RC Elétrico - o fórum de automodelismo elétrico!

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MensagemEnviado: Sex Dez 28, 2012 12:59 am 
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Queridos gurus do fórum...
Bom dia!

Vou lhes contar minha história para ver se conseguem me ajudar...

Parte 1: O início do fim

Comprei um Tamiya TA05v2 com um motor bullistorm 8.5t e esc Turnigy 60A para drift...(Comprei o RC desmontado na Sebring - Franquia da Tamiya em SP)...
Montei o RC de acordo com o figurino, porém na hora de plugar o motor no ESC, percebi que este estava sem os respectivos cabos do motor e as bananinhas de conexão com o ESC...
Levei na Sebring e pedi (por idiotice minha e por inexperiência com automodelismo) que fizessem o trabalho de soldar os cabos no motor e plugar estes no ESC.

--Fim da parte 1--

Parte 2: Da ascensão à depressão

Pra quem teve um Nanda NT-10 na vida, ter um TA05v2 obviamente é um pu** salto na vida, rsrs...enfim. Peguei meu RC na Sebring numa sexta e resolvi rodar com ele num sábado, usando uma bateria lipo 5000mAh 40-50C de descarga...Comecei a rodar lindo no drift e tudo o mais, quando de repente a solda do cabo "B" do motor estoura e vai de encontro com o cabo "C" do motor, fechando um curto no ESC...Novamente por inexperiência e por ver pela primeira vez um ESC entrar em curto, levei meu RC pra varanda do sítio e, assim que coloquei ele no chão, o ESC começou a pegar fogo....FOGO! mas antes que eu desplugasse a bateria do ESC, minha mãe(Bombeira do Ano) veio com um pouco de água pra jogar no ESC...Ai vai o garoto chorar as pitangas na frente do Tamiya, como se um cão tivesse morrido...

--Fim da Parte 2--

Parte 3: Quem me dera se já fosse o desfecho....

Levei meu RC na loja na segunda-feira, querendo um ESC novo, visto que não foi erro meu(até porquê nunca vi uma solda sair assim)...e não consegui um ESC novo, visto que a loja tem alguns problemas burocráticos na compra de seus ESC's da Turnigy(não entrarei em comentários sobre isso agora).

--Fim da Parte 3--

Caros amigos,
Agora vem meu questionamento:

1-)Seria o motor muito forte para o esc?

2-)Como é feita a solda e o teste dos cabos do motor para com o ESC?

3-)Como que eu sei quando um motor é muito forte pra um determinado ESC?

Ajudem-me parceiros, pois acreditem: Deixei de confiar plenamente nestes mecânicos de lojas de automodelismo, que menosprezam o pessoal dos fóruns, dizendo que eles não manjam nada...

OBS: Antes que algum mecânico de alguma loja de automodelismo se doa por esse cara, por favor entenda: Acredito que deve haver mecânicos muito fo*** em outras lojas...mas infelizmente eu fui o zicado de conhecer dois idiotas na sequência!

Obrigado à todos pela colaboração e por ler esse livro que eu escrevi :D

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MensagemEnviado: Sex Dez 28, 2012 8:41 am 
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aconteceu comigo de "quebrar" uma solda do motor mas por sorte eu deixo os 3 cabos beeeeeeem isolados! ai eu so fiquei sem andar pq tava sem ferrro de solda!

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MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 12:47 am 
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Bem isolados vc diz fazer a solda e colocar um termo retrátil na solda?

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MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 7:03 am 
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Pra mim foi um serviço porco, muito mal feito
Se foi tudo feita em loja, garantia, e cuidado para não te enrolarem

1-)Seria o motor muito forte para o esc?
R. Se não me falhe a memória esse motorzinho puxa no máximo 45A, um ESC de 60A é mais que o suficiente

2-)Como é feita a solda e o teste dos cabos do motor para com o ESC?
R. Tem que estanhar o fio e o terminal no motor, depois uni-los. Uma maneira de verificar uma solda bem feita é ver se ela brilha, não pode ficar fosca após esfriar, os filamentos do fio não podem ficar muito aparentes, isso demonstra a falta de estanho no processo, pouca solda=solda mal feita. Mas tb não adianta ter muito estanho se os componentes não forem aquecidos corretamente, isso se chama solda fria

3-)Como que eu sei quando um motor é muito forte pra um determinado ESC?
R. Se atentando às especificações fornecidas pelo fabricante. A regra é básica, quem manda é o motor, se vc tem um motor que puxa 60A de pico, vc tem que ter um ESC que consiga suprir essa demanda, normalmente é bom superdimencionar o ESC, tipo no caso apresentado usar um ESC de 100A
Vale tb para a LIPO que for usada, essa tua aí por exemplo pode fornecer 200A contínuos ou 250A de pico, e pouco importa essa gigantesca descarga da LIPO, ela irá fornecer oque o ESC puxar, se a loja vier com o papo de que a LIPO era muito forte e blá blá blá blá, fica esperto

E não pense que foi uma idiotice de tua parte levar na loja "autorizada Tamiya" para soldar os conectores, vc agiu certo!

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MensagemEnviado: Sáb Dez 29, 2012 3:26 pm 
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o conjunto motor/esc está perfeito pra vc, nem muito e nem pouco
apenas que poderia ser um esc 45a, mas se é 60 melhor ainda pra vc

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MensagemEnviado: Seg Jan 07, 2013 12:52 pm 
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Prezados gurus,
Novamente bom dia!

A Sebring, após o ocorrido, se retratou em relação ao problema, arcando com todos os prejuízos ocorridos no RC.
Meu problema está em fase de conclusão! Ooooh glória!!!

Quero pedir desculpas formais à Sebring e à todos seus funcionários, uma vez que fui agressivo em meu post com estas pessoas, que foram muito gentis no atendimento quando fui lá todas as vezes nas quais foram necessárias.

Não quero perder o bom atendimento, muito menos algumas risadas que futuramente possam ocorrer na loja!

Hoje vou citar nomes:
Sandro - sinceramente desculpas pra vc mano, sempre atencioso na tentativa de resolver algumas coisas que eu causei na montagem do RC. Gente boa!
Nelson - Obrigado por estar cuidando do meu carro! voltarei aí pra aprender algumas coisas sobre bolhas.

Osvaldo(Não sei se é com "V" ou com "W") - Obrigado por estar cuidando dos meus RC's...mesmo!

à Sebring, muito obrigado!

Att,
Danilo Santos

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MensagemEnviado: Seg Jan 07, 2013 12:56 pm 
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Moderador,
Favor fechar o tópico.

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MensagemEnviado: Seg Jan 07, 2013 4:25 pm 
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Problemas acontecem, e esse teve uma solução feliz!

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