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MensagemEnviado: Ter Ago 09, 2011 11:18 pm 
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Olá Pessoal

Ultimamente eu tenho lido muito sobre configurações de esc, resolvi me aprofundar nas configurações do esc, dando sequencia hoje eu estou fazendo um tutorial sobre os castle link, que é o software da castle para confugurações avancadas do esc, muitas configurações são igual no Mamba Max, Mamba Max Pro e Mamba Monster.

Espero ajudar a todos

:D :D :D :D :D

________________________________________________________________________________

Bem vamos as configurações


Tela de inicio

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Essa tela mostra o tipo de esc a ser configurado, nesse caso o esc Mamba Max Pro

Basic

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- Cutoff Voltage

O corte de tensão é definido para proteger as baterias de LIPO, esse corte existe porque nas lipos não se pode baixar a tensão para menos de 3v por célula. Se você estiver usando NiMh ou NiCd você não precisa de um corte de tensão para proteger as baterias.

Nesse campo se define se tem ou não corte de tensão

** Caso use Lipo, sempre deixe esse campo em Auto-Lipo


- Auto-Lipo Volt/Cell

Define a voltagem de corte das células das baterias Lipos

** Dica para proteger as baterias é recomendável definir esse valor para 3,4V por célula, fazendo isso, diminui bastante a tendência das baterias incharem


- Reverse Type

Without Reverse - Ré desabilitada

Crawler Reverse - Ré Direta, nesse caso o motor fica sem freio, a ré entra direto

** Nunca use essa configurações em pistas ou em velocidade pq pode queimar o motor e quebrar a transmissão do RC

With Reverse - Ré ativada


Motor Direction

Usado para reverter a direção do motor, util para quem esta utilizando o modo sensored, nesse modo não se pode inverter os fios sob o risco de queimar o motor

Normal - Sentido normal
Reverse - Sentido Reverso


Power-on Warning Beep

Esta configuração ativa o sinal sonoro de aviso. O sinal sonoro de advertência faz o esc apitar a cada 20 segundos se o seu ESC é deixado na posição neutra. Isto irá alertar o usuário se acidentalmente deixar a o RC ligado.

Brake Amount

Percentual de freio, quanto maior o percentual maior o poder de frenagem

Drag Brake

Freia automaticamente quando se posiciona o acelerador em neutro. Isso é muito util em pistas, uma opção interessante é o 213% muito usado em crawlers.


Power

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Max Forward Power

Determina o percentual de energia a ser mandado para o motor, é um limitador de potencia

Max Reverse Power

Determina a velocidade da ré

Punch Control

Anti-Drag, é como se fosse um controle de tração, limita a potencia na arrancada.

Torque Limit

Limita o torque ou a força do motor

** Muita gente tem duvida sobre essa função, na realidade essa função tem como fidelidade limitar a quantidade de força que o motor produz sem reduzir a rotação maxima do motor, essa função pode ser muito util em situações de quebra do rc por excesso de força do motor, pode ser muito util para evitar quebras de diferenciais e cardans (DICA PARA E-REVO)

Para ativar é simples

- marque essa opção,
- clique em update
- Feche o castle link
- Retire o pinhão do motor
- Ligue o esc e o controle
- Acelere o motor no maximo por 3 segundos, o próprio esc vai dar um aviso sonoro
- Ligue novamente o esc no castle link
- Defina os valores
- Pronto !!! :D


Advanced

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Bec Voltage

Define a voltagem que o esc vai mandar para o receptor, quanto maior a voltagem mais rapido vai ser o servo, mais cuidado acima de 6V muitos servos e coolers queimam !! Por isso cuidado

Arming Time

Define um tempo de espera com o controle em neutro para o sistema armar ou ligar

Throltle Dead Band

Ajusta uma faixa morta proximo ao neutro. Valores mais baixos de dar uma resposta gatilho mais sensível e valores mais elevados de dar uma resposta gatilho menos sensíveis. A redução do valor demasiado pode causar problemas com alguns receptores e seu ESC pode não acionar o motor. Isso ocorre porque o ESC está à procura de um sinal muito específico neutro e se o rádio não está morto na com o sinal (como quase nenhum deles é com essa resolução de alta) não aceitará o que vê como neutro, ou seja não mexa aqui ... hehehe

Start Power

Esta configuração controla o quanto de energia o ESC enviar para o motor do carro a partir do carro parado. Altos valores dependem de boas baterias

Sensorless Motor Timming

Ajusta a quantidade de timming ou avanço a ser aplicada ao motor. Valores mais elevados aumentar a produção global de RPM, porem provocam sobre aquecimento do motor

Motor Type

- Brushed High-Power

Use essa configuração em motores escovados de alta potencia, nessa opção o motor fica sem ré

- Brushed Reversing

Use essa configuração para motores escovados com a opção de ré.

- Smart Sense ™ Brushless

Esta configuração permitirá que o ESC usar os sensores para ligar o motor sem cooging Uma vez que o motor está funcionando, o ESC vai mudar para o modo sensorless e usar um sincronismo do motor mais eficiente sensorless. Este é o cenário ideal para a execução de seu motor com a máxima eficiência.

- Sensored Only (Sensors Required)

Nessa configuração o esc sempre efetua a leitura do sensor, nessa opção pode ser ativado o C.H.E.A.T (Castle High Energy Advanced Timing), que é o timming dinamico.

C.H.E.A.T MODE ___________________________________________________________

C.H.E.A.T Timming Boost Amount

Este é exatamente o que diz, Boost. Ajusta a quantidade de Boost Timing (em graus) a ser aplicada a seu motor na faixa de RPM escolhida. Valores mais elevados aumentam o poder de impulsionar toda a gama do motor e aumenta a saída de RPM. Esta definição tem de ser ajustada com cuidado, pois é fácil de causar danos irreversíveis ao rotor / estator

C.H.E.A.T Activation Range

Ajusta o intervalo de tempo em que o timming definido será aplicado. Tipicamente entre 5,000-20,000 RPM é um bom ponto de partida para a maioria dos motores e setups.

** Colocando na pratica **

Para entender melhor o boost ou timming dinamico suponhamos que coloque 50º de avanço de timming entre a faixa de RPM 5443-20,016 RPM. Isto significa que quando o motor atinge 5.443 rpm, o ESC irá começar a adicionar o timming, uma vez que o motor atinge 20.016 RPM os 50º de timming total será aplicado.

Ou seja nesse intervalo de 14573 RPM (20016 - 5443) sera aplicado 3,3º Graus de timming a cada 1000 RPM

Quanto maior esse intervalo mais suave vai ser o avanço

EX.

5443-20,016 RPM sera aplicado 3,3º Graus de timming a cada 1000 RPM (14573RPM / 50º)

Quanto menor o intervalo mais agressivo é o avanço

EX. 5000-10000 RPM sera aplicado 10º a cada 1000 rpm

Ou seja o motor vai subir de giro muito mais rápido.

O pulo do gato é chegar a um valor que de boa velocidade final + grandes retomadas



Throttle

Imagem

Define a curva de aceleração

Sendo

Perfil agressivo
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Perfil Suave
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Perfil Linear
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O mesmo principio vale para o Brake


Bem pessoal espero ter ajudado, qualquer duvida é só perguntar e se alguem quizer acresentar algo, fiquem a vontade o topico é de todos !! :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 9:15 pm 
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Só respondendo a algumas perguntas, esse manual serve para todos os esc da castle para automodelos, só muda q dependendo do esc sai algumas configurações, só isso !!!

Abraços

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MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 10:41 pm 
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massa em!! :D
esse MMP tem muuito mais ajustes que o Blur(MMM) que tive :blink: pensei que fossem bem parecidos nas quantidades de opções,
qual a corrente máxima que ele(MMP) suporta, ou seja, posso colocar um motor que consuma até quantos A?

valeu e parabéns pela esmiuçada que deu nas explicações! :D

:drinks:

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:drinks:


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MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 11:05 pm 
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Cara vc esclareceu todas as minhas dúvidas!!! Obrigado.

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MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 11:07 pm 
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sergipe escreveu:
massa em!! :D
esse MMP tem muuito mais ajustes que o Blur(MMM) que tive :blink: pensei que fossem bem parecidos nas quantidades de opções,
qual a corrente máxima que ele(MMP) suporta, ou seja, posso colocar um motor que consuma até quantos A?

valeu e parabéns pela esmiuçada que deu nas explicações! :D

:drinks:


Fala Sergipe blz

Cara uma vez eu perguntei isso na castle e eles responderam q o esc era para 200A, ou seja indicado para o combo 9000kv da castle, eu acredito q 200A já é o limite do esc por isso nao acho ele legal para 1/8, nesse caso ele aceita no máximo 4S acima disso tem q ser o MMM

Ahh obrigado pelo elogio e ficou massa sua nova foto !!! :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 11:08 pm 
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TiagoBen escreveu:
Cara vc esclareceu todas as minhas dúvidas!!! Obrigado.



:D

valeu :drinks:

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MensagemEnviado: Qua Ago 10, 2011 11:23 pm 
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Muito show cara 8) 8) 8)


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MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2011 9:26 am 
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cara ví agora no site e lá tem que ele suporta 6s :D o bicho é bom mesmo em!!tantas regulagens e ainda 6s :D http://www.castlecreations.com/products ... x_pro.html
só não achei corrente máxima que ele suporta :? será que rola um motor de Monster em?! rsrs

valeu!


esanti escreveu:
sergipe escreveu:
massa em!! :D
esse MMP tem muuito mais ajustes que o Blur(MMM) que tive :blink: pensei que fossem bem parecidos nas quantidades de opções,
qual a corrente máxima que ele(MMP) suporta, ou seja, posso colocar um motor que consuma até quantos A?

valeu e parabéns pela esmiuçada que deu nas explicações! :D

:drinks:


Fala Sergipe blz

Cara uma vez eu perguntei isso na castle e eles responderam q o esc era para 200A, ou seja indicado para o combo 9000kv da castle, eu acredito q 200A já é o limite do esc por isso nao acho ele legal para 1/8, nesse caso ele aceita no máximo 4S acima disso tem q ser o MMM

Ahh obrigado pelo elogio e ficou massa sua nova foto !!! :drinks:

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MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2011 9:28 am 
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Mais um tópico que se transforma em um manual para os novatos e para sanar dúvidas dos que já entendem um pouco do assunto. Parabéns Eduardo.

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MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2011 9:57 am 
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sergipe escreveu:
cara ví agora no site e lá tem que ele suporta 6s :D o bicho é bom mesmo em!!tantas regulagens e ainda 6s :D http://www.castlecreations.com/products ... x_pro.html
só não achei corrente máxima que ele suporta :? será que rola um motor de Monster em?! rsrs

valeu!




Então Sergipe o esc é para 6S sim, mais o problema é que ele nao agüenta muita amperagem, por isso ele abre o bico com mais de 4S, quando eu estava tentando bater record de velocidade eu usei 4S em um motor de 8000 kv, teve dois resultados 163km/h e um esc queimado ... Hehehehe

Esse esc ta vindo nas savage de 2350kv a HPI recomenda no máximo 4S.

Acho q talvez em um slash fique bom com motor de 1/8 e MMP

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MensagemEnviado: Qui Ago 11, 2011 10:02 am 
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angelo.mateus escreveu:
Mais um tópico que se transforma em um manual para os novatos e para sanar dúvidas dos que já entendem um pouco do assunto. Parabéns Eduardo.


Valeu Presidente !!!

Ahh to na sua terra, eita terra gelada q é Curitiba !!

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MensagemEnviado: Sex Ago 12, 2011 3:11 pm 
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nossa cara muito util ....valeu aii agr já acertei tudo menos o timming que ta 15

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MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2011 6:36 pm 
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MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2011 7:32 pm 
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roger_fci escreveu:
nossa cara muito util ....valeu aii agr já acertei tudo menos o timming que ta 15


Valeu Roger !! Quanto ao timming se a temperatura do motor tiver boa da para usar 15 sem problemas ..

No meu truggy eu uso 5 graus de timming, e mesmo assim o motor bate 90 graus ... Hehehe

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MensagemEnviado: Seg Ago 15, 2011 7:50 pm 
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Animei ate configurar meu esc .... tenho tudo e ainda nao mexi em nada ...


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