adicionar o timming, uma vez que o motor atinge 20.016 RPM os 50º de timming total será aplicado.
Ou seja nesse intervalo de 14573 RPM (20016 - 5443) sera aplicado 3,3º Graus de timming a cada 1000 RPM
Quanto maior esse intervalo mais suave vai ser o avanço
EX.
5443-20,016 RPM sera aplicado 3,3º Graus de timming a cada 1000 RPM (14573RPM / 50º)
Quanto menor o intervalo mais agressivo é o avanço
EX. 5000-10000 RPM sera aplicado 10º a cada 1000 rpm
Ou seja o motor vai subir de giro muito mais rápido.
O pulo do gato é chegar a um valor que de boa velocidade final + grandes retomadas
ThrottleDefine a curva de aceleração
Sendo
Perfil agressivo
Perfil Suave
Perfil Linear
O mesmo principio vale para o
BrakeBem pessoal espero ter ajudado, qualquer duvida é só perguntar e se alguem quizer acresentar algo, fiquem a vontade o topico é de todos !!