"Wind" é o número de fios que são usados pra enrolar um enrolamento do motor. Pode-se usar um fio mais grosso ("single-wind"), dois fios um pouco mais finos ("double-wind", ou duplo), e assim por diante. Por isso que às vezes se ouve falar em motor 10-duplo (dez voltas, dois fios), 8-triplo (8 voltas, três fios), etc.
Acho que o mais comum é de 1 a 3 fios. Já ouvi falar que um motor com menos "winds" teria mais rotação, e um com mais "winds" teria mais torque, mas acho que não existe um consenso quanto a isso. O que eu sei é que geralmente usam-se motores com mais "winds" em off-road. Um induzido enrolado com mais "winds" de fios mais finos teoricamente permitiria ter uma maior "densidade" de fios (os fios ficariam mais "juntinhos" no enrolamento), o que (tb teoricamente) produziria uma aceleração mais rápida do motor.
Obs.: Não confundir com "turns", que é o "número de voltas" do motor, ou seja, o número de vezes que o fio é enrolado em cada enrolamento do induzido ("rotor") do motor. Nesse caso a regra geral é: quanto menos voltas, mais forte o motor.
_________________ Elétricos Off-road: Team Associated RC8B3E / Mugen MBX7R Eco / Team Associated B5 Elétricos On-road: Team Associated TC7 / Kyosho Mini-Z MR-02 e MR-03 / Team Associated 12L4 (na estante) Nitros: Team Associated RC8B3
|